Estudo de Números 23:23 – Comentado e Explicado

Não é preciso magia em Jacó, nem adivinhação em Israel: a seu tempo, se dirá a Jacó e a Israel o que Deus quer fazer.
Números 23:23

Comentário de Albert Barnes

Encantamento … adivinhação – Mais estritamente “augúrio” e “sinal do adivinho”, ou o presságio que foi supersticiosamente observado. “Adivinho” é o termo aplicado a Balaão em Josué 13:22 .

O versículo sugere que o vidente foi finalmente, através da anulação de seus próprios augúrios, compelido a possuir o que, se ele não tivesse sido cego pela avareza e ambição, ele teria discernido antes – que havia uma interferência indiscutível de Deus em nome de Israel , contra o qual todas as artes e esforços do homem devem ser vãos. O sentido sugerido pela margem (ou seja, que a arte do adivinho não era praticada em Israel) seria estritamente verdadeiro (compare a nota de Números 23: 4 ).

De acordo … – Antes, no devido tempo, será dito a Jacó, etc. Deus, através de Seus próprios meios divinamente designados (por exemplo, o Urim e Tumim), revelará a Israel, conforme a ocasião exigir, Sua vontade e propósitos.

Comentário de Thomas Coke

Números 23:23 . Certamente não há encantamento contra Jacó, etc. – Aqui o profeta explode em um nobre êxtase, e declara a Balaque e aos nobres ao redor que todas as suas maquinações ímpias foram em vão contra um povo que o Senhor havia decidido abençoar. Assim, em Provérbios, cap. Números 21:30 diz: Não há sabedoria, nem entendimento, nem conselho contra o Senhor. Houbigant apresenta a última cláusula: Em seu tempo, será dito o que o Deus de Jacó e Israel pode fazer ou está prestes a fazer. Este versículo parece no hebraico depender do precedente; Eles têm, por assim dizer, a força do unicórnio; porque , ? , ki, não há encantamento, etc. No devido tempo, será dito a Jacó e Israel o que o Senhor está prestes a fazer: e, provavelmente, o próximo versículo se refere àquilo que o povo deveria fazer com a ajuda de Deus; isto é, para alcançar a conquista completa de Canaã, mas a respeito da qual nos referimos à passagem semelhante no próximo capítulo, versículos 8 e 9. O engenhoso leitor não precisa ser informado de que essas profecias de Balaão, como as outras peças da poesia antiga nas Escrituras, são escritas em metros alternados. Veja o Dr. Lowth’s Prelect. Poeta. 4. 41. 20. 206. & c. 4to. A versão que seguimos nos lembra uma nobre frase de Epicteto, (considerando-o pagão), citado pelo Sr. Saurin. “O coaxar do corvo não me preocupa; suponha que prefira que eu perca alguma coisa; um dos membros do meu corpo, por favor: o que é então? Nem sempre é do meu próprio poder ser um homem honesto? Corvos não tenho influência sobre minha virtude. ”

REFLEXÕES.— Não desanimado por uma decepção, esse inimigo inquieto do povo de Deus renova suas tentativas contra eles, esperando que outro lugar e sacrifício sejam mais bem-sucedidos e que ele prevaleça contra uma parte das hostes de Israel, se não contra a todo. Balaão, como antes, vai ao encontro do Senhor e volta para responder à pergunta de Balaque com uma mensagem ainda mais confusa. Aqueles que persistem nos caminhos do pecado certamente encontrarão todos os dias sucessivos decepções repetidas e amargas. Balaão chama a atenção solene do rei; pois quem ousa brincar quando Deus fala por seus servos? 1. Ele pronuncia a vontade de Deus. Israel está seguro na fidelidade divina e no objeto da consideração divina. 2. Ele declara o poder deles irresistível. Já que Deus é por eles e com eles, a oposição é vã. Nota; É nosso consolo pensar, em meio a cada ataque de nossos inimigos espirituais, que os braços eternos do Deus onipotente estão debaixo de nós. 3. Ele prediz os estragos que eles devem fazer entre as nações, como um grande leão em meio aos rebanhos indefesos; de modo que seus inimigos, perplexos, e eles mesmos em triunfo, clamem: “O que Deus fez!” Nota; (1) As maravilhas da graça de Deus serão, para a eternidade, o assunto dos cânticos triunfantes de seu povo. (2.) Onde Jesus, nosso Rei, estiver no meio de nós, certamente continuaremos conquistando e conquistando. 4. Ele é dono da vaidade de seus próprios encantamentos e da inutilidade da tentativa de qualquer outra pessoa. Até os inimigos do povo de Deus devem finalmente confessar sua impotência para machucá-los. Vicisti Galilaee.

Comentário de Adam Clarke

Não há encantamento, etc. – Como Deus decidiu salvá-los, portanto, nenhum encantamento pode prevalecer contra eles.

De acordo com esse tempo, etc. – acho que esta cláusula deve ser lida assim: “Como neste momento, será dito a Jacó e a Israel o que Deus trabalha;” isto é, essas pessoas sempre terão informações proféticas sobre o que Deus está prestes a trabalhar. E, de fato, eles são as únicas pessoas sob o céu que já tiveram esse privilégio. Quando o próprio Deus planejou puni-los por causa de seus pecados, ele sempre os advertiu pelos profetas; e também teve o cuidado de avaliá-los de todas as conspirações de seus inimigos contra eles.

Comentário de John Wesley

Certamente não há encantamento contra Jacó, nem adivinhação contra Israel; de acordo com este tempo, será dito de Jacó e de Israel: O que Deus operou?

Contra Jacó – Nem contra qualquer um que realmente acredite em Cristo.

O que Deus fez – Quão maravilhosas e gloriosas são aquelas obras que Deus está prestes a fazer por Israel! Essas coisas serão uma questão de discurso e admiração para todas as idades.

Comentário de John Calvin

23. Certamente não há encantamento. Essa passagem é geralmente exposta como um escândalo para o povo, porque eles não são dados a encantamentos e superstições mágicas, como Deus também lhes havia ordenado estritamente em Sua lei que eles não deveriam poluir-se por tais contaminações. Outros assim explicam: Os israelitas não querem encantadores, porque pelos Urim e Tumim, ou pelos Profetas, Deus lhes revelaria o que lhes seria proveitoso. A opinião deles é mais correta que, assim, a interpreta. Nenhum encantamento e adivinhação valem contra os israelitas. Vamos agora explicar isso mais claramente. Balaão, em meu julgamento, confessa que não há espaço para Seus encantamentos, ou que suas artes costumeiras falham com ele agora, porque sua eficácia e poder não podem afetar os israelitas. E essa confissão se harmoniza com as palavras dos mágicos do Faraó, quando eles dizem: “Este é o dedo de Deus” ( Êxodo 8:19 😉 depois de terem argumentado de maneira pertinente, até que Deus os obrigou a ceder. Assim, agora Balaão declara que o povo eleito foi defendido do alto, de modo que suas adivinhações eram ineficazes e seus encantamentos vãos.

A outra cláusula do versículo parece-me simplesmente nesse sentido, que Deus dali em diante realizaria obras poderosas para a defesa de Seu povo, as quais deveriam estar relacionadas com admiração. A tradução que alguns dão é restrita e exagerada: “Como neste momento será dito: O que Deus operou em Israel?” pois Balaão diria que grande deve ser o progresso da graça de Deus, cujos começos somente apareceram; e, em resumo, ele declara que, a partir de agora, memoráveis ??devem ser as performances de Deus em favor de Seu povo, que devem fornecer assuntos abundantes para a história.

Comentário de Joseph Benson

Números 23:23 . Nenhum encantamento contra Jacó – nem contra qualquer um que realmente acredite em Cristo! O que Deus operou! Quão maravilhosas e gloriosas são aquelas obras que Deus está prestes a fazer por Israel! Essas coisas serão uma questão de discurso e admiração para todas as idades.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Números 22:6 – Venha agora lançar uma maldição contra ele, pois é forte demais para mim. Talvez então eu tenha condições de derrotá-lo e de expulsá-lo da terra. Pois sei que quem você abençoa é abençoado, e quem você amaldiçoa é amaldiçoado”.

Números 24:1 – Quando Balaão viu que agradava ao Senhor abençoar Israel, não recorreu à magia como nas outras vezes, mas voltou o rosto para o deserto.

Salmos 31:19 – Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti!

Salmos 44:1 – Com os nossos próprios ouvidos ouvimos, ó Deus; os nossos antepassados nos contaram os feitos que realizaste no tempo deles, nos dias da antigüidade.

Salmos 64:9 – Todos os homens temerão, proclamarão as obras de Deus, refletindo no que ele fez.

Salmos 126:2 – Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”.

Salmos 136:13 – Àquele que dividiu o mar Vermelho O seu amor dura para sempre!

Isaías 41:4 – Quem fez tudo isso? Quem chama as gerações à existência desde o princípio? Fui eu mesmo, o Senhor, o primeiro, que continuarei sendo, até mesmo com os últimos. “

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Daniel 9:15 – Ó Senhor, nosso Deus, que tiraste o teu povo do Egito com mão poderosa e que fizeste para ti um nome que permanece até hoje, nós temos pecado e somos culpados.

Miquéias 6:4 – Eu o tirei do Egito, e o redimi da terra da escravidão; enviei Moisés, Arão e Miriã para conduzi-lo.

Miquéias 7:15 – “Como nos dias em que você saiu do Egito, ali mostrarei as minhas maravilhas”.

Mateus 12:25 – Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.

Mateus 12:27 – E se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam os filhos de vocês? Por isso, eles mesmos serão juízes sobre vocês.

Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Lucas 10:18 – Ele respondeu: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.

João 11:47 – Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus convocaram uma reunião do Sinédrio. “O que estamos fazendo? “, perguntaram eles. “Aí está esse homem realizando muitos sinais miraculosos.

Atos dos Apóstolos 4:16 – perguntando: “Que faremos com esses homens? Todos os que moram em Jerusalém sabem que eles realizaram um milagre notório que não podemos negar.

Atos dos Apóstolos 5:12 – Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de Salomão.

Atos dos Apóstolos 5:14 – Em número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados,

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Atos dos Apóstolos 15:12 – Toda a assembléia ficou em silêncio, enquanto ouvia Barnabé e Paulo falando de todos os sinais e maravilhas que, por meio deles, Deus fizera entre os gentios.

Romanos 16:20 – Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.

Gálatas 1:23 – Apenas ouviam dizer: “Aquele que antes nos perseguia, agora está anunciando a fé que outrora procurava destruir”.

1 Tessalonicenses 1:8 – Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso,

Apocalipse 12:9 – O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *