Estudo de Ezequiel 3:12 – Comentado e Explicado

Então o espírito se apoderou de mim e ouvi atrás de mim um vozerio de violento rumor. Bendita seja a glória do Senhor, onde ela repousar!
Ezequiel 3:12

Comentário de Albert Barnes

Ouvi atrás de mim – A comissão recebida e o profeta transportado para o local de seu ministério, a carruagem da visão passa com os devidos símbolos Ezequiel 1: 24-25 . Uma voz do alto do firmamento agora é ouvida proclamando a glória divina.

Do lugar dele – O lugar onde a glória do Senhor se revelou na visão. As palavras devem ser unidas ao “dizer”: coloque uma vírgula após o Senhor.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 3:12 . Bendita seja a glória do Senhor em seu lugar Qualquer lugar que Deus honre com sua presença especial é equivalente ao seu templo; e ali os anjos sempre atendem à Divina Majestade para lhe dar a honra devida ao seu nome. Em vez de, De seu lugar, podemos ler, Em seu lugar.

Comentário de Adam Clarke

Então o Espírito me levou – Isso, como observa Calmet, tem sido entendido de várias maneiras.

  1. Um vento impetuoso o levou ao lugar onde seus irmãos peregrinaram.
  • O Espírito Santo, que encheu seu coração, o transportou em um momento para o local onde estavam os cativos.
  • Ou, ele estava tão transportado com ardor celestial em sua mente, que fugiu imediatamente e pareceu voar para o lugar onde Deus ordenou que ele fosse.
  • A pontualidade e impetuosidade de seu espírito pareciam fornecer-lhe asas na ocasião. Por mais que isso possa ser entendido, a visita aos cativos era real.

    Uma voz de grande correria – Este foi o barulho feito pelas asas dos seres vivos que formaram a carruagem de Jeová. Veja as notas em Ezequiel 1 (nota) e Ezequiel 10 (nota).

    Bendita seja a glória do Senhor – Provavelmente a aclamação dos seres vivos: “Que Deus seja abençoado do trono de sua glória! Ele merece os louvores de suas criaturas em todas as dispensações de sua misericórdia e justiça, de sua providência e graça.” . ”

    Comentário de John Calvin

    O Profeta novamente afirma o que vimos anteriormente, que Deus operou em sua mente pelo instinto secreto de seu próprio Espírito. Embora, portanto, Deus o exortasse à fortaleza, o Profeta mostra o que ele exigia de si mesmo. Em suma, o Profeta era forte em Deus, porque Deus implantou sua virtude dentro dele. Ele diz, portanto, que ele foi ressuscitado pelo Espírito, o que significa apenas que a agitação dentro dele não teve proveito, a não ser por inspiração celestial; assim também ele deve ser levado além de si mesmo por um tempo, para que nada humano apareça dentro dele. Mas mais será dito sobre isso daqui em diante.

    Ele acrescenta que ouviu uma voz de grande pressa, ou seja, uma voz sonora e diferente da voz comum dos homens: pois o Profeta, pelo barulho ou tumulto da voz, poderia distingui-la da usual. voz dos homens. Abençoada, disse, seja a glória de Jeová a partir de seu próprio lugar. Não podemos duvidar que essa bênção fosse adequada à ocasião de sua pronunciação: quando, portanto, essa voz foi ouvida, Deus desejou refutar as vozes clamorosas das pessoas que pensavam feridos. Pois sabemos que as pessoas eram inquietas e murmuravam porque se julgavam tratadas com maior dureza do que mereciam. Portanto, a glória de Deus se opõe a todas as blasfêmias ímpias e sacrílegas, que os israelitas tinham o hábito de vomitar contra Deus, como se os tratasse cruelmente. Em suma, essa voz conteve todas as calúnias, pelas quais os ímpios se esforçavam para dominar a glória de Deus. Ele diz que a glória é abençoada, porque , embora os homens não se atrevam a repreender grosseiramente e abertamente contra Deus, no entanto, eles amaldiçoam sua glória sempre que prejudicam sua justiça e o acusam de muito rigor. Por isso, em oposição a isso, uma voz é ouvida, dizendo: a glória de Deus é abençoada

    Pelo lugar de Deus, eu entendo o templo. Confesso que em muitas passagens das Escrituras o céu é assim chamado; não que a essência de Deus, que é imensa, possa ser incluída em qualquer lugar; pois, como o céu é chamado trono ou assento, a terra também é o escabelo de seus pés, porque ele enche todas as coisas com sua imensidão. Então aqui, como em outros lugares, o templo é chamado lugar de Deus, porque ele morava lá com respeito aos homens. Além disso, isso é dito também com referência aos exilados e ao restante do povo que ainda permanece em Jerusalém. Pois os exilados não consideraram suficientemente que foram banidos de seu país e arrastados para uma região distante, pela justa vingança de Deus. Visto que, portanto, esse cativeiro não os subjugou suficientemente, o nome de Deus deveria ser posto diante deles, para que eles soubessem que não foram banidos de seu país pela crueldade de seus inimigos, mas pelo julgamento de Deus. O Profeta, sem dúvida, também considera aqueles judeus que ainda estavam em casa: pois eles se gabavam de que Deus estava sentado no templo e imaginavam que deveriam estar sempre seguros sob sua proteção. Mas o Profeta, como veremos depois, denuncia aqueles que permaneceram um castigo semelhante ao daqueles que estavam em cativeiro. É então como se ele tivesse dito que Deus permaneceu em seu templo, para que ele pudesse brilhar lá com glória conspícua. Agora, como ele desejava humilhar as dez tribos, assim como as outras duas, também desejava aliviar a tristeza de todas, para que não deixassem de esperar pelo retorno prometido. Pois a própria calamidade pode levá-los ao desespero e supor sua salvação impossível: não, pensar que Deus era como se estivesse morto, e sua virtude extinta. Com que propósito, então, era a adoração a Deus? com que propósito o esplendor e a dignidade do templo, a menos que Deus proteja os seus? Mas eles foram abandonados por ele; aqui, então, era motivo de desespero, a menos que tivesse sido cumprido: o Profeta agora trata disso, pois de um lado ele os lembra que Deus era o justo vingador da iniquidade, quando sofreu que as dez tribos fossem arrastadas para o exílio, mas que ele seria o libertador deles, porque ele não deixa de reinar em seu templo, embora os homens profanos pensem que ele o conquistou e tratem com insolência arbitrária seus próprios triunfos sobre ele. Agora, portanto, percebemos o sentido do Profeta: pois essa frase seria fria se fosse meramente geral; mas quando é acomodado ao estado das coisas na época, vemos que a glória de Deus não é exaltada por nenhum elogio em vão, e que o Templo não é mencionado em vão. ( Salmos 11: 4 ; Salmos 103: 19 ; Isaías 66: 1. )

    Comentário de E.W. Bullinger

    espírito. Barata hebraica. App-9. Veja as notas em Ezequiel 8: 3 .

    me pegou = me segurou.

    atrás de mim. Portanto, o profeta deve estar voltado para o sul, como a glória apareceu do norte ( Ezequiel 1: 4 ).

    voz = som.

    dizendo, etc. Ao ler berum (ressuscitou) em vez de baruk (abençoado), Ginsburg acha que o significado deveria ser “[quando] a glória de Jeová surgisse (ou foi exaltada) de seu lugar” (Compare Ezequiel 10: 4 , Ezequiel 10:17 , Ezequiel 10:19 ): ou seja, quando a visão foi retirada.

    o SENHOR . Hebraico. Jeová. App-4.

    Comentário de John Wesley

    Então o espírito me tomou, e ouvi atrás de mim uma voz de grande pressa, dizendo: Bendita seja a glória do SENHOR desde o seu lugar.

    Uma voz – Um som articulado, de muitos anjos, acompanhado pelo bater das rodas, adicionado ao barulho de suas asas.

    Abençoado – Louvado seja o Deus gloriosamente santo e justo.

    O lugar dele – Descendo do céu.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *