Estudo de Daniel 9:4 – Comentado e Explicado

Supliquei ao Senhor, meu Deus, e fiz-lhe minha confissão nestes termos: Ah! Senhor, Deus grande e temível, que sois fiel à aliança e que conservais vossa misericórdia àqueles que vos amam e guardam vossos mandamentos:
Daniel 9:4

Comentário de Albert Barnes

E eu orei ao Senhor meu Deus – Evidentemente uma oração formal e formal. Parece provável que; ele ofereceu essa oração e depois registrou a substância dela depois. Não temos motivos para supor que temos a totalidade, mas sem dúvida temos seus principais tópicos.

E fiz minha confissão – Não como um indivíduo, ou não apenas de seus próprios pecados, mas uma confissão em nome do povo e em seu nome. Não há razão para supor que o que ele aqui diz “não” expressa seus sentimentos. Eles estavam em cativeiro há muito tempo – longe de sua cidade e templo desolados. Eles não podiam deixar de sentir que essas calamidades os haviam atingido por causa de seus pecados; e eles não podiam deixar de sentir que não se esperava que as calamidades fossem removidas senão pela confissão de seus pecados e pelo reconhecimento da justiça do trato divino em relação a eles. Quando somos afligidos – quando somos chamados a passar por duras provações – e quando, suportados por provações, vamos a Deus e oramos para que o mal seja removido, a primeira coisa que é exigida é que confessemos nossos pecados e reconhecemos a justiça de Deus nos julgamentos que vieram sobre nós. Se tentarmos justificar e justificar a nós mesmos, não teremos esperança de que o julgamento seja evitado. Daniel, portanto, em nome do povo, começou sua oração com o humilde e penitente reconhecimento de que tudo o que haviam sofrido era merecido.

Ó Senhor, o grande e terrível Deus – um Deus grande, e para ser temido ou venerado – ????? hanôr ” Isso não significa “terrível” no sentido de que há algo severo ou inamovível em seu caráter, mas principalmente que ele deve ser considerado com veneração.

Manter a aliança e a misericórdia – Manter a aliança e mostrar misericórdia. Isso geralmente é atribuído a Deus, que ele é fiel à sua aliança; isto é, que ele é fiel às suas promessas ao seu povo, ou àqueles que mantêm uma certa relação com ele, e que são fiéis aos votos de “seus” convênios. Se há alienação e estranhamento, e falta de fidelidade de ambos os lados, isso não começa com ele. Ele é fiel a todas as suas promessas, e sua fidelidade sempre pode ser assumida como base de cálculo em todas as nossas relações com ele. Veja a palavra “convênio” na “Concordância” de Cruden. A palavra misericórdia parece ser acrescentada aqui para denotar que a misericórdia entra em suas relações conosco, mesmo para cumprir a aliança. Nós somos tão pecadores e tão infiéis que, se “ele” é fiel à sua aliança, deve ser demonstrando misericórdia por nós.

Para aqueles que o amam … – As condições da aliança não se estendem além disso, uma vez que, em qualquer tipo de compacto, alguém é obrigado a ser fiel somente enquanto os termos são mantidos pela outra parte. Portanto, Deus se compromete a mostrar favor somente enquanto somos obedientes, e podemos alegar sua aliança somente quando somos obedientes, quando confessamos nossos pecados e alegamos suas promessas nesse sentido – que ele nos garantiu que nos restaurará e nos receberá. se somos penitentes. Foi isso que Daniel pediu nesta ocasião. Ele não podia alegar que seu povo havia sido obediente e, portanto, tinha qualquer reivindicação ao favor divino; mas ele podia lançar a si e a eles à mercê de um Deus que cumpria o convênio, que se lembraria de seu convênio com eles se fossem penitentes e que perdoaria graciosamente.

Comentário de Thomas Coke

Daniel 9: 4 . Ó Senhor, o grande e terrível Deus O enfático ? é usado diante de cada um dos epítetos que se seguem, “o Deus, o grande, o terrível”. Essa oração, ocasionada pela maior e mais sincera preocupação pelos judeus cativos, é o resultado também da mais profunda humilhação e expressiva das energias mais fortes e dos mais sinceros afetos. Jeremias, no cap. Jeremias 29:12 havia informado ao povo que, se orassem e procurassem o Senhor em sua terra estrangeira, deveriam ser ouvidos; e Daniel realiza esse dever para si e para seus compatriotas com o maior zelo e devoção, reconhecendo especialmente a justiça de Deus e sua própria indignidade. Veja uma oração semelhante, cap. Daniel 9: 4 e em Neemias 1: 5 .

Comentário de Joseph Benson

Daniel 9: 4 . Orei ao Senhor meu Deus – Daniel poderia se aproximar de Deus com confiança, sabendo que ele era seu Deus em aliança, seu Deus e Pai reconciliados. Observe, leitor, devemos conhecer Deus como nosso Deus, se orarmos com fé e com sucesso, quando lhe pedirmos alguma bênção. E fiz minha confissão – ambos reconhecendo sua justiça e santidade, e a minha própria e a iniquidade do meu povo. Quanto mais homens piedosos são, e quanto melhor se familiarizam consigo mesmos e com Deus, maior é o sentimento que têm da culpa passada e da indignidade presente, e mais profunda é a humilhação: ver Jó 42: 6 ; e 1 Timóteo 1:15 . Observe, leitor, em todas as orações que devemos fazer confissão, não apenas dos pecados que cometemos (que é comumente chamado de confissão), mas de nossa fé em Deus e da dependência dele; nossa tristeza pelo pecado e nossas resoluções contra ele. Deve ser nossa confissão, a linguagem de nossas próprias convicções e o que nós mesmos fazemos com sinceridade. E disse: Ó Senhor, o grande e terrível Deus – Um Deus de quem é nosso dever sempre ficar admirado, e que é capaz de lidar com os maiores e mais terríveis inimigos da tua igreja; mantendo aliança e misericórdia com aqueles que o amam – cumprindo suas promessas ao seu povo e mostrando-lhes misericórdia e benignidade, mesmo além do que prometeu.

Comentário de Adam Clarke

Cumprir a aliança – Fidelidade e verdade são características de Deus. Ele nunca havia quebrado seus compromissos com seus seguidores e estava sempre demonstrando misericórdia com os homens.

Comentário de E.W. Bullinger

rezou . Referência ao Pentateuco ( Levítico 26:40 ). App-92.

meu deus Hebraico. Elohim. App-4.

Ó SENHOR *, o grande, & c . Referência a Pentateuco ( Êxodo 20: 6 ; Êxodo 34: 6 , Êxodo 34: 7. Números 14:18 . Deuteronômio 7: 9 ). App-92.

DEUS . Hebraico El App-4.

o pacto. Observe o art. = o pacto [antigo].

misericórdia = a bondade ou graça [prometida nela]. Referência a Pentateuco ( Êxodo 20: 6 ; Êxodo 34: 6 , Êxodo 34: 7 ). App-92.

Comentário de John Calvin

Aqui Daniel relata a substância de sua oração. Ele diz: Ele orou e confessou diante de Deus A maior parte dessa oração é um pedido de que Deus perdoaria seu povo. Sempre que pedimos perdão, o testemunho de arrependimento deve preceder nosso pedido. Pois Deus anuncia que ele será propício e facilmente implorado quando os homens se arrependerem com seriedade e sinceridade. ( Isaías 58: 9. ) Assim, a confissão de culpa é um método para obter perdão; e por essa razão, Daniel enche a maior parte de sua oração com a confissão de sua pecaminosidade. Ele nos lembra disso, não para nos vangloriarmos, mas para nos instruir, por seu próprio exemplo, a orar como devemos. Ele diz, portanto, orou e confessou. A adição de “meu Deus” à palavra Jeová não é de modo algum supérflua. Eu orei, ele diz, ao meu Deus. Ele aqui mostra que não proferiu orações com tremor, como os homens costumam fazer, pois os incrédulos frequentemente fogem para Deus, mas sem nenhuma confiança. Eles discutem consigo mesmos se suas orações produzirão algum fruto; Daniel, portanto, mostra-nos duas coisas de maneira aberta e distinta, pois orou com fé e arrependimento. Pela palavra confissão, ele implica em seu arrependimento e, ao dizer que orou a Deus, ele expressa fé e a ausência de toda a imprudência em jogar fora suas orações, como os incrédulos fazem quando oram confusamente a Deus e ficam distraídos o tempo todo. uma variedade de pensamentos intrusos. Orei, diz ele , ao meu Deus. Ninguém pode usar essa linguagem sem confiar firmemente nas promessas de Deus, e assumindo que ele se mostrará pronto para ser chamado. Ele agora acrescenta, peço -te, ó Senhor. A partícula ??? , ana, é traduzida de várias maneiras; mas é propriamente, na linguagem dos gramáticos, a partícula de suplicar. Ó Senhor Deus, diz ele, o grande e terrível Daniel parece colocar um obstáculo à sua maneira, usando esta linguagem; pois tal é a santidade de Deus que nos repele a distância assim que o concebemos na mente: portanto esse terror parece ser removido quando buscamos uma abordagem familiar do Todo-Poderoso. Pode-se supor que esse método de oração não seja de forma alguma adequado, pois Daniel coloca Deus diante de seus olhos como grande e formidável. Parece algo como se assustar; no entanto, o Profeta merece uma moderação devida, enquanto, por um lado, reconhece que Deus é grande e terrível, e, por outro, ele permite que ele cumpra sua aliança com aqueles que o amam e obedecem aos seus estatutos. – Deus receberá os ingratos e todos os que se afastaram de sua aliança. O Profeta une essas duas coisas.

Com referência aos epítetos grandes e terríveis, devemos manter o que já afirmei, a saber, a impossibilidade de orar corretamente, a menos que nos humilhemos diante de Deus; e essa humildade é uma preparação para o arrependimento. Daniel, portanto, coloca diante de si a majestade de Deus, para exortar a si mesmo e aos outros a se lançarem diante do Todo-Poderoso, para que, de acordo com seu exemplo, eles possam realmente se sentir penitentes diante dele. Deus, portanto, diz que ele é grande e terrível . Nunca atribuiremos apenas honra a Deus, a menos que sejamos derrotados, como se estivessem mortos, diante dele. E devemos observar diligentemente isso, porque somos muitas vezes descuidados em oração a Deus, e a tratamos como uma mera questão de observância externa. Devemos saber como é impossível obter algo de Deus, a menos que apareçamos à sua vista com medo e tremor, e nos tornemos verdadeiramente humilhados em sua presença. Este é o primeiro ponto a ser notado. Então, Daniel mitiga a aspereza de sua afirmação, acrescentando, cumprindo sua aliança e tendo pena daqueles que o amam. Aqui está uma mudança de pessoa: a terceira é substituída pela segunda, mas não há obscuridade no sentido; como se ele dissesse: Tu cumpres a tua aliança com aqueles que te amam e observam os teus estatutos. Aqui Daniel ainda não explica completamente o assunto, pois esta afirmação é fraca demais para ganhar a confiança do povo; eles haviam se perfumado de Deus e, no que dizia respeito a ele, seu acordo havia chegado ao fim. Mas Daniel desce aos poucos e com passos certos para estabelecer uma base para inspirar as pessoas com confiança garantida na benignidade de Deus. Dois pontos são abordados nesta cláusula: em primeiro lugar, mostra-nos que não há razão para que os judeus se exponham a Deus e se queixem de serem severamente tratados por ele. Daniel, portanto, silencia todas as expressões de rebelião, dizendo : Tu, ó Deus, guardas a tua aliança. Devemos observar aqui a condição real do povo: os israelitas estavam no exílio; sabemos o quão difícil foi essa tirania – como eles foram oprimidos pelas mais cruéis censuras e desgraças, e quão brutalmente foram tratados por seus conquistadores. Isso pode levar muitos a gritar, como sem dúvida eles realmente fizeram: “O que Deus quer conosco? O que, melhor somos por sermos escolhidos como seu povo peculiar? Qual é o bem de nossa adoção se ainda somos os mais miseráveis ??de todas as nações? ” Assim, os judeus poderiam reclamar com a mais amarga tristeza e cansaço do peso da punição que Deus lhes infligira. Mas aqui Daniel afirma que se apresenta diante de Deus, não para brigar e murmurar, mas apenas para pedir perdão. Por essa razão, portanto, ele primeiro diz: Deus mantém sua aliança com todos que o amam; mas, ao mesmo tempo, ele passa a orar por perdão, como veremos depois. Trataremos dessa aliança e da bondade do Todo-Poderoso na próxima Palestra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *