Estudo de 1 Coríntios 2:1 – Comentado e Explicado

Também eu, quando fui ter convosco, irmãos, não fui com o prestígio da eloqüência nem da sabedoria anunciar-vos o testemunho de Deus.
1 Coríntios 2:1

Comentário de Albert Barnes

E eu, irmãos – Mantendo o estilo de endereço terno e afetuoso.

Quando eu vim a você – Quando eu vim primeiro para pregar o evangelho em Corinto. Atos 18: 1 e segs.

Não veio com excelência de fala – Não veio com eloquência graciosa e atraente. O apóstolo aqui evidentemente faz alusão àquela simpática formiga estudada; àquelas sentenças graciosamente formadas, e àquela habilidade de arranjo no discurso e na argumentação que era um objeto de consideração dos retóricos gregos. É provável que Paulo nunca tenha sido muito distinto por esses (compare 2 Coríntios 10:10 ), e é certo que ele nunca os fez um objeto de intenso estudo e solicitude. Compare 1 Coríntios 2: 4 , 1 Coríntios 2:13 .

Ou da sabedoria – Da sabedoria deste mundo; desse tipo de sabedoria que foi buscada e cultivada na Grécia.

O testemunho de Deus – O testemunho ou o testemunho que Deus prestou ao evangelho de Cristo por milagres, e por assisti-lo em todos os lugares com sua presença e bênção. Em 1 Coríntios 2: 6 , o evangelho é chamado “o testemunho de Cristo”; e aqui pode significar a testemunha que o evangelho presta ao verdadeiro caráter e planos de Deus; ou o testemunho que Deus prestou ao evangelho por milagres etc. O evangelho contém o testemunho de Deus em relação ao seu próprio caráter e planos; especialmente no que diz respeito ao grande plano de redenção através de Jesus Cristo. Vários sra. em vez de “testemunho de Deus”, leia aqui “o mistério de Deus”. Isso concordaria bem com o escopo do argumento; mas a leitura atual é provavelmente a correta. Veja Mill. A versão siríaca também tem “mistério”.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

para = até. App-104.

não App-105.

com = de acordo com. App-104.

excelência = preeminência. Grego. huperoche. Somente aqui e 1 Timóteo 2: 2 .

discurso = palavra. App-121.

declarando . App-121.

até = para.

testemunho . Grego. marturion, como em 1 Coríntios 1: 6 .

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

1. E quando eu vim Paulo, começando a falar sobre seu próprio método de ensino, havia entrado imediatamente em discussão sobre a natureza da pregação do evangelho em geral. Agora, novamente, ele volta a falar de si mesmo, para mostrar que nada nele foi desprezado, a não ser o que pertencia à natureza do próprio evangelho, e de alguma maneira aderiu a ele. Ele permite, portanto, que ele não teve nenhum dos auxílios da eloquência ou sabedoria humana para qualificá-lo para produzir qualquer efeito, mas, embora se reconheça destituído de tais recursos, ele sugere a inferência a ser tirada disso – que o o poder de Deus brilhou de maneira mais ilustrativa em seu ministério, de sua posição na necessidade de tais ajudas. Esta última idéia, no entanto, ele será encontrado apresentando-se logo em seguida. Por enquanto, ele simplesmente admite que não tem nada de sabedoria humana e, entretanto, reserva a si mesmo tanto – que publicou o testemunho de Deus. Alguns intérpretes, de fato, explicam o testemunho de Deus em um sentido passivo; mas, quanto a mim, não tenho dúvida de que outra interpretação está mais de acordo com o desígnio do apóstolo, de modo que o testemunho de Deus é o que saiu de Deus – a doutrina do evangelho, da qual ele é o autor e testemunha. . Ele agora distingue entre fala e sabedoria ( ????? ?p? t?? s?f?a? .) Portanto, o que eu notei antes (103) é aqui confirmado – que até agora ele não estava falando de mera tagarelice vazia, mas incluiu todo o treinamento do aprendizado humano.

Comentário de Adam Clarke

Quando cheguei a você – Atuando adequadamente em minha missão, que era pregar o Evangelho, mas não com eloquência humana, 1 Coríntios 1:17 . Declaro-lhe o testemunho, o Evangelho de Deus, não com excelência da fala, nem com artes da retórica, usadas por seus próprios filósofos, onde a excelência da fala recomenda o assunto e compensa a falta de solidez e verdade : pelo contrário, o testemunho a respeito de Cristo e sua salvação é supremamente excelente, a ponto de dignificar qualquer tipo de linguagem pela qual possa ser transmitida. Veja a Introdução, Seção 2.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 2: 1 . E eu, irmãos, etc. – Como argumento adicional para impedir que se gloriassem em seus líderes, São Paulo diz aos coríntios que, como os pregadores do Evangelho, da escolha de Deus, eram homens maus e analfabetos, assim o Evangelho não era para ser propagado, nem para ser estabelecido homem na fé, por aprendizado e eloqüência humanos; mas pela evidência que ela tinha da revelação contida no Antigo Testamento, do poder de Deus que o acompanha e confirma com milagres, e das influências do Espírito de Deus sobre o coração, 1 Coríntios 2: 1-5 .

Eu não vim com excelência de fala Com a pompa da linguagem. Doddridge. Isso pode aludir à vã afetação da sublimidade e sutileza, tão comum entre os gregos daquela época, e muito distante da verdadeira eloqüência em que nosso apóstolo se destacou notavelmente. Tem sido afirmado que o apóstolo trabalhou sob um grande impedimento em sua fala, devido a uma voz gaguejante ou estridente. Outros optam por aplicar as palavras ao seu defeito na oratória e à falta de experiência na língua grega: ambas as quais podem ser consideradas tão amplas quanto a marca, e não o significado do apóstolo neste versículo; que não pode ser diferente do atribuído no início da nota. Parece, portanto, que ele estava longe de tirar proveito de um ensino superior, aprendizado superior e maior uso do mundo; e por essa conduta colocou-se ao mesmo nível dos outros apóstolos. Mas um impostor, cujo objetivo era poder, teria agido de maneira contrária; ele teria aproveitado todas essas vantagens; ele os teria exaltado o mais alto possível; ele teria se constituído, em virtude deles, como chefe da seita à qual aderiu, ou pelo menos dos prosélitos criados por ele mesmo. Isso não é mais do que foi feito por todo filósofo que formou uma escola; muito mais era natural em quem propagava uma nova religião. Mas, como sua conduta era inversa, ele demonstrou que agia segundo princípios mais elevados do que qualquer filósofo, e esse mesmo motivo não era motivo para se professar cristão e por se esforçar para fazer os outros cristãos da mesma maneira. Por testemunho de Deus , “o que Deus revelou e testificou no Antigo Testamento”. O apóstolo declara que, quando pregou o evangelho aos coríntios, não fez uso de nenhuma ciência humana, insinuações de eloqüência, especulações de filosofia, adornos do aprendizado humano; todos os seus argumentos foram, como ele lhes diz, 1 Coríntios 2: 4, da revelação do Espírito de Deus, das predições do Antigo Testamento e dos milagres que ele próprio fez entre eles; para que a fé deles seja inteiramente devida ao Espírito de Deus, e não às habilidades e sabedoria do homem. Em vez de µa?t?????, que prestamos testemunho, vários manuscritos antigos lêem µ?st?????, mistério. Pode haver algo dito a favor desta leitura; pois embora o apóstolo possua a doutrina do evangelho, ditada pelo Espírito de Deus, para ser contida nas Escrituras do Antigo Testamento e edificada sobre a revelação; todavia, ele ensina que, em toda parte, permaneceu em alguma medida um segredo ali, não totalmente compreendido até que eles foram levados ao significado evangélico oculto dessas passagens, pela vinda do Senhor Jesus Cristo e pela assistência do Espírito, na tempos do Messias, e depois publicados ao mundo pelos pregadores do Evangelho; e, portanto, ele o chama, especialmente aquela parte que se relaciona com os gentios, quase todos eram µ?st?????, mistério. Veja particularmente Romanos 16: 25-26 . Locke, Wetstein e Lord Lyttelton na Conversão de São Paulo.

Comentário de Scofield

senhor

Jeová. Jeremias 9:24

Comentário de John Wesley

E eu, irmãos, quando vim a vós, não vim com excelência de palavras nem de sabedoria, declarando-vos o testemunho de Deus.

E, consequentemente, cheguei a você, não com altivez de expressão ou de sabedoria – não afetei nem a profunda sabedoria nem a eloqüência.

Declarando o testemunho de Deus – O que Deus me deu para testemunhar a respeito de seu Filho.

Referências Cruzadas

Exodo 4:10 – Disse, porém, Moisés ao Senhor: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! “

Isaías 8:20 – Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!

Jeremias 1:6 – Mas eu disse: “Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem”.

Atos dos Apóstolos 18:1 – Depois disso Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto.

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

Atos dos Apóstolos 22:18 – vi o Senhor que me dizia: ‘Depressa! Saia de Jerusalém imediatamente, pois não aceitarão seu testemunho a meu respeito’.

Romanos 16:18 – Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos.

1 Coríntios 1:6 – porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês,

1 Coríntios 1:17 – Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus

1 Coríntios 2:4 – Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito,

1 Coríntios 2:13 – Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.

2 Coríntios 10:10 – Pois alguns dizem: “As cartas dele são duras e fortes, mas ele pessoalmente não impressiona, e a sua palavra é desprezível”.

2 Coríntios 11:6 – Eu posso não ser um orador eloqüente; contudo tenho conhecimento. De fato, já manifestamos isso a vocês em todo tipo de situação.

2 Tessalonicenses 1:10 – Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

2 Timóteo 1:8 – Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus,

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Apocalipse 1:2 – que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.

Apocalipse 1:9 – Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *