Estudo de 1 Tessalonicenses 3:3 – Comentado e Explicado

a fim de que, em meio às presentes tribulações, ninguém se amedronte. Vós mesmos sabeis que esta é a nossa sorte.
1 Tessalonicenses 3:3

Comentário de Albert Barnes

Que ninguém deve ser movido – A palavra traduzida como “movido” ( sa??? saino) não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa apropriadamente abanar, mover-se para lá e para cá, como nos cães que abanam as caudas com carinho (Hom. Od. K. 216. AEl. AN 10: 7. Ovídio. 14: 258); depois acariciar, bajular, bajular; depois, mover-se ou vacilar em mente – a partir do medo; temer, tremer. Veja Passow e Wetstein. Aqui o sentido é, ser tão comovido ou agitado pelo medo, ou pelo terror da perseguição, a ponto de abandonar sua religião. O objetivo de enviar Timóteo era que eles não fossem assim movidos, mas que, em meio a toda oposição, eles poderiam aderir firmemente à sua religião.

Estas aflições – Veja as notas em 1 Tessalonicenses 2:14 .

Pois vocês sabem que somos designados para isso – Não é bem certo se pela palavra “nós” aqui o apóstolo se refere a si mesmo; ou para si e para os tessalonicenses; ou para os cristãos em geral. Em qualquer uma das suposições, o que ele diz é verdade, e ambas atenderiam ao caso. Seria muito objetivo, no entanto, supor que ele pretenda afirmar a idéia geral de que todos os cristãos estão expostos à perseguição e que não podem esperá-la. Parece então que os tessalonicenses haviam participado apenas do lote comum. Ainda assim, pode ter havido uma referência especial ao fato de Paulo e seus colegas de trabalho terem sido submetidos a provações; e se essa é a referência, então a idéia é que os tessalonicenses não deveriam ser “movidos” por suas provações, pois nem mesmo seus professores estavam isentos. Mesmo seus inimigos não podiam dizer que o apóstolo e seus cooperadores eram impostores, pois haviam perseverado em pregar o evangelho quando sabiam que essas provações estavam chegando. A frase “somos designados para isso” significa que esse era o arranjo divino. Ninguém que professava o cristianismo podia esperar ser isento de julgamento, pois era o comum de todos os crentes; compare 1 Coríntios 4: 9 nota; 2 Timóteo 3:12 nota.

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum homem Grego. medeia.

movido: ou agitado. Grego. saino. Só aqui.

aflições . Grego. reticências. Ver 1 Tessalonicenses 1: 6 .

saber . App-132.

são nomeados . Mentira literalmente. Grego. keimai. Compare Lucas 2:34 . Filipenses 1: 1 , Filipenses 1:17 .

portanto = (App-104.) isso.

Comentário de John Calvin

3 Pois vós mesmos sabeis . Como todos se alegrariam com a necessidade de carregar a cruz, Paulo ensina que não há razão para que os crentes se sintam consternados em ocasiões de perseguições, como se isso fosse algo novo e incomum, na medida em que essa é nossa condição, que o Senhor nos designou. Pois esse modo de expressão – somos designados a ele – é como se ele tivesse dito, que somos cristãos nessa condição. Ele diz, no entanto, que eles sabem disso, porque eles se tornaram os mais bravos, (556) na medida em que foram avisados ??a tempo. Além disso, aflições incessantes tornaram Paulo desprezível entre pessoas rudes e ignorantes. Por esse relato, ele afirma que nada havia acontecido a ele, a não ser o que ele havia predito há muito tempo, à maneira de um profeta.

Comentário de Adam Clarke

Que nenhum homem deve ser movido – isto é, levado a apostatar do cristianismo.

Somos nomeados para isso – Nós somos expostos a isso, estamos abertos a isso, eles são inevitáveis ??no estado atual das coisas; como dizem os latinos, sic est sors nostra , “este é o nosso destino”. Deus não designa nada desse tipo, mas ele permite: pois ele fez do homem um agente livre.

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 3: 3 . Para vocês mesmos saberem Aqui parece haver uma alusão específica a Atos 9: 15-16 ; Atos 20:23 . O que os apóstolos, profetas e até cristãos comuns deveriam esperar no mundo, ver Mateus 10: 34-36 . Atos 17: 5 . Romanos 8:17 . Efésios 3:13 . & c. & c.

Comentário de John Wesley

Que ninguém deve ser movido por estas aflições: pois vocês sabem que somos designados para isso.

Somos nomeados aqui – em todos os aspectos, temos uma postura adequada, pelo próprio desígnio e artifício do próprio Deus para a provação e aumento de nossa fé e de todas as outras graças. Ele dá riquezas ao mundo; mas guarda seu tesouro de aflições saudáveis ??para seus filhos.

Referências Cruzadas

Salmos 112:6 – O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele.

Mateus 10:16 – Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Mateus 24:9 – “Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

Lucas 21:12 – “Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome.

João 15:19 – Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.

João 16:2 – Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Atos dos Apóstolos 2:25 – A respeito dele, disse Davi: ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado.

Atos dos Apóstolos 9:16 – Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Atos dos Apóstolos 20:23 – senão que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam.

Atos dos Apóstolos 20:24 – Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Atos dos Apóstolos 21:11 – Vindo ao nosso encontro, tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e pés, disse: “Assim diz o Espírito Santo: ‘Desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios’ “.

Atos dos Apóstolos 21:13 – Então Paulo respondeu: “Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”.

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

Romanos 8:35 – Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

1 Coríntios 4:9 – Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

Efésios 3:13 – Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.

Filipenses 1:28 – sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês de salvação, e isso da parte de Deus;

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

1 Tessalonicenses 5:9 – Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 1:4 – Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé que mostram em todas as perseguições e tribulações que vocês estão suportando.

2 Timóteo 1:8 – Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus,

2 Timóteo 3:11 – as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou!

1 Pedro 2:21 – Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

1 Pedro 4:12 – Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.

1 Pedro 4:12 – Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.

Apocalipse 2:10 – Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

Apocalipse 2:13 – Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *