Estudo de 1 Pedro 3:17 – Comentado e Explicado

Aliás, é melhor padecer, se Deus assim o quiser, por fazer o bem do que por fazer o mal.
1 Pedro 3:17

Comentário de Albert Barnes

Pois é melhor, se a vontade de Deus é assim – isto é, se Deus vê que é necessário para o seu bem que você sofra, é melhor que você sofra por fazer bem e não por crime. Deus costuma ver que é necessário que seu povo sofra. Existem efeitos a serem alcançados pela aflição que não podem ser garantidos de nenhuma outra maneira; e alguns dos resultados mais felizes na alma de um cristão, alguns dos traços mais brilhantes de caráter, são o efeito de provações. Mas deve ser nosso cuidado que nossos sofrimentos não sejam causados ??por nossos próprios crimes ou loucuras. Ninguém pode promover o seu bem maior, fazendo o mal e depois suportando a penalidade em que incorre o seu pecado; e ninguém deve errar com a expectativa de que isso possa ser anulado para seu próprio bem. Se quisermos sofrer, seja por mão direta de Deus, e não por culpa nossa. Se sofrermos, teremos o testemunho de nossa própria consciência a nosso favor, e o sentimento de que podemos pedir apoio a Deus. Se sofrermos por nossas falhas, além da dor externa do corpo, suportaremos as mais severas dores que o homem pode sofrer – aquelas que a mente culpada inflige a si mesma.

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 3: 17-18 . Pois é infinitamente melhor, se a vontade de Deus é assim – Que você sofra; e sua vontade permissiva a esse respeito aparece de sua providência; que sofres por fazer o bem, e não por fazer o mal – O testemunho de uma boa consciência e o sentido do favor divino, fornecendo os apoios não abençoados no primeiro caso; considerando que, neste último, os tormentos mais severos que podem ser enfrentados são aqueles que a mente culpada inflige a si mesma; a que se pode acrescentar que, enquanto sofremos pela verdade, temos o conforto de refletir que seguimos nosso abençoado Redentor, que é outra fonte mais poderosa de consolo. Pois Cristo também já sofreu pelos pecados – Não é dele, mas é nosso, que faz expiação por eles; o justo pelos injustos – ou o santo pelos ímpios; pois a palavra exatamente aqui denota uma pessoa que cumpriu não apenas os deveres sociais, mas todos os ramos da justiça; e a palavra injusto significa não apenas aqueles que prejudicaram seus vizinhos, mas também aqueles que transgrediram algum dos mandamentos de Deus; para que ele nos leve a Deuspossa reconciliar Deus conosco, e nós com Deus; e pode obter para nós seu favor gracioso aqui, seu Espírito Santo, para renovar-nos segundo a sua imagem, e pode nos levar à sua presença feliz no futuro; pelos mesmos passos do sofrimento e da glória. Macknight observa com razão que, nos sofrimentos de Cristo, temos uma clara prova de que os sofrimentos não são evidência da maldade do sofredor, nem da maldade da causa pela qual ele sofre; e que o poder de Deus, visível na ressurreição de Cristo, oferece a todos que perdem a vida pelo evangelho, um terreno seguro de consolo e esperança de que Deus os levante no último dia. Ser morto na carne – na natureza humana; ou em relação à vida frágil e mortal que ele teve na terra; mas acelerado???p????e?? , vivificado; pelo Espírito – O Espírito de Deus e de Cristo. “Como Cristo foi concebido no ventre de sua mãe pelo Espírito Santo ( Lucas 1:35 ), ele foi ressuscitado dentre os mortos pelo mesmo Espírito; por que motivo ele é dito ( 1 Timóteo 3:16 ) como justificado pelo Espírito; e ( Hebreus 9:14 ) ter se oferecido sem mancha a Deus, através do Espírito eterno. É verdade que a ressurreição de Cristo é atribuída ao Pai, 1 Coríntios 6:14 ; 2 Coríntios 4:14 ; Efésios 1:20 ; mas isso não é inconsistente com a afirmação de Pedro neste versículo; ” pois pode-se dizer que o Pai, com a mais estrita propriedade, fez o que seu Espírito fez, especialmente como foi feito para mostrar que Deus reconheceu Jesus como seu Filho. E as palavras de nosso Senhor, ( João 2:19 ,) Destruam este templo, e em três dias eu o levantarei, devem ser entendidas da mesma maneira. Ele o levantou pelo Espírito que procedeu dele, bem como do Pai.

Comentário de E.W. Bullinger

vontade . App-102.

ser assim = deveria querer. App-102.

para, etc. = também praticantes ( 1 Pedro 3: 6 ).

para, etc. = – como malfeitores. Grego. kakopoieo. Veja Marcos 3: 4 .

Comentário de John Calvin

17 Pois é melhor Isso pertence não apenas ao que se segue, mas a todo o contexto. Ele falara da profissão de fé, que naquela época era tratada com grande perigo; ele diz agora que é muito melhor, se eles sustentarem alguma perda na defesa de uma boa causa, sofrer assim injustamente do que serem punidos por suas más ações. Esse consolo é entendido mais pela meditação secreta do que por muitas palavras. É o que de fato ocorre em toda parte nos autores profanos, que há uma defesa suficiente em uma boa consciência, quaisquer que sejam os males que possam acontecer, e devem ser enfrentados. Estes falaram corajosamente; mas então o único homem realmente ousado é aquele que olha para Deus. Portanto, Pedro acrescentou esta cláusula: Se a vontade de Deus é assim. Nessas palavras, ele nos lembra que, se sofremos injustamente, não é por acaso, mas de acordo com a vontade divina; e ele supõe que Deus não quer nada ou nomeia nada a não ser pela melhor razão. Portanto, os fiéis sempre têm esse conforto em suas misérias, que sabem que têm Deus como testemunha e que também sabem que são guiados por ele à disputa, a fim de que, sob a proteção dele, forneça uma prova de sua culpa. fé.

Comentário de Adam Clarke

Pois é melhor – Veja em 1 Pedro 2:19 , 1 Pedro 2:20 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 3:17 . Pois é melhor, se a vontade de Deus é assim: É um grande crime naquele que inflige a miséria, que ele faça isso aos inocentes, e não aos que merecem. Não é melhor para ele que aqueles a quem ele trata com severidade sofram por sua bondade; mas é melhor para as pessoas que sofrem, que sofrem inocentemente. Ver 1 Pedro 3:14, cap. 1 Pedro 2: 19-20 . O mal menor é, em um dado sentido, universalmente estimado como o bem maior; e, nessa visão, é melhor sofrer perseguição, ou qualquer mal temporal, em comparação com os sofrimentos duradouros e mais intensos dos homens maus e apóstatas em um estado futuro. A santidade e a piedade são em si mesmas preferíveis ao vício e à iniquidade; e, como uma ressurreição para a vida eterna, pelos únicos méritos de Cristo, seria a conseqüência certa de seu sofrimento fielmente pela justiça, e suas recompensas seriam maiores em proporção aos seus sofrimentos; nesses relatos, era inquestionavelmente melhor, infinitamente melhor, sofrer pelo bem-fazer do que pelo mal. Grotius aqui percebe essa bela frase de Sócrates, quando foi injustamente condenado à morte: “Quem sofre por más ações não tem esperança de recompensa; mas quem sofre por Deus tem o maior”.

Comentário de John Wesley

Pois é melhor que, se assim for a vontade de Deus, sofrais pelo bem do que pelo mal.

É infinitamente melhor, se for a vontade de Deus, você deve sofrer. Sua vontade permissiva aparece de sua providência.

Referências Cruzadas

Mateus 26:39 – Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

Mateus 26:42 – E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”.

Atos dos Apóstolos 21:14 – Como não pudemos dissuadi-lo, desistimos e dissemos: “Seja feita a vontade do Senhor”.

1 Pedro 3:14 – Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. “

1 Pedro 4:19 – Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *