Estudo de João 13:36 – Comentado e Explicado

Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus respondeu-lhe: Para onde vou, não podes seguir-me agora, mas seguir-me-ás mais tarde.
João 13:36

Comentário de E.W. Bullinger

Eu. Todos os textos omitem.

Comentário de John Calvin

36. Senhor, para onde vais? Esta questão é baseada no ditado de Cristo,

Eu disse aos judeus que para onde vou você não pode ir, então agora eu lhe digo:
( João 13:33 .)

Por isso, é evidente o quão ignorante Pedro era, que, depois de ter sido tão frequentemente advertido sobre a partida de Cristo, ficou tão perplexo quanto como se tivesse ouvido algo novo. No entanto, nesse aspecto, somos muito parecidos com ele; pois ouvimos diariamente da boca de Cristo tudo o que é útil para a vida, e tudo o que é necessário saber; e, quando praticamos, ficamos tão atônitos quanto aprendizes, a quem nem uma palavra jamais fora escrita. falado. Além disso, Pedro mostra que ele está sob a influência de um desejo imoderado da presença corporal de Cristo; pois ele considera absurdo que, enquanto permanecer, Cristo vá a outro lugar.

Para onde eu vou. Por estas palavras, Cristo restringe o desejo excessivo de Pedro. Sua linguagem é concisa, como se torna um Mestre, mas imediatamente suaviza a dureza de sua afirmação. Ele mostra que será apenas por um tempo que ele será separado de seus discípulos. Somos ensinados por esta passagem a sujeitar todos os nossos desejos a Deus, para que não ultrapassem seus limites adequados; e se a qualquer momento eles se tornarem extravagantes e tolos, pelo menos nos submetamos a ser detidos por esse freio. Para que não percam a coragem, aproveitemos o consolo que é acrescentado imediatamente, quando Cristo promete que um dia seremos reunidos a ele.

Mas tu me seguirás depois. Ele quer dizer que Pedro ainda não está maduro para carregar a cruz, mas, como o milho ainda na lâmina, deve ser formado e fortalecido pelo progresso do tempo, para que possa seguir. Devemos, portanto, orar a Deus para levar adiante com um grau mais alto de excelência o que Ele começou em nós. Enquanto isso, precisamos nos arrastar até que possamos correr mais rapidamente. Agora, como Cristo carrega conosco, enquanto somos terno e delicado, aprendamos a não rejeitar irmãos fracos, que ainda estão muito longe da meta. É desejável, de fato, que todos corram com a maior ânsia, e devemos encorajar todos a acelerar o passo; mas se houver alguém que ande mais devagar, devemos ter esperança em relação a eles, desde que sigam o caminho.

Comentário de Adam Clarke

Você não pode me seguir agora – Você não tem fé forte o suficiente para morrer por mim, nem sua obra ainda está concluída; mas depois sofrerás por minha causa e morrerás em defesa da minha verdade. Ver João 21:18 .

Comentário de John Wesley

Simão Pedro disse-lhe: Senhor, para onde vais? Jesus respondeu: Para onde eu vou, você não pode me seguir agora; mas depois me seguirás.

Pedro disse: Senhor, para onde vais? – São Pedro parece ter pensado que Cristo, sendo rejeitado pelos judeus, iria a outra parte da terra para erguer seu trono, onde ele poderia reinar sem perturbações, de acordo com as noções grosseiras que ele tinha do reino de Cristo.

Você não pode me seguir agora – mas Pedro não acreditaria nele. E ele o seguiu, João 18:15 . Mas estava longe. E não sem grandes perdas.

Referências Cruzadas

João 13:33 – “Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo: Para onde eu vou, vocês não podem ir.

João 14:4 – Vocês conhecem o caminho para onde vou”.

João 16:17 – Alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: “O que ele quer dizer com isso: ‘Mais um pouco e não me verão’; e ‘um pouco mais e me verão de novo’, e ‘Porque vou para o Pai’? “

João 21:18 – Digo-lhe a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir”.

João 21:21 – Quando Pedro o viu, perguntou: “Senhor, e quanto a ele? “

João 21:22 – Respondeu Jesus: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Siga-me você”.

2 Pedro 1:14 – porque sei que em breve deixarei este tabernáculo, como o nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *