Estudo de Daniel 2:20 – Comentado e Explicado

Daniel expressou-se como segue: Bendito seja o nome de Deus de eternidade em eternidade, porque a ele pertencem a sabedoria e o poder!
Daniel 2:20

Comentário de Albert Barnes

Daniel respondeu e disse – A palavra “resposta”, nas Escrituras, geralmente ocorre substancialmente no sentido de “falar” ou “dizer”. Nem sempre indica uma resposta a algo que foi dito por outra pessoa, como acontece conosco, mas é frequentemente usado quando um discurso é iniciado, como se alguém estivesse respondendo a algo que “poderia” ser dito no caso, ou no sentido de que as circunstâncias do caso deram origem à observação. Aqui está o significado, que Daniel respondeu, por assim dizer, à bondade que Deus havia manifestado e manifestou seus sentimentos em expressões apropriadas de louvor.

Bendito seja o nome de Deus para todo o sempre – isto é, abençoado seja Deus – o “nome” nas Escrituras, sendo frequentemente usado para designar a própria pessoa. É comum na Bíblia proferir atribuições de louvor a Deus em vista de importantes revelações ou em vista de grandes misericórdias. Compare o cântico de Moisés após a passagem do Mar Vermelho, Isaías 12: 1-6 .

Pois a sabedoria e o poder são dele – ambos foram manifestados de maneira notável nas circunstâncias deste caso, e, portanto, esses foram os primórdios do cântico de louvor: “sabedoria”, como agora transmitida a Daniel, permitindo-lhe divulgar isso segredo, quando todas as habilidades humanas falharam; e “poder”, que está prestes a ser evidenciado nas mudanças de império indicadas pelo sonho e pela interpretação. Compare Jeremias 32:19 : “Grande em conselhos e poderoso em obra”.

Comentário de Adam Clarke

Sabedoria e poder são dele – Ele sabe todas as coisas e pode fazer todas as coisas.

Comentário de E.W. Bullinger

respondeu e disse . Veja nota em Deuteronômio 1:41 .

para todo o sempre = de idade para idade. Veja App-151.

Comentário de John Calvin

Aqui Daniel segue sua narrativa e agradece a Deus depois que o sonho do rei Nabucodonosor lhe foi dado a conhecer, enquanto ele relata o sentido das palavras que ele havia usado. Que o nome de Deus seja abençoado, diz ele, de uma era para outra. Deveríamos diariamente desejar isso; pois quando oramos para que o nome de Deus seja santificado, a continuidade é denotada sob essa forma de oração. Mas Daniel aqui irrompe nos louvores a Deus com maior veemência, porque ele reconhece seu benefício singular em ser arrebatado da morte, juntamente com seus companheiros, além de suas expectativas. Sempre que Deus confere qualquer bênção notável a seus servos, eles ficam mais instigados a louvá-lo, como Davi diz: ( Salmos 40: 3 ) Você colocou um novo cântico na minha boca. E Isaías também usa essa forma de falar duas vezes ( Isaías 42:10 ), como se Deus tivesse lhe dado material para uma canção nova e incomum, ao lidar tão maravilhosamente com sua Igreja. Assim também, não há dúvida de que Daniel aqui desejava louvar a Deus de uma maneira notável, pois havia recebido uma rara prova de seu favor ao ser libertado da morte instantânea. Depois, ele acrescenta, cuja (ou desde a sua) é a sabedoria e a força; pois o parente é aqui tomado para a partícula causal, e a sentença deve ser assim expressa; as partículas adicionais podem se valer para fortalecer a expressão e serem tomadas exclusivamente, como se ele dissesse, – somente a Deus deve ser atribuído o louvor da sabedoria e da virtude. Sem ele, de fato, ambos são procurados em vão; mas essas graças não parecem se adequar ao propósito atual; pois Daniel deveria antes celebrar os louvores de Deus, através dessa visão sendo aberta, e isso foi suficiente para contentá-lo. Mas ele pode aqui falar da glória de Deus, tanto do seu poder quanto da sua sabedoria; como, quando as Escrituras desejam distinguir o Deus verdadeiro de todas as ficções, são necessários esses dois princípios: primeiro, Deus governa todas as coisas por sua própria mão e as mantém sob seu domínio; e segundo, nada se esconde dele – e esses pontos não podem ser separados quando sua majestade deve ser provada. Vemos a humanidade fabricando divindades para si e, assim, multiplicando deuses e distribuindo a cada um seu próprio escritório; porque eles não podem descansar na unidade simples, quando Deus é tratado. Alguns imaginam que Deus retém apenas metade de seus atributos; Como. por exemplo, os praticantes sobre presciência nua. Eles admitem que nada está oculto a Deus e ao seu conhecimento de todas as coisas; e isso eles provam pelas profecias que ocorrem nas Escrituras. O que eles dizem é verdade; mas eles diminuem muito a glória de Deus; não, eles o rasgam em pedaços, comparando-o a Apollo, cujo escritório antigamente era, na opinião dos pagãos, prever eventos futuros. Quando procuraram previsões de eventos futuros, atribuíram a Apollo a virtude de lhes dar a conhecer ocorrências futuras. Muitos atualmente pensam que Deus é capaz de prever todas as coisas, mas suponha que ele desmonte ou propositalmente se retire do governo do mundo.

Por fim, a noção deles da presciência de Deus é apenas uma especulação fria e ociosa. Por isso eu disse que eles roubam a Deus metade da sua glória e, tanto quanto podem, o despedaçam. Mas as Escrituras, quando desejam afirmar o que é peculiar a Deus, unem essas duas coisas inseparavelmente; primeiro, Deus prevê todas as coisas, já que nada está oculto aos seus olhos; e em seguida, ele nomeia eventos futuros e governa o mundo por sua vontade, permitindo que nada aconteça por acaso ou sem sua direção. Aqui Daniel assume esse princípio, ou melhor, une os dois, afirmando apenas que o Deus de Israel merece o nome, pois tanto a sabedoria quanto a força estão em seu poder. Devemos lembrar como Deus é enganado por seus justos elogios quando não conectamos esses dois atributos – sua previsão universal e seu governo do mundo, permitindo que nada aconteça sem a sua permissão. Mas como seria muito frio afirmar que somente a Deus pertence a sabedoria e a força, a menos que sua sabedoria fosse notável e sua força reconhecida abertamente, por isso segue imediatamente depois –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *