Estudo de Efésios 3:10 – Comentado e Explicado

Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina,
Efésios 3:10

Comentário de Albert Barnes

Para a intenção – grego, “isso” H?a HinaO sentido é que foi com esse design ou que esse foi o objetivo para o qual todas as coisas foram feitas. Um grande objetivo na criação do universo era que a sabedoria de Deus fosse claramente mostrada pela igreja. Não foi suficiente evidenciá-lo pela formação do sol, das estrelas, da terra, dos mares, das montanhas, das enchentes. Não bastava demonstrá-lo com a criação de seres inteligentes, a formação de mentes imortais na Terra e as várias fileiras do mundo angélico. Havia visões do caráter divino que só podiam ser obtidas em conexão com a redenção do mundo. Portanto, o universo foi criado e o homem foi feito sobre a terra, não apenas para ilustrar as perfeições divinas no trabalho da criação, mas de uma maneira ainda mais ilustre no trabalho da redenção. E daí o profundo interesse que as hostes angélicas demonstraram na salvação do homem.

Que agora – a palavra “agora” – freiraestá faltando na Vulgata, Siríaca e Árabe; e é omitido por muitos pais; veja Koppe. Se for para ser retida, significa que essa exibição deve ser feita sob o evangelho. “Agora, desde que o Messias chegou; agora, sob a dispensação cristã, essa revelação deve ser feita a mundos distantes. ”

Aos principados e poderes – às hostes angélicas – os seres inteligentes que cercam o trono de Deus; veja as notas em Efésios 1:21 .

Pela igreja – Pela encarnação do Redentor para salvá-lo; por eu a misericórdia mostrada a ele; pelo sábio arranjo feito para recuperar seu povo da queda; e por todas as graças e belezas que aquela igreja redimida evidenciará na terra e no céu.

A sabedoria múltipla de Deus – literalmente, “muito variada”. Significa a “sabedoria muito diversificada”. Isso não significa apenas que havia “grande” sabedoria, mas que a sabedoria mostrada era diversificada e variada; como mudar cores variadas. Havia uma “variedade bonita e bem ordenada de dispensações” em relação àquela igreja, as quais tendiam a evidenciar a sabedoria de Deus. É como uma paisagem, ou uma vista panorâmica passando diante da mente, com uma grande variedade de fases e aspectos, todos tendendo a excitar a admiração. Na redenção da igreja, não existe apenas uma forma ou uma fase da sabedoria. É sabedoria, sempre variável, sempre bela. Havia sabedoria manifestada quando o plano foi formado; sabedoria na seleção do Redentor; sabedoria na encarnação; sabedoria na expiação; sabedoria nos meios de renovar o coração e santificar a alma; sabedoria nas várias dispensações pelas quais a igreja é santificada, guiada e trazida à glória. A sabedoria mostrada é como a beleza sempre variável das nuvens que mudam, quando o sol se reflete nelas à noite. Cada aspecto é cheio de beleza. Um brilhante; a aparência da nuvem difere das outras; no entanto, todos tendem a encher a mente com visões elevadas de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Para a intenção que = Para que isso. Grego. hina .

até = para.

principados = governantes. Grego. arche . App-172.

poderes = autoridades. Grego. exousia. App-172. Ver Efésios 1:21 .

lugares celestiais = os celestiais. Ver Efésios 1: 3 .

pode ser conhecido = pode ser conhecido.

igreja . App-186.

coletor . Grego. polupoikilos. Só aqui. Implica “infinitamente diversificado” .

sabedoria . Ver Efésios 1: 8 .

Comentário de John Calvin

10. Isso agora aos principados e poderes. Alguns pensam que essas palavras não podem ser aplicadas aos anjos, porque tal ignorância, como é suposto aqui, não pôde ser encontrada naqueles que têm permissão de contemplar o brilho do semblante de Deus. Eles preferem encaminhá-los aos demônios, mas sem a devida reflexão; pois o que poderia ter sido considerado extraordinário na afirmação de que, pela pregação do evangelho e pelo chamado dos gentios, as informações eram, pela primeira vez, transmitidas aos demônios? Não há dúvida de que o apóstolo trabalha para colocar sob a luz mais forte a misericórdia de Deus para com os gentios e o alto valor do evangelho. Para esse propósito, ele declara que a pregação do evangelho exibe a múltipla graça de Deus, com a qual, até agora, os próprios anjos celestes não estavam familiarizados. A sabedoria de Deus, portanto, que foi manifestada pela união de judeus e gentios na comunhão do evangelho, deve ser considerada pelos homens com a mais alta admiração.

Ele a chama de p???p??????? s?f?a?, sabedoria múltipla, porque os homens estão acostumados a experimentá-la por um padrão falso, confinando sua visão a um departamento em particular e, assim, formando uma concepção inadequada do todo. Os judeus pensavam, por exemplo, que a dispensação sob a lei, com a qual eles estavam familiarizados e familiarizados, era a única forma pela qual a sabedoria de Deus podia ser vista. Mas, ao fazer o evangelho ser proclamado a todos os homens, sem exceção, Deus trouxe para ver outro exemplo e prova de sua sabedoria. Não que fosse uma nova sabedoria, mas que fosse tão grande e múltipla que pudesse transcender nossa capacidade limitada. Vamos ter certeza de que o conhecimento, qualquer que seja o que adquirimos, é, afinal, apenas uma proporção reduzida. E se o chamado dos gentios chama a atenção e excita a reverência dos anjos no céu, que vergonha que isso seja menosprezado ou menosprezado pelos homens na terra!

A inferência que alguns extraem dessa passagem, de que os anjos estão presentes em nossas assembléias e fazem progresso junto com nós mesmos no conhecimento, é uma especulação infundada. Devemos sempre manter em vista os propósitos para os quais Deus designou o ministério de sua palavra. Se os anjos, que têm permissão para ver a face de Deus, não andam com fé, também não precisam da administração externa da palavra. A pregação do evangelho, portanto, não serve senão aos seres humanos, entre os quais somente a prática existe. O significado de Paulo é o seguinte: “A igreja, composta de judeus e gentios, é um espelho, no qual os anjos contemplam a surpreendente sabedoria de Deus exibida de uma maneira que antes eles desconheciam. Eles vêem uma obra que é nova para eles, e a razão da qual estava escondida em Deus. Dessa maneira, e não aprendendo nada com os lábios dos homens, eles progridem. ”

Comentário de Adam Clarke

Isso agora para os principados e poderes nos lugares celestiais – Quem são esses principados e poderes? Alguns pensam que os anjos maus são intencionados, porque são assim denominados Efésios 6:12 . Outros pensam que bons anjos são feitos; pois, como esses seres celestes têm curiosidade em investigar a maravilhosa economia do Evangelho, embora não sejam seus objetos imediatos, veja 1 Pedro 1:12 , é bastante consistente com a bondade de Deus dar-lhes a satisfação de que necessitam. E nesta descoberta do plano de salvação do Evangelho, que reconcilia as coisas no céu e as coisas na terra – homens e anjos, esses espíritos puros estão muito interessados ??e seus louvores ao Ser Divino são muito mais abundantes. Outros imaginam que os governantes e rabinos judeus se destinam, particularmente aqueles que se converteram ao cristianismo e que agora haviam aprendido com a pregação do Evangelho o que, como judeus, eles nunca poderiam saber. Eu tive várias oportunidades de mostrar que esse tipo de fraseologia é frequente entre os judeus e, de fato, raramente é usado no Novo Testamento. O Dr. Macknight, cujo modo de argumentar contra essa opinião não é bem escolhido, supõe que “as diferentes ordens dos anjos no céu se destinam, cujo conhecimento das dispensações de Deus deve ser tão gradual quanto as próprias dispensações; consequentemente, seu conhecimento da multiplicidade de sabedoria de Deus deve ter sido grandemente aumentado pela constituição da igreja cristã “. Sobre isso, não resta dúvida se os termos do texto se referem a eles ou não.

Pela Igreja – Ou seja, pelos cristãos e pelas coisas maravilhosas feitas na Igreja; e pelos apóstolos, que eram seus pastores.

A sabedoria múltipla de Deus – That p???p??????? s?f?a · Essa sabedoria multifaciosa e muito diversificada de Deus; estabelecendo planos grandes e infinitos, e realizando-os por meios infinitos, durante todo o lapso de eras; tornando cada ocorrência subserviente aos propósitos de sua infinita misericórdia e bondade. O desígnio gracioso de Deus para salvar um mundo perdido por Jesus Cristo, não poderia ser derrotado por nenhuma habilidade astuta ou malícia de homens ou demônios: quaisquer que sejam as dificuldades que sejam lançadas no caminho, sua sabedoria e poder podem remover; e sua infinita sabedoria nunca pode querer maneiras ou meios de efetuar seus desígnios graciosos.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 3:10 . Os principados, etc. – As profecias do Antigo Testamento deram fortes sugestões, pelo menos, do chamado pretenso dos gentios para a igreja; e os anjos parecem se referir expressamente a ela no que disseram aos pastores e em seu hino à natividade de Cristo. Lucas 2:10 ; Lucas 2:14 . Supomos, portanto, que o apóstolo aqui levaria os pensamentos de seus leitores à série de dispensações divinas, abrindo gradualmente essa grande descoberta, e não apenas ao que ele pregava a respeito; embora, sem dúvida, isso ilustrasse bastante o esquema.

Comentário de John Wesley

Com a intenção de que agora os principados e poderes nos lugares celestiais possam ser conhecidos pela igreja a múltipla sabedoria de Deus,

Que a múltipla sabedoria de Deus possa ser conhecida pela igreja – pelo que é feito na igreja, que é o teatro da sabedoria divina.

Referências Cruzadas

Exodo 25:17 – “Faça uma tampa de ouro puro com um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura,

Salmos 103:20 – Bendigam ao Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra.

Salmos 104:24 – Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste.

Salmos 148:1 – Aleluia! Louvem o Senhor desde os céus, louvem-no nas alturas!

Isaías 6:2 – Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.

Ezequiel 3:12 – Depois o Espírito elevou-me, e ouvi esta estrondosa aclamação: “Que a glória do Senhor seja louvada em sua habitação! “

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Romanos 8:38 – Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,

Romanos 11:33 – Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!

1 Coríntios 1:24 – mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

1 Coríntios 2:7 – Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 1:8 – a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.

Efésios 1:21 – muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.

Colossenses 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 5:12 – e cantavam em alta voz: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *