Estudo de Romanos 11:33 – Comentado e Explicado

Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos!
Romanos 11:33

Comentário de Albert Barnes

Ó profundidade … – Esta passagem deveria ter sido traduzida como “Ó profundidade das riquezas, e da sabedoria, e do conhecimento de Deus”. O apóstolo tem três assuntos de admiração. Nossa tradução, pela palavra “ambos” apresentada aqui, limita-a a dois. O apóstolo deseja expressar sua admiração pelas riquezas, pela sabedoria e pelo conhecimento de Deus. Assim, o siríaco, o árabe, etc. Nossa tradução seguiu a Vulgata Latina. A palavra “profundidade” é aplicada nas Escrituras a qualquer coisa vasta e incompreensível. Como o abismo ou o oceano é insondável, a palavra passa a indicar o que palavras não podem expressar ou o que não podemos compreender; Salmo 36: 6: “Os teus juízos são muito profundos;” 1 Coríntios 2:10 : “O Espírito busca … as coisas profundas de Deus;” Apocalipse 2:24 , “As profundezas de Satanás” – os planos profundos, profundos, astutos e iníquos de Satanás.

Riquezas – Veja a nota em Romanos 11:12 . A palavra denota as abundantes bênçãos e misericórdias que foram conferidas a pessoas pecadoras pelo evangelho. Estes eram vastos e maravilhosos. O perdão do pecado; a expiação; a esperança do céu; a paz do evangelho; todos concedidos aos pecadores, aos pobres, aos miseráveis ??e aos moribundos; todos revelam a grande misericórdia e a rica graça de Deus. Portanto, todo pecador perdoado ainda pode exclamar. A graça de Deus que o perdoa é sentida como realmente maravilhosa e compreensão do passado. Está além do poder da linguagem para expressar; e tudo o que o cristão pode fazer é seguir o exemplo do apóstolo e sentar-se em profunda admiração pela rica graça de Deus. A expressão “a profundidade das riquezas” é um hebraísmo, significando as riquezas profundas ou profundas.

A sabedoria – A sabedoria é a escolha dos melhores meios para alcançar os melhores fins. O fim ou desígnio que Deus tinha em vista era conceder misericórdia a todos; isto é, salvar as pessoas pela graça, e não por suas próprias obras; Romanos 11:32 . Ele pretendia estabelecer um sistema glorioso que apresentasse sua misericórdia como atributo proeminente, destacando-se em cores vivas em todo o esquema da salvação. Isso deveria ser mostrado em relação aos judeus e gentios. A maravilhosa sabedoria com que isso foi feito é objeto da profunda admiração do apóstolo. Essa sabedoria foi vista,

(1) Ao adaptar o plano às condições do homem. Todos eram pecadores. O apóstolo nesta epístola mostrou plenamente que todos tinham ficado aquém da glória de Deus. O homem não tinha poder para se salvar por sua própria sabedoria. Os judeus e gentios de diferentes maneiras procuraram justificar a si mesmos, e ambos falharam em que Deus havia sofrido ambos para fazer o experimento nas circunstâncias mais favoráveis. Ele havia deixado o mundo por quatro mil anos para fazer o julgamento e, em seguida, apresentou o plano da sabedoria divina, apenas para atender aos desejos e desgraças manifestos das pessoas.

(2) isso foi demonstrado ao fazer dos judeus a ocasião de espalhar o sistema entre os gentios. Eles foram expulsos e rejeitados; mas o Deus da sabedoria fez disso uma ocasião para espalhar sua verdade.

(3) a mesma sabedoria ainda estava para ser vista ao designar os gentios para levar o evangelho de volta aos judeus. Assim, eles deveriam ser auxílios mútuos; até que todos os seus interesses sejam mesclados, e toda a raça esteja unida no amor do mesmo evangelho e no serviço do mesmo Deus e Salvador. Quando, portanto, esse plano profundo e maravilhoso é contemplado, e sua história remonta ao início dos tempos, não é de admirar que o apóstolo tenha ficado admirado com a incrível sabedoria daquele que o inventou e que realizou todos os eventos. subserviente ao seu estabelecimento e difundido entre as pessoas.

E conhecimento – isto é, presciência ou onisciência. Esse conhecimento foi manifesto,

(1) Na visão profunda do homem, e familiaridade com todos os seus desejos e angústias.

(2) tendo em vista o esquema preciso que seria adequado para recuperar e salvar.

(3) tendo em vista o tempo e as circunstâncias em que seria melhor introduzir o regime.

(4) em um discernimento do efeito da rejeição dos judeus e da pregação do evangelho entre os gentios.

Quem, exceto Deus, poderia ver que tais efeitos seguiriam a rejeição dos judeus? Quem senão ele poderia saber que o evangelho ainda deve prevalecer entre todas as nações? Temos apenas que pensar nas mudanças nos assuntos humanos; os obstáculos ao evangelho; as dificuldades a serem superadas; e o vasto trabalho ainda a ser feito, para se surpreender com o conhecimento que pode adaptar tal esquema às pessoas e que certamente pode prever sua completa e final disseminação entre todas as famílias do homem.

Quão insondável – A palavra “insondável” significa o que não pode ser investigado ou totalmente compreendido.

Seus julgamentos – Esta palavra neste lugar evidentemente significa seu arranjo, seu plano ou procedimento. Às vezes se refere a leis; outras vezes, para a decisão ou determinação de Deus; em outros, às inflicções de sua justiça. Neste último sentido, agora é comumente usado. Mas no caso diante de nós, isso significa que seus arranjos para conferir o evangelho às pessoas comparam o Salmo 36: 7: “Seus julgamentos são muito profundos”.

Seus caminhos – A palavra traduzida como “caminhos” denota adequadamente um caminho ou caminho em que alguém viaja. Por isso, vem também denotar o curso ou o modo de vida em que alguém se move; ou seus princípios ou moral; sua doutrina, ou ensino, etc. Aplicada a Deus, denota seu modo ou maneira de fazer as coisas; a ordem, etc. de sua divina Providência; seus movimentos, em seus grandes planos, através do universo; Atos 13:10 : “Não deixarás de perverter os caminhos corretos do Senhor?” opor-se ou tornar vã o seu plano de guiar e salvar o homem; Hebreus 3:10 : “Eles não conheceram os meus caminhos;” Salmo 77:19 : “O teu caminho está no mar, os teus passos não são conhecidos.” Aqui se refere particularmente ao seu caminho ou plano de trazer todas as nações ao alcance de sua misericórdia no evangelho.

Descoberta do passado – Literalmente, que não pode ser rastreada ou rastreada. Os passos não podem ser seguidos. Como se o seu caminho estivesse no mar Salmos 77:19 , e as ondas se fechassem imediatamente, sem deixar rastros , ele não pode ser seguido ou procurado. Sabe-se que ele já passou, mas não há como rastrear suas ações. Esta é uma figura bonita e impressionante. Denota que os planos de Deus são profundos e estão além da nossa compreensão. Podemos ver as provas de que ele está em todo lugar; mas como é, não podemos compreender. Temos permissão para ver os vastos movimentos à nossa volta; mas a mão invisível que não podemos ver, nem seguir os passos daquele Deus poderoso que realiza suas maravilhas no oceano e na terra,

Comentário de E.W. Bullinger

riquezas. Ver Romanos 2: 4 . Este versículo é um exemplo da figura do discurso Thaumasmos . App-6.

conhecimento . App-132.

insondável = inescrutável. Grego. anexereunetos. Só aqui.

julgamentos . App-177.

descoberta do passado = não rastreável. Grego. anexichniastos. Somente aqui e Efésios 3: 8 .

Comentário de John Calvin

33. Oh! the depth, etc. Here first the Apostle bursts into an exclamation, which arose spontaneously from a devout consideration of God’s dealings with the faithful; then in passing he checks the boldness of impiety, which is wont to clamor against the judgments of God. When therefore we hear, Oh! the depth, this expression of wonder ought greatly to avail to the beating down of the presumption of our flesh; for after having spoken from the word and by the Spirit of the Lord, being at length overcome by the sublimity of so great a mystery, he could not do otherwise than wonder and exclaim, that, the riches of God’s wisdom are deeper than our reason can penetrate to. Whenever then we enter on a discourse respecting the eternal counsels of God, let a bridle be always set on our thoughts and tongue, so that after having spoken soberly and within the limits of God’s word, our reasoning may at last end in admiration. Nor ought we to be ashamed, that if we are not wiser than he, who, having been taken into the third heaven, saw mysteries to man ineffable, and who yet could find in this instance no other end designed but that he should thus humble himself.

Some render the words of Paul thus, “Oh! the deep riches, and wisdom, and knowledge of God!” as though the word ß???? was an adjective; and they take riches for abundance, but this seems to me strained, and I have therefore no doubt but that he extols God’s deep riches of wisdom and knowledge. (374)

How incomprehensible, etc. By different words, according to a practice common in Hebrew, he expresses the same thing. For he speaks of judgments, then he subjoins ways, which mean appointments or the mode of acting, or the manner of ruling. But he still continues his exclamation, and thus the more he elevates the height of the divine mystery, the more he deters us from the curiosity of investigating it. Let us then learn to make no searchings respecting the Lord, except as far as he has revealed himself in the Scriptures; for otherwise we shall enter a labyrinth, from which the retreat is not easy. It must however be noticed, that he speaks not here of all God’s mysteries, but of those which are hid with God himself, and ought to be only admired and adored by us.

Parece que em Poole’s Syn., [Orígenes], [Crisóstomo] e [Theodoret] conectaram “riquezas” com “profundidade”, “Ó profundidade abundante”, etc .; mas que [Ambrósio] e [Agostinho] o relacionaram com “sabedoria”, etc. O uso do termo em Efésios 1: 7 favorece o último; pois “as riquezas de sua graça” significam claramente “sua graça abundante”.

Mas alguns, com [Stuart], supõem que por “riqueza” aqui se entende a bondade ou a misericórdia de Deus, de acordo com Romanos 11:12 e Efésios 3: 8 . E [Stuart] apresenta esta versão: “Ó bondade sem limites, e sabedoria e conhecimento de Deus!” Mas isso destrói a correspondência evidente que pode ser encontrada na última cláusula do versículo, exceto que consideramos a parte restante do capítulo, e talvez seja isso que deva ser feito. Mas se fizermos isso, p???t?? significa “tesouros ou bênçãos” ou copia beneficiorum ”, como [Schleusner] expressa. “Riquezas de Cristo” significam as abundantes bênçãos nele depositadas, Efésios 3: 8 . Deus pode ser visto aqui como fonte de todas as coisas e infinito em sabedoria e conhecimento; e essas três coisas são os assuntos até o final do capítulo, os dois últimos versos referentes ao primeiro e o final do trigésimo terceiro e trigésimo quarto aos dois outros, e em ordem invertida. A profundidade ou vastidão de sua riqueza ou generosidade é tal que ele não tem nada além da sua, ninguém lhe deu nada ( Romanos 11:35 ) e dele, e através dele, e para ele são todas as coisas ( Romanos 11:36 .) Quanto à vastidão de sua sabedoria e de seu conhecimento; o que seu conhecimento decidiu não pode ser pesquisado, e o que sua sabedoria inventou, quanto à maneira de executar seus propósitos, não pode ser investigado; e ninguém pode medir a extensão de seu conhecimento, e ninguém foi seu conselheiro, de modo a aumentar as reservas de sua sabedoria ( Romanos 11:34 .) Para que possamos ver toda a passagem em linhas –

33. Oh, a profundidade da graça de Deus, e sabedoria e conhecimento!
Como inescrutáveis ??seus julgamentos
E não rastreáveis ??seus caminhos!

34. Quem de fato conheceu a mente do Senhor,
Ou quem se tornou seu conselheiro?

35. Ou quem primeiro deu a ele?
E será pago a ele:

36. Porque dele, e por ele e para ele são todas as coisas:
Para ele a glória para sempre. – Amém. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Esta é uma conclusão muito apropriada de todo o discurso anterior. A sabedoria pode aqui se referir aos desígnios de Deus; conhecimento, aos meios que ele emprega para realizar esses projetos. Os desígnios são descendentes de infinita sabedoria e, portanto, estão bem; os meios são os mais adequados, como sendo a escolha de um conhecimento infinito que não pode errar; podemos creditar com segurança a bondade do desígnio, fundada em infinita sabedoria; podemos confiar na realização do fim, porque os meios são escolhidos e aplicados por infinito conhecimento e habilidade.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11:33 . Ó profundidade, etc. – Esta conclusão enfática parece de uma maneira especial considerar os judeus, a quem o apóstolo ensinaria modéstia e submissão à mão dominante do Deus onisciente, impróprios como devem chamá-lo. responsável por lidar tão favoravelmente com os gentios. “Sua sabedoria e seus caminhos estão infinitamente acima de sua compreensão; e eles terão que aconselhá-lo sobre o que fazer? Ou Deus está em dívida com eles? – digam o quê e ele lhes pagará”. Esta é uma forte repreensão aos judeus, mas proferida, como vemos, de uma maneira muito gentil e inofensiva: um método que o apóstolo se esforça em todos os lugares para observar em relação à sua nação. Veja Locke.

Comentário de John Wesley

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis ??são os seus juízos, e os seus caminhos para descobrir!

Ó profundidade das riquezas, e sabedoria, e conhecimento de Deus – no nono capítulo, São Paulo navegou apenas em um mar estreito: agora ele está no oceano. A profundidade das riquezas é descrita, Romanos 11:35 ; a profundidade da sabedoria, Romanos 11:34 ; a profundidade do conhecimento, na última parte deste versículo. A sabedoria direciona todas as coisas para o melhor fim; o conhecimento vê esse fim.

Quão insondáveis ??são os seus julgamentos – No que diz respeito aos incrédulos.

Seus caminhos – Com relação aos crentes. Seus caminhos estão mais em um nível; Seus julgamentos “são muito profundos”. Mas nem mesmo seus caminhos podemos rastrear.

Referências Cruzadas

Jó 5:9 – Ele realiza maravilhas insondáveis, milagres que não se pode contar.

Jó 9:10 – Realiza maravilhas que não se podem perscrutar, milagres incontáveis.

Jó 11:7 – “Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-poderoso?

Jó 26:14 – E isso tudo é apenas a borda das suas obras! Um suave sussurro é o que ouvimos dele. Mas quem poderá compreender o trovão do seu poder? “

Jó 33:13 – Por que você se queixa a ele de que não responde às palavras dos homens?

Jó 37:19 – “Diga-nos o que devemos dizer a ele; não podemos elaborar a nossa defesa por causa das nossas trevas.

Jó 37:23 – Fora de nosso alcance está o Todo-poderoso, exaltado em poder; mas, em sua justiça e retidão, não oprime ninguém.

Salmos 36:6 – A tua justiça é firme como as altas montanhas; as tuas decisões insondáveis como o grande mar. Tu, Senhor, preservas tanto os homens quanto os animais.

Salmos 40:5 – Senhor meu Deus! Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparaste para nós! Eu queria proclamá-los e anunciá-los, mas são por demais numerosos!

Salmos 77:19 – A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas.

Salmos 92:5 – Como são grandes as tuas obras, Senhor, como são profundos os teus propósitos!

Salmos 97:2 – Nuvens escuras e espessas o cercam; retidão e justiça são a base do seu trono.

Salmos 107:8 – Que eles dêem graças ao Senhor por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens,

Provérbios 25:3 – Assim como o céu é elevado e a terra é profunda, também o coração dos reis é insondável.

Eclesiastes 3:11 – Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.

Daniel 4:35 – Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? “

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Efésios 3:10 – A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Efésios 3:18 – possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *