Estudo de Salmos 31:19 – Comentado e Explicado

Quão grande é, Senhor, vossa bondade, que reservastes para os que vos temem e com que tratais aos que se refugiam em vós, aos olhos de todos.
Salmos 31:19

Comentário de Albert Barnes

Oh, quão grande é a tua bondade – isto é, em vista da proteção e favor divinos em tais casos, ou quando assim são atacados. O salmista parece ter sentido que era um privilégio inexprimível, portanto, poder apelar a Deus com a garantia da proteção divina. Em poucas circunstâncias, as pessoas se sentem mais gratas pela oportunidade de apelar a Deus do que quando são insultadas e caluniadas. Como não há nada que sentimos mais do que calúnia e censura, não pode haver circunstâncias em que apreciamos mais o privilégio de ter um refúgio e um amigo como Deus.

O que você estabeleceu – O que você “valorizou”, pois a palavra hebraica significa. Ou seja, a bondade e a misericórdia foram, por assim dizer, “valorizadas” para uma emergência como essa – como um homem aprecia comida no outono para as necessidades do inverno, ou riqueza para as necessidades da velhice. A bondade de Deus é, portanto, um tesouro acumulado para as necessidades de Seu povo – um tesouro sempre acessível; um tesouro que nunca pode ser esgotado.

Para aqueles que te temem – ou “reverenciam” – o medo ou a reverência são frequentemente usados ??para denotar amizade com Deus ou religião. Veja as notas no Salmo 5: 7 .

O que tu trabalhaste para eles – O que tu “fizeste” para eles (hebraico); ou que tens assegurado como se fosse por trabalho; isto é, por plano e arranjo. Não foi por acaso que essa bondade foi fornecida; Deus o fez de maneira semelhante ao ato de um homem que deposita tesouros para seu futuro uso por plano e por trabalho. A idéia é que tudo isso foi o “trabalho” de um Deus benevolente; um Deus que antecipou cuidadosamente as necessidades do seu povo.

Para aqueles que confiam em ti – que confiam em ti em problemas, em perigo e em carência; que sentem que sua única confiança está em ti e que realmente confiam em ti.

Antes dos filhos dos homens – Ou seja, Tu o fizeste na presença dos filhos dos homens, ou na presença da humanidade. Deus não apenas colocou isso em segredo, provendo as necessidades de Seu povo, mas ele havia realizado essa libertação diante das pessoas, ou demonstrado Sua bondade a eles abertamente. Os atos de benevolência ou bondade no caso foram – “primeiro”, que ele “valorizou” os recursos de Sua bondade mediante acordo prévio ou antecipação para eles; e “segundo”, que ele “operou” a libertação, ou “manifestou” sua bondade interpondo para salvar, e fazendo isso abertamente para que pudesse ser visto pela humanidade.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 31:19 . Tua bondade, que levantaste, etc. – A qual estimas para aqueles que te temem; que providencias para aqueles que te refugiam diante dos filhos dos homens. Mudge e verde. O próximo versículo deve ser traduzido também no tempo presente: Tu os ocultas, tu os guardas. A frase, no segredo da tua presença, refere-se ao santuário, o lugar peculiar da residência de Deus. “Aqueles que confiam nele serão tão seguros em sua proteção, como se fossem imediatamente alojados no santuário.”

Comentário de Joseph Benson

Salmos 31:19 . Oh, quão grande é a tua bondade – Nenhuma palavra pode expressar a grandeza do teu amor e bênçãos; que você colocou – hebraico, , ? , tzapanta, escondeu-se, isto é, consigo mesmo ou em seu próprio peito. A palavra é muito enfática e remove uma objeção de homens ímpios tirados das atuais calamidades de homens bons. Seu favor, é verdade, nem sempre é manifestado a eles, mas é estabelecido para eles em seu tesouro, de onde será atraído quando eles precisarem, e ele achar conveniente. O que você fez – Ou preparou, ou preparará, o tempo passado para o futuro, para significar a certeza disso, como é muito comum nos escritos proféticos; diante dos filhos dos homens – Publicamente, e na visão do mundo, seus próprios inimigos vendo, admirando e invejando, mas não sendo capaz de impedi-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

confiança = depositar sua confiança. Mesma palavra que Salmos 31: 1 .

homens. Hebraico. “Adão.

Comentário de Adam Clarke

Oh, quão grande é a tua bondade – a bondade de Deus é infinita; existe o suficiente para todos. suficiente para cada um, suficiente para sempre. Está estabelecido onde nem demônios nem homens podem alcançá-lo, e está estabelecido para aqueles que temem ao Senhor; portanto, todo aquele que treme de palavra, pode esperar tudo o que precisa desta Fonte que nunca pode ser seca.

Que trabalhaste – Já o preparaste; é obra de tuas próprias mãos; tu o forneceste e o proporcionaste às necessidades dos homens, e todos os que confiam em ti o terão. E para eles, especialmente, está preparado quem confia em ti diante dos homens – que ousadamente confessa-te em meio a uma geração torta e perversa.

Comentário de John Calvin

19. Quão grande é a tua bondade que escondeste para os que te temem! Neste verso, o salmista exclama que Deus é incompreensivelmente bom e benéfico para com seus servos. Bondade aqui significa aquelas bênçãos divinas que são os efeitos dela. A forma interrogativa da sentença tem uma ênfase peculiar; pois Davi não apenas afirma que Deus é bom, mas é arrebatado com admiração pela bondade que experimentara. Foi essa experiência, sem dúvida, que o fez irromper na linguagem arrebatadora desse versículo; pois fora maravilhoso e inesperadamente libertado de suas calamidades. Por seu exemplo, portanto, ele ordena aos crentes que se elevem acima da apreensão de seu próprio entendimento, a fim de que possam prometer a si mesmos e esperar muito mais da graça de Deus do que a razão humana é capaz de conceber. Ele diz que a bondade de Deus está oculta para seus servos, porque é um tesouro que é peculiar a eles. Sem dúvida, ele se estende de várias maneiras aos irreligiosos e indignos, e é apresentado a eles indiscriminadamente; mas mostra-se muito mais abundantemente e claramente para com os fiéis, porque são eles que gozam de todos os benefícios de Deus para a salvação. Deus

“Faz nascer o seu sol sobre o mal e o bem”
( Mateus 5:45 ,)

e mostra-se generoso até para a criação irracional; mas ele se declara um Pai, no verdadeiro e pleno sentido do termo, somente para aqueles que são seus servos. Não é sem razão, portanto, que se diz que a bondade de Deus está oculta para os fiéis, que somente ele considera dignos de desfrutar de seu favor mais íntima e ternamente. Alguns dão uma interpretação mais sutil da frase, a bondade de Deus está oculta, explicando-a como significando que Deus, exercitando freqüentemente seus filhos com cruzes e aflições, esconde seu favor deles, embora, ao mesmo tempo, ele não o faça. esqueça eles. É mais provável, no entanto, que seja entendido um tesouro que Deus reservou e reservou para eles, a menos que, talvez, optemos por encaminhá-lo para a experiência dos santos, porque somente eles, como eu disse. experimentam em suas almas o fruto da bondade divina; enquanto a estupidez brutal impede os iníquos de reconhecerem Deus como um Pai beneficente, mesmo enquanto devoram avidamente suas boas coisas. E assim acontece que, embora a bondade de Deus encha e espalhe todas as partes do mundo, não deixa de ser geralmente desconhecida. Mas a mente do escritor sagrado será mais claramente percebida pelo contraste que existe entre os fiéis e os que são estranhos ao amor de Deus. Como um homem providente regulará sua liberalidade para com todos os homens, de maneira a não defraudar seus filhos ou família, nem empobrecer sua própria casa, gastando sua substância prodigamente em outros; assim, Deus, da mesma maneira, ao exercer sua beneficência com estrangeiros de sua família, sabe bem como reservar para seus próprios filhos o que lhes pertence, por direito hereditário; isto é, por causa de sua adoção. (649) A tentativa de Agostinho de provar com essas palavras que aqueles que incrivelmente temem o julgamento de Deus não têm experiência de sua bondade, é muito inapropriada. Para perceber sua visão equivocada da passagem, é necessário apenas observar a seguinte cláusula, na qual Davi diz que Deus faz o mundo perceber que ele exerce uma bondade inestimável para com aqueles que o servem, tanto na proteção quanto na provisão de o bem-estar deles. De onde aprendemos, que não é da bênção eterna reservada aos piedosos no céu que o salmista aqui fala, mas da proteção e outras bênçãos que pertencem à preservação da vida atual; que ele declara ser tão manifesto que até os próprios ímpios são forçados a se tornar testemunhas oculares deles. O mundo, admito, ignora todas as obras de Deus com os olhos fechados, e é especialmente ignorante de seu cuidado paternal com os santos; ainda assim, é certo que há tais provas diárias, que nem mesmo os réprobos podem vê-los, exceto na medida em que voluntariamente fecham os olhos contra a luz. Davi, portanto, fala de acordo com a verdade, quando declara que Deus dá evidências de sua bondade ao seu povo diante dos filhos dos homens, para que se possa ver claramente que eles não o servem desajeitadamente ou em vão. (650)

Comentário de John Wesley

Oh, quão grande é a tua bondade, que levantaste para os que te temem; que trabalhaste para os que confiam em ti diante dos filhos dos homens!

Disposto – Seu favor nem sempre é manifestado para eles, mas é estabelecido para eles em seu tesouro, de onde será extraído quando eles precisarem, e ele achar conveniente.

Antes – Publickly e na visão do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *