Estudo de 2 Timóteo 1:8 – Comentado e Explicado

Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.
2 Timóteo 1:8

Comentário de Albert Barnes

Portanto, não tenha vergonha do testemunho de nosso Senhor – Não tenha vergonha de prestar seu testemunho às doutrinas ensinadas pelo Senhor Jesus; João 3:11 , João 3: 32-33 ; João 7: 7 ; compare Atos 10:22 ; Atos 20:24 ; 1 Coríntios 1: 6 ; Apocalipse 22:16 . Paulo parece ter percebido que Timóteo corria algum risco de ter vergonha desse evangelho ou de recuar de sua confissão aberta nas provações e perseguições às quais ele agora o via exposto.

Nem de mim seu prisioneiro – Do testemunho que tenho prestado à verdade do evangelho. Essa passagem prova que, quando Paulo escreveu essa epístola, ele estava confinado; compare Efésios 3: 1 ; Efésios 6:20 ; Filemom 1: 13-14 , Filemom 1:16 ; Colossenses 4: 3 , Colossenses 4:18 ; Filemom 1: 9 . Timóteo sabia que ele havia sido jogado na prisão por causa de seu amor pelo evangelho. Para evitar isso, pode haver algum perigo de que um jovem tímido se retraia de uma afirmação aberta de sua crença no mesmo sistema de verdade.

Mas seja você participante das aflições do evangelho – Os sofrimentos aos quais a profissão do evangelho pode expor você; compare as notas em Colossenses 1:24 .

De acordo com o poder de Deus – Ou seja, de acordo com o poder que Deus concede àqueles que são afligidos por conta do evangelho. O apóstolo evidentemente supõe que aqueles que foram submetidos a provações por causa do evangelho possam procurar força divina para sustentá-las, e pedem que ele suporte essas provações, confiando nessa força e não por conta própria.

Comentário de E.W. Bullinger

não App-105.

de . Genitivo de relação, relativo.

nem . Grego. mede.

participante das aflições = sofrer o mal comigo. Grego su nkakopatheo , Somente aqui.

de = para.

evangelho . App-120.

Comentário de John Calvin

8 Não tenha vergonha, por isso Ele disse isso, porque a confissão do evangelho foi considerada infame; e, portanto, ele proíbe que a ambição ou o medo da desgraça o impeçam ou atrasem da liberdade de pregar o evangelho. E ele deduz isso do que já foi dito; pois quem está armado com o poder de Deus não tremerá com o barulho levantado pelo mundo, mas considerará honroso que os homens maus os marquem com desgraça.

E justamente ele chama o evangelho de testemunho de nosso Senhor; porque, embora ele não precise de nossa assistência, ele ainda nos impõe esse dever, que lhe daremos “testemunho” por manter sua glória. É uma grande e distinta honra que ele nos confere e, de fato, sobre todos (pois não há cristão que não deva se considerar testemunha de Cristo), mas principalmente pastores e mestres, como Cristo disse aos apóstolos. , –

“Sereis testemunhas para mim” ( Atos 1: 8 )

Portanto, quanto mais odiosa é a doutrina do evangelho no mundo, mais fervorosamente devem trabalhar para confessá-la abertamente.

Quando ele acrescenta, nem eu ; por essa palavra, ele lembra Timóteo a não se recusar a ser seu companheiro, como uma causa comum a ambos; pois, quando começamos a nos afastar da sociedade daqueles que, em nome de Cristo, sofrem perseguição, o que mais procuramos além de que o evangelho seja livre de toda perseguição? Agora, embora não houvesse muitos homens perversos que ridicularizaram Timóteo: – Você não vê o que aconteceu com seu mestre? Você não sabe que a mesma recompensa espera por você também? Por que você pressiona sobre nós uma doutrina que você vê sibilada pelo mundo inteiro? ” – ele ainda deve ter sido aplaudido por essa exortação: – “Você não tem motivos para se envergonhar de mim, naquilo que não é vergonhoso, pois eu sou prisioneiro de Cristo”; isto é, “não por nenhum crime ou ação maligna, mas por seu nome eu sou mantido na prisão.”

Mas seja um participante das aflições do evangelho. Ele estabelece um método pelo qual aquilo que ele ordena pode ser feito; isto é, se Timóteo se preparar para suportar as aflições relacionadas ao evangelho. Todo aquele que se revoltar e encolher da cruz sempre terá vergonha do evangelho. Portanto, não sem uma boa razão, Paulo, enquanto exorta à ousadia da confissão, a fim de não exortar em vão, fala com ele também sobre carregar a cruz. (141)

Ele acrescenta, de acordo com o poder de Deus; porque, a não ser por isso, e se ele não nos apoiar, devemos afundar imediatamente sob a carga. E esta cláusula contém advertência e consolo. A advertência é desviar os olhos de sua fraqueza atual e, contando com a assistência de Deus, aventurar-se e empreender o que está além de sua força. O consolo é que, se suportarmos alguma coisa por conta do evangelho, Deus surgirá como nosso libertador, para que por seu poder possamos obter a vitória.

Comentário de Adam Clarke

Não tenha vergonha do testemunho – O testemunho de Cristo é o Evangelho em geral, que proclama Cristo crucificado e redenção através do seu sangue. À vista do mundo, parecia haver uma razão pela qual um homem deveria ter vergonha disso; envergonhado daquele que foi crucificado como um malfeitor; mas quando este evangelho se tornou o poder de Deus para a salvação de todos os que criam, era motivo de exultação. Daí o apóstolo, Romanos 1:16 ; (nota), disse: Não tenho vergonha do Evangelho de Cristo.

Nem eu, seu prisioneiro – Quando nossos amigos estão no poder e no crédito, podemos reconhecê-los prontamente e aproveitar oportunidades para mostrar que temos tais e tais conexões; mas quando a pessoa cai em desgraça ou desacredita, embora não possamos fingir que não a conhecemos, tomamos o cuidado de não reconhecê-la. Isso levou Cícero, em relação às amizades, a dar uma máxima – Amicus certus in re incerta cernitur : “Um amigo verdadeiro é conhecido em circunstâncias adversas”; e disso emprestamos nosso provérbio, um amigo necessitado, é realmente um amigo.

Seja participante das aflições do Evangelho – nenhum pai poderia amar um filho melhor do que Paulo amava Timóteo; e eis que! quem não lhe desejava nada além do que era grande, honroso e bom, deseja que ele participe das aflições do evangelho! Porque sofrer por Cristo, e sofrer com Cristo, foi a maior glória à qual qualquer ser humano nesse estado poderia chegar. O caminho real para a coroa da glória é pela cruz de Cristo.

De acordo com o poder de Deus – Embora você não tenha mais aflições do que a graça de se sustentar, não pode ter motivo para reclamar. E Deus cuidará para que, se um fiel cumprimento de seu dever te exponha a aflições, seu poder manifestado em você será proporcional a suas necessidades. Sua carga não pode ser opressiva, que é fortalecida para suportá-la pelo poder de Deus.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 1: 8 . O testemunho de nosso Senhor, isto é, “o próprio evangelho; e mais particularmente a liberdade dos gentios converte-se de toda sujeição à lei de Moisés”. Seu prisioneiro significa, prisioneiro por sua conta ou por ele. Heylin lê: Não tenha vergonha do evangelho de nosso Senhor, nem de mim que sou prisioneiro por causa dele.

Comentário de John Wesley

Portanto, não se envergonhe do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro; mas participe das aflições do evangelho segundo o poder de Deus;

Portanto, não tenha vergonha – Quando o medo é banido, a vergonha do mal também foge.

Do testemunho de nosso Senhor – O evangelho, e de testemunhar a verdade disso a todos os homens.

Nem de mim – A causa dos servos de Deus fazendo o seu trabalho, não pode ser separada da causa do próprio Deus.

Mas seja tu participante das aflições – as quais eu sofro por causa do evangelho.

De acordo com o poder de Deus – Isso que supera todas as coisas é descrito nervosamente nos dois próximos versículos.

Referências Cruzadas

Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Salmos 119:46 – Falarei dos teus testemunhos diante de reis, sem ser envergonhado.

Isaías 8:20 – Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!

Isaías 51:7 – “Ouçam-me, vocês que sabem o que é direito, vocês, povo que têm a minha lei no coração: Não temam a censura de homens nem fiquem aterrorizados com seus insultos.

Marcos 8:38 – Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

Lucas 9:26 – Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.

João 15:27 – E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio”.

João 19:35 – Aquele que o viu, disso deu testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que está dizendo a verdade, e dela testemunha para que vocês também creiam.

Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Romanos 8:36 – Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”.

Romanos 9:33 – Como está escrito: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 4:9 – Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.

2 Coríntios 6:7 – na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa;

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Efésios 3:1 – Por essa razão, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vocês, gentios —

Efésios 3:13 – Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.

Efésios 4:1 – Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Filipenses 1:7 – É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus.

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Colossenses 1:11 – sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

1 Tessalonicenses 3:4 – Quando estávamos com vocês, já lhes dizíamos que seríamos perseguidos, o que realmente aconteceu, como vocês sabem.

1 Timóteo 2:6 – o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

2 Timóteo 1:16 – O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso;

2 Timóteo 2:3 – Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.

2 Timóteo 2:9 – pelo qual sofro a ponto de estar preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa.

2 Timóteo 2:11 – Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos;

2 Timóteo 4:5 – Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

2 Timóteo 4:17 – Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

1 Pedro 4:14 – Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Apocalipse 1:2 – que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.

Apocalipse 1:9 – Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Apocalipse 12:11 – Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *