Estudo de Hebreus 11:11 – Comentado e Explicado

Foi pela fé que a própria Sara cobrou o vigor de conceber, apesar de sua idade avançada, porque acreditou na fidelidade daquele que lhe havia prometido.
Hebreus 11:11

Comentário de Albert Barnes

Pela fé, também a própria Sarah recebeu força para conceber a semente – A palavra “ela mesma” aqui – a?t? aute implica que havia algo notável no fato de que “ela” deveria manifestar essa fé. Talvez possa haver aqui referência à incredulidade com que ela recebeu o anúncio de que deveria ter um filho; Gênesis 18:11 , Gênesis 18:13 . Até mesmo a forte incredulidade de “ela” foi superada, e embora tudo parecesse tornar impossível o anunciado, e embora ela estivesse tão disposta a rir da sugestão a princípio, sua incredulidade foi superada e, finalmente, ela creditou a promessa divina. O apóstolo não declara a autoridade para sua afirmação de que a força de Sara foi derivada de sua fé, nem quando particularmente foi exercida. O argumento parece ser que aqui havia um caso em que todas as probabilidades humanas eram contrárias ao previsto, e onde, portanto, devia haver uma simples confiança em Deus. Nada além de “fé” poderia levá-la a acreditar que, na velhice, ela teria tido um filho.

Quando ela tinha passado da idade – Ela tinha mais de noventa anos de idade; Gênesis 17:17 ; compare Gênesis 18:11 .

Porque ela o julgou fiel que prometeu – Ela não tinha outro fundamento de confiança ou expectativa. Toda probabilidade humana era contra a suposição de que, em seu tempo de vida, ela seria mãe.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 11: 11-12 . Pela fé também Sara – Embora a princípio ela riu da promessa através da incredulidade; força recebidae?? ?ataß???? spe?µat?? , para a concepção de semente; e foi entregue à criança quando ela tinha passado da idade – isto é, além do tempo devido para tal fim, quando ela tinha noventa anos e, no curso da natureza, é absolutamente incapaz de ser mãe. “Acredito”, diz o Dr. Owen, “que essa não foi uma mera geração milagrosa, mas que ela recebeu uma restauração geral de sua natureza para a produção de um filho, que antes era decaído, como Abraão depois, que depois de sua morte. de certa maneira, o corpo estava morto, recebeu força para ter muitos filhos com Keturah. ” Porque ela o julgava fiel, que prometera – e que, como ele pudesse, para que ele cumprisse sua promessa, quaisquer que fossem as dificuldades que pudessem impedir seu cumprimento. Portanto – Por este poderoso princípio de fé nela e em Abraão; surgiu ali mesmo de um – de um pai; e ele tão bom quanto morto

Até que sua força fosse sobrenaturalmente restaurada; tantas quanto as estrelas do céu em multidão – Essa expressão foi usada pela primeira vez pelo próprio Deus, que trouxe Abraão para fora do país, e o fez olhar para o céu e numerar as estrelas, se ele era capaz; e então disse: Assim será a tua descendência. É evidente que, à primeira vista, como foram mostradas a Abraão, não sendo reduzidas a constelações, talvez não exista maior aparência do que é inumerável do que as estrelas. Provavelmente também nessa comparação, não apenas o número, mas a beleza e a ordem foram planejadas. Na outra alusão, como a areia que fica à beira-mar, elas são declaradas absolutamente inumeráveis. Não se diz que sejam tantas quanto a areia à beira-mar, mas inumeráveis, às quais o evento correspondeu maravilhosamente.

Comentário de E.W. Bullinger

também = par.

recebido . Foi dado de cima.

força . Grego. dunamis. App-172.

conceber . Literalmente para (grego. Eis) rejeitar (grego. Kataboe. Consulte App-146). Compare 2 Reis 19: 3 . A força foi divinamente suprida não apenas para conceber, mas para trazer ao nascimento.

foi entregue de = gerado.

passado . Grego. para App-104.

idade = estação. Grego. Kairos. Gênesis 18:11 .

julgado . O mesmo que “contado” , Hebreus 10:29 .

fiel . Grego. pistos. App-150.

Comentário de John Calvin

11. Pela fé também, a própria Sarah, etc. Para que as mulheres saibam que essa verdade pertence a elas e aos homens, ele aduz o exemplo de Sarah; que ele menciona de preferência ao dos outros, porque ela era a mãe de todos os fiéis.

Mas pode parecer estranho que sua fé seja elogiada, que foi abertamente acusada de descrença; pois ela riu da palavra do anjo como se fosse uma fábula; e não era o riso de admiração e admiração, pois, caso contrário, ela não teria sido tão severamente reprovada pelo anjo. De fato, deve ser confessado que sua fé foi misturada com descrença; (219) mas ao deixar de lado sua incredulidade quando reprovada, sua fé é reconhecida por Deus e elogiada. O que ela rejeitou no início como incrível, depois que ouviu que veio de Deus, recebeu obedientemente.

E, portanto, deduzimos uma doutrina útil: que, quando nossa fé em algumas coisas oscila ou cessa, ela deixa de ser aprovada por Deus, desde que não se satisfaça com o espírito de incredulidade. O significado, então, é que o milagre que Deus realizou quando Isaque nasceu foi fruto da fé de Abraão e de sua esposa, pela qual eles se apegaram ao poder de Deus.

Porque ela o julgou fiel, etc. Essas razões, pelas quais o poder e o caráter da fé são apresentados, devem ser cuidadosamente percebidos. Se alguém soubesse apenas que Sara teve um filho pela fé, tudo o que isso significa não lhe seria transmitido, mas a explicação que o apóstolo acrescenta remove toda obscuridade; pois ele declara que a fé de Sara era essa: que ela considerava Deus fiel à sua palavra, isto é, ao que ele havia prometido.

Existem duas cláusulas nesta declaração; pois, portanto, aprendemos primeiro que não há fé sem a palavra de Deus, pois de sua fidelidade não podemos ser convencidos até que ele fale. E isso por si só é abundante o suficiente para refutar a ficção dos sofistas que respeitam a fé implícita; pois devemos sempre sustentar que existe uma relação mútua entre a palavra de Deus e nossa fé. Mas, como a fé é fundada principalmente, conforme já foi dito, na benevolência ou bondade de Deus, nem todas as palavras, embora vindas da sua boca, são suficientes; mas uma promessa é necessária como prova de seu favor. Por isso, diz-se que Sara contava com Deus fiel que havia prometido. A verdadeira fé, então, é aquela que ouve Deus falando e repousa em sua promessa.

É notável que, no primeiro anúncio, Abraão riu, como Sarah fez depois; e não apenas isso, mas ele também disse: “Ó Ismael possa viver diante de ti!” evidentemente mostrando que ele não acreditava na promessa que lhe fora feita. No capítulo seguinte, Gênesis 18:10 , a promessa se repete, quando Sara riu. E para confirmar os dois, eles foram lembrados do poder de Deus, Gênesis 18:14 . Então a fé venceu a descrença. – Ed .

Comentário de Adam Clarke

Pela fé também Sara – sua história, no que diz respeito ao evento, pode ser vista em Gênesis 17:19 e Gênesis 21: 2 . Sarah a princípio tratou a mensagem Divina com ridículo, julgando-a absolutamente impossível, sem saber então que era de Deus; e essa era sua idade e circunstâncias justificaram, pois humanamente esse evento era impossível: mas, quando ela sabia que era Deus quem disse isso, não parece que ela duvidasse mais, mas acreditou implicitamente que o que Deus havia prometido ele foi capaz de se apresentar.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 11:11 . Porque ela o julgou fiel que prometeu. Pode parecer uma dificuldade, que o apóstolo aqui nos diga que Sara o julgou fiel que prometera, enquanto na história ela parece não ter creditado o que foi prometido. Mas a resposta é: supondo que ela inicialmente não acreditasse na possibilidade ou probabilidade de ter um filho naquela época da vida, mas se depois acreditasse, como não há dúvida de que ela fez, mediante a declaração mais completa de Jeová, responde plenamente ao desígnio do apóstolo.

Comentário de John Wesley

Pela fé, também a própria Sara recebeu força para conceber a semente, e teve um filho quando tinha passado da idade, porque o julgou fiel que prometera.

A própria Sarah também – Embora a princípio ela tenha rido da promessa, Gênesis 18:12 . Gênesis 21: 2 .

Referências Cruzadas

Gênesis 17:17 – Abraão prostrou-se, rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: “Poderá um homem de cem anos de idade gerar filhos? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos? “

Gênesis 18:11 – Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos.

Gênesis 21:1 – O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera.

Lucas 1:36 – Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação.

Romanos 4:20 – Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus,

Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

1 Pedro 3:5 – Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *