Estudo de 1 Tessalonicenses 2:13 – Comentado e Explicado

Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, como palavra de Deus, que age eficazmente em vós, os fiéis.
1 Tessalonicenses 2:13

Comentário de Albert Barnes

Por essa causa também agradecemos a Deus – Além das razões de gratidão já sugeridas, o apóstolo aqui se refere ao fato de que elas receberam a verdade, quando foi pregada, de modo a mostrar que acreditavam plenamente que era a palavra de Deus.

Não como a palavra dos homens – Não é de origem humana, mas como uma revelação divina. Você não foi levado a adotá-lo pelo raciocínio humano, ou pelas meras artes da persuasão, ou pelo respeito pessoal pelos outros, mas pela sua convicção de que era uma revelação de Deus. É somente quando o evangelho é adotado dessa maneira que a religião se mostra suficiente para suportar as provações ardentes às quais os cristãos podem ser expostos. Quem é convencido pelo mero raciocínio humano pode ter sua fé abalada pelo raciocínio astuto oposto; quem é vencido pelas meras artes da eloquência popular não terá fé que seja à prova de artes similares na causa do erro; aquele que abraça a religião por mero respeito a um pastor, pai ou amigo, ou porque outros o fazem, pode abandoná-la quando a corrente popular se encaminhar em uma direção diferente, ou quando seus amigos adotam visões diferentes; mas aquele que abraça a religião como a verdade de Deus, e pelo amor da verdade, terá uma fé, como a dos tessalonicenses, que suportará todas as provações.

O que efetivamente também funciona em você que crê – A palavra traduzida como “que” aqui – hos? hos- pode ser referida como “verdade” ou “Deus”. A construção gramatical admitirá uma das duas, mas não é material adotado. Qualquer um deles expressa um sentido inegavelmente verdadeiro e de grande importância. O significado é que a verdade se tornou eficaz na mente de todos que se tornaram verdadeiros cristãos. Isso os induziu a abandonar seus pecados, a se dedicar a Deus, a levar vidas puras e santas e a permitir que suportassem as provações e tentações da vida; compare notas sobre Filemom 2: 12-13 ; Hebreus 13:21 . A ilustração em particular aqui é que, quando eles abraçaram o evangelho, eles tinham uma eficácia tão grande no coração que os preparava para enfrentar todos os terrores da amarga perseguição sem encolher.

Comentário de E.W. Bullinger

Por esta causa = Por conta disso (App-104. 1 Tessalonicenses 2: 2 ) isso.

também agradecemos = também agradecemos. Ver 1 Tessalonicenses 1: 2 .

sem cessar . Ver 1 Tessalonicenses 1: 3 .

que ouvistes . Literalmente de audição. Grego. akoe, como em Gálatas 1: 3 , Gálatas 1: 2 , Gálatas 1: 5 .

na verdade = verdadeiramente.

efetivamente funciona = é feito energético. Veja App-172.

Comentário de John Calvin

13 Portanto damos graças . Tendo falado de seu ministério, ele volta novamente a se dirigir aos tessalonicenses, para que possa sempre elogiar a harmonia mútua da qual mencionou anteriormente. (537) Ele diz, portanto, que dá graças a Deus, porque eles abraçaram a palavra de Deus que ouviram de sua boca, como a palavra de Deus, como realmente era. Agora, com essas expressões, ele quer dizer que foi recebido por eles com reverência e com a obediência com que deveria. Pois, tão logo essa persuasão tenha chegado aos pés, é impossível, mas que um sentimento de obrigação de obedecer tome posse de nossas mentes. (538) Pois quem não tremeria ao pensar em resistir a Deus? Quem não consideraria o desprezo a Deus com detestação? A circunstância, portanto, de que a palavra de Deus é vista por muitos com tanto desprezo, que dificilmente se sustenta em qualquer estimativa – de que muitos não são de modo algum acionados pelo medo, decorre disso, que eles não consideram que têm que faça com Deus.

Portanto, aprendemos com esta passagem que crédito deve ser dado ao evangelho – como não depende da autoridade dos homens, mas, repousando na verdade certa e determinada de Deus, eleva-se acima do mundo; e, em suma, está tão acima da mera opinião, como o céu está acima da terra: (539) e, segundo , como produz por si mesma reverência, medo e obediência, na medida em que os homens tocados com um sentimento de majestade divina, nunca se permitem praticar com ele. Os professores (540) são, por sua vez, advertidos a tomar cuidado com a apresentação de algo que não seja a pura palavra de Deus, pois, se isso não era permitido para Paulo, não será assim para ninguém nos dias atuais. Ele prova, no entanto, pelo efeito produzido, que foi a palavra de Deus que ele entregou, na medida em que produziu aquele fruto da doutrina celestial que os Profetas celebram ( Isaías 55:11 ; Jeremias 23:29 ) ao renovar. sua vida, (541) para a doutrina dos homens não poderia realizar tal coisa. O pronome relativo pode ser considerado como referindo-se a Deus ou à sua palavra , mas, seja qual for o modo que você escolher, o significado virá um para o outro, pois, como os tessalonicenses sentiram em si uma energia divina, que procedeu da fé, eles podem ter certeza que o que eles ouviram não era um mero som da voz humana desaparecendo no ar, mas a doutrina viva e eficaz de Deus.

Quanto à expressão, a palavra da pregação de Deus , significa simplesmente, como eu a expressei, a palavra de Deus pregada pelo homem. Pois Paulo pretendia afirmar expressamente que eles não consideravam a doutrina desprezível, embora ela tivesse procedido da boca de um homem mortal, na medida em que reconheciam Deus como seu autor. Por conseguinte, ele elogia os tessalonicenses, porque eles não descansaram em mero respeito pelo ministro. mas ergueram os olhos para Deus, para que pudessem receber sua palavra. Consequentemente, não hesitei em inserir a partícula ut ( aquilo ) que serviu para tornar o significado mais claro. Há um erro da parte de Erasmus em torná-la “a palavra da audição de Deus”, como se Paulo quisesse dizer que Deus havia se manifestado. Depois disso, ele mudou assim, “a palavra pela qual você aprendeu a Deus”, pois ele não publicou o idioma hebraico. (542)

Comentário de Adam Clarke

Recebestes a palavra de Deus – recebestes a doutrina de Deus, não como qualquer coisa fabricada pelo homem, mas como proveniente imediatamente do próprio Deus, sendo apenas seus mensageiros para declarar o que ele havia nos revelado anteriormente. E você teve a prova mais completa de que não creu em vão; pois essa doutrina, sob o poder e a influência do Espírito Santo, trabalhou mais poderosamente em você, enchendo-o de luz, vida e santidade.

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 2:13 . Mas como é verdade, a palavra de Deus : Que a doutrina era de Deus, e os apóstolos somente como arautos, mensageiros e embaixadores de Deus, para publicá-la entre os homens, aparece comparando o cap. 1 Tessalonicenses 1: 6 e 1 Tessalonicenses 4: 8 . Mateus 10:40 . Gálatas 4:14 . 2 Pedro 3: 2 . Onde quer que seja assim estimado, o evangelho deve necessariamente ter uma grande influência; onde há uma convicção completa e completa de que os apóstolos de nosso Senhor e Salvador foram empregados pelo céu, e que a própria doutrina nada mais é do que uma mensagem do Deus de verdade estrita, santidade imaculada, sabedoria infalível e bondade transbordante; não é de admirar que, quando acompanhado pela graça divina, influencie os que a consideram nessa visão, prontamente renuncie a suas falsas religiões, deixe de lado seus preconceitos e posses, abraça-a e vive de acordo com seus princípios e renuncia a todos coisas temporais, seja qual for, na fé de uma religião tão bem atestada e uma perspectiva tão gloriosa.

Referências Cruzadas

Jeremias 23:28 – O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha com o trigo? “, pergunta o Senhor.

Jeremias 44:16 – “Nós não daremos atenção à mensagem que você nos apresenta em nome do Senhor!

Mateus 10:13 – Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.

Mateus 10:40 – “Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

Lucas 5:1 – Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.

Lucas 8:11 – “Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus.

Lucas 8:21 – Ele lhe respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam”.

Lucas 11:28 – Ele respondeu: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem”.

João 15:3 – Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

João 17:19 – Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

Atos dos Apóstolos 2:41 – Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

Atos dos Apóstolos 8:14 – Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.

Atos dos Apóstolos 10:33 – Assim, mandei buscar-te imediatamente, e foi bom que tenhas vindo. Agora estamos todos aqui na presença de Deus, para ouvir tudo que o Senhor te mandou dizer-nos”.

Atos dos Apóstolos 13:44 – No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor.

Atos dos Apóstolos 13:45 – Quando os judeus viram a multidão, ficaram cheios de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo estava dizendo.

Atos dos Apóstolos 13:46 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios.

Atos dos Apóstolos 13:48 – Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.

Atos dos Apóstolos 16:14 – Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.

Atos dos Apóstolos 16:30 – Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo? “

Atos dos Apóstolos 17:11 – Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.

Atos dos Apóstolos 17:18 – Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: “O que está tentando dizer esse tagarela? ” Outros diziam: “Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros”, pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição.

Atos dos Apóstolos 17:32 – Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: “A esse respeito nós o ouviremos outra vez”.

Romanos 1:8 – Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.

Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Romanos 10:17 – Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

Gálatas 4:14 – Embora a minha doença lhes tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo ou desdém; pelo contrário, receberam-me como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.

Colossenses 1:6 – que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

1 Tessalonicenses 1:2 – Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

1 Pedro 1:23 – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

1 Pedro 1:25 – mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.

1 Pedro 2:2 – Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,

2 Pedro 1:16 – De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.

2 Pedro 3:2 – das palavras proferidas no passado pelos santos profetas, e do mandamento de nosso Senhor e Salvador que os apóstolos de vocês lhes ensinaram.

1 João 3:3 – Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

1 João 5:4 – O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *