Estudo de 2 Tessalonicenses 2:14 – Comentado e Explicado

E pelo anúncio do nosso Evangelho vos chamou para tomardes parte na glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
2 Tessalonicenses 2:14

Comentário de Albert Barnes


Para onde ele te chamou pelo nosso evangelho – Ele fez o evangelho como pregado por nós os meios de chamá-lo para a salvação. Ou seja, Deus escolheu você para a salvação desde a eternidade, e tornou o evangelho pregado por nós o meio de levar a efeito esse propósito eterno.

Para a obtenção da glória de nosso Senhor Jesus Cristo – para que você possa participar da mesma glória que o Salvador no céu; veja as notas em João 17:22 , João 17:24 .

Comentário de E.W. Bullinger

Whereunto = Para (grego. Eis) qual.

evangelho . App-140.

obtenção . Grego. peripoiese. Ver Efésios 1:14 .

glória . Veja a pág. 1511

Comentário de John Calvin

14 Para o qual ele nos chamou . Ele repete a mesma coisa, embora em termos um pouco diferentes. Pois os filhos de Deus não são chamados senão à crença na verdade. Paulo, no entanto, pretendia mostrar aqui como é uma testemunha competente para confirmar aquilo de que era ministro. Ele, portanto, se apresenta como garantia, para que os tessalonicenses não duvidem que o evangelho, no qual foram instruídos por ele, seja a voz de Deus que traz segurança, pela qual são despertados da morte e são libertados da tirania de Satanás. Ele chama isso de evangelho, não como se ele tivesse se originado com ele, (690), mas na medida em que a pregação dele havia sido comprometida com ele.

O que ele acrescenta, à aquisição ou posse da glória de Cristo , pode ser tomado como um significado ativo ou passivo – ou como significado, de que eles são chamados para que um dia possuam uma glória em comum com Cristo , ou que Cristo os adquiriu com vista à sua glória. E, portanto, será um segundo meio de confirmação de que ele os defenderá, como sendo nada menos que sua própria herança, e, mantendo a salvação deles, avançará em defesa de sua própria glória; qual último significado, na minha opinião, combina melhor.

Comentário de John Wesley

Para isso, ele o chamou pelo nosso evangelho, para a obtenção da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

Para qual – Fé e santidade.

Ele te chamou pelo nosso evangelho – Aquilo que pregamos, acompanhado pelo poder do seu Espírito.

Referências Cruzadas

Salmos 16:11 – Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.

Mateus 25:21 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

João 14:2 – Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.

João 17:22 – Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Romanos 2:16 – Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

Efésios 1:18 – Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

2 Timóteo 2:12 – se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;

1 Pedro 1:4 – para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Apocalipse 22:3 – Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *