Estudo de 1 Pedro 4:16 – Comentado e Explicado

Se, porém, padecer como cristão, não se envergonhe; pelo contrário, glorifique a Deus por ter este nome.
1 Pedro 4:16

Comentário de Albert Barnes

No entanto, se alguém sofre como cristão – porque ele é cristão; se ele for perseguido por causa de sua religião. Isso era feito com freqüência e eles tinham motivos para esperar que isso ocorresse no próprio caso. Compare as notas em 1 Pedro 3:17 . Sobre a importância da palavra cristão e as razões pelas quais o nome foi dado aos discípulos do Senhor Jesus, veja as notas em Atos 11:26 .

Que ele não tenha vergonha –

(1) Vergonha da religião, de modo a recusar-se a sofrer por causa dela.

(2) envergonhado por ser desprezado e maltratado.

Ele deve considerar sua religião como honrosa, e tudo o que resulta dela razoavelmente no tempo e na eternidade, como em todos os aspectos desejáveis. Ele não deve ter vergonha de ser chamado de cristão; ele não deve ter vergonha das doutrinas ensinadas por sua religião; ele não deve ter vergonha do Salvador a quem professa amar; ele não deve ter vergonha da sociedade e comunhão daqueles que são verdadeiros cristãos, por mais pobres e desprezados que sejam; ele não deve ter vergonha de desempenhar nenhum dos deveres exigidos por sua religião; ele não deve ter vergonha de ter seu nome expulso, e ele próprio sujeito a reprovação e desprezo. Um homem deve ter vergonha apenas daquilo que está errado. Ele deve se gloriar naquilo que é certo, quaisquer que sejam as consequências para si mesmo. Os cristãos agora, embora não sujeitos a perseguição aberta, são frequentemente criticados pelo mundo por causa de sua religião; e, embora a tortura não possa ser empregada e os fogos do martírio não sejam acesos, ainda assim é verdade que quem é crente é chamado a “sofrer como cristão”. Ele pode ser insultado e desprezado. Seus pontos de vista podem ser considerados intolerantes, estreitos, severos. Epítetos opróbrios, por conta de suas opiniões, podem ser aplicados a ele. Seus ex-amigos e companheiros podem deixá-lo porque ele se tornou cristão. Um pai perverso, ou uma mãe mundana e privilegiada, pode se opor a um filho, ou o marido pode denegrir uma esposa, por causa de sua religião. Em todos esses casos, é essencialmente necessário o mesmo espírito que foi ordenado aos primeiros mártires cristãos. Nunca devemos ter vergonha de nossa religião, quaisquer que sejam os resultados que possam advir de nosso apego a ela. Compare as notas em Romanos 1:16 .

Mas que ele glorifique a Deus a esse respeito – louve a Deus por ser considerado indigno de sofrer por essa causa. É uma questão de gratidão:

(1) que eles possam ter essa evidência de que são verdadeiros cristãos;

(2) que eles possam desejar as vantagens que podem resultar do sofrimento como Cristo fez, e em sua causa. Veja as notas em Atos 5:41 , onde o sentimento aqui expresso é totalmente ilustrado. Compare a nota de Philemon 3:10 ; Colossenses 1:24 nota.

Comentário de E.W. Bullinger

Christian . Veja Atos 11:26 .

nome = respeito, literalmente parte, mas os textos dizem “nome” .

Comentário de John Calvin

16 No entanto, se alguém sofre como cristão Depois de ter proibido os cristãos de causar dano ou dano, para que, por suas más ações, como os incrédulos, se tornassem odiosos para o mundo, ele agora lhes pede que dêem graças a Deus, se eles sofreram perseguições pelo nome de Cristo. E verdadeiramente não é bondade comum de Deus que ele nos chame, libertados e isentos do castigo comum de nossos pecados, para uma guerra tão honrosa que sofrer pelo testemunho de seu Evangelho, seja exilados, prisões ou reprovações, ou até a própria morte. Então ele sugere que aqueles são ingratos a Deus, que clamam ou murmuram por causa de perseguições, como se fossem indignamente tratados, pois, pelo contrário, deveriam considerá-lo um ganho e reconhecer o favor de Deus.

Mas quando ele diz, como cristão, ele considera não tanto o nome como a causa. É certo que os adversários de Cristo não omitiram nada para degradar o Evangelho. Portanto, quaisquer que fossem as palavras reprovadoras de que usavam, bastava aos fiéis que eles sofressem por nada mais que pela defesa do Evangelho.

Em nome deste, ou, a esse respeito . Visto que todas as aflições derivam de seu pecado, esse pensamento deve ocorrer aos piedosos: “De fato, sou digno de ser visitado pelo Senhor com isso e até com maior punição por meus pecados; mas agora ele queria que eu sofresse pela justiça, como se eu fosse inocente. Por mais que os santos reconheçam suas próprias falhas, ainda que, nas perseguições, considerem um fim diferente, como o Senhor coloca diante deles, eles sentem que sua culpa é apagada e abolida diante de Deus. Nesse sentido , eles têm motivos para glorificar a Deus.

Comentário de Adam Clarke

Contudo, se – como cristão – se ele for perseguido por ter abraçado a fé cristã, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por isso mesmo. Cristo sofreu pelos judeus porque ele era santo; Os cristãos sofrem porque se parecem com ele.

A palavra ???st?a??? , cristã, é usada somente aqui e em Atos 11:26 ; Atos 26:28 . Veja a nota em Atos 11:26 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 4:16 . Que ele não tenha vergonha; Não há vergonha no sofrimento, a menos que seja por algum crime: ser cristão e sofrer por isso é uma honra. A observação de Grotius sobre as palavras é a seguinte: “Se um homem não deveria ter vergonha de morrer com Phocion, quanto menos morrer por Cristo!” Às vezes, era considerada uma acusação suficiente dos cristãos primitivos, “que eles eram os discípulos de Jesus”; e somente por causa disso muitos deles sofreram a morte: mas que coisa gloriosa foi a morte, quando seus adversários mais amargos não tiveram nenhum crime a seu cargo, nada a objetar contra eles, mas que eram cristãos!

Comentário de John Wesley

No entanto, se alguém sofre como cristão, não se envergonhe; mas que ele glorifique a Deus a esse respeito.

Que ele glorifique a Deus – que lhe dá a honra de sofrer e uma recompensa tão grande pelo sofrimento.

Referências Cruzadas

Isaías 24:15 – Dêem glória, pois, ao Senhor no Oriente, e nas ilhas do mar exaltem o nome do Senhor, o Deus de Israel.

Isaías 50:7 – Porque o Senhor Soberano me ajuda, não serei constrangido. Por isso eu me opus firmemente como pederneira, e sei que não serei envergonhado.

Isaías 54:4 – “Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez.

Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

Atos dos Apóstolos 11:26 – e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.

Atos dos Apóstolos 26:28 – Então Agripa disse a Paulo: “Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? “

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Efésios 3:13 – Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

Filipenses 1:29 – pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

1 Pedro 3:17 – É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal.

1 Pedro 4:19 – Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *