Estudo de 1 Coríntios 1:9 – Comentado e Explicado

Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
1 Coríntios 1:9

Comentário de Albert Barnes

Deus é fiel – Ou seja, Deus é verdadeiro e constante, e seguirá suas promessas. Ele não enganará. Ele não promete, e depois falha em executar; ele não começará nada que ele não aperfeiçoará e terminará. O objetivo de Paulo ao introduzir aqui a idéia da fidelidade de Deus é mostrar o motivo de crer que os cristãos em Corinto seriam mantidos para a vida eterna. A evidência de que eles perseverarão depende da fidelidade de Deus; e o argumento do apóstolo é que, como haviam sido chamados por Ele para a comunhão de seu Filho, sua fidelidade de caráter tornaria certo que eles seriam mantidos na vida eterna. A mesma idéia que ele apresentou em Filêmon 1: 6: “Confiando nisso, que aquele que iniciou uma boa obra em você também a executará até o dia de Jesus Cristo”.

Vocês foram chamados – A palavra “chamado” aqui não se refere apenas a “um convite” ou uma “oferta de vida”, mas à influência efetiva que foi apresentada; que os havia inclinado a adotar a nota do evangelho em Romanos 8:30 ; nota em Romanos 9:12 ; veja Marcos 2:17 ; Lucas 5:32 ; Gálatas 1: 6 ; Gálatas 5: 8 , Gálatas 5:13 ; Efésios 1: 4 ; Colossenses 3:15 . Nesse sentido, a palavra geralmente ocorre nas Escrituras e é projetada para denotar um poder ou influência que sai “com” o convite externo e que o torna eficaz. Esse poder é a agência do Espírito Santo.

À comunhão de seu Filho – Participar com seu Filho Jesus Cristo; ser participante com ele; veja as notas em João 15: 1-8 . Os cristãos participam com Cristo:

(1) em seus sentimentos e pontos de vista; Romanos 8: 9 .

(2) em suas provações e sofrimentos, sendo submetido a tentações e provações semelhantes às dele; 1 Pedro 4:13 : “Alegrai-vos, pois sois participantes dos sofrimentos de Cristo;” Colossenses 1:24 ; Filemom 3:10 .

(3) em sua herança de herança e glória que o espera; Romanos 8:17 : “E se filhos, então herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo;” 1 Pedro 1: 4 .

(4) em seu triunfo na ressurreição e glória futura; Mateus 19:28 : “Vós que me seguis, na regeneração, quando o Filho do homem se sentar no trono de sua glória, vós também sentareis em doze tronos, julgando as doze tribos de Israel;” João 14:19 : “Porque eu vivo, vós também vivereis;” Apocalipse 3:21 : “A quem vencer, concederei sentar-se comigo no meu trono, assim como também venci, e sou assentado com meu Pai no trono.”

(Imediatamente em nossa união com Cristo, temos comunhão com ele, em todas as bênçãos de sua compra. Esta comunhão ou comunhão com ele é o resultado necessário de nossa união a ele. Sobre a união do santo a Cristo, veja a nota complementar em Romanos 8:10 .)

Por tudo isso, o argumento do apóstolo é que, ao participar com Cristo nesses altos privilégios, esperanças e promessas, eles serão guardados por um Deus fiel para a vida eterna. Deus é fiel ao seu filho; e será fiel a todos os que estão unidos a ele. O argumento para a perseverança dos santos é, portanto, certo.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

fiel . App-150. Compare 1 Coríntios 10:13 . 2 Coríntios 1:18 . 1 Tessalonicenses 5:24 . 2 Tessalonicenses 3: 3 .

por . App-104. 1 Coríntios 1: 1 .

até . App-104.

comunhão . Grego. koinonia. Compare 2 Coríntios 13:14 . 1 João 1: 3 .

Filho . App-108. O título “Senhor” é adicionado a “Jesus Cristo” seis vezes nos dez primeiros versículos deste capítulo.

Comentário de John Calvin

9. Deus é fiel Quando a Escritura fala de Deus como fiel, o significado em muitos casos é que em Deus há firmeza e uniformidade de tenor, de modo que o que ele começa, ele persegue até o fim (50), como o próprio Paulo diz em outros lugares. , que o chamado de Deus é sem arrependimento ( Romanos 11:29 .) Portanto, na minha opinião, o significado dessa passagem é que Deus é firme no que ele propõe. Sendo assim, ele, consequentemente, não pratica esporte quanto ao seu chamado, mas cuida incessantemente de seu trabalho. (51) Dos benefícios passados ??de Deus, devemos sempre esperar bem como para o futuro. Paulo, no entanto, tem algo mais alto em vista, pois ele argumenta que os coríntios não podem ser expulsos, tendo sido chamados pelo Senhor uma vez pela comunhão de Cristo. Para apreender completamente, no entanto, a força desse argumento, observe-se, antes de tudo, que todos devem considerar seu chamado como um sinal de sua eleição. Além disso, embora não se possa julgar com a mesma certeza que a eleição de outro, ainda assim devemos sempre, no julgamento da caridade, concluir que todos os que são chamados são chamados à salvação; Quero dizer eficaz e proveitosa. Paulo, no entanto, dirigiu seu discurso àqueles em quem a palavra do Senhor havia se enraizado e em quem alguns frutos dela haviam sido produzidos.

Se algum objeto que muitos que receberam a palavra depois desaparecerem, respondo que somente o Espírito é para todos um testemunho fiel e seguro de sua eleição, da qual depende a perseverança. Isso, no entanto, não impediu que Paulo fosse persuadido, no julgamento da caridade, de que o chamado dos coríntios se mostraria firme e imóvel, como pessoas em quem ele via os sinais da benevolência paternal de Deus. Essas coisas, no entanto, de nenhuma maneira tendem a gerar segurança carnal, a despojar-nos das quais as Escrituras frequentemente nos lembram nossa fraqueza, mas simplesmente a confirmar nossa confiança no Senhor. Agora isso era necessário, a fim de que suas mentes não ficassem desanimadas ao descobrir tantas falhas, como ele vem depois apresentar diante de suas visões. A soma de tudo isso pode ser declarada assim: – que é parte da sinceridade cristã esperar bem de todos que entraram no caminho certo da salvação e ainda perseveram nesse curso, apesar de estarem ao mesmo tempo ainda atormentado por realmente covardes. Todos nós também, desde o momento em que ele foi iluminado ( Hebreus 10:32 ) pelo Espírito de Deus no conhecimento de Cristo, devemos concluir com certeza a partir disso que ele foi adotado pelo Senhor como uma herança de vida eterna. Pois o chamado eficaz deve ser para os crentes uma evidência da adoção divina; entretanto, entretanto, todos devemos andar com medo e tremor ( Filipenses 2:12 .) Nesse ponto, tocarei novamente até certo ponto, quando chegarmos ao décimo capítulo.

Para a irmandade. Em vez dessa tradução, Erasmus a traduz em parceria. O velho intérprete torna a sociedade que eu preferi, no entanto, torná-la comunhão , como destacando melhor a força da palavra grega ???????a? (52). Esse é o design do evangelho, que Cristo pode se tornar nosso e ser enxertado em seu corpo. Agora, quando o Pai nos dá em possessão, ele também se comunica conosco; e, portanto, surge uma participação em todos os benefícios. O argumento de Paulo, então, é o seguinte: “Visto que você, por meio do evangelho que recebeu pela fé, foi chamado para a comunhão de Cristo, você não tem motivos para temer o perigo da morte, (53) tendo sido feito. participantes dele ( Hebreus 3:14 ) que conquistaram a morte. ” Em suma, quando o cristão olha para si mesmo, encontra apenas uma ocasião para tremer, ou melhor, para o desespero; mas, tendo sido chamado para a comunhão de Cristo, ele deveria, no que diz respeito à segurança da salvação, pensar em si mesmo como um membro de Cristo, a fim de considerar todos os benefícios de Cristo. Assim, ele obterá uma esperança inabalável de perseverança final (como é chamada), se considerar um membro daquele que está além de todo o risco de cair.

Comentário de Adam Clarke

Deus é fiel – A fidelidade de Deus é uma expressão favorita entre os judeus antigos; e por isso eles entendem adequadamente a integridade de Deus na preservação de tudo o que lhe é confiado. E eles supõem que, nesse sentido, a fidelidade do homem possa ilustrar a fidelidade de Deus, em referência à qual eles contam as duas histórias seguintes. “O rabino Phineas, filho de Jair, morava em certa cidade, para onde vieram alguns homens que tinham duas medidas de cevada, que eles desejavam que ele preservasse para eles. Depois esqueceram a cevada e foram embora. O rabino Phineas semeava a cada ano cevada, colhida, debulhada e depositada em seu celeiro. Depois de sete anos, os homens voltaram e desejaram ter a cevada com a qual o confiaram. Rabino Phineas os lembrou e disse: ‘Venha e pegue seu tesouro ‘ou seja, a cevada que eles deixaram, com tudo o que produziu por sete anos. Assim, a partir da fidelidade do homem, conhecereis a fidelidade de Deus. ”

“Rabi Simeão, filho de Shetach, comprou um jumento de alguns edomitas, em cujo pescoço seus discípulos viram um diamante pendurado; disseram-lhe: Rabino, a bênção do Senhor enriquece, Provérbios 10:22 . Mas ele respondeu: O jumento que comprei, mas o diamante que não comprei; portanto, ele devolveu o diamante aos edomitas. Assim, pela fidelidade do homem, conhecereis a fidelidade de Deus. ” Este foi um exemplo de rara honestidade, que não deve ser comparada entre os judeus dos dias atuais, e provavelmente entre poucos gentios. O que quer que esteja comprometido com a guarda de Deus, ele preservará com mais cuidado; pois ele é fiel.

À comunhão, etc. – ??? ???????a? , Para a comunhão ou participação de Cristo, nas graças de seu Espírito e nas glórias de seu futuro reino. Deus continuará a defender e salvar você, se você confiar seus corpos e almas a ele. Mas pode-se dizer que Deus guardará o que não lhe é confiado; ou, depois de confiada, é retirada?

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 1: 9 . Deus é fiel Ou seja, “Se continuarmos obedientes, Deus por sua parte certamente cumprirá sua promessa fielmente”.

Comentário de John Wesley

Deus é fiel, por quem fomos chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Deus é fiel – a todas as suas promessas; e, portanto, “àquele que for dado”. Por quem você é chamado – Uma promessa de sua vontade de salvá-lo ao máximo.

Referências Cruzadas

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Deuteronômio 7:9 – Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos.

Deuteronômio 32:4 – Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

Salmos 89:33 – mas não afastarei dele o meu amor; jamais desistirei da minha fidelidade.

Salmos 100:5 – Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.

Isaías 11:5 – A retidão será a faixa de seu peito, e a fidelidade o seu cinturão.

Isaías 25:1 – Senhor, tu és o meu Deus; eu te exaltarei e louvarei o teu nome, pois com grande perfeição tens feito maravilhas, coisas há muito planejadas.

Isaías 49:7 – Assim diz o Senhor, o Redentor e o Santo de Israel, àquele que foi desprezado e detestado pela nação, ao servo de governantes: “Reis o verão e se levantarão, líderes verão e se encurvarão, por causa do Senhor, que é fiel, o Santo de Israel, que o escolheu”.

Lamentações 3:22 – Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

João 15:4 – Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 8:30 – E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Romanos 11:17 – Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira,

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 10:13 – Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

1 Coríntios 10:16 – Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?

Gálatas 1:15 – Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 2:14 – Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 3:3 – Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

Hebreus 3:1 – Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Hebreus 11:11 – Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 4:13 – Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.

Apocalipse 19:11 – Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *