Estudo de Salmos 40:9 – Comentado e Explicado

Anunciei a justiça na grande assembléia, não cerrei os meus lábios, Senhor, bem o sabeis.
Salmos 40:9

Comentário de Albert Barnes

I have preached righteousness in the great congregation – I have main tained and defended the principles of righteousness and truth among assembled multitudes. it would be difficult to see how this could be applied to David himself, or on what occasion of his life this could be said of him; but no one can doubt that this is applicable to the Messiah:

(a) He was a preacher.

(b) He addressed vast multitudes.

(c) Before them all, and at all times, he maintained and illustrated the great principles of “righteousness” as demanded by the law of God, and unfolded the way in which all those multitudes might become righteous before God.

Lo, I have not refrained my lips – I have not closed my lips. I have not kept back the truth.

O Lord, thou knowest – He could make this solemn appeal to God as the Searcher of hearts, in proof that he had faithfully uttered all that had been required of him in making known the will of God. Compare John 17:4 , John 17:6 , John 17:8 , John 17:14 , John 17:26 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 40: 9 . Eu preguei a justiça A pessoa que fala aqui declara que fez o que Deus exigiu. Se o entendermos de Davi, os benefícios e misericórdias que Deus concedeu a ele e a seu povo devem ser entendidos pela justiça; mas se de Cristo, como parece mais apropriado, deve se referir à justiça de Deus revelada pela fé e tornada conhecida por Jesus Cristo à sua igreja.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 40: 9-10 . Eu preguei a justiça – Nomeadamente, a tua justiça, como é expresso no próximo versículo; isto é, tua fidelidade, como é explicado lá; ou, justiça apropriadamente chamada; pois ambos foram totalmente declarados e demonstrados em Cristo; o primeiro em Deus enviando-o ao mundo, de acordo com sua promessa, Atos 13:23 ; e o último ao infligir-lhe a morte pelo pecado do homem, Romanos 3: 25-26 . Na grande congregação – Nas assembléias mais públicas e solenes; não apenas para os judeus, mas também para todas as nações; a quem Cristo pregou por seus apóstolos, como é observado, Efésios 2:17 . Eu não me abstive – de pregar, até a face de meus inimigos, embora soubesse que minha pregação me custaria a vida. Ó Senhor, tu sabes – eu te chamo para testemunhar a verdade do que digo. Eu não escondi a tua justiça dentro do meu coração – eu a tinha lá, Salmos 40: 8 ; mas não a calou ali, mas a espalhou para a tua glória e o bem da humanidade. Eu declarei a tua salvação – que trabalhaste por mim e por mim.

Comentário de E.W. Bullinger

pregado = declarado como boas novas = euaggelizo no NT

congregação = assembléia ou convocação.

Comentário de Adam Clarke

Eu preguei a justiça – acho melhor referir essas palavras a Cristo e seus apóstolos. Em conseqüência de ele ter se tornado um sacrifício pelo pecado, o sistema sacrificial judaico foi encerrado, o muro do meio da divisão foi derrubado, e a porta da fé, a doutrina da justificação pela fé, foi aberta aos gentios. Por isso, o Evangelho foi pregado em todo o mundo, e a misericórdia de Deus divulgada aos gentios; e assim a justiça – justificação pela fé, foi pregada na grande congregação – aos judeus e gentios, em todo o império romano.

A grande congregação, tanto neste versículo quanto no seguinte, penso eu, significa os gentios, que se distinguem dos judeus.

A palavra justiça significa o plano ou método de salvação por Jesus Cristo – o método de Deus para justificar os pecadores pela fé, sem as obras da lei. Veja Romanos 3: 25-26 ; (nota) e as notas lá.

Comentário de John Calvin

9. Proclamei a tua justiça na grande assembléia. Aqui Davi novamente apresenta sua própria gratidão, e por nenhuma outra razão senão induzir Deus a continuar sua bondade para com ele. Deus, sempre que manifesta sua liberalidade em relação a nós, nos encoraja a agradecer a ele; e ele continua a agir de maneira semelhante em relação a nós quando vê que somos gratos e conscientes do que ele fez por nós. Em primeiro lugar, Davi faz uso simplesmente da palavra justiça; mas deve ser entendida a justiça de Deus, que ele menciona expressamente logo depois. Ele também não diz que foi apenas no afeto secreto do coração, ou em particular, que ele louvou a Deus, mas que ele o proclamou abertamente na assembléia solene, assim como os fiéis daqueles dias costumavam testifique sua devoção apresentando ofertas de paz a Deus quando elas foram libertadas de qualquer grande perigo. A grande assembléia da qual ele fala não deve ser entendida no concurso de pessoas que se reúnem em tribunais ou em mercados públicos, mas denota a verdadeira e legalmente constituída Igreja de Deus, que sabemos reunida no local do seu santuário. Consequentemente, ele declara que não havia ocultado em seu coração a justiça de Deus, que nos torna publicamente divulgadas pela edificação mútua. Aqueles que a mantêm escondidos em seus corações certamente buscam tanto quanto nelas mentiras para que a memória de Deus possa ser enterrada no esquecimento. Ele apela a Deus como testemunha disso, não apenas para distinguir entre si e os hipócritas, que frequentemente proclamam em voz alta e com toda a força os louvores a Deus, e ainda assim o fazem sem a menor centelha de afeto; mas também para tornar mais óbvio que ele havia sincera e sinceramente proferido os louvores a Deus, e teve o cuidado de não defraudá-lo de nenhuma parte deles. Essa afirmação nos ensina que o assunto aqui tratado é de pouca importância; pois, embora Deus não precise de nossos louvores, é sua vontade que este exercício, por muitas razões, prevaleça entre nós.

Comentário de John Wesley

Eu preguei a justiça na grande congregação; eis que não refrei os meus lábios, ó Senhor, tu sabes.

Justiça – Tua fidelidade.

Grande congregação – Nas assembléias mais públicas e solenes: não apenas para os judeus, mas também para todas as nações; a quem Cristo pregou por seus apóstolos, como é observado em Efésios 2:17 .

Não se absteve – De pregar, até a face dos meus inimigos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *