Estudo de João 14:2 – Comentado e Explicado

Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.
João 14:2

Comentário de Albert Barnes

Na casa de meu pai – a maioria dos intérpretes entende isso do céu, como a morada ou palácio especial de Deus; mas pode incluir o universo, como a morada do Deus onipresente.

São muitas mansões – A palavra traduzida por “mansões” significa o ato de habitar em qualquer lugar ( João 14:23 , “moraremos com ele”), ou significa o lugar onde moramos. É retirado do verbo permanecer e significa o local onde se habita ou permanece. É aplicada pelos escritores gregos às tendas ou habitações temporárias que os soldados montam em suas marchas. Denota uma habitação de menos permanência do que a palavra casa. É comumente entendido como afirmando que no céu há amplo espaço para receber todos os que virão; portanto, os discípulos podem ter certeza de que não serão excluídos. Alguns o entenderam como afirmando que haverá graus diferentes nas alegrias do céu; que algumas das mansões dos santos estarão mais próximas de Deus do que outras, de acordo com 1 Coríntios 15: 40-41 . Mas talvez essa passagem possa ter um significado que não ocorreu aos intérpretes.

Jesus consolava seus discípulos, que foram afetados pela dor com a idéia de sua separação. Para confortá-los, ele os aborda nesta língua: “O universo é a morada de meu Pai. Tudo é a casa dele. Seja na terra ou no céu, ainda estamos em sua habitação. Nessa vasta morada de Deus existem muitas mansões. A terra é um deles, o céu é outro. Aqui ou ali, ainda estamos em casa, em uma das mansões de nosso Pai, em um dos apartamentos de sua vasta morada. Devemos sentir isso continuamente, e nos alegrar por termos permissão para ocupar qualquer parte de sua morada. Também não difere muito se estamos nesta mansão ou em outra. Não deve ser uma questão de pesar quando somos chamados a passar de uma parte dessa vasta habitação de Deus para outra. Estou realmente prestes a deixar você, mas vou apenas para outra parte da vasta morada de Deus. Eu ainda estarei na mesma habitação universal que você; ainda na casa do mesmo Deus; e estou indo para um propósito importante – estabelecer outra morada para sua habitação eterna. ” Se esse é o significado, existe no discurso verdadeiro consolo. Vemos que a morte de um cristão não deve ser temida, nem é um evento pelo qual devemos chorar imoderadamente. É apenas a remoção de um apartamento da morada universal de Deus para outro – onde ainda estaremos em sua casa, e ainda sentiremos o mesmo interesse em tudo o que pertence ao seu reino. E especialmente a remoção do Salvador da terra foi um evento pelo qual os cristãos deveriam se alegrar, pois ele ainda está na casa de Deus e ainda prepara mansões de descanso para o Seu povo.

Se não fosse assim … – Não escondi de você nenhuma verdade. Você tem acalentado essa esperança de uma morada futura com Deus. Se tivesse sido mal fundamentado, eu lhe diria claramente, como já lhe contei outras coisas. Se algum de vocês tivesse sido enganado, como Judas, eu o faria saber como fiz com ele.

Eu vou preparar um lugar para você – Por sua partida, significa sua morte e ascensão ao céu. A figura aqui é tirada de quem está em uma jornada, que precede seus companheiros para fornecer um lugar para se hospedar e fazer os preparativos necessários para o entretenimento. Evidentemente, significa que ele, pelo trabalho que ainda estava realizando no céu, garantiria sua admissão lá e obteria para eles as bênçãos da vida eterna. Esse trabalho consistiria principalmente em sua intercessão, Hebreus 10: 12-13 , Hebreus 10: 19-22 ; Hebreus 7: 25-27 ; Hebreus 4:14 , Hebreus 4:16 .

Que onde eu estou – esta língua não poderia ser usada por ninguém que não estava naquele momento no lugar de que estava falando, e é exatamente a linguagem que alguém usaria naturalmente que era Deus e homem – em referência à sua natureza humana , falando de sua ida ao pai; e em referência à sua natureza divina, falando como se ele estivesse então com Deus.

Vós também deves estar – esta era uma linguagem eminentemente adequada para confortá-los. Embora estivesse prestes a deixá-los, ele nem sempre estaria ausente. Ele voltaria no dia do julgamento e reuniria todos os seus amigos para si, e eles deveriam estar sempre com ele, Hebreus 9:28 . Todos os cristãos estarão com ele. E assim, quando nos separamos com um amigo cristão amado pela morte, podemos ter certeza de que a separação não será eterna. Nós nos encontraremos novamente e habitaremos em um lugar onde não haverá mais separação nem lágrimas.

Comentário de E.W. Bullinger

Dentro. Grego. en. App-104.

Pai . No Evangelho de João, o Senhor usa essa expressão 35 vezes, embora em alguns casos os textos sejam “o” em vez de “meu”. Pode ser encontrada catorze vezes nesses três capítulos 14-16. Ocorre dezessete vezes em Mateus, seis vezes em Lucas (três vezes em parábolas), mas não uma vez em Marcos.

mansões = lugares de residência. Grego. mais (de meno, uma palavra característica neste evangelho). Ocorre somente aqui e em João 14:23 ,

se não fosse assim = se não. Grego. ei eu. Não há verbo. Eu faria, & c. Todos os textos acrescentam “isso” (hoti) e lêem “eu teria dito que vou”, etc.

Comentário de John Calvin

2. Na casa de meu pai há muitas moradas. Como a ausência de Cristo foi causa de pesar, ele declara que não, vai embora em tal. maneira de permanecer separado deles, uma vez que também há lugar para eles no reino celestial. Pois era apropriado que ele removesse a suspeita de suas mentes, de que, quando Cristo ascendeu ao Pai, ele deixou seus discípulos na Terra sem prestar mais atenção neles. Essa passagem foi erroneamente interpretada em outro sentido, como se Cristo tivesse ensinado que ‘existem vários graus de honra no reino celestial; pois ele diz que as mansões são muitas , não que sejam diferentes ou diferentes, mas que são suficientes para um grande número de pessoas; como se ele tivesse dito, que há espaço não apenas para si, mas também para todos os seus discípulos.

E se não fosse assim, eu teria lhe dito. Aqui os comentadores diferem. Alguns leem essas palavras como intimamente ligadas ao que se passava antes: “Se as habitações ainda não tivessem sido preparadas, eu teria dito que vou antes de você para prepará-las.” Mas prefiro concordar com aqueles que a traduzem assim: “Se a glória celestial tivesse me esperado apenas, eu não teria enganado você. Eu teria lhe dito que não havia espaço para ninguém além de mim na casa de meu pai. Mas o caso é amplamente diferente; porque eu vou antes, para preparar um lugar para você. ” O contexto, na minha opinião, exige que o lemos dessa maneira; pois segue imediatamente depois: Se eu for preparar um lugar para você. Por essas palavras, Cristo sugere que o objetivo de sua partida é preparar um lugar para seus discípulos. Em uma palavra, Cristo não subiu ao céu em uma capacidade privada, para morar lá sozinho, mas para que pudesse ser a herança comum de todos os piedosos, e que dessa maneira a Cabeça pudesse estar unida a seus membros.

Mas surge uma pergunta: Qual era a condição dos pais após a morte, antes de Cristo subir ao céu? Pois a conclusão geralmente tirada é que as almas crentes foram trancadas em um estado ou prisão intermediária, porque Cristo diz que, por sua ascensão ao céu, o lugar será preparado . Mas a resposta é fácil. Diz-se que este lugar está preparado para o dia da ressurreição; pois por natureza a humanidade é banida do reino de Deus, mas o Filho, que é o único herdeiro do céu, tomou posse dela em seu nome, para que através dele possamos ser autorizados a entrar; pois em sua pessoa já possuímos o céu pela esperança, como Paulo nos informa ( Efésios 1: 3 ). Ainda assim, não desfrutaremos dessa grande bênção, até que ele venha do céu pela segunda vez. A condição dos pais após a morte, portanto, não se distingue aqui da nossa; porque Cristo preparou para eles e para nós um lugar no qual ele nos receberá todos no último dia. Antes da reconciliação, as almas crentes foram colocadas em uma torre de vigia, procurando a redenção prometida, e agora desfrutam de um descanso abençoado, até que a redenção seja concluída.

Comentário de Adam Clarke

Na casa de meu pai, etc. – O reino da glória.

Muitas mansões – Embora eu tenha dito antes para onde estou indo, você não pode ir agora, mas não pense que estaremos para sempre separados. Eu estou indo para aquele estado de glória onde não há apenas um lugar de suprema eminência para mim, mas também lugares para todos os meus discípulos; – vários graus de glória, adequados às várias capacidades e realizações de meus seguidores.

Nosso Senhor faz alusão aqui ao templo, que foi chamado a casa de Deus, nos arredores dos quais havia um grande número de câmaras, 1 Reis 6: 5 ; Esdras 8:29 ; Jeremias 35: 2 , Jeremias 35: 4 ; Jeremias 36:10 .

Se – não – eu teria lhe dito – se seus lugares não estivessem preparados no reino de Deus, eu não teria permitido que você tivesse uma vã esperança em relação à bênção futura.

Comentário de Thomas Coke

João 14: 2 . Na casa de meu pai, etc. – Nosso Senhor aqui foi considerado por alguns como aludindo aos vários apartamentos do templo, e ao grande número de pessoas alojadas ali. Talvez a alusão possa ser mais geral para os palácios dos reis e para os vários apartamentos de lá. A palavra µ??a? significa moradas tranquilas e contínuas e, portanto, parece felizmente expressa por nossa palavra em inglês mansão, cuja etimologia e importância são iguais. Nosso Salvador aqui pretende encorajar e consolar seus discípulos, assegurando-lhes que, no lugar para onde estava indo diante deles, havia amplo espaço para recebê- los e tudo para acomodá-los da maneira mais agradável. Quando se fala da glória do céu como preparada antes da fundação do mundo ( Mateus 25:34 .), Isso se refere apenas ao propósito divino; mas como isso foi fundado no empreendimento mediador de Cristo ( Efésios 1: 4-6 .), pode-se dizer corretamente que, quando Cristo foi ao céu, como nosso sumo sacerdote, para apresentar, por assim dizer, seu próprio sangue antes do Pai por nossa conta, e como nosso candidato a se apossar dele, ele assim preparou um lugar para nós: o que o apóstolo de Hebreus 9: 23-24 expressa por purificar ou consagrar os lugares celestiais, nos quais os fiéis devem habitar; como o tabernáculo de Moisés, quando novo feito; por esse motivo uma expiação pelo próprio altar, considerado o mais sagrado, foi o primeiro ato realizado quando foi aberto. ( Êxodo 29: 36-37 .) Pode não ser impróprio observar que a palavra t?p?? é frequentemente traduzido como quarto, em Lucas 2: 7 ; 14:10 ; 14:22 . 1 Coríntios 14:16 . E, portanto, a significação aqui pode ser que Cristo foi ao céu para dar espaço a eles ou para remover as coisas do caminho que obstruíam sua entrada. Isso pode pelo menos ser incluído; embora a palavra et??µasa? pode expressar ainda mais. É o mesmo termo usado por João Batista, o precursor de nosso Senhor. Ver Mateus 3: 3 ; Mateus 3:17 .

Comentário de John Wesley

Na casa de meu pai há muitas mansões: se não fosse assim, eu teria lhe contado. Eu vou preparar um lugar para você.

Na casa de meu pai há muitas mansões – o suficiente para receber tanto os santos anjos quanto seus predecessores na fé, e tudo o que agora acredita, e uma grande multidão, que nenhum homem pode contar.

Referências Cruzadas

Lucas 14:26 – “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.

João 12:25 – Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.

João 13:33 – “Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo: Para onde eu vou, vocês não podem ir.

João 13:36 – Simão Pedro lhe perguntou: “Senhor, para onde vais? ” Jesus respondeu: “Para onde vou, vocês não podem me seguir agora, mas me seguirão mais tarde”.

João 16:4 – Estou lhes dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que eu os avisei. Não lhes disse isso no princípio, porque eu estava com vocês”.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Atos dos Apóstolos 9:16 – Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”.

2 Coríntios 5:1 – Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.

1 Tessalonicenses 3:3 – para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso.

1 Tessalonicenses 5:9 – Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 1:4 – Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé que mostram em todas as perseguições e tribulações que vocês estão suportando.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Hebreus 6:20 – onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Hebreus 9:8 – Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos enquanto ainda permanecia o primeiro tabernáculo.

Hebreus 9:23 – Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.

Hebreus 11:10 – Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.

Hebreus 11:14 – Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.

Hebreus 11:16 – Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Hebreus 13:14 – Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 3:12 – Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.

Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

Apocalipse 21:2 – Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.

Apocalipse 21:10 – Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *