Estudo de Mateus 26:39 – Comentado e Explicado

Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres.
Mateus 26:39

Comentário de Albert Barnes

E ele foi um pouco mais longe – ou seja, à distância que um homem poderia convenientemente lançar uma pedra (Lucas).

Caiu no rosto – Luke diz “ele se ajoelhou”. Ele fez os dois.

Ele primeiro se ajoelhou e, em seguida, no fervor de sua oração e na profundidade de sua tristeza, caiu com o rosto no chão, denotando a angústia mais profunda e a súplica mais séria. Essa era a postura habitual de oração em tempos de grande seriedade. Veja Números 16:22 ; 2 Crônicas 20:18 ; Neemias 8: 6 .

Se for possível – isto é, se o mundo puder ser redimido – se for consistente com a justiça e com a manutenção do governo do universo, que as pessoas sejam salvas sem esse extremo de tristeza, faça-o. Não há dúvida de que, se fosse possível, teria sido feito; e o fato de que esses sofrimentos “não” foram removidos, e que o Salvador foi adiante e os suportou sem mitigação, mostra que não era consistente com a justiça de Deus e com o bem-estar do universo que as pessoas deveriam ser salvas sem os terríveis sofrimentos de “tal expiação”.

Deixe este copo – Esses sofrimentos amargos. Estes ensaios se aproximando. A palavra copa é freqüentemente usada nesse sentido, denotando sofrimentos. Veja as notas em Mateus 20:22 .

Não como eu quero, mas como você quer – Como Jesus era homem, assim como Deus, não há nada inconsistente em supor que, como homem, ele tenha sido profundamente afetado em vista dessas tristezas. Quando ele fala de Sua vontade, ele expressa o que “natureza humana”, em vista de tais grandes sofrimentos, desejaria. Naturalmente encolheu-se deles e buscou libertação. No entanto, ele procurou fazer a vontade de Deus. Ele preferiu preferir que o alto propósito de Deus fosse realizado, do que abandonar esse propósito em relação aos medos de sua natureza humana. Nisto, ele deixou um modelo de oração em todos os momentos de aflição. É certo, em tempos de calamidade, buscar a libertação. Como o Salvador, também, em tais épocas devemos, devemos nos submeter alegremente à vontade de Deus, confiantes de que em todas essas provações ele é sábio, misericordioso e bom.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 26:39 . E ele foi um pouco mais longe – Lucas diz, foi retirado deles sobre o molde de uma pedra, para que os apóstolos ainda pudessem vê-lo e ouvi-lo; e caiu de bruços – Parece que ele primeiro se ajoelhou, Lucas 22:41 , e então, quando o ardor de sua alma aumentou, prostrou-se de bruços no chão e orou, dizendo: Ó meu Pai, se for possível Ou seja, se for consistente com a salvação do mundo; deixe este cálice – De amargura e terror passar de mim – E logo passou dele; pois quando clamou a Deus com fortes gritos e lágrimas, foi ouvido naquilo que temia, Hebreus 5: 7 . Deus tirou o terror e a gravidade desse conflito interior. Que não foi o medo de morrer na cruz que fez nosso Senhor falar e orar da maneira aqui relatada, é evidente a partir disso, que supor que seria degradar seu caráter infinitamente. Suponha que seus sofrimentos sejam os mais terríveis possíveis, revesti-los de todas as circunstâncias agravantes que se possa imaginar; todavia, se não houvesse mais neles do que as dores da morte, na medida em que sua natureza humana fosse fortalecida muito além do campo natural por sua união com o divino, para que Jesus tivesse encolhido diante da perspectiva deles, teria mostrado uma fraqueza que muitos de seus seguidores eram estranhos, encontrando mortes mais terríveis sem a menor emoção. No entanto, não como eu quero, mas como você quer – Aqui vemos, que embora sua oração fosse mais fervorosa, ainda assim foi acompanhada com as devidas expressões de toda a resignação.

Comentário de E.W. Bullinger

vontade = estou disposto. Veja App-102.

Comentário de John Calvin

39. E ele avançou um pouco. Vimos em outras passagens que, para se empolgar com maior fervor de oração, o Senhor orou na ausência de testemunhas; pois, quando nos afastamos do olhar dos homens, conseguimos coletar nossos sentidos melhor, de modo a atender mais de perto o que estamos fazendo. Na verdade, não é necessário – mais ainda, nem sempre é adequado – que nos retiremos para cantos distantes sempre que oramos; mas quando alguma grande necessidade nos impele, porque o fervor da oração é mais livremente tolerado quando estamos sozinhos, é útil que oremos separados. E se o Filho de Deus não desconsiderasse esse auxílio, seria a maior loucura de orgulho em nós não aplicá-lo para nossa própria vantagem. Acrescente a isso que, quando somente Deus é testemunha, como não há mais nada a ser temido da ambição, a alma crente se desdobra com maior familiaridade, e com maior simplicidade derrama seus desejos, gemidos, ansiedades, medos e esperanças. e alegrias no seio de Deus. Deus permite que seu povo faça uso de muitos pequenos modos de falar, quando oram sozinhos, o que, na presença dos homens, saborearia a ostentação.

E caiu de cara no chão. Pelo próprio gesto de cair na terra, Cristo manifestou sua profunda seriedade em oração. Pois embora ajoelhar-se, como nossa expressão de respeito e reverência, é comumente usado na oração, Cristo, ao se jogar no chão como um suplicante, colocou-se em uma atitude lamentável por causa da veemência de sua dor.

Meu pai, se for possível. Em vão, algumas pessoas trabalham para mostrar que o que é descrito aqui não é uma oração, mas apenas uma queixa. Por minha parte, embora eu afirme que é abrupto, não tenho dúvida de que Cristo fez uma oração. Nem é inconsistente com isso, que ele pede algo que lhe é impossível de ser concedido; pois as orações dos crentes nem sempre fluem com progresso ininterrupto até o fim, nem sempre mantêm uma medida uniforme, nem sempre são organizadas mesmo em uma ordem distinta, mas, pelo contrário, estão envolvidas e confusas, e se opõem outro, ou parar no meio do curso; como uma embarcação lançada por tempestades, que, embora avance em direção ao porto, nem sempre consegue manter um rumo reto e uniforme, como em um mar calmo. Devemos lembrar, de fato, o que eu mencionei recentemente, que Cristo não confundiu emoções, como aquelas a que estamos acostumados, para afastar sua mente da pura moderação; mas, até onde a natureza pura e inocente do homem podia admitir, ele foi atingido pelo medo e tomado pela angústia, de modo que, em meio aos violentos choques da tentação, ele vacilou – por assim dizer – de um desejo para outro. Esta é a razão pela qual, depois de ter rezado para ser libertado da morte, ele imediatamente se restringe e, submetendo-se à autoridade do Pai, corrige e lembra o desejo que de repente lhe escapara.

Mas pode-se perguntar: Como ele orou para que o decreto eterno do Pai, do qual ele não era ignorante, fosse revogado? ou embora ele declare uma condição, se possível, ainda assim, usa um aspecto absurdo para tornar o propósito de Deus mutável. Devemos considerar absolutamente impossível que Deus revogue seu decreto. Segundo Marcos, também Cristo parece contrastar o poder de Deus com seu decreto. Todas as coisas, diz ele, são possíveis para ti. Mas seria impróprio estender o poder de Deus a ponto de diminuir sua verdade, tornando-o passível de variedade e mudança. Eu respondo: Não haveria absurdo em supor que Cristo, de acordo com o costume dos piedosos, deixando de vista o propósito divino, comprometido com o seio do Pai seu desejo que o perturbava. Os crentes, ao derramarem suas orações, nem sempre ascendem à contemplação dos segredos de Deus, ou indagam deliberadamente o que é possível de ser feito, mas às vezes são levados às pressas pela sinceridade de seus desejos. Assim, Moisés ora para que seja apagado do livro da vida ( Êxodo 32:33 😉 assim, Paulo desejava que se tornasse um anátema (201) ( Romanos 9: 3 ). Portanto, essa não era uma oração premeditada. de Cristo; mas a força e a violência da dor repentinamente tiraram essa palavra de sua boca, à qual ele imediatamente acrescentou uma correção. A mesma veemência de desejo tirou dele a lembrança imediata do decreto celestial, para que ele não refletisse naquele momento, que era nessa condição (202) que ele foi enviado para ser o Redentor da humanidade; como ansiedade angustiante, muitas vezes traz escuridão sobre os olhos, para que não lembremos de uma só vez todo o estado da questão. Em resumo, não há impropriedade, se na oração nem sempre direcionamos nossa atenção imediata para tudo, de modo a preservar uma ordem distinta. Quando Cristo diz, no Evangelho de Mateus, que todas as coisas são possíveis para Deus, ele não pretende, com essas palavras, colocar o poder de Deus em conflito com verdade e firmeza imutáveis; mas como não havia esperança – o que geralmente acontece quando os assuntos estão desesperados – ele se lança no poder de Deus. A palavra ( p?t????? ) cálice ou cálice – como já mencionamos em outros lugares – denota a providência de Deus, que atribui a cada uma sua medida da cruz e da aflição, assim como o dono de uma casa dá um subsídio a cada servo e distribui porções entre as crianças.

Mas ainda não como eu quero, mas como você quer. Vemos como Cristo reprime seus sentimentos desde o início e rapidamente se coloca em um estado de obediência. Mas aqui pode primeiro ser perguntado: Como foi pura a vontade de todos os vícios, enquanto ela não concordava com a vontade de Deus? Pois se a vontade de Deus é a única regra do que é bom e correto, segue-se que todos os sentimentos que estão em desacordo com ela são cruéis. Eu respondo: Embora seja verdadeira retidão regular todos os nossos sentimentos pelo bom prazer de Deus, ainda há um certo tipo de desacordo indireto com ele que não é defeituoso e não é considerado pecado; se, por exemplo, uma pessoa deseja ver a Igreja em uma condição calma e florescente, se deseja que os filhos de Deus sejam libertados de aflições, que todas as superstições sejam removidas do mundo e que a raiva dos homens maus seja tão contido a ponto de não causar ferimentos. Essas coisas, sendo elas mesmas certas, podem ser desejadas adequadamente pelos crentes, embora possa agradar a Deus ordenar um estado diferente de assuntos: pois ele escolhe que seu Filho reine entre os inimigos; que seu povo deve ser treinado debaixo da cruz; e que o triunfo da fé e do Evangelho deve ser tornado mais ilustre pelas maquinações opostas de Satanás. Vemos como essas orações são santas, que parecem contrárias à vontade de Deus; pois Deus não deseja que sejamos sempre exatos ou escrupulosos ao indagar o que Ele designou, mas nos permite perguntar o que é desejável de acordo com a capacidade de nossos sentidos.

Mas a pergunta ainda não foi totalmente respondida: pois, como acabamos de dizer que todos os sentimentos de Cristo estavam devidamente regulados, como ele agora se corrige? Pois ele leva seus sentimentos à obediência a Deus de tal maneira como se tivesse excedido o que era apropriado. Certamente, na primeira oração, não percebemos a moderação calma que descrevi; pois, tanto quanto está em seu poder, ele se recusa e encolhe de dispensar o cargo de Mediador. Eu respondo: Quando o pavor da morte foi apresentado à sua mente, e trouxe consigo tanta escuridão, que ele deixou de vista tudo o mais e apresentou ansiosamente essa oração, não havia nenhuma falha nisso. Tampouco é necessário entrar em qualquer sutil controvérsia se foi ou não possível para ele esquecer nossa salvação. Deveríamos estar satisfeitos com essa única consideração: quando ele proferiu uma oração para ser libertada da morte, ele não estava pensando em outras coisas que teriam fechado a porta contra esse desejo.

Se for contestado, que o primeiro movimento, que precisava ser reprimido antes de prosseguir, não estava tão bem regulamentado como deveria ter sido, respondo: Na atual corrupção de nossa natureza, é impossível encontrar ardor de afetos acompanhado por moderação, como existia em Cristo; mas devemos dar tal honra ao Filho de Deus, para não julgá-lo pelo que encontramos em nós mesmos. Pois em nós todos os afetos da carne, quando fortemente excitados, eclodem em rebelião ou, pelo menos, têm alguma mistura de poluição; mas Cristo, em meio à maior veemência de pesar ou medo, se conteve dentro de limites adequados. Mais ainda, como os sons musicais, embora variados e diferentes entre si, estão tão longe de serem discordantes, que produzem melodia doce e boa harmonia; assim, em Cristo, havia um exemplo notável de adaptação entre as duas vontades, (203) a vontade de Deus e a vontade do homem, de modo que elas diferiam umas das outras sem nenhum conflito ou oposição.

Essa passagem mostra claramente a loucura grosseira daqueles antigos hereges, chamados monotelistas, (204) porque imaginavam que a vontade de Cristo era apenas uma e simples; pois Cristo, como ele era Deus, não desejou nada diferente do Pai; e, portanto, segue-se que sua alma humana tinha afetos distintos do propósito secreto de Deus. Mas se mesmo Cristo estava sob a necessidade de manter sua vontade em cativeiro, a fim de sujeitá-la ao governo de Deus, embora fosse devidamente regulamentada, com que cuidado devemos reprimir a violência de nossos sentimentos, que são sempre desprezíveis e precipitados e cheio de rebelião? E embora o Espírito de Deus nos governe, de modo que não desejemos nada além do que é agradável à razão, ainda assim devemos a Deus obediência a ponto de suportar pacientemente que nossos desejos não sejam atendidos; (205) Pois a modéstia da fé consiste em permitir que Deus designe diferentemente do que desejamos. Acima de tudo, quando não temos uma promessa certa e especial, devemos obedecer a essa regra, não pedir nada, mas com a condição de que Deus cumpra o que decretou; o que não pode ser feito, a menos que desistamos de nossos desejos à sua disposição.

Agora é preciso perguntar: que vantagem Cristo obteve ao orar? O apóstolo, por escrito aos hebreus, diz que foi ouvido ( ?p? t?? e??aße?a? ) por causa de seu medo: pois essa passagem deve ser explicada, e não, como geralmente é explicada, por sua reverência ( Hebreus 5: 7. ) Isso não teria sido consistente se Cristo tivesse simplesmente temido a morte; pois ele não foi libertado dela. Portanto, o que o levou a orar para ser libertado da morte foi o pavor de um mal maior. Quando ele viu a ira de Deus exposta a ele, enquanto estava no tribunal de Deus acusado dos pecados do mundo inteiro, ele inevitavelmente encolheu de horror o profundo abismo da morte. E, portanto, embora ele tenha sofrido a morte, ainda que suas dores tenham sido aliviadascomo Pedro nos diz ( Atos 2:24 ) – e ele foi vitorioso no conflito, o Apóstolo diz justamente que foi ouvido por causa de sua morte. medo. Aqui, pessoas ignorantes se levantam e exclamam que seria indigno de Cristo ter medo de ser engolido pela morte. Mas eu gostaria que eles respondessem a essa pergunta: que tipo de medo eles supõem que tenha causado gotas de sangue de Cristo ? ( Lucas 22:44 ) Pois esse suor mortal só poderia ter provocado de um medo terrível e incomum. Se hoje em dia qualquer pessoa suar sangue, e em uma quantidade tal que as gotas caiam no chão, seria considerado um milagre espantoso; e se isso acontecesse a qualquer homem por medo da morte, diríamos que ele tinha uma mente covarde e efeminada. Os homens, portanto, que negam que Cristo orou para que o Pai o resgatasse do abismo da morte, atribuem a ele uma covardia que seria vergonhosa mesmo em um homem comum.

Se for contestado, que o medo que estou descrevendo surge da descrença, a resposta é fácil. Quando Cristo ficou horrorizado com a maldição divina, o sentimento da carne o afetou de tal maneira que a fé ainda permaneceu firme e inabalável. Pois tal era a pureza de sua natureza, que ele sentia, sem ser ferido por eles, aquelas tentações que nos perfuram com suas picadas. E, no entanto, essas pessoas, ao representá-lo para não sentir tentações, tolamente imaginam que ele foi vitorioso sem lutar. E, de fato, não temos o direito de supor que ele tenha usado hipocrisia quando se queixou de uma tristeza mortal em sua alma; nem os evangelistas falam falsamente, quando dizem que ele estava extremamente triste e que tremia

Comentário de Adam Clarke

Caiu no rosto dele – Veja a nota em Lucas 22:44 . Essa era a postura comum do suplicante, quando o favor era grande, o que era pedido e exigia uma profunda humilhação. A cabeça foi colocada entre os joelhos e a testa tocada na terra – isso não era apenas uma postura humilhante, mas também muito dolorosa.

Este cálice – A palavra cálice é freqüentemente usada nos Escritos Sagrados para apontar tristeza, angústia, terror, morte. Parece ser uma alusão a um método muito antigo de punir criminosos. Um copo de veneno foi colocado em suas mãos, e eles foram obrigados a beber. Sócrates foi morto assim, sendo obrigado pelos magistrados de Atenas a beber uma xícara de suco de cicuta. Até a morte, pelo cálice envenenado, parece haver uma alusão em Hebreus 2: 9. Jesus Cristo, pela graça de Deus, provou a morte para todo homem. O mundo inteiro é aqui representado como culpado e condenado perante o tribunal de Deus; na mão de todo homem, coloca-se o cálice mortal, e ele é obrigado a beber do veneno – Jesus entra, tira o cálice de todo homem da mão e bebe do veneno, e assim prova ou sofre a morte que todo homem deveria sofreram.

Passe por mim – Talvez haja uma alusão aqui a vários criminosos em fila, todos que devem beber do mesmo copo; mas, o juiz estendendo o favor a um certo, o cálice passa por ele para o próximo.

Em vez de p??e???? µ????? , avançando um pouco, muitos MSS eminentes. tem p??se???? , avançando um pouco – mas a variação é de pouco momento. No final deste verso, vários MSS. adicione a cláusula em Lucas 22:43 , apareceu um anjo, etc.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 26:39 . E caiu de cara no rosto A natureza humana de nosso Senhor agora sendo sobrecarregada além da medida, ele achou necessário se aposentar e orar para que, se fosse possível, ou consistente com a salvação do mundo, ele pudesse ser libertado dos sofrimentos. que então estavam sobre ele; pois que não foi o medo de morrer na cruz, que o fez falar e orar da maneira aqui relatada, é evidente a partir dessa consideração, que supor isso seria degradar infinitamente o caráter de nosso Senhor: faça seus sofrimentos como Por mais terrível que seja possível, vista-as com todas as circunstâncias agravantes que se possa imaginar; se Jesus não incluir mais do que as dores da morte, para Jesus – cuja natureza humana foi fortalecida muito além do campo natural, por sua união com o Divino, – ter encolhido com a perspectiva disso, demonstraria uma fraqueza à qual muitos de seus seguidores eram estranhos, que encontraram mais mortes terríveis sem a menor emoção. Nosso Senhor primeiro se ajoelhou e orou, como São Lucas nos diz, Lucas 12:41; depois, com veemência de sua paixão, caiu de cara no chão e falou as palavras registradas por São Mateus e São Marcos; nesse meio tempo, sua oração, embora mais fervorosa, foi acompanhada de expressões de extrema resignação. Veja Macknight e Calmet.

Comentário de Scofield

copo

O “cálice” deve ser interpretado pelo uso do símbolo por nosso Senhor ao falar de Sua morte sacrificial que se aproxima Mateus 20:22 ; João 18:11 . Em vista de João 10:17 ; João 10:18 Ele não poderia ter medo de uma morte involuntária. O valor do relato da agonia no Jardim está na evidência que ele fornece de que Ele sabia completamente o que a agonia da cruz significaria quando Sua alma fosse feita uma oferta pelo pecado, Isaías 53:10 , na ocultação do Pai. face. Sabendo o custo ao máximo, ele pagou voluntariamente.

Comentário de John Wesley

E ele foi um pouco mais longe, e caiu em seu rosto, e orou, dizendo: Ó meu Pai, se possível, deixe passar este cálice de mim; contudo, não como eu quero, mas como você quer.

E indo um pouco mais longe – Sobre o molde de uma pedra, Lucas 22:41 – Para que os apóstolos pudessem vê-lo e ouvi-lo ainda.

Se possível, deixe este copo passar por mim – e ele passou rapidamente por ele. Quando ele clamou a Deus com fortes gritos e lágrimas, ele foi ouvido naquilo que temia. Deus eliminou o terror e a gravidade desse conflito interior.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *