Estudo de Efésios 1:8 – Comentado e Explicado

que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência.
Efésios 1:8

Comentário de E.W. Bullinger

Tem. Omitir.

em direção a . Grego. eis . App-104.

prudência . Grego. phronesis. Somente aqui e Lucas 1:17 .

Comentário de John Calvin

8. Com toda sabedoria. Ele agora chega à causa formal, a pregação do evangelho, pela qual a bondade de Deus transborda sobre nós. (113) É pela fé que recebemos a Cristo, por quem chegamos a Deus e por quem desfrutamos do privilégio de adoção. Paulo dá ao evangelho os magníficos apelos de sabedoria e prudência, com o objetivo de levar os efésios a desprezar todas as doutrinas contrárias. Os falsos apóstolos se insinuavam, sob o pretexto de transmitir pontos de vista mais elevados do que as instruções elementares que Paulo transmitia. E o diabo, a fim de minar nossa fé, trabalha, na medida do possível, para menosprezar o evangelho. Paulo, por outro lado, constrói a autoridade do evangelho, para que os crentes possam descansar nele com confiança inabalável. Toda sabedoria significa – sabedoria completa ou perfeita.

Comentário de Adam Clarke

Onde ele abundou – Ou seja, na dispensação de misericórdia e bondade por Cristo Jesus.

Com toda sabedoria e prudência – Dando a nós apóstolos as instruções mais completas nas coisas celestiais pela inspiração de seu Espírito; e, ao mesmo tempo, prudência, para que possamos saber quando e onde pregar o Evangelho, para que seja eficaz para a salvação daqueles que o ouviram. Nada menos que o Espírito de Deus poderia ensinar aos apóstolos a sabedoria pela qual eles deveriam instruir um mundo sombrio e pecaminoso; e nada menos que o mesmo Espírito poderia inspirá-los com a prudência necessária para ser exercida em todas as etapas de sua vida e ministério. Todo homem sábio não é um homem prudente, e todo homem prudente não é um homem sábio. Sabedoria e prudência podem ser esperadas em um apóstolo que vive constantemente sob a inspiração do Espírito Santo. “Sabedoria”, de acordo com Sir William Temple, “é aquela que faz os homens julgarem quais são os melhores fins e qual o melhor meio para alcançá-los; e dá ao homem vantagem de conselho e orientação”. “A prudência é a sabedoria aplicada à prática; ou aquela discreta, adequada tanto para ações quanto para palavras, no devido tempo, tempo e maneira. Todo ministro de Cristo ainda precisa disso; e se ele não permanecer sob a influência de ambos, não apenas suas orações, mas seus trabalhos ministeriais serão todos prejudicados.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 1: 8 . Com toda sabedoria e prudência, Tendo, com infinita sabedoria, inventado um meio de glorificar todos os seus atributos na salvação dos homens – mesmo aqueles que pareciam ter as mais diferentes reivindicações; distribuir misericórdia de maneira julgadora e despertar humildade e reverência na alma pelo próprio método usado para conceder perdão e paz. Veja Colossenses 1: 9-10 ; Colossenses 1:28 ; Colossenses 2: 2-3 .

Comentário de John Wesley

Em que ele abundou em nossa direção com toda sabedoria e prudência;

Com toda a sabedoria – manifestada por Deus em todo o esquema de nossa salvação.

E prudência – Que nos foi exercida, para que possamos conhecer e fazer toda a sua vontade aceitável e perfeita.

Referências Cruzadas

Salmos 104:24 – Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste.

Provérbios 8:12 – “Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso.

Isaías 52:13 – Vejam, o meu servo agirá com sabedoria; será levantado e erguido e muitíssimo exaltado.

Daniel 2:20 – e disse: “Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem.

Mateus 11:19 – Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e “pecadores” ’. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham”.

Romanos 5:15 – Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 11:33 – Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!

1 Coríntios 1:19 – Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”.

1 Coríntios 2:7 – Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.

Efésios 1:11 – Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,

Efésios 3:10 – A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,

Colossenses 2:3 – Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

Judas 1:25 – ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.

Apocalipse 5:12 – e cantavam em alta voz: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *