Estudo de 2 Tessalonicenses 1:10 – Comentado e Explicado

Naquele dia ele virá e será a glória dos seus santos e a admiração de todos os fiéis, e vossa também, porque crestes no testemunho que vos demos.
2 Tessalonicenses 1:10

Comentário de Albert Barnes

Quando ele vier a ser glorificado em seus santos – Ou seja, os remidos naquele dia serão os meios de promover sua glória, ou o universo verá sua glória manifestada em sua redenção. Sua principal glória, como vista naquele dia, estará relacionada ao fato de que ele redimiu seu povo; e ele virá para que toda a honra apropriada de tal obra possa ser manifestada. Ele será “glorificado” então pelos números que serão redimidos; por sua paciência nas provações pelas quais passaram; pelos triunfos que a religião deve ter feito na terra; por seus louvores e cânticos, e por sua ascensão com ele aos reinos da bem-aventurança.

E ser admirado em todos os que acreditam – Isso pode significar que ele será admirado entre ou por aqueles que acreditam; ou que o fundamento da admiração que ele receberá naquele dia será o que será visto neles; isto é, suas graças, seus números, suas alegrias, seus triunfos serão a ocasião de produzir admiração por ele – pois ele será considerado a fonte de tudo isso. Tyndale afirma: “e ser maravilhoso em todos os que acreditam”. A última interpretação me parece correta. A idéia geral é que Cristo naquele dia será manifestado de maneira gloriosa e que a fonte de seus maiores triunfos será o que é visto nos santos. Sua principal honra quando ele voltar ao mundo não serão os esplendores externos que acompanharão sua vinda, nem os anjos que o acompanharão, nem a manifestação de seu poder sobre os elementos, mas a igreja que ele redimiu. Ver-se-á então que ele é digno de admiração universal por ter redimido aquela igreja. Ele será então admirado ou glorificado em seu povo:

(1) por ter concebido o plano de resgatá-los;

(2) por estar disposto a encarnar e morrer para salvá-los;

(3) pela defesa de sua igreja em todas as suas perseguições e provações;

(4) por ressuscitar seu povo dentre os mortos;

(5) pelas virtudes e graças que exibirão naquele dia.

Essa honra apropriada de Cristo na igreja nunca foi totalmente vista. Seu povo na terra, em geral, refletiu imperfeitamente sua imagem. Em geral, eles têm sido comparativamente poucos em número e estão espalhados pela terra. Eles foram pobres e desprezados. Muitas vezes, eles foram perseguidos e considerados como a “sujeira do mundo e a descendência de todas as coisas”. As honras deste mundo foram negadas a eles. Os grandes consideram que não é uma honra se identificar com a igreja, e os orgulhosos têm vergonha de serem inscritos entre os seguidores do Cordeiro. Nos últimos dias, tudo isso será mudado, e a igreja reunida mostrará aos mundos admiradores quão grande e gloriosa é, Redentor, e quão gloriosa foi a obra da redenção.

Porque nosso testemunho entre vocês foi acreditado. O significado disso parece ser que eles estariam entre o número daqueles que naquele dia honrariam o Salvador, porque haviam abraçado o que o apóstolo lhes havia pregado, respeitando essas cenas futuras. Assim interpretada, esta cláusula deve ser considerada relacionada com 2 Tessalonicenses 2: 7 . “E para você é justo que ele descanse conosco, porque se acreditava em nosso testemunho”, isto é, você mostrou que é um verdadeiro cristão, e é apropriado que você participe dos triunfos e esperanças daquele dia.

Comentário de E.W. Bullinger

deve = deve ter.

glorificado . Grego. endoxazomia . Somente aqui e 2 Tessalonicenses 1:12 .

santos . Ver Atos 9:13 .

acredite, acreditei . App-150.

entre . App-104.

Comentário de John Calvin

10 Quando ele vier a ser santificado . Como até agora discursou sobre o castigo dos ímpios, ele agora volta aos piedosos e diz que Cristo virá, para que seja glorificado neles; isto é, que ele possa irradiá-los com sua glória, e que eles possam participar dela. “Cristo não terá essa glória para si mesmo individualmente; mas será comum a todos os santos. ” Este é o coroamento e escolha de consolo dos piedosos, que quando o Filho de Deus se manifestar na glória de seu reino, ele os reunirá na mesma comunhão consigo mesmo. (633) Há, no entanto, um contraste implícito entre a condição atual na qual os crentes trabalham e gemem e a restauração final. Pois agora eles estão expostos às censuras do mundo e são vistos como vil e sem valor; mas então serão preciosos e cheios de dignidade, quando Cristo derramar sua glória sobre eles. O fim disso é que os piedosos possam, por assim dizer, seguir de olhos fechados a breve jornada desta vida terrena, tendo suas mentes sempre atentas à futura manifestação do reino de Cristo. Com que propósito ele menciona Sua vinda no poder, mas para que eles possam, com esperança, saltar adiante para aquela ressurreição abençoada que ainda está oculta?

Também deve ser observado que, depois de ter usado o termo santos , ele acrescenta, a título de explicação – aqueles que acreditam , pelos quais ele sugere que não há santidade nos homens sem fé, mas que todos são profanos. No final, ele repete novamente os termos – naquele dia, pois essa expressão está relacionada a esta frase. Agora, ele repete isso com esta visão, para que possa reprimir os desejos dos crentes, para que eles não se apressem para além dos limites devidos.

Pelo fato de ter sido dado crédito ao que ele dissera de maneira geral a respeito dos santos, ele agora se aplica aos tessalonicenses, para que não duvidem que sejam desse número.

“Porque”, diz ele, “minha pregação obteve crédito entre vocês, Cristo já o matriculou no número de seu próprio povo, a quem ele fará participantes de sua glória.”

Ele chama sua doutrina de testemunho , porque os apóstolos são testemunhas de Cristo. ( Atos 1: 8. ) Vamos aprender, portanto, que as promessas de Deus são ratificadas em nós, quando ganham crédito conosco.

Comentário de Adam Clarke

Quando ele vier a ser glorificado em seus santos – Como a graça de Deus é peculiarmente glorificada em salvar pecadores e transformá-los em santos, esse poder gracioso será particularmente manifestado no grande dia, quando incontáveis ??milhões aparecerão diante daquele trono que tem saem da grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

E ser admirado – ?a?µas???a? · Ser admirado entre e por conta de todos os que crêem. Por mais que os verdadeiros crentes admirem as perfeições do Redentor da humanidade, e por mais que se admirem de sua incrível condescendência em se tornar homem e em morrer pelos pecados do mundo; todo o seu atual espanto e admiração será como nada quando comparado com o que eles sentirão quando vierem vê-lo em toda a sua glória, a glória que ele tinha com o pai antes que o mundo existisse. Em referência a isso, podemos aplicar as palavras de São João: “Amados, agora somos filhos de Deus; e ainda não parece o que devemos ser; mas sabemos que quando ele aparecer, seremos como ele; pois o veremos como ele é. ” 1 João 3: 2 .

Em vez de t??? p?ste???s?? , aqueles que acreditam, t??? p?ste?sas?? , aqueles que acreditaram, é a leitura da ABCDEF, muitos outros, os posteriores siríacos, eslavos, vulgares e italianos, com a maioria dos pais gregos. Esta leitura é sem dúvida genuína.

Porque nosso testemunho – acreditava-se naquele dia – Os membros desta frase parecem ter sido estranhamente transpostos. Creio que deve ser lido assim: “Naquele dia, quando ele vier a ser glorificado em seus santos, e admirado entre todos os que creram; porque nosso testemunho foi crido entre vocês”. Os tessalonicenses haviam creditado o que os apóstolos haviam dito e escrito, não apenas sobre Jesus Cristo em geral, mas também sobre o dia do julgamento.

Comentário de Thomas Coke

2 Tessalonicenses 1:10 . Ser admirado, etc. – Isso implica fortemente, não apenas que os próprios santos admirem o que ele faz por eles, muito acima de todas as suas concepções e expectativas; mas que refletirá uma glória admirável em nosso Redentor, no julgamento de todos os que dele forem espectadores. Elsner e Grotius leem a próxima cláusula: Porque nosso testemunho a seu respeito será aprovado naquele dia; ou deve ter sido verificado ou ratificado sobre você. O Dr. Heylin lê, pois o que testemunhamos e declaramos a você deve ser verificado naquele dia.

Comentário de John Wesley

Quando ele for glorificado em seus santos e admirado em todos os que crêem (porque se acreditava em nosso testemunho entre vocês) naquele dia.

Ser glorificado em seus santos – Pois a maravilhosa glória de Cristo brilhará neles.

Referências Cruzadas

Números 23:23 – Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito! ’

Salmos 68:35 – Tu és temível no teu santuário, ó Deus; é o Deus de Israel que dá poder e força ao seu povo. Bendito seja Deus!

Salmos 89:7 – Na assembléia dos santos Deus é temível, mais do que todos os que o rodeiam.

Isaías 43:21 – ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor”.

Isaías 44:23 – Cantem de alegria, ó céus, pois o Senhor fez isto; grite bem alto, ó profundezas da terra. Irrompam em canção, vocês, montes, vocês, florestas e todas as suas árvores, pois o Senhor resgatou Jacó, ele mostra sua glória em Israel.

Isaías 49:3 – Ele me disse: “Você é meu servo, Israel, em quem mostrarei o meu esplendor”.

Isaías 60:21 – Então todo o seu povo será justo, e possuirá a terra para sempre. Ele é o renovo que plantei, obra das minhas mãos, para manifestação da minha glória.

Jeremias 33:9 – Então Jerusalém será para mim uma fonte de alegria, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra que ouvirem acerca de todos os benefícios que faço por ela. Elas temerão e tremerão diante da paz e da prosperidade que eu lhe concedo’.

Malaquias 3:17 – “No dia em que eu agir”, diz o Senhor dos Exércitos, “eles serão o meu tesouro pessoal. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece.

Mateus 7:22 – Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’

Mateus 24:36 – “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Lucas 10:12 – Eu lhes digo: Naquele dia haverá mais tolerância para Sodoma do que para aquela cidade.

João 11:4 – Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”.

João 17:10 – Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles.

Gálatas 1:24 – E glorificavam a Deus por minha causa.

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 1:12 – a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

Efésios 1:14 – que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

Efésios 1:18 – Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 3:10 – A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

2 Tessalonicenses 1:12 – Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

2 Timóteo 1:18 – Conceda-lhe o Senhor que, naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor! Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou em Éfeso.

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Apocalipse 7:11 – Todos os anjos estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *