Estudo de Mateus 16:18 – Comentado e Explicado

E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Mateus 16:18

Comentário de Albert Barnes

E eu também te digo que tu és Pedro – A palavra “Pedro”, em grego, significa “uma rocha”. Foi dado a Simão por Cristo quando o chamou para ser um discípulo, João 1:42

Cefas é uma palavra siríaca, que significa o mesmo que Pedro – uma rocha ou pedra. O significado desta frase pode ser assim expresso: “Ao dizer que eu sou o Filho de Deus, você me chamou por um nome expressivo do meu verdadeiro caráter. Eu também te dei um nome expressivo de seu caráter. Chamei você de Pedro, uma rocha, denotando firmeza, solidez, estabilidade, e sua confissão mostrou que o nome é apropriado. Vejo que você é digno desse nome e será um apoio distinto da minha religião.

E sobre esta rocha … – Esta passagem deu origem a muitas interpretações diferentes. Alguns supuseram que a palavra “rocha” se refere à confissão de Pedro, e que Jesus quis dizer, sobre esta rocha, esta verdade que você confessou, que eu sou o Messias e sobre as confissões disso de todos os crentes. Igreja. Confissões como essa serão a prova da piedade, e nessas confissões minha igreja permanecerá em meio às chamas da perseguição, à fúria dos portões do inferno. Outros pensaram que Jesus se referiu a si mesmo. Cristo é chamado de rocha, Isaías 28:16 ; 1 Pedro 2: 8 . E foi pensado que ele se virou de Pedro para si mesmo e disse: “Sobre esta rocha, esta verdade de que eu sou o Messias – sobre mim como o Messias, edificarei minha igreja”. Ambas as interpretações, embora plausíveis, parecem forçadas à passagem para evitar a principal dificuldade nela. Outra interpretação é que a palavra “rock” se refere ao próprio Peter.

Este é o significado óbvio da passagem; e se a Igreja de Roma a tivesse abusado e aplicado ao que nunca foi planejado, nenhuma outra interpretação teria sido buscada. Tu és uma rocha. Mostraste-te firme e adequado para o trabalho de lançar os alicerces da igreja. Sobre ti eu o edificarei. Serás altamente honrado; tu serás o primeiro a tornar conhecido o evangelho para judeus e gentios. ” Isso foi realizado. Veja Gálatas 2: 9 . Mas Cristo não quis dizer, como dizem os católicos romanos, exaltar Pedro à autoridade suprema acima de todos os outros apóstolos, ou dizer que ele era o único sobre quem ele criaria sua igreja. Veja Gálatas 2:11 , onde Paulo resistiu a Pedro, porque ele deveria ser culpado – algo que não poderia ter acontecido se Cristo (como dizem os católicos romanos) quisesse dizer que Pedro era absoluto e infalível. Acima de tudo, não é dito aqui, ou em qualquer outro lugar na Bíblia, que Pedro teria sucessores infalíveis que seriam os vicegerentes de Cristo e a cabeça da igreja. Todo o significado da passagem é o seguinte: “Eu farei de você o instrumento honrado de tornar meu evangelho conhecido pelos judeus e gentios, e farei de você um pregador firme e distinto na construção de minha igreja.”

Construirá minha igreja – Refere-se ao costume de construir na Judéia sobre uma rocha ou outro fundamento muito firme. Veja as notas em Mateus 7:24 . A palavra “igreja” significa literalmente “os chamados” e muitas vezes significa uma assembléia ou congregação. Veja Atos 19:32 , grego; Atos 7:38 . É aplicado aos cristãos como sendo “chamados” do mundo. Às vezes, significa todo o corpo de crentes, Efésios 1:22 ; 1 Coríntios 10:32 . Este é o seu significado neste lugar. Significa, também, uma sociedade particular de crentes que adoram em um só lugar, Atos 8: 1 ; Atos 9:31 ; 1 Coríntios 1: 2 , etc .; às vezes, também, uma sociedade em uma única casa, como Romanos 16: 5 . Em linguagem comum, significa a igreja visível – isto é, todos os que professam religião; ou invisível, ou seja, todos os verdadeiros cristãos, professores ou não.

E os portões do inferno … – As cidades antigas estavam cercadas por muros. Nos portões em que foram entrados, estavam os principais locais para a realização de tribunais, transações comerciais e deliberação de assuntos públicos. Veja as notas em Mateus 7:13 . Compare as anotações em Jó 29: 7 . Veja também Deuteronômio 22: 4 ; 1 Samuel 4:18 ; Jeremias 36:10 ; Gênesis 19: 1 ; Salmo 69:12 ; Salmo 9:14 ; Provérbios 1:21 . A palavra “portões”, portanto, é usada para conselhos, projetos, maquinações, propósitos malignos.

“Inferno” significa, aqui, o lugar dos espíritos que partiram, principalmente os maus; e o significado da passagem é que todas as tramas, estratagemas e maquinações dos inimigos da igreja não seriam capazes de superar uma promessa que foi notavelmente cumprida.

Comentário de E.W. Bullinger

Digo também = Digo também ( assim como o Pai), olhando para um Agente precedente com Quem o Senhor se associa.

tu és Pedro. Veja App-147.

Pedro. Grego. petros. Uma pedra (solta e móvel), como em João 1:42 .

esta. Muito enfático, como se estivesse apontando para si mesmo. Veja notas em João 2:19 ; João 6:58 . Uma das três passagens importantes em que “isto” representa o orador. Veja notas em João 2:19 e João 6:58 .

essa rocha = grega. petra . Petra é feminina e, portanto, não podia se referir a Peter; . Whether we are to understand it (with Augustine and Jerome) as implying “thou hast said [it]” (see App-147), or “thou art Peter”, most Protestants as well as these ancient “Fathers” agree that Peter”s confession is the foundation to which Christ referred, and not Peter himself. mas, se se referir à confissão de Pedro, concordaria com a homologia (que é feminina), e será confessada em 1 Timóteo 6:13 e profissão em 1 Timóteo 6:12 . Hebreus 3: 1 ; Hebreus 4 : 14 ; Hebreus 10:23 . Compare com 2 Coríntios 9:13: se devemos entendê-lo (com Agostinho e Jerônimo) como implicando “tu o disseste” (veja App-147), ou “tu és Pedro” , a maioria dos protestantes, bem como esses antigos “Pais”, concorda que a confissão de Pedro é o fundamento a que Cristo se referiu, e não o próprio Pedro. Ele não era o fundamento nem o construtor (um pobre construtor, Mateus 16:23 ), mas somente Cristo, a quem ele confessara ( 1 Coríntios 3:11 ). Assim termina o grande assunto desta segunda parte do ministério do Senhor. Veja App-119.

Rocha. Grego. petra. Uma rocha (in situ) imóvel: o Messias, como “o Filho do Deus vivo” , que é a “pedra fundamental” predita ( Isaías 28:16 ); e a pedra rejeitada ( Salmos 118: 22 ).

vontade = deve. Portanto, futuro, como em Oséias 1:10 ; Oséias 2:23 .

igreja = assembléia. Definido como “Israel” e o “Remanescente” ( Romanos 9: 2 , Romanos 9: 1-27 ). Não é a ecclesia do mistério (ou segredo) revelado em Efésios; mas o mencionado nos Salmos 22:22 , Salmos 22:25 , etc.

os portões. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto), App-6, pelo poder.

os portões do inferno = os portões de Hades (= A sepultura), denotando o poder da sepultura em reter, como em Isaías 38:10 . Jó 38:17 (Septuaginta) Salmos 9:13 ; Salmos 107: 18 .

inferno = O túmulo. Grego. Hades . Veja App-131.

prevalecer. Grego. katischuo . . Hosea 13:14 . Ocorre apenas aqui e Lucas 23:23 = tem força total, em detrimento de outro: ie A sepultura não terá poder para reter seus cativos, porque Cristo possui as chaves daquelas portas, e elas não serão fortes o suficiente para triunfar ( Apocalipse 1:18 ( Veja Salmos 68:20 ) A ressurreição é a grande verdade afirmada aqui: Compare Ezequiel 37: 11-14, Atos 2: 29-31, 1 Coríntios 15:55 e Oséias 13:14 .

Comentário de John Calvin

18. E eu te digo. Por essas palavras, Cristo declara quão altamente ele se deleita com a confissão de Pedro, uma vez que concede uma recompensa tão grande. Pois, embora ele já tivesse dado a seu discípulo, Simão, o nome de Pedro ( Mateus 10: 2 ; João 1:42 ,) e tivesse, por causa de sua bondade imerecida, o designara apóstolo, mas esses dons, embora livremente concedidos, (439) são aqui atribuídos à fé como se tivessem sido uma recompensa, que não encontramos com freqüência nas Escrituras. Pedro recebe uma dupla honra, a primeira parte relacionada à sua vantagem pessoal e a segunda ao seu cargo de apóstolo.

Tu és Pedro. Por essas palavras, nosso Senhor assegura que não foi por uma boa razão que ele havia lhe dado esse nome anteriormente, porque, como uma pedra viva ( 1 Pedro 2: 5 ) no templo de Deus, ele mantém sua firmeza. Isso se estende, sem dúvida, a todos os crentes, cada um dos quais é um templo de Deus ( 1 Coríntios 6:19 ) e que, unidos um ao outro pela fé, formam um templo ( Efésios 2:21 ). denota também a excelência distinta de Pedro acima do resto, pois cada um em sua própria ordem recebe mais ou menos, de acordo com a medida do dom de Cristo ( Efésios 4: 7 ).

E nesta rocha. Portanto, é evidente como o nome Pedro passa a ser aplicado tanto a Simão individualmente quanto a outros crentes. É porque eles são fundamentados na fé de Cristo, e unidos, por um santo consentimento, em um edifício espiritual, para que Deus habite no meio deles ( Ezequiel 43: 7 ). Para Cristo, anunciando que isso seria o fundamento comum de toda a Igreja, com a intenção de associar a Pedro toda a piedade que jamais existiria no mundo. “Você é agora”, disse ele, “um número muito pequeno de homens e, portanto, a confissão que você fez agora não deve atualmente ter muito peso; mas em breve chegará o tempo em que essa confissão assumirá um caráter elevado e será muito mais difundida. ” E isso foi eminentemente adequado para excitar seus discípulos à perseverança, que, embora sua fé fosse pouco conhecida e pouco estimada, ainda assim eles haviam sido escolhidos pelo Senhor como as primícias, para que desse início significativo pudesse surgir uma nova Igreja, o que seria vitorioso contra todas as maquinações do inferno.

Não prevalecerá contra isso. O pronome it ( a?t?? ) pode se referir à ou à Igreja; mas o último significado é mais apropriado. Contra todo o poder de Satanás, a firmeza da Igreja será invencível, porque a verdade de Deus, sobre a qual repousa a fé da Igreja, permanecerá sempre inabalável. E a esta afirmação corresponde o ditado de João:

Esta é a vitória que vence o mundo, sua fé,
( 1 João 5: 4. )

É uma promessa que merece eminentemente nossa observação, de que todos os que estão unidos a Cristo e o reconhecem ser Cristo e Mediador permanecerão até o fim a salvo de todo perigo; pois o que é dito sobre o corpo da Igreja pertence a cada um de seus membros, uma vez que eles são um em Cristo. No entanto, esta passagem também nos instrui que, enquanto a Igreja continuar a ser uma peregrina na terra, ela nunca terá descanso, mas ficará exposta a muitos ataques; pois, quando se declara que Satanás não conquistará, isso implica que ele será seu inimigo constante. Enquanto, portanto, confiamos nessa promessa de Cristo, sentimos a liberdade de nos vangloriar contra Satanás, e já triunfamos pela fé sobre todas as suas forças; aprendamos, por outro lado, que essa promessa é, por assim dizer, o som de uma trombeta, chamando-nos a estar sempre prontos e preparados para a batalha. Pela palavra portões ( p??a? ) é inquestionavelmente entendido todo tipo de poder e armas de guerra.

Comentário de Adam Clarke

Tu és Pedro – Era o mesmo que se ele tivesse dito, eu te reconheço por um dos meus discípulos – pois esse nome foi dado a ele por nosso Senhor quando ele o chamou pela primeira vez para o apostolado. Ver João 1:42 .

Pedro, pet??? , significa uma pedra ou fragmento de uma rocha; e nosso Senhor, cujo costume constante era elevar-se às coisas celestiais através do meio terreno, tira o nome do nome, cujo significado metafórico era força e estabilidade, para apontar a solidez da confissão e a estabilidade disso. causa que deve ser fundada em Cristo, o Filho do Deus vivo. Veja as notas em Lucas 9:62 .

Sobre esta mesma rocha, ep? ta?t? t? pet?a – essa verdadeira confissão sua – que eu sou o Messias, que vim para revelar e comunicar o Deus Vivo, para que o mundo morto e perdido possa ser salvo – nesta mesma rocha, eu mesmo, assim confessou (aludindo provavelmente ao Salmo 118: 22 , A Pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a Pedra Principal do Canto: e a Isaías 28:16 , Eis que ponho uma pedra em Sião como fundamento) – Igreja, µ?? t?? e????s?a? , minha assembléia ou congregação, ou seja, de pessoas que são feitas participantes desta preciosa fé. Que Pedro não foi projetado nas palavras de nosso Senhor deve ser evidente para todos os que não são cegos pelo preconceito. Pedro foi apenas um dos construtores deste edifício sagrado, Efésios 2:20 ; que ele mesmo nos diz (com o resto dos crentes), foi construído sobre esta pedra fundamental: 1 Pedro 2: 4 , 1 Pedro 2: 5 , por isso Jesus Cristo não disse, em ti, Pedro, edificarei o meu Igreja, mas muda imediatamente a expressão e diz, sobre essa mesma rocha, ep? ta?t? t? pet?a , para mostrar que ele nem se dirigiu a Pedro, nem a nenhum outro apóstolo. Portanto, a supremacia de Pedro e a infalibilidade da Igreja de Roma devem ser buscadas em outras escrituras, pois elas certamente não podem ser encontradas nisso. Sobre o significado da palavra Igreja, veja na conclusão deste capítulo.

Os portões do inferno, p??a? ?d?? i. e, as maquinações e poderes do mundo invisível. Nos tempos antigos, os portões das cidades fortificadas eram usados ??para manter conselhos, e eram geralmente locais de grande força. A expressão de nosso Senhor significa que nem as conspirações, estratagemas, nem a força de Satanás e seus anjos devem prevalecer até agora a ponto de destruir as verdades sagradas na confissão acima. Às vezes, os portões são tomados para as tropas que saem deles: podemos acreditar firmemente que, embora o inferno deva abrir seus portões e vomitar seu diabo e todos os seus anjos, para lutar contra Cristo e seus santos, a ruína e a perturbação devem ser a consequência da parte deles; como o braço do Onipotente deve prevalecer.

Comentário de Scofield

Pedro

Existe no grego um jogo com as palavras: “tu és Peter Petros – literalmente ‘uma pedrinha’, e sobre esta pedra Petra eu construirei minha igreja”. Ele não promete edificar Sua igreja sobre Pedro, mas sobre Si mesmo, como Pedro tem o cuidado de nos dizer ( 1 Pedro 2: 4-9 )

Igreja

2 (grego – ?p????µ? (ek = “fora de”, kaleo = “chamar”), uma assembléia dos chamados). A palavra é usada para qualquer montagem; a palavra em si não implica mais, como, por exemplo, a reunião da cidade em Éfeso Atos 19:39 e Israel, chamada do Egito e reunida no deserto Atos 7:38 . Israel era uma verdadeira “igreja”, mas de modo algum a igreja do NT – o único ponto de semelhança é que ambos foram “convocados” e pelo mesmo Deus. Tudo o resto é contraste.

(Veja Scofield “ Atos 7:38 “) Veja Scofield ” Hebreus 12:23

inferno Veja nota (Veja Scofield “ Lucas 16:23 “)

Comentário de John Wesley

E também te digo que tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei a minha igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Nesta rocha – Aludindo ao seu nome, que significa uma rocha, a saber, a fé que você professou agora; Eu construirei minha Igreja – Mas talvez quando nosso Senhor pronunciou estas palavras, ele apontou para si mesmo, da mesma maneira que quando disse: Destrua este templo, João 2:19 ; significando o templo do seu corpo. E é certo que, como ele é mencionado nas Escrituras, como o único fundamento da Igreja, é isso que os apóstolos e evangelistas colocaram em sua pregação. É com relação a colocar isso, que os nomes dos doze apóstolos (não apenas de São Pedro) foram igualmente inscritos nos doze fundamentos da cidade de Deus, Apocalipse 21:14 .

Os portões do inferno – Como portões e muros eram a força das cidades, e como tribunais de justiça eram realizados em seus portões, esta frase significa corretamente o poder e a política de Satanás e seus instrumentos.

Não prevalecerá contra ela – Não contra a Igreja universal, para destruí-la. E eles nunca fizeram. Houve um pequeno remanescente em todas as idades.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *