Estudo de Malaquias 4:5 – Comentado e Explicado

Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor,
Malaquias 4:5

Comentário de Albert Barnes

Eis que enviarei (como futuro, próximo à mente do profeta) você Elias, o profeta – O Arcanjo Gabriel interpreta isso para nós, para incluir o envio de João, o Imersor. Pois ele não apenas diz Lucas 1:17. que ele “irá adiante” do Senhor “no espírito e poder de Elias”, mas descreve sua missão nas palavras características de Malaquias, “transformar o coração dos pais nos filhos”: e essas outras palavras também, “ e os desobedientes à sabedoria dos justos “talvez representem a sequela em Malaquias” e os corações dos filhos para os pais; pois seus corações só podiam ser convertidos por Deus, a quem os pais, patriarcas e profetas conheciam, amavam e serviam; e a quem eles serviram apenas em nome. João, o imersor, ao negar que ele era Elias, João 1:21 negou apenas, que ele próprio era esse grande profeta. Nosso Senhor, ao dizer Mateus 11:14, “Este é Elias, que estava por vir Mateus 17:12 que Elias já veio e eles não o conheciam, mas fizeram com ele tudo o que listaram”, encontrou o erro do escribas, que Ele não poderia ser o Cristo, porque Elias ainda não havia chegado. Quando Ele diz Mateus 17:11, “Elias realmente virá primeiro e restaurará todas as coisas”, implica na vinda de Elias, que não seja João, o imersão, já que ele já foi martirizado, e todas as coisas ainda não foram restauradas. Este também deve ser o cumprimento mais completo. “Para o grande e terrível Dia do Senhor” é o Dia do Julgamento, do qual todos os julgamentos terrestres, por mais desoladores que sejam (como a destruição de Jerusalém), são apenas sombras e ganhos. Antes da vinda de nosso Senhor, todas as coisas olhavam para Sua primeira vinda e, desde essa vinda, tudo olha para a segunda, que é a conclusão da primeira e de todas as coisas no tempo.

As palavras de nosso Senhor, “Elias realmente virá primeiro e restaurará todas as coisas”, parecem-me não deixar dúvidas de que, quando João, o Imersor, veio, no espírito e poder de Elias, antes de Sua primeira vinda, portanto, antes da segunda chegando, Elias deveria vir pessoalmente, como judeus e cristãos esperavam. Essa tem sido a expectativa cristã desde o início. Justino Mártir perguntou a seu oponente: “Não devemos conceber que a Palavra de Deus proclamou Elias como o precursor do grande e terrível dia de Sua segunda Vinda?” “Certamente”, foi a resposta de Trypho. Justin continua: “Nosso próprio Senhor nos ensinou em Seu próprio ensinamento que isso acontecerá, quando se disser que Elias também virá; ‘ e sabemos que isso será cumprido quando Ele vier do céu em glória. ” Tertuliano diz: “Elias deve voltar, não depois de um afastamento da vida, mas depois de uma tradução; não ser restaurado ao corpo, do qual ele nunca foi tirado; mas para ser restaurado no mundo, do qual ele foi traduzido; não por meio de restauração da vida, mas pela conclusão de profecia; um e o mesmo em nome e pessoalmente. ” “Enoque e Elias foram traduzidos e sua morte não é registrada, como sendo adiada; mas eles são reservados para morrer, a fim de derrotar o anticristo pelo sangue. ”

E, como prova de que o fim ainda não havia terminado, “ninguém ainda recebeu Elias; ninguém ainda fugiu do anticristo. ” E o antigo autor dos versos contra Marcion; “Elias, que ainda não provou a dívida da morte, porque ele deve voltar ao mundo”. Orígenes diz simplesmente em um lugar que o Salvador respondeu à pergunta sobre a objeção dos escribas, “não anulando o que havia sido transmitido a respeito de Elias, mas afirmando que havia outra vinda de Elias diante de Cristo, desconhecida pelos escribas, segundo aos quais, sem conhecê-lo e, sendo de certa maneira, cúmplices por ter sido lançado na prisão por Herodes e morto por ele, fizeram-lhe o que listaram. ” Hipólito disse: “Como duas Escrituras de nosso Senhor e Salvador foram indicadas pelas Escrituras, a primeira em carne e a desonra, para que ele não fosse posto em nada – a segunda em glória, quando Ele vier do céu com o exército celestial e a glória do Pai – assim foram apontados dois precursores, o primeiro, João, filho de Zacarias, e novamente – desde que Ele se manifesta como juiz no fim do mundo, Seus precursores devem aparecer primeiro, como ele diz através Malaquias: Eu enviarei a você Elias, o tishbita, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. ‹”

Hilary, “Os apóstolos indagam com ansiedade os tempos de Elias. A quem Ele responde, que “Elias virá e restaurará todas as coisas”, isto é, recordará ao conhecimento de Deus o que ele encontrará de Israel; mas ele significa que João veio “no espírito e poder de Elias”, a quem eles haviam demonstrado todas as relações severas e severas, que, ao anunciar a Vinda do Senhor, ele poderia ser um precursor da Paixão também por um exemplo de erro. e assediar. ” “Entendemos que esses mesmos profetas (Moisés e Elias) virão antes de Sua vinda, que, segundo o Apocalipse de João, serão mortos pelo Anticristo, embora existam várias opiniões de muitos, quanto a Enoque ou Jeremias, que um dos eles é morrer, como Elias. ”

Hilário, o Diácono, 355 dC, tem nas palavras: “Suponho que Deus nos estabeleceu os apóstolos por último;” “Ele, portanto, aplica isso à sua própria pessoa, porque ele estava sempre angustiado, sofrendo, além do resto, perseguições e angústias, como Enoque e Elias sofrerão, que serão apóstolos na última vez. Pois eles devem ser enviados diante de Cristo, para preparar o povo de Deus e fortalecer todas as Igrejas para resistir ao Anticristo, de quem o Apocalipse atesta, que sofrerão perseguições e serão mortos. ” “Quando os infiéis estarão seguros do reino do diabo, os santos, ou seja, Enoque e Elias sendo mortos, regozijando-se com a vitória e ‘enviando presentes uns aos outros’, como o Apocalipse diz Apocalipse 11:10, repentina destruição venha sobre eles. Pois Cristo, em Sua vinda, destruirá todos eles. ” Gregório de Nissa cita a profecia sob o cabeçalho: “antes da segunda vinda de nosso Senhor, Elias deveria vir”.

Ambrósio: “Como o Senhor desceu do céu e subiu ao céu, Ele elevou Elias ao céu, para trazê-lo de volta à terra na hora que quisesse.” “A besta, o Anticristo, ascende do abismo para lutar contra Elias, Enoque e João, que são restaurados na terra para o testemunho do Senhor Jesus, como lemos no Apocalipse de João.”

Jerome dá aqui o significado místico; “Deus enviará em Elias (que é interpretado ‘Meu Deus’ e fio é da cidade de Tebe, que significa ‘conversão’ ou ‘penitência’) todo o coro dos profetas, ‘para converter o coração dos pais em filhos ”, ou seja, Abraão, Isaac, Jacó e todos os patriarcas, para que sua posteridade acredite no Senhor Salvador, em quem eles creram:‹ porque Abraão viu o dia do Senhor e se alegrou. ‘”Aqui, ele fala da “vinda de Elias antes do seu ungido”, como uma suposição de judeus e heréticos judaizantes. Mas, ao comentar as palavras de nosso Senhor em Mateus, ele adere duas vezes ao significado literal. Em Mateus 11: 14-15, “Alguns pensam que João é chamado Elias, porque, como em Malaquias, na segunda vinda do Salvador. Em Mateus 17: 11-12, Elias precederá e anunciará o Juiz que virá, assim como João na Sua primeira vinda, e cada um é um mensageiro da primeira ou da segunda vinda do Senhor: ”e novamente concisamente, Em Mateus 17 11-12: “Aquele que virá no segundo Cunhagem do Salvador no corpo real, agora passa por João em espírito e poder;” e ele fala de Enoque e Elias como “as duas testemunhas no Apocalipse, já que, segundo o Apocalipse de João, Enoque e Elias são mencionados como tendo que morrer”.

Crisóstomo, “Quando Ele diz que Elias“ vem e restaurará todas as coisas ”, ele quer dizer o próprio Elias e a conversão dos judeus, que será então; mas quando Ele diz: “o que estava por vir”, ele chama João, Elias, de acordo com o modo de seu ministério. ”

No tempo de Agostinho, era a crença universal. “Quando ele (Malaquias) os havia advertido a se lembrar da lei de Moisés, porque ele previa que eles por um longo tempo não a receberiam espiritualmente, como deveria, acrescentou imediatamente; “E enviarei a você Elias, a mordida”, etc. Que quando, através deste Elias, o grande e maravilhoso profeta, na última vez antes do julgamento, a lei lhes tiver sido exposta, os judeus crerão no verdadeiro Cristo , isto é, em nosso Cristo, está em toda parte na boca e no coração dos fiéis. Pois não sem razão, espera-se que ele venha antes da Vinda do Salvador, como juiz, porque não sem razão se acredita que ele ainda vive. Pois ele foi carregado em uma carruagem de fogo das coisas abaixo; que as Escrituras atestam mais evidentemente. Quando ele vier então, expondo a lei espiritualmente, que os judeus agora entendem carnalmente, ele voltará o coração dos pais para os filhos. ”

Cirilo de Alexandria, seu antagonista “Theodoret e Theodore” de Mopsuestia, que estava livre de toda tradição, tinha a mesma crença clara. Cirilo; “É demonstrativo da gentileza e longanimidade de Deus, que Elias também a mordida de tish brilha sobre nós, para anunciar quando o juiz chegará àqueles em todo o mundo. Pois o Filho descerá, como juiz, na glória do Pai, acompanhado pelos anjos, e se assentará no trono de Sua glória, julgando o mundo em retidão, e recompensará cada homem de acordo com suas obras. Mas, como estamos em muitos pecados, bem é para nós que o profeta divino vá adiante dEle, trazendo todos os que estão na terra para uma mente; que tudo, sendo levado à unidade pela fé e cessando as más intenções, possa cumprir o que é bom, e assim ser salvo quando o juiz descer. O bem-aventurado João Batista veio diante dele “no espírito e poder de Elias”. Mas, como ele pregou dizendo: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireite Seus caminhos’, assim também o divino Elias proclama que Ele está próximo e quase presente, para que Ele possa ‘julgar o mundo em justiça’. Theodoret ;, “Malaquias nos ensina como, quando o Anticristo presumir sobre essas coisas, o grande Elias aparecerá, pregando aos judeus a vinda de Cristo: e ele converterá muitos, pois esse é o significado de“ ele se converterá ”. o coração dos pais para os filhos ”, isto é, os judeus (para estes ele chama de pais, como sendo mais velhos em conhecimento) para aqueles que criam nos gentios. Aqueles que crerem na pregação do grande Elias, e se unirem aos gentios que apreenderam a salvação enviada a eles, tornar-se-ão uma igreja.

Ele sugere que, quando essas coisas forem feitas pelo Anticristo, Miguel, o Arcanjo, colocará tudo em movimento, que Elias deve vir e anunciar a vinda do Senhor para que os então judeus possam obter a salvação. ” E neste lugar: “Sabendo bem que eles não obedeciam à lei, nem O recebiam quando Ele viesse, mas o entregariam para ser crucificado, Ele promete a eles, em seu amor indescritível pelo homem, que Ele novamente enviará Elias como um arauto da salvação: Eis que eu te enviarei Elias, o tishbita. E significando o tempo, Ele acrescentou: ‹Antes que o grande e terrível dia do Senhor chegue: ‘Ele nomeou o Dia de Sua Segunda Vinda. Mas Ele nos ensina o que o grande Elias fará, quando vier: ‘Quem trará de volta o coração do pai para o filho’ etc. E apontando o fim, para o qual Elias deve vir primeiro: ‘Para que eu não venha e ferir a terra completamente. Pois, para que, encontrando todos vocês na incredulidade, eu vos envio a todos aqueles castigos sem fim, Elias virá primeiro e os convencerá, ó judeus, a unir-vos indissoluvelmente com aqueles que, dos gentios, acreditam em mim e se unirem à minha única igreja. ”

Theodore de Mopsuestia parafraseia: “Além de tudo o que eu disse, eu lhe dou este último mandamento, para lembrar da Minha lei, que eu dei a todo o Israel por meio de Moisés, declarando claramente o que eles devem fazer em cada coisa, e como o primeiro sinal de obediência, para receber o Senhor Cristo quando Ele vier, aparecendo para a salvação de todos os homens: Quem terminará a lei, mas mostrará Sua própria perfeição. Tinha sido bom, se você cresse imediatamente Nele quando Ele veio e o conhecesse como Aquele a quem Moisés e todos os profetas significavam: Quem deveria pôr um fim à lei e revelar a salvação comum de todos os homens, para que assim seja manifesto a todos, que esta é a soma e o bem principal de toda a dispensação da lei, para trazer todos os homens ao Senhor Cristo, que, para esses grandes bens, deve se manifestar em Seu próprio tempo. Mas desde que, quando Ele se manifestou, manifestou sua própria falta de ganho, o abençoado Elias será enviado a você antes da segunda Vinda de Cristo, quando Ele vier do céu, para unir aqueles que, por religião, estão separados um do outro, e, através do conhecimento da religião, levar os pais à obstinação com os filhos e, em uma palavra, levar todos os homens a uma mesma harmonia, quando aqueles, então encontrados em impiedade, receberão dele o conhecimento da verdade na comunhão com a piedade daí resultante. ”

“O autor africano do trabalho sobre as promessas e previsões de Deus.” (entre 450 e 455 anúncios)

, “Contra o anticristo serão enviadas duas testemunhas, os profetas Enoque e Elias, contra os quais surgirão três falsos profetas do anticristo.”

Isidore of Seville 595 ad; “Elias, carregado em uma carruagem de fogo, subiu ao céu, para vir de acordo com o profeta Malaquias no fim do mundo, e preceder a Cristo, para anunciar Sua última vinda, com grandes feitos e sinais maravilhosos, para que, também na Terra, o Anticristo guerreie contra ele, contra ele ou contra quem vier com ele e os mate; seus corpos também estarão desenterrados nas ruas. Então, criados pelo Senhor, eles ferirão o reino do Anticristo com um grande golpe. Depois disso, o Senhor virá e matará o Anticristo com a palavra de Sua boca e com aqueles que o adoraram. ”,“ Isso será nos últimos tempos, quando, na pregação de Elias, Judá será convertido em Cristo . ”

Para acrescentar mais um, por seus grandes presentes, Gregório Magno. “É prometido que, quando Elias vier, trará de volta o coração dos filhos a seus pais, que a doutrina dos antigos, que agora é adotada do coração dos judeus, que, à mercê de Deus, retorne, quando os filhos começarem a entender do Senhor Deus, o que os pais ensinaram. ”,“ Embora Elias pareça ter sido levado para o céu, ele adiou , ele não escapou, morte. Pois é dito dele pela boca da própria verdade: Elias virá e restaurará todas as coisas. Ele virá para restaurar todas as coisas; pois, para esse fim, ele é restaurado a este mundo, para que possa cumprir o ofício de pregar e pagar a dívida da carne. ”,“ A Santa Igreja, embora agora perca muitos pelo choque da tentação, ainda assim, no fim do mundo, recebe seu próprio dobro, quando, tendo recebido os gentios ao máximo, toda a Judéia também, que será então, concorda em se apressar em sua fé. Pois daqui está escrito: “Até que chegue a plenitude dos gentios, e assim todo o Israel seja salvo.”

Portanto, no Evangelho, a Verdade diz: “Elias virá e restaurará todas as coisas”. Por enquanto a Igreja perdeu os israelitas, a quem não pôde converter pregando; mas então, na pregação de Elias, enquanto ele coleciona tudo o que deve encontrar, recebe de maneira mais completa o que perdeu. ”,“ João é mencionado como o espírito e poder de Elias, porque, como Elias precederá a segunda vinda do Senhor, João precedeu a primeira. Pois, como Elias virá, como precursor do juiz, assim João foi feito o precursor do Redentor. João então era Elias em espírito; ele não era Elias pessoalmente. O que então o Senhor possuía quanto ao espírito, que João nega quanto à pessoa. ”

Se Elias é uma das duas testemunhas mencionadas no Apocalipse, é obviamente uma questão distinta. Dos comentaristas do Apocalipse, Arethas observa que, quanto a Elias, há um testemunho claro da Sagrada Escritura, essa de Malaquias; mas que, com relação a Enoque, temos apenas o fato de ele ser libertado da morte pela tradução e pela tradição da Igreja. John Damascene fixou a crença na Igreja Oriental. No Ocidente, Bede, por exemplo, que fala da crença de que as duas testemunhas eram Elias e Enoque, como foi dito por “alguns médicos”, leva a declaração de nosso Senhor, de que Elias retornará, em seu significado simples. (em Mateus 17:11; Marcos 9. ) No entanto, não era questão de fé. Quando a crença em um anticristo pessoal foi mudada por Lutero e Calvino, a crença de um precursor pessoal de Cristo também cedeu.

Comentário de Joseph Benson

Malaquias 4: 5 . Eis que eu te enviarei o profeta Elias – O primeiro profeta que eu enviarei a você, depois daquele que agora falar com você, será Elias, o mensageiro, que irá adiante do Messias para preparar seu caminho. Nele, o espírito de profecia será revivido; e ele será outro Elias pelo zelo, pela coragem, austeridade da vida e trabalho pela reforma. “Era a opinião universal no tempo de Cristo, recebida pelos eruditos e indoutos, pelos governadores e pelo povo comum, que Elias deveria introduzir o Messias e ungir ele; todos esperavam que Elias viesse primeiro e restaurasse todas as coisas; e muito antes daquele tempo, o filho de Sirach fundamentou sua expectativa dele na passagem agora diante de nós: ver Sirach 48:10 . Os judeus desde então não mudaram dessa noção: em todos os seus escritos posteriores, a vinda de Elias e do Messias é geralmente mencionada em conjunto; e é por isso que oram com tanto entusiasmo pela vinda de Elias, mesmo sem mencionar o Messias, porque a vinda de um, segundo Malaquias, infere a vinda do outro. ” Mas não é dito nem implícito no texto que Elias, o tishbita, deveria vir pessoalmente, mas apenas que alguém viesse no espírito e poder de Elias, e quando esse veio, as palavras de Malaquias foram cumpridas; que não queriam mais que Elias ressuscitasse, como Oséias e Jeremias fizeram que Davi fosse restaurado à vida, a fim de reinar sobre Israel e Judá, quando profetizaram que as tribos serviriam a Davi seu rei depois. Quem quer que fosse esse Elias, ele deve, de acordo com a próxima cláusula deste versículo, preceder a vinda do grande e terrível dia do Senhor, ou seja, o tempo da destruição final da cidade, templo e comunidade judaica, que os eventos realmente ocorreram perto de mil e setecentos anos atrás, e nenhum outro Elias, a não ser João Batista, seguido pelo Messias, veio avisá-los, como é confessado por eles.

É permitido pelos judeus como fato, que a profecia foi selada com Malaquias e que, quando ele morreu, o Espírito Santo foi tirado de Israel. Eles esperavam, no entanto, que fosse restaurado nos dias do Messias, e deveriam, portanto, ter concluído que João Batista, em quem esse presente ressuscitou, deve ser o Elias de Malaquias: para todo o povo João como profeta, Mateus 14: 5 ; Mateus 21:26 . Até os membros do Sinédrio, surpresos com suas pregações e ações, (ver João 1: 19-25 ), pensavam que ele deveria ser Elias, ou aquele profeta, a saber, o Messias, mencionado por Moisés: e os escribas e fariseus, como assim como o resto do país, foi batizado por ele, confessando seus pecados, Mateus 3: 5-7 . Acrescente a isso, que sua pregação respondeu exatamente à descrição dada por Malaquias. Como Elias deveria notificar a vinda do dia que deveria queimar como um forno, Malaquias 4: 1 , aquele dia grande e terrível, em que o Senhor Messias feriria a terra da Judéia com uma maldição: Malaquias 4: 6 ; João Batista também exortou ao arrependimento, por esse motivo, que o reino de Deus estava próximo, que a ira estava saindo, da qual eles deveriam fugir, e que a pessoa que o seguia, mais poderosa que ele, com seus um leque em sua mão limparia completamente o chão e queimaria a palha com fogo inextinguível: ver Mateus 3: 2 ; Mateus 3: 7 ; Mateus 3: 10-11 ; e Defesa do Bispo Chandler . O leitor ficará satisfeito ao ver o relato dos historiadores sagrados de João confirmado por um judeu sábio, instruído e bem disposto, que não era cristão, a saber, o conhecido historiador Josefo: “Era a opinião dos judeus, ”Diz ele,“ que o exército de Herodes foi cortado pelos árabes pelo justo julgamento de Deus, por causa de João, que tinha o sobrenome de batista. Pois ele matou aquele homem excelente, que estimulou o povo a exercer todas as virtudes, especialmente a piedade e a justiça, e a receber seu batismo, que, assegurou a eles, seria agradável a Deus, se a pureza do corpo lhes acrescentasse pureza. a vida e primeiro purificou suas almas, não de uma ou duas, mas de todo pecado. Mas quando o povo recorreu em número a ele, ansioso por ouvir sua doutrina e pronto para fazer qualquer coisa por seus conselhos, temendo o que poderia ser efetuado por tão grande autoridade do homem, ele primeiro o encarcerou e depois o matou. ” – Antiq., Lib. xviii, cap. 7)

Comentário de John Wesley

Eis que vos enviarei o profeta Elias antes da vinda do grande e terrível dia do SENHOR;

Eis que enviarei – Embora o espírito de profecia cesse por quatrocentos anos, mas no final desses anos, um deles será enviado, tão grande quanto Elias.

Elias – Ou seja, João Batista, que veio no espírito e poder de Elias, Lucas 1:17 , e, portanto, leva seu nome.

Antes – ou seja, imediatamente antes; então ele nasceu seis meses antes de Cristo e começou a pregar alguns anos antes de Cristo começar a exercer seu cargo público.

O grande e terrível dia do Senhor – Refere-se literalmente aos tempos de vingança contra os judeus, desde a morte de Cristo até a desolação final da cidade e templo, e por acomodação, até o fim do mundo.

Comentário de Adam Clarke

Eis que eu te enviarei o profeta Elias – Isto é somente para João Batista, como aprendemos em Lucas 1:17 ; (nota), em cujo espírito e poder ele veio.

Comentário de E.W. Bullinger

Elias, o profeta. Chamado assim, somente aqui, e em 2 Crônicas 21:12 . Em outros lugares, sempre “Elias, o tishbite” , para indicar sua própria pessoa; mas aqui “Elias, o profeta”, porque se Israel tivesse recebido o Messias, João Batista seria considerado Elias (ver notas em Mateus 17: 9-13 , Marcos 9: 11-13 ): e, em Sua última ceia, o vinho , representando Seu sangue, teria sido (como ainda será) considerado como “o sangue da (Nova) Aliança”, como predito em Jeremias 31: 31-34 . Hebreus 8: 8-13 ; Hebreus 10: 15-17 ; Hebreus 12:24 ).

dia do SENHOR . Veja nota em Isaías 2:12 , Isaías 2:17 ; Isaías 13: 6 , etc.

o SENHOR . Hebraico. Jeová . App-4.

Comentário de John Wesley

Eis que vos enviarei o profeta Elias antes da vinda do grande e terrível dia do SENHOR;

Eis que enviarei – Embora o espírito de profecia cesse por quatrocentos anos, mas no final desses anos, um deles será enviado, tão grande quanto Elias.

Elias – Ou seja, João Batista, que veio no espírito e poder de Elias, Lucas 1:17 , e, portanto, leva seu nome.

Antes – ou seja, imediatamente antes; então ele nasceu seis meses antes de Cristo e começou a pregar alguns anos antes de Cristo começar a exercer seu cargo público.

O grande e terrível dia do Senhor – Refere-se literalmente aos tempos de vingança contra os judeus, desde a morte de Cristo até a desolação final da cidade e templo, e por acomodação, até o fim do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *