Estudo de 2 Pedro 1:16 – Comentado e Explicado

Na realidade, não é baseando-nos em hábeis fábulas imaginadas que nós vos temos feito conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas por termos visto a sua majestade com nossos próprios olhos.
2 Pedro 1:16

Comentário de Albert Barnes

Pois não seguimos fábulas inventadas astuciosamente – isto é, ficções ou histórias inventadas por homens astutos, e repousando sobre nenhuma base sólida. As doutrinas que eles mantinham sobre a vinda do Salvador não eram, como muitas das opiniões dos gregos, defendidas por um raciocínio fraco e sofístico, mas eram baseadas em evidências sólidas – evidências fornecidas pela observação pessoal de testemunhas competentes. É verdade que o evangelho, em geral, não se baseia em fábulas inventadas astuciosamente; mas o ponto específico mencionado aqui é a vinda prometida do Salvador. A evidência desse fato Peter propõe agora aduzir.

Quando lhe damos a conhecer – Provavelmente Pedro aqui se refere particularmente a declarações que respeitam a vinda do Salvador em sua primeira epístola, 1 Pedro 1: 5 , 1 Pedro 1:13 ; 1 Pedro 4:13 ; mas esse era um tópico comum na pregação e nas epístolas dos apóstolos. Portanto, pode ter se referido a declarações feitas a eles em algum momento de sua pregação, bem como ao que ele disse em sua antiga epístola. Os apóstolos enfatizaram muito a segunda vinda do Salvador, e freqüentemente habitaram nela. Compare 1 Tessalonicenses 4:16 ; Notas, Atos 1:11 .

O poder e a vinda – Essas duas palavras se referem à mesma coisa; e o significado é: sua “vinda poderosa” ou sua “chegada no poder”. O advento do Salvador é comumente representado como conectado à exibição de poder. Mateus 24:30 , “vindo nas nuvens do céu, com poder”. Veja as notas nesse versículo. Compare Lucas 22:69 ; Marcos 3: 9 . O “poder” evidenciado será ressuscitando os mortos; convocar o mundo para julgamento; determinar o destino dos homens, etc. Quando a vinda do Salvador foi mencionada pelos apóstolos em sua pregação, provavelmente estava sempre em conexão com a declaração de que seria acompanhada de exibições de grande poder e glória – como sem dúvida será. É claro que o fato de o Senhor Jesus voltar assim, havia sido negado por alguns entre aqueles a quem essa epístola foi dirigida, e era importante declarar as evidências nas quais era para crer. Os motivos pelos quais eles negaram isso 2 Pedro 3: 4 eram que não havia aparências de sua abordagem; que a premissa não havia sido cumprida; que todas as coisas continuaram como haviam sido; e que os assuntos do mundo seguiram em frente, como sempre. Para enfrentar e combater esse erro – um erro tão prevalecente que muitos corriam o risco de “cair de sua própria firmeza” 2 Pedro 3:17 – Pedro declara a prova na qual ele acreditava na vinda do Salvador.

Mas foram testemunhas oculares de sua majestade – No monte da transfiguração, Mateus 17: 1-5 . Veja as notas nessa passagem. Essa transfiguração foi testemunhada apenas por Pedro, Tiago e João. But it may be asked, how the facts there witnessed demonstrate the point under consideration – that the Lord Jesus will come with power? To this it may be replied:

(1) that these apostles had there such a view of the Saviour in his glory as to convince them beyond doubt that he was the Messiah.

(2) that there was a direct attestation given to that fact by a voice from heaven, declaring that he was the beloved Son of God.

(3) that that transfiguration was understood to have an important reference to the coming of the Saviour in his kingdom and his glory, and was designed to be a representation of the manner in which he would then appear. This is referred to distinctly by each one of the three evangelists who have mentioned the transfiguration. Matthew 16:28 , “there be some standing here which shall not taste of death until they see the Son of man coming in his kingdom;” Mark 9:1-2 ; Luke 9:27-28 . The transfiguration which occurred soon after these words were spoken was designed to show them what he would be in his glory, and to furnish to them a demonstration which they could never forget, that he would yet set up his kingdom in the world.

(4) they had in fact such a view of him as he would be in his kingdom, that they could entertain no doubt on the point; and the fact, as it impressed their own minds, they made known to others. The evidence as it lay in Peter’s mind was, that that transfiguration was designed to furnish proof to them that the Messiah would certainly appear in glory, and to give them a view of him as coming to reign which would never fade from their memory. As that had not yet been accomplished, he maintained that the evidence was clear that it must occur at some future time. As the transfiguration was with reference to his coming in his kingdom, it was proper for Peter to use it with that reference, or as bearing on that point.

Comentário de Joseph Benson

2 Pedro 1: 16-18 . Para – Essas coisas são dignas de serem sempre lembradas e consideradas; pois não seguimos fábulas inventadas astuciosamente – Como as comuns entre os pagãos, mas as coisas são infalivelmente verdadeiras e infinitamente importantes; quando lhe fizemos saber o poder – As evidências e demonstrações que demos de seu poder divino; (nos milagres que realizou, pelos quais demonstrou ser o Filho de Deus;) e vinda de nosso Senhor Jesus – Nomeadamente, que o Messias prometido já havia chegado e que Jesus de Nazaré era ele. Ou sua segunda vinda para ressuscitar os mortos, julgar a humanidade e introduzir seu povo em seu reino eterno, pode ter como principal objetivo. Mas pode-se observar, se o que os apóstolos avançaram em relação a Cristo não era verdadeiro, se tivesse sido apenas por sua própria invenção, então, ter imposto uma mentira ao mundo, como era a própria natureza das coisas. acima de todo o poder humano de defender, e de ter feito isso às custas da vida e de todas as coisas, apenas para envolver o mundo inteiro, judeus e gentios, contra eles, não teria sido astuto, mas a maior loucura que os homens poderiam ter sido. culpado de. Mas foram testemunhas oculares de sua majestade – em sua transfiguração, que era uma amostra de sua glória no último dia. Pois ele recebeu de Deus, o Pai, a honra divina e a glória inexprimível – Brilhando do céu acima do brilho do sol; quando veio tal voz da excelente glória – Da Shechiná, como os judeus denominavam aquela aparência gloriosa que era um símbolo da presença de Jeová; Este é o meu Filho amado, etc. – Ver notas sobre Mateus 17: 2-5 . Essa voz que ouvimos – ou seja, Peter, James e John. São João ainda estava vivo quando Pedro escreveu isso; quando estávamos com ele no monte santo – O monte santificado por aquela manifestação gloriosa, como o monte Horebe era antigo pela presença peculiar de Deus, Êxodo 3: 4-5 .

Comentário de E.W. Bullinger

seguido . Grego. exakoloutheo. Somente aqui e 2 Pedro 2: 2 , 2 Pedro 2:15 .

astuciosamente, & c . Grego. sophi z o . Ver 2 Timóteo 3:15 .

fábulas . Ver 1 Timóteo 1: 4 .

vindo . Veja Mateus 24: 3 (primeira edição).

were = tornou-se.

testemunhas oculares . Grego. epoptes. Só aqui. O verbo em 1 Pedro 2:12 ; 1 Pedro 3: 2 . Compare Lucas 1: 2 .

majestade . Grego. megaleiotes. Veja Atos 19:27 .

Comentário de John Calvin

16. Pois não seguimos fábulas inventadas astuciosamente. Isso nos dá muita coragem, quando sabemos que trabalhamos em um assunto que é certo. Para que, então, os fiéis não pensem que nesses trabalhos estavam batendo no ar, ele agora vem expor a certeza do evangelho; e ele nega que qualquer coisa tenha sido entregue por ele, exceto o que era totalmente verdadeiro e indubitável: e eles foram encorajados a perseverar, quando estavam certos da questão próspera de seu chamado.

Em primeiro lugar, Pedro de fato afirma que tinha sido uma testemunha ocular; pois ele próprio viu com seus próprios olhos a glória de Cristo, da qual ele fala. Esse conhecimento que ele põe em oposição às fábulas astutas, como os homens astutos costumam fabricar para enredar mentes simples. O velho intérprete torna a palavra “fingida” ( fictas 😉 Erasmus, “formada pela arte”. Parece-me que se entende o que é sutil para enganar : pois a palavra grega aqui usada, s?f??es?a? , às vezes significa isso. E sabemos quanto trabalho os trabalhadores dão a refinamentos frívolos, e apenas que eles podem ter alguma diversão. Portanto, não menos a sério, nossas mentes devem ser aplicadas para conhecer a verdade que não é falaciosa e a doutrina que não é prejudicial, e que descobre para nós a glória do Filho de Deus e nossa própria salvação. (156)

O poder e a vinda. Sem dúvida, ele pretendia nessas palavras incluir a substância do evangelho, pois certamente não contém nada além de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria. Mas ele menciona distintamente duas coisas – que Cristo havia se manifestado na carne – e também que o poder foi exibido por ele. (157) Portanto, temos todo o evangelho; pois sabemos que ele, o prometido Redentor, veio do céu, vestiu a nossa carne, viveu no mundo, morreu e ressuscitou; e, em segundo lugar, percebemos o fim e o fruto de todas essas coisas, ou seja, que ele pode ser Deus conosco, que ele pode exibir em si uma promessa segura de nossa adoção, que ele pode nos purificar da contaminação. da carne pela graça de seu Espírito, e consagra-nos templos a Deus, para que ele possa nos livrar do inferno e nos elevar ao céu, para que pelo sacrifício de sua morte faça expiação pelos pecados do mundo. , para que ele possa nos reconciliar com o Pai, para que ele se torne para nós o autor da justiça e da vida. Quem conhece e entende essas coisas está totalmente familiarizado com o evangelho.

Eram testemunhas oculares ou observadoras (158) Concluímos, portanto, que elas de modo algum servem a Cristo, nem são como os apóstolos, que presumivelmente montam o púlpito para tagarelar com especulações desconhecidas por si mesmas; pois somente ele é o legítimo ministro de Cristo, que conhece a verdade da doutrina que ele profere: nem todos obtêm certeza da mesma maneira; pois o que Pedro diz é que ele próprio estava presente, quando Cristo foi declarado por uma voz do céu como o Filho de Deus. Apenas três estavam presentes, mas eram suficientes como testemunhas; pois através de muitos milagres viram a glória de Cristo, e tiveram uma notável evidência de sua divindade em sua ressurreição. Mas agora obtemos certeza de outra maneira; pois, embora Cristo não tenha se levantado diante de nossos olhos, ainda sabemos por quem sua ressurreição nos foi passada. E adicionado a isso está o testemunho interno da consciência, o selamento do Espírito, que excede em muito toda a evidência dos sentidos. Mas lembremo-nos de que o evangelho não era, no começo, composto de rumores vagos, mas que os apóstolos eram os autênticos pregadores do que haviam visto.

Comentário de Adam Clarke

Fábulas inventadas astuciosamente – Ses?f?sµe???? µ????? . Eu acho que, com Macknight e outros, dos apóstolos usando ep?pta? , testemunhas oculares, ou melhor, observadores, no final do verso, é provável que ele queira dizer aquelas fábulas astuciosamente inventadas entre os pagãos, a respeito da aparência de seus deuses na terra em forma humana. E para ganhar o maior crédito por essas fábulas, os padres e estadistas instituíram o que eles chamavam de mistérios dos deuses, nos quais a aparência fabulosa dos deuses era representada em espetáculos místicos. Mas um show em particular, exceto os totalmente iniciados, foi permitido contemplar; daí eles foram intitulados ep?pta? , observadores. Esse show era provavelmente uma imagem resplandecente do deus, imitando a vida, que, por sua glória, ofuscou os olhos dos espectadores, enquanto seus ouvidos eram arrebatados por hinos cantados em louvor; para isso, era bastante natural que São Pedro aludisse ao falar sobre a transfiguração de Cristo. Aqui a majestade indescritivelmente resplandecente do grande Deus se manifestou, tanto quanto poderia, em conjunto com o corpo humano no qual a plenitude da Divindade habitava. E nós, diz o apóstolo, éramos ep?pta? , espectadores, t?? e?e???? µe?a?e??t?t?? , por sua própria majestade. Não havia truque nem espetáculo fingido; nós o vimos em sua glória, a quem milhares viram antes e depois; e lhe fizemos saber o poder e a vinda, pa???s?a? , a aparência e presença de nosso Senhor Jesus; e chamamos você a sentir a grandeza deste poder em sua conversão e a glória dessa aparência em sua revelação pelo poder do seu Espírito para suas almas. Testemunhamos essas coisas e experimentamos: e, portanto, podemos dizer com confiança que nem você nem seguimos fábulas inventadas astuciosamente, mas esse evangelho abençoado, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

Comentário de Thomas Coke

2 Pedro 1:16 . Fábulas engenhosamente inventadas, fábulas sofisticadas. Benson. Pois não havia nada fabuloso, ou inventado artisticamente, nas informações que lhes demos, do poderoso advento de nosso Senhor Jesus Cristo; mas nós próprios éramos testemunhas oculares de sua majestade. Heylin. Esta epístola de São Pedro foi escrita para apoiar e manter as esperanças e expectativas que ele havia levantado pelo primeiro; onde muito peso é depositado na expectativa da vinda de Cristo em todo o seu poder e glória.

É muito provável que os cristãos angustiados tenham concebido a princípio grandes esperanças dessas garantias dadas pelo apóstolo; e esperava, como é natural para os homens em aflição, que todos os dias lhes trouxessem libertação; mas quando um ano após o outro passasse, nenhuma libertação chegaria; quando os escarnecedores começaram a ridicularizar suas esperanças, e perguntaram zombando: Onde está a promessa de sua vinda? (cap. 2 Pedro 3: 3-4 .) o coração de muitos adoeceu; e suas esperanças, adiadas, em vez de lhes dar algum conforto ou apoio, tornaram-se um sofrimento adicional, para que não tivessem acreditado em vão. Muitos deles, cansados ??de angústia e perseguição, começaram a ceder e ouviram de bom grado os professores corruptos, que os instruíram a se manterem justos com o mundo e a manter sua fé em si mesmos; por meio da qual doutrina iníqua, eles foram levados, caíram de sua firmeza e negaram o Senhor que os comprou.

Comentário de John Wesley

Pois não seguimos fábulas astuciosamente inventadas, quando lhes fizemos saber o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas fomos testemunhas oculares de sua majestade.

Essas coisas são dignas de serem sempre lembradas, pois não são fábulas inventadas astuciosamente – Como as comuns entre os pagãos.

Enquanto lhe fizemos conhecer o poder e a vinda – isto é, a poderosa vinda de Cristo em glória. Mas se o que eles propuseram a respeito de Cristo não era verdade, se era de sua própria invenção, impor uma mentira ao mundo como era, na própria natureza das coisas, acima de todo o poder humano de defender e fazer isso às custas da vida e de todas as coisas apenas para enfurecer o mundo inteiro, judeus e gentios, contra eles, não eram astúcia, mas era a maior loucura da qual os homens poderiam ter sido culpados.

Mas foram testemunhas oculares de sua majestade – em sua transfiguração, que era uma amostra de sua glória no último dia.

Referências Cruzadas

Malaquias 3:2 – Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro.

Malaquias 4:5 – “Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.

Mateus 16:28 – Garanto-lhes que alguns dos que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em seu Reino”.

Mateus 17:1 – Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte.

Mateus 24:3 – Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: “Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos? “

Mateus 24:27 – Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Marcos 9:1 – E lhes disse: “Garanto-lhes que alguns dos que aqui estão de modo nenhum experimentarão a morte, antes de verem o Reino de Deus vindo com poder”.

Marcos 9:2 – Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte, onde ficaram a sós. Ali ele foi transfigurado diante deles.

Lucas 9:28 – Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

Romanos 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Coríntios 1:7 – de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.

1 Coríntios 1:17 – Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus

1 Coríntios 1:23 – nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios

1 Coríntios 2:1 – Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus.

1 Coríntios 2:4 – Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito,

1 Coríntios 5:4 – Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo,

2 Coríntios 2:17 – Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.

2 Coríntios 4:2 – Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.

2 Coríntios 12:16 – Seja como for, não lhes tenho sido um peso. No entanto, como sou astuto, eu os prendi com astúcia.

Efésios 4:14 – O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

Filipenses 3:21 – Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.

2 Tessalonicenses 2:9 – A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.

1 Timóteo 1:4 – e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé.

1 Timóteo 4:7 – Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade.

Tito 1:14 – e não dêem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade.

2 Pedro 3:3 – Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões.

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

Judas 1:14 – Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: “Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos,

Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *