Estudo de Salmos 104:24 – Comentado e Explicado

Ó Senhor, quão variadas são as vossas obras! Feitas, todas, com sabedoria, a terra está cheia das coisas que criastes.
Salmos 104:24

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor, quão múltiplas são as tuas obras! literalmente, “quantos”. A referência é ao “número” e à “variedade” das obras de Deus, e à sabedoria exibida em todas elas. A terra não é adequada apenas para uma classe de habitantes, mas para uma variedade quase infinita; e a sabedoria de Deus se manifesta da mesma forma no número e na variedade. Ninguém pode estimar o “número” de seres que Deus criou na terra; ninguém pode compreender a riqueza da variedade. Durante o dia, o ar, a terra, as águas fervilhavam de vida – vida lutando por toda parte como se nenhum lugar fosse deixado desocupado; mesmo para as cenas escuras da noite, um número incontável de seres foi criado; e, em toda essa imensidão de números, há uma variedade infinita. Não há dois iguais. A individualidade está em toda parte preservada, e a mente fica espantada e confusa com os números e a variedade.

Em sabedoria tu os fizeste todos – Ou seja, Tu adaptaste todos e todos aos diferentes fins contemplados em sua criação. Qualquer um desses seres mostra a sabedoria de Deus em sua formação e em suas adaptações aos fins de sua existência; quanto mais essa sabedoria é mostrada nesses incontáveis ??números e nessa infinita variedade!

A terra está cheia de tuas riquezas – hebraico, “posses”. Então a Septuaginta e a Vulgata. Ou seja, esses vários objetos assim criados são considerados como a “posse” de Deus; ou pertencem a ele, assim como a propriedade de um homem. O salmista diz que essa riqueza ou propriedade abundam em toda parte; a terra está cheia disso.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 104: 24-26 . Ó Senhor, quão múltiplas são as tuas obras – Quão numerosas, quão diversas! De quantos tipos e de todos os tipos. Assim, “transportado com um levantamento das maravilhas que se apresentam no céu acima e na terra abaixo, o salmista irrompe em uma exclamação, na variedade e magnificência, na harmonia e na proporção das obras de Deus, neste exterior. , mundo visível e perecível. Quais são os milagres da graça e da glória? Quais são aquelas coisas invisíveis e eternas, que Deus tem para aqueles que o amam, em outro mundo e em um mundo melhor, e das quais as coisas visíveis e temporárias não passam de sombras? Admitidos naquele lugar, onde seremos imediatamente entregues a uma visão de todas as dispensações divinas e daquela bem-aventurança em que terminaram, não devemos, com anjos e arcanjos, clamar, ó Senhor, quão múltiplas são as tuas obras , etc. Horne. Em sabedoria, tu os fizeste todos – Quando os homens empreendem muitas obras, e de tipos diferentes, comumente algumas delas são negligenciadas, e não são feitas com o devido cuidado; mas as obras de Deus, embora muitas, e de diferentes tipos, são todas feitas com sabedoria e com a maior exatidão: não há a menor falha ou defeito nelas. As obras de arte mais perfeitas, quanto mais estritamente são vistas (como, suponha, com a ajuda de microscópios), mais ásperas e imperfeitas aparecem; mas quanto mais as obras de Deus são examinadas, (por esses óculos), parecem mais finas e completas. As obras de Deus são todas feitas com sabedoria, pois são feitas para responder ao fim designado, o bem do universo, para a glória do rei universal. A terra está cheia de tuas riquezas – de coisas excelentes, úteis e confortáveis, que são os efeitos da tua bondade e poder. Assim é este grande e amplo mar – que pode parecer à primeira vista uma parte inútil do globo, ou, pelo menos, não valer a pena o espaço que ocupa, mas Deus o designou como seu lugar e o tornou útil para o homem. maneiras. Pois aí estão coisas rastejantes, ou melhor, nadadoras, inumeráveis ??- (hebraico, ???? ???? , veein mispar, e não há número, a saber, que possa compreendê-las), ambos pequenos e grandes animais – ou animais, como ???? , chaioth , significa; isto é, peixes de vários tipos, muitos dos quais servem para o alimento do homem; e lá vão os navios – Nos quais as mercadorias são transportadas para países muito distantes com muito mais facilidade, rapidez e menos custos do que por transporte terrestre. “Não existe”, diz o Dr. Horne, “em toda a natureza, um objeto mais augusto e impressionante do que o oceano. Seus habitantes são tão numerosos quanto os que estão na terra; nem a sabedoria e o poder do Criador são menos expostos, talvez, em sua formação e preservação, desde o menor peixe que nada, até o enorme tirano das profundezas, o próprio leviatã ”, dos quais ver Jó 40. e 41.“ Por meio da navegação, a Providência abriu uma comunicação entre as partes mais distantes do globo; os maiores corpos sólidos são lançados com incrível rapidez sobre um fluido, pelo impulso de outro, e os mares se juntam aos países que parecem dividir. ”

Comentário de E.W. Bullinger

como múltiplo. Figura do discurso Apóstrofo. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor, quão múltiplas são as tuas obras – Neste versículo há três proposições:

  1. As obras do Senhor são numerosas e variadas.
  • Eles são construídos de modo a mostrar a sabedoria mais consumada em seu design e no final para o qual são formados.
  • Eles são todos propriedade de Deus e devem ser usados ??apenas em referência ao fim para o qual foram criados.
  • Todo abuso e desperdício das criaturas de Deus são despojos e roubos de propriedade do Criador. Neste verso, o Sr. Ray publicou uma excelente obra, intitulada “A Sabedoria de Deus na Criação”, que o leitor fará bem, não apenas para consultar, mas cuidadosamente para ler e estudar.

    Comentário de John Calvin

    24. Ó Jeová! quão magníficas são as tuas obras O profeta não faz uma enumeração completa das obras de Deus, o que seria uma tarefa interminável, mas apenas toca em certos detalhes, para que cada um possa ser levado, a partir da consideração deles, a refletir mais atentamente sobre aquela sabedoria pela qual Deus governa o mundo inteiro, e toda parte em particular. Assim, interrompendo sua descrição, ele exclama com admiração: – Quão louváveis ??são as tuas obras! mesmo quando atribuímos a Deus a devida honra quando tomamos espanto, reconhecemos que nossas línguas e todos os nossos sentidos nos deixam de fazer justiça a um assunto tão grandioso. Se uma pequena parte das obras de Deus nos surpreende, quão inadequadas são nossas mentes fracas para compreender toda a extensão delas! Em primeiro lugar, diz-se que Deus fez todas as coisas com sabedoria, e então se acrescenta que a terra está cheia de suas riquezas. A menção à sabedoria não se destina apenas a excluir o poder divino, mas o significado é que , que não há nada confuso no mundo – que, até agora, a grande variedade de coisas misturadas nele seja organizada com a maior sabedoria, de modo a tornar impossível que qualquer coisa seja adicionada, abstraída ou melhorado. Essa recomendação é posta em oposição às imaginações incontroláveis, que freqüentemente surgem sobre nós quando somos incapazes de descobrir os desígnios de Deus em suas obras, como se de fato ele estivesse sujeito a loucura como nós, para ser forçado a suportar a repreensão daqueles que são cegos na consideração de suas obras. O profeta também, pelo mesmo elogio, reprova a loucura daqueles que sonham, que o mundo foi trazido à sua forma atual por acaso, enquanto Epicurus adorava os elementos compostos por átomos. Como é uma imaginação mais do que irracional supor, que um tecido tão elegante e com um enfeite tão excêntrico tenha sido montado pelo concurso fortuito de átomos, o profeta nos pede que atendamos com mais cuidado à sabedoria de Deus, e a isso habilidade maravilhosa que brilha em todo o governo do mundo. Sob as riquezas são compreendidas a bondade e a beneficência de Deus; pois não é por sua conta que ele reabasteceu tão ricamente a terra, mas por nossa, que nada que contribua para nossa vantagem possa estar faltando. Devemos saber que a Terra não possui tais frutos e riquezas em si mesma, mas unicamente pela bênção de Deus, que a torna o meio de nos administrar sua recompensa.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *