Estudo de Romanos 1:16 – Comentado e Explicado

Com efeito, não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê, ao judeu em primeiro lugar e depois ao grego.
Romanos 1:16

Comentário de Albert Barnes

Pois não tenho vergonha … – Os judeus o rejeitaram e o consideraram apóstata; e pelos sábios entre os gentios ele foi perseguido, e desprezado, e levado de um lugar para outro, e considerado como a imundície do mundo, e a origem de todas as coisas 1 Coríntios 4:13 , mas ainda não tinha vergonha de o Evangelho. Ele tinha uma firme convicção de seu valor e sua verdade; ele experimentara tantas consolações; e tinha visto tanto de sua eficácia; que ele estava tão longe de ter vergonha disso que gloriou nela como o poder de Deus para a salvação. As pessoas devem ter vergonha do crime e da loucura. Eles têm vergonha de suas próprias ofensas e das loucuras de sua conduta, quando chegam a refletir sobre isso. Mas eles não têm vergonha do que acham correto e do que sabem que contribuirá para o bem-estar deles e para o benefício de seus semelhantes. Tais eram as opiniões de Paulo sobre o evangelho; e é uma de suas doutrinas favoritas que os que crêem em Cristo não se envergonhem, Romanos 10:11 ; Romanos 5: 5 ; 2 Coríntios 7:14 ; 2 Timóteo 1:12 ; Filemom 1:20 ; Romanos 9:33 ; 2 Timóteo 1: 8 ; compare Marcos 8:38 ; 1 Pedro 4:16 ; 1 João 2:28 .

Do evangelho – Esta palavra significa “boas novas” ou a inteligência alegre; veja a nota em Marcos 1: 1 . É assim chamado porque contém a alegre anunciação de que o pecado pode ser perdoado e a alma salva.

De Cristo – As boas novas a respeito do Messias; ou que o Messias trouxe. A expressão provavelmente se refere ao primeiro, às boas novas relacionadas ao Messias, ao seu caráter, advento, pregação, morte, ressurreição e ascensão. Embora isso fosse “para os judeus uma pedra de tropeço e para a tolice dos gregos”, ele o considerava a única esperança de salvação e estava pronto para pregá-lo mesmo na rica e esplêndida capital do mundo.

O poder de Deus – Esta expressão significa que é a maneira pela qual Deus exerce seu poder na salvação das pessoas. É o plano eficaz ou poderoso, pelo qual o poder sai para salvar e pelo qual todos os obstáculos da redenção do homem são removidos. Essa expressão implica,

(1) Que é o plano de Deus ou a sua nomeação. Não é o dispositivo do homem.

(2) é adaptado até o fim. É adequado para superar os obstáculos no caminho. Não é apenas o instrumento pelo qual Deus exerce seu poder, mas tem uma adaptação inerente ao fim; é adequado para realizar a salvação ao homem, para que possa ser denominado poder.

(3) é poderoso, portanto, é chamado poder, e o poder de Deus. Se não é um instrumento fraco e ineficaz, é “poderoso para derrubar fortalezas”, 2 Coríntios 10: 4-5 . Ele mostrou seu poder como aplicável a todo grau de pecado, a toda combinação de maldade. Foi contra os pecados do mundo, e evidenciou seu poder de salvar pecadores de todos os graus, e de vencer e subjugar toda poderosa forma de iniqüidade, compare Jeremias 23:29 : “Minha palavra não é como fogo? diz o Senhor; e como um martelo que quebra a rocha em pedaços? ” 1 Coríntios 1:18 , “a pregação da cruz é para os que perecem, tolice, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”.

Até a salvação – Esta palavra significa libertação completa do pecado e da morte, e todos os inimigos e perigos que cercam o homem. Não pode implicar nada menos que a vida eterna. Se um homem crer e depois se afastar, não se pode dizer, em sentido correto, que está salvo. E, portanto, quando o apóstolo declara que é o poder de Deus para a salvação “para todos que crêem”, isso implica que todos os que se tornam crentes “serão mantidos pelo poder de Deus através da fé na salvação” (ver 1 Pedro 1: 5 ), e que ninguém jamais caia e se perca. O apóstolo começa assim sua discussão com uma das doutrinas importantes da religião cristã, a preservação final dos santos. Ele não está defendendo o evangelho por nenhum objeto temporário ou com alguma esperança temporária. Ele examina o sistema e vê nele um plano para a recuperação completa e eterna de todos aqueles que crêem no Senhor Jesus Cristo. Quando ele diz que é o poder de Deus para a salvação, ele quer dizer que é o poder de Deus para alcançar a salvação. Este é o fim, ou o design desse esforço de poder.

Para todos que crêem – compare Marcos 16: 16-17 . Isso expressa a condição, ou os termos, nos quais a salvação é conferida pelo evangelho. Não é indiscriminadamente para todas as pessoas, qualquer que seja seu caráter. É apenas para aqueles que confiam ou confiam nela; e é conferido a todos que a recebem dessa maneira. Se essa qualificação é possuída, ela concede suas bênçãos livre e plenamente. Todas as pessoas sabem o que é “fé”. É exercido quando confiamos em um pai, um amigo, um benfeitor. É a recepção de uma promessa, uma verdade ou uma ameaça, a ponto de permitir que ela cause uma impressão adequada na mente e nos leve a agir sob sua influência, ou a agir como deveríamos na suposição. que é verdade. Assim, um pecador credita as ameaças de Deus e medos. Isso é fé. Ele credita suas promessas e esperanças. Isso é fé. Ele sente que está perdido e confia em Jesus Cristo por misericórdia. Isso é fé. E, em geral, a fé é uma impressão na mente feita pela verdade, que nos leva a sentir e agir como se fosse verdade; ter os sentimentos, opiniões e conduta adequados, sob os comandos, promessas e ameaças de Deus; veja a nota em Marcos 16:16 .

Para o judeu primeiro – primeiro em ordem de tempo, não que o evangelho fosse mais adaptado aos judeus do que a outros; mas a eles haviam sido cometidos os oráculos de Deus; o Messias veio através deles; eles tinham a Lei, o templo e o serviço de Deus, e era natural que o evangelho lhes fosse proclamado antes que fosse para os gentios. Essa foi a ordem em que o evangelho foi realmente pregado ao mundo, primeiro aos judeus e depois aos gentios. Compare Mateus 10: 6 ; Lucas 24:49 ; Atos 13:46 : “Era necessário que a Palavra de Deus lhe fosse primeiro falada; mas, vendo que tirais de vós e julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios. ” Compare Mateus 21:43 .

E também para o grego – para todos os que não eram judeus, isto é, para todo o mundo. Não estava confinado em sua intenção ou eficácia a nenhuma classe ou nação de pessoas. Foi adaptado a todos e foi projetado para ser estendido a todos.

Comentário de E.W. Bullinger

Para . Esta é a figura de linguagem Aetiologia. App-6.

Eu sou, & c: isto é, considero minha maior honra e glória proclamar o evangelho. Figura do discurso Tapeinose . App-6.

envergonhado . Grego. epaischunomai. Aqui, Romanos 6:21 . Marcos 8:38 . Lucas 9:26 . 2 Timóteo 1: 8 , 2 Timóteo 1:12 , 2 Timóteo 1:16 . Hebreus 2:11 ; Hebreus 11:16 .

de Cristo . Todos os textos omitem.

crer . App-150.

primeiro Em ponto de precedência e privilégio nacional. Compare Romanos 2: 9 , Romanos 2:10 ; Romanos 8: 1 , Romanos 8: 2 .

Grego . Veja Romanos 1:14 . Representando todos os não-judeus.

Comentário de John Calvin

16. Não tenho vergonha, etc. Isso é uma antecipação de uma objeção; pois ele declara antecipadamente que não se importava com as provocações dos ímpios; e, portanto, ele fornece um caminho para si mesmo, pelo qual ele proclama um elogio ao valor do evangelho, para que ele não pareça desprezível para os romanos. Ele realmente sugere que isso era desprezível aos olhos do mundo; e ele faz isso dizendo que não tinha vergonha disso. E assim ele os prepara para suportar a censura da cruz de Cristo, para que eles não considerem o evangelho de menor valor, encontrando-o exposto aos escárnios e censuras dos ímpios; e, por outro lado, ele mostra o quanto era valioso para os fiéis. Se, em primeiro lugar, o poder de Deus deve ser exaltado por nós, esse poder brilha no evangelho; se, novamente, a bondade de Deus merece ser buscada e amada por nós, o evangelho é uma demonstração de sua bondade. Deveria então ser reverenciado e honrado, pois a veneração se deve ao poder de Deus; e, como vale a nossa salvação, deve ser amado por nós.

Mas observe quanto Paulo atribui ao ministério da palavra, quando ele testifica que Deus, desse modo, coloca seu poder para salvar; pois ele não fala aqui de nenhuma revelação secreta, mas de pregação vocal. Segue-se, portanto, que aqueles que eram voluntariamente desprezam o poder de Deus e afastam deles sua mão libertadora, que se retiram do ouvir a palavra.

Ao mesmo tempo, como ele não trabalha efetivamente em todos, mas somente onde o Espírito, o Mestre interior, ilumina o coração, ele se subordina: A todo aquele que crê. O evangelho é realmente oferecido a todos por sua salvação, mas o poder dele não aparece em todo lugar: e que é o sabor da morte para os ímpios, não procede do que é, mas de sua própria maldade. Ao estabelecer apenas uma salvação, ele elimina qualquer outra confiança. Quando os homens se retiram dessa salvação, encontram no evangelho uma prova segura de sua própria ruína. Desde então, o evangelho convida a todos a participar da salvação sem nenhuma diferença, é justamente chamada de doutrina da salvação: pois Cristo é oferecido, cujo ofício peculiar é salvar o que foi perdido; e aqueles que recusarem ser salvos por ele, acharão um juiz para ele. Mas em toda parte nas Escrituras a palavra salvação é simplesmente posta em oposição à palavra destruição: e, portanto, devemos observar, quando é mencionado, qual é o assunto do discurso. Desde então, o evangelho liberta da ruína e da maldição da morte sem fim, sua salvação é a vida eterna. (38)

Primeiro para o judeu e depois para o grego. Sob a palavra grego, ele inclui todos os gentios, como é evidente na comparação que é feita; pois as duas cláusulas compreendem toda a humanidade. E é provável que ele tenha escolhido especialmente esta nação para designar outras nações, porque, em primeiro lugar, foi admitido, ao lado dos judeus, em uma participação no convênio do evangelho; e, segundo, porque os gregos, por causa de sua vizinhança e da celebridade de sua língua, eram mais conhecidos pelos judeus. É então um modo de falar, uma parte sendo tomada para o todo, pela qual ele conecta universalmente os gentios com os judeus, como participantes do evangelho: nem expulsa os judeus de sua própria eminência e dignidade, uma vez que eles eram os primeiros participantes da promessa e vocação de Deus. Ele então reserva para eles sua prerrogativa; mas ele imediatamente se junta aos gentios, embora em segundo lugar, como participante deles.

“O evangelho é um ato divino , que continua a operar por todas as idades do mundo, e que não em primeiro lugar externamente, mas interiormente, nas profundezas da alma e para propósitos eternos.” – [Dr. Olshausen]

Comentário de Adam Clarke

Não tenho vergonha do Evangelho de Cristo – Este texto é melhor ilustrado por Isaías 28:16 ; Isaías 49:23 , citado pelo apóstolo, Romanos 10:11 ; : Porque diz a Escritura: Todo aquele que nele crer não terá vergonha; ou seja, eles não devem ser confundidos, nem decepcionados com sua esperança. Os judeus, por não crerem em Jesus Cristo, por não recebê-lo como o Messias prometido, mas confiando nos outros, ficaram desapontados, envergonhados e confusos, desde aquela época até os dias atuais. A expectativa deles é cortada; e, enquanto rejeitam a Cristo e esperam outro Messias, eles continuam sob o desagrado de Deus e têm vergonha de sua confiança. Por outro lado, aqueles que creram em Cristo têm, dentro e através dele, todas as bênçãos das quais os profetas falaram; toda promessa de Deus ser sim e amém através dele. Paulo, como judeu, creu em Cristo Jesus; e acreditando que ele tinha vida através de seu nome; através dele, ele desfrutou de abundância de graça; de modo que, sendo preenchido com a felicidade que um Cristo que habita produz, ele poderia dizer alegremente: Não tenho vergonha do Evangelho de Cristo. E porque? Porque ele sentiu que era o poder de Deus para a salvação de sua alma crente. Este parece ser o verdadeiro sentido desta passagem, e essa interpretação adquire força adicional pela consideração de que São Paulo está aqui evidentemente se dirigindo aos judeus.

É o poder de Deus para a salvação – d??aµ?? ?a? ?e?? est?? · O poder todo-poderoso de Deus acompanha esta pregação às almas daqueles que crêem; e a conseqüência é que eles são salvos; e que senão o poder de Deus pode salvar uma alma caída e pecaminosa?

Para o judeu primeiro – não apenas os judeus têm a primeira oferta deste evangelho, mas eles têm a maior necessidade; estando tão profundamente caídos e tendo pecado contra esses privilégios gloriosos, eles são muito mais culpados que os gentios, que nunca tiveram a luz de uma revelação divina.

E também para o grego – Embora a salvação de Deus até agora tenha sido aparentemente confinada ao povo judeu, ainda assim não será mais, pois o Evangelho de Cristo é enviado aos gentios e também aos judeus; Deus não colocou diferença entre eles; e Jesus Cristo tendo provado a morte por todo homem.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 1:16 . Pois não tenho vergonha, etc. – O apóstolo aqui entra em seu assunto, afirmando a excelência do Evangelho, como um esquema de bondade calculado para a salvação da humanidade, Romanos 1: 16-17 e depois mostra o que precisa os gentios O mundo teve da misericórdia de Deus, pois eles detestavam a ira dele por sua idolatria e iniquidade perversa, que são descritas em geral, Romanos 1: 18-32 . Era apropriado convencer e despertar o gentio e atrair sua atenção; pois isso era prova suficiente, mesmo para o filósofo mais sábio, de quão defeituoso e errôneo ele era no conhecimento das coisas divinas, e quão ineficaz alguma coisa que ele havia criado era reformar a si mesmo ou ao resto da humanidade. Mas o apóstolo também está de olho no judeu, e seu objetivo é apontar essa descrição negra para sua consciência. Nada entraria mais prontamente nos pensamentos do judeu do que a corrupção do mundo gentio, que ele condenaria imediata e fortemente, e assim seria devidamente preparado para a aplicação no próximo capítulo: e se sua nação não fosse um pouco melhor em seus costumes do que os pagãos? Como eles poderiam, com qualquer consciência ou modéstia, arrogar toda a misericórdia divina para si mesmos, ou fingir que outros homens não eram dignos dela, quando haviam feito tanto ou mais perdê-la do que outros. Veja no cap. Romanos 2: 1 . São Paulo chama o Evangelho de poder de Deus. A palavra original ???aµ?? significa frequentemente um poder moral; seja, primeiro, objetivamente, como o poder da evidência e dos motivos para afetar e influenciar a mente, Marcos 9: 1 . Atos 4:33 . 1 Coríntios 1:18 . Em segundo lugar, subjetivamente , significa capacidade, virtude ou boas disposições no sujeito agindo, Mateus 25:15 . Lucas 1:17 . Atos 1: 8 . Portanto, podemos concluir que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação, seja como o efeito de seu grande amor e bondade. [ Seu poder divino nos deu todas as coisas que pertencem à vida e à piedade, 2 Pedro 1: 3. ], ou como é admiravelmente adaptado para iluminar nossa mente e santificar nossos corações, ou ambos. Há uma nobre franqueza, bem como um sentido muito abrangente, nas últimas palavras deste versículo; primeiro ao judeu, etc. pelo qual São Paulo, por um lado, insinua fortemente aos judeus sua necessidade absoluta do Evangelho para a salvação; e, por outro, enquanto ele declara a eles que também deveria ser pregado aos gentios, ele ensina a mais política e a maior dessas nações, a quem ele poderia vir como embaixador de Cristo, ambas que a salvação deles também dependia de receber e que as primeiras ofertas eram feitas em todos os lugares para os judeus desprezados. Veja Doddridge.

Comentário de Scofield

salvação

O Heb. e (grego – ??e?t???f???a , segurança, preservação, cura e solidez). Salvação é a grande palavra inclusiva do Evangelho, reunindo em si todos os atos e processos redentores: como justificação, redenção, graça, propiciação, imputação, perdão, santificação e glorificação. A salvação está em três tempos:

(1) O crente foi salvo da culpa e penalidade do pecado Lucas 7:50 ; 1 Coríntios 1:18 ; 2 Coríntios 2:15 ; Efésios 2: 5 ; Efésios 2: 8 ; 2 Timóteo 1: 9 e é seguro.

(2) o crente está sendo salvo do hábito e domínio do pecado Romanos 6:14 ; Filipenses 1:19 ; Filipenses 2:12 ; Filipenses 2:13 ; 2 Tessalonicenses 2:13 ; Romanos 8: 2 ; Gálatas 2:19 ; Gálatas 2:20 ; 2 Coríntios 3:18 .

(3) O crente deve ser salvo no sentido de total conformidade com Cristo. Romanos 13:11 ; Hebreus 10:36 ; 1 Pedro 1: 5 ; 1 João 3: 2 . A salvação é pela graça através da fé, é um dom gratuito e totalmente sem obras; Romanos 3:27 ; Romanos 3:28 ; Romanos 4: 1-8 ; Romanos 6:23 ; Efésios 2: 8 . A ordem divina é: primeiro a salvação, depois funciona; Efésios 2: 9 ; Efésios 2:10 ; Tito 3: 5-8 .

Comentário de John Wesley

Pois não tenho vergonha do evangelho de Cristo, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro ao judeu e também ao grego.

Pois não tenho vergonha do evangelho – para o mundo, de fato, é loucura e fraqueza, 1 Coríntios 1:18 ; portanto, no julgamento do mundo, ele deveria ter vergonha dele; especialmente em Roma, a cabeça e o teatro do mundo. Mas Paulo não se envergonha, sabendo que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê – O grande e gloriosamente poderoso meio de salvar todos os que aceitam a salvação da maneira de Deus. Como São Paulo compreende a soma do evangelho nesta epístola, ele também faz a soma da epístola neste e no versículo seguinte.

Tanto para o judeu quanto para o gentio – Há uma nobre franqueza, além de um sentido abrangente, nessas palavras, pelas quais ele, por um lado, mostra aos judeus sua necessidade absoluta do evangelho; e, por outro lado, diz à nação mais polida e maior do mundo que sua salvação dependia de recebê-la e que as primeiras ofertas dela estavam em todo lugar a serem feitas aos judeus desprezados.

Referências Cruzadas

Salmos 40:9 – Eu proclamo as novas de justiça na grande assembléia; como sabes, Senhor, não fecho os meus lábios.

Salmos 71:15 – A minha boca falará sem cessar da tua justiça e dos teus incontáveis atos de salvação.

Salmos 110:2 – O Senhor estenderá o cetro de teu poder desde Sião, e dominarás sobre os teus inimigos!

Salmos 119:46 – Falarei dos teus testemunhos diante de reis, sem ser envergonhado.

Isaías 53:1 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?

Jeremias 23:29 – “Não é a minha palavra como o fogo”, pergunta o Senhor, “e como um martelo que despedaça a rocha?

Marcos 8:38 – Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

Lucas 9:26 – Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.

Romanos 2:9 – Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego;

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Romanos 10:17 – Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Romanos 15:19 – pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo.

Romanos 15:29 – Sei que, quando for visitá-los, irei na plenitude da bênção de Cristo.

1 Coríntios 1:18 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

1 Coríntios 2:2 – Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.

1 Coríntios 2:4 – Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito,

1 Coríntios 9:12 – Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo.

1 Coríntios 9:18 – Qual é, pois, a minha recompensa? Apenas esta: que, pregando o evangelho, eu o apresente gratuitamente, não usando, assim, dos meus direitos ao pregá-lo.

1 Coríntios 14:24 – Mas se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando, ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado,

1 Coríntios 15:2 – Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.

2 Coríntios 2:12 – Quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo e vi que o Senhor me havia aberto uma porta,

2 Coríntios 2:14 – Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 9:13 – Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros.

2 Coríntios 10:4 – As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.

Gálatas 1:7 – que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.

Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

2 Timóteo 1:8 – Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus,

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

2 Timóteo 1:16 – O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso;

Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

1 Pedro 4:16 – Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *