Estudo de Hebreus 10:23 – Comentado e Explicado

Conservemo-nos firmemente apegados à nossa esperança, porque é fiel aquele cuja promessa aguardamos.
Hebreus 10:23

Comentário de Albert Barnes


Vamos manter firme a profissão de nossa fé sem vacilar – Assegurar esse foi um dos principais desígnios desta Epístola e, portanto, o apóstolo a adverte com tanta frequência. É evidente que aqueles a quem ele escreveu estavam sofrendo perseguição 1 Coríntios 10:13 .

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 10: 23-25 . Vamos manter firme a profissão de nossa fé – ou melhor, de nossa esperança, como o MSS mais aprovado., Na verdade todos, exceto um, leu a cláusula. O apóstolo se referiu àquela profissão ou confissão de sua esperança de vida eterna, que os crentes fizeram no batismo. Por serem filhos de Deus e herdeiros pela fé em Cristo ( João 1:12 ; Gálatas 3:26 ), eles tinham o direito indiscutível de esperar pela herança celestial: sem vacilar – sem dar lugar a qualquer dúvida ou medo em um caso onde temos evidência tão certa e indubitável; ou indiferente às ameaças de nossos perseguidores. Pois ele é fiel e prometeu – Ou seja, todas as promessas de Deus serão cumpridas se continuarmos firmes. E vamos considerar um ao outro – Vamos refletir seriamente sobre as tentações, provações, enfermidades, falhas e outras circunstâncias que nos acompanham, para que possamos julgar que influência podemos ter um sobre o outro para nossa vantagem mútua: e especialmente para provocar e animar-se mutuamente a amar a Deus, seu povo e toda a humanidade; e a boas obras – De todos os tipos, os frutos apropriados do amor. Não abandonar a reunião de nós mesmos – Para adoração pública ou social; como é a maneira de alguns – Ou por medo de perseguição, ou por uma imaginação vã de que eles estão acima das ordenanças externas; mas exortando um ao outro – Constância na fé, zelo e diligência em todas as obras de piedade e virtude; e tanto mais quanto vedes o dia se aproximando – naquele dia terrível em que devemos comparecer perante o tribunal de Deus, precedido pelo dia da morte, que se aproxima cada vez mais, e fixará nosso caráter e condição para sempre. Como também naquele dia de vingança sobre a nação judaica, que Cristo descreveu como um emblema tão terrível do dia do juízo final, e a conflagração do mundo. Pelo que Cristo disse sobre a destruição de Jerusalém e o templo, e as terríveis calamidades que aguardam os judeus, como eventos que deveriam acontecer durante a vida de alguns que estiveram presentes com ele cerca de trinta anos antes da data desta epístola, esses hebreus Pode-se inferir que esses julgamentos estavam agora próximos e, sem dúvida, eles podem se aproximar, pelo aparecimento daqueles sinais que nosso Senhor disse que deveriam precedê-los.

Comentário de E.W. Bullinger

segure firme . Grego. katecho. Ver Hebreus 3: 6 , Hebreus 3:14 .

profissão = confissão. Grego. homologia. Ver 2 Coríntios 9:13 .

nossa = a esperança. Grego. elpis.

sem vacilar = inabalável. Grego. aklines. Só aqui. Isso concorda com “confissão” .

fiel . Grego. pistos . App-150.

Comentário de John Calvin

23. Vamos nos apegar com firmeza, etc. Como ele exorta aqui os judeus a perseverarem, ele menciona mais a esperança do que a fé; pois assim como a esperança nasce da fé, é alimentada e sustentada por ela até o fim. Ele exige também profissão ou confissão, pois não é fé verdadeira, exceto que se mostra diante dos homens. E ele parece indiretamente tocar na dissimulação daqueles que prestaram muita atenção, a fim de agradar sua própria nação, às cerimônias da Lei. Ele, portanto, ordena que eles não apenas acreditem com o coração, mas também mostrem e professem o quanto eles honraram a Cristo.

Mas devemos observar cuidadosamente a razão pela qual ele se une, pois ele é fiel à promessa. Pois, portanto, primeiro aprendemos que nossa fé repousa nesse fundamento, que Deus é verdadeiro, isto é, fiel à sua promessa, que sua palavra contém; para que possamos acreditar, a voz ou palavra de Deus deve preceder; mas nem todo tipo de palavra é capaz de produzir fé; apenas uma promessa é aquela em que a fé recai. E assim, a partir desta passagem, podemos aprender a relação mútua entre a fé dos homens e a promessa de Deus; pois, exceto que Deus promete, ninguém pode acreditar. (176)

Comentário de Adam Clarke

Vamos manter firme a profissão de nossa fé – A palavra ?µ?????a , de , µ?? , juntos, e ????? , uma palavra, implica o consentimento geral que estava entre os cristãos em todos os artigos importantes de sua fé e prática; particularmente o reconhecimento da verdade do Evangelho, e de Jesus Cristo, como a única vítima do pecado e o único Salvador dele. Se a palavra lavada acima se refere ao batismo cristão na facilidade dos adultos, então a profissão é aquela que os batizados fizeram da fé no Evangelho; e de sua determinação em viver e morrer nessa fé.

As várias leituras desta cláusula são muitas no MSS., Etc. ??? e?p?d?? t?? ?µ?????a? , a confissão de nossa Esperança; D *, dois itala, Vulgata, árabe de Erpen e etíope. ?µ?????a? t?? p?ste?? , a confissão da Fé; um dos MSS Barberini. e mais dois. Esta é a leitura que nossos tradutores seguiram; mas é de muito pouca autoridade. Promise?? epa??e??a? t?? e?p?d?? , a promessa da Esperança; São Crisóstomo. Hope?? e?p?da t?? ?µ?????a? , a esperança de nossa profissão; um dos MSS de Petavius. Mas, entre todas essas coisas, a confissão ou profissão da esperança é, sem dúvida, a leitura genuína. Agora, entre os cristãos primitivos, a esperança que eles professavam era a ressurreição do corpo e a vida eterna; tudo entre esses cristãos foi feito e acreditado em referência a um estado futuro; e pela alegria que isso lhes impunha, eles, como seu Mestre, suportaram toda cruz e desprezaram toda a vergonha: esperavam estar com Deus, através de Cristo; essa esperança que eles professavam ter; e eles confessaram corajosamente e publicamente a fé na qual essa esperança foi construída. O apóstolo exorta-os a manter firme essa confissão sem vacilar – nunca duvidar das declarações feitas a eles por seu Redentor, mas tendo plena garantia de fé de que seus corações foram espargidos de uma má consciência, de que haviam encontrado redenção no sangue de Deus. o cordeiro, eles podem esperar ser glorificados com a cabeça viva no reino de seu pai.

Ele é fiel que prometeu – A vida eterna, que é o objeto de sua esperança, é prometida a você por quem não pode mentir; como ele então é fiel, que lhe deu essa promessa, mantenha firme a profissão de sua esperança.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 10:23 . A profissão da nossa fé da nossa esperança. Portanto, está em todas as nossas cópias manuscritas, exceto uma. Veja cap. Hebreus 6: 18-19 . Esta profissão deve ser exercida a?????, sem desviar ou inclinar-se; como alguns fizeram, Hebreus 10:25 e outros provavelmente, considerando as perseguições a que foram submetidos, Hebreus 10: 33-34 . A última cláusula deste versículo confirma a leitura acima: Segure firme sua esperança, pois ele é fiel e com quem confiar, quem lhes prometeu uma herança eterna, que, pela paciente continuidade do bem-estar, busca a glória, honra e imortalidade.

Comentário de John Wesley

Vamos manter firme a profissão de nossa fé sem vacilar; (pois ele é fiel ao prometido;)

A profissão da nossa esperança – A esperança que professamos no nosso batismo.

Referências Cruzadas

1 Coríntios 1:9 – Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Coríntios 10:13 – Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

1 Tessalonicenses 5:24 – Aquele que os chama é fiel, e fará isso.

2 Tessalonicenses 3:3 – Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Hebreus 11:11 – Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

Tiago 1:6 – Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.

Apocalipse 3:11 – Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *