Estudo de Salmos 92:5 – Comentado e Explicado

Senhor, estupendas são as vossas obras! E quão profundos os vossos desígnios!
Salmos 92:5

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor, quão grandes são as tuas obras! Compare o Salmo 8: 3 ; Salmo 40: 5 . Veja também as notas em Jó 11: 7 . O significado aqui é o seguinte: o salmista, no sábado, ao se dedicar à meditação nas obras de Deus, é dominado pela sensação de sua vastidão, natureza incompreensível e profundidade da sabedoria evidenciada, muito além do alcance do homem. , no que Deus havia feito. Em quanto tempo o homem está perdido; quanto tempo ele vai além de sua profundidade; com que rapidez ele sente que aqui está a grandeza que ele não pode compreender, e a sabedoria que ele não pode compreender, e a bondade que ele não pode apreciar quando se senta para meditar nas obras de Deus!

E teus pensamentos são muito profundos – Compare Isaías 28:29 ; Romanos 11: 33-34 . O significado é que os planos ou propósitos de Deus, evidenciados nas obras de criação e providência, são profundos demais para que o homem os entenda. Quem senão o próprio Deus pode compreendê-los?

Comentário de Thomas Coke

Salmos 92: 5 . E teus pensamentos são muito profundos quão profundos são teus desígnios! Verde.

Comentário de E.W. Bullinger

muito profundo. Compare Salmos 36: 6 ; Salmos 40: 5 ; Salmos 139: 17 . Romanos 11:33 .

Comentário de Adam Clarke

Grandes horas são as tuas obras! Eles são numerosos, estupendos e esplêndidos: e teus pensamentos – teus desígnios e conselhos, dos quais, pelos quais e em referência aos quais eles foram formados; são muito profundos – tão profundos que não podem ser compreendidos pela compreensão do homem.

Comentário de John Calvin

5 Ó Jeová! quão exaltadas são as tuas obras! O salmista, tendo falado das obras de Deus em geral, passa a falar mais particularmente de sua justiça no governo do mundo. Embora Deus possa adiar o castigo dos ímpios, ele mostra, no devido tempo, que, ao enganar seus pecados, ele não os ignorou ou deixou de percebê-los; e embora exercite seus próprios filhos com a cruz, ele prova na questão que não era indiferente ao bem-estar deles. Sua razão para abordar esse ponto em particular parece ser que muitas trevas são lançadas sobre o esquema da Providência Divina pela desigualdade e desordem que prevalecem nos assuntos humanos. (590) Vemos os ímpios triunfando e aplaudindo sua própria sorte, como se não houvesse juiz acima, e aproveitando a paciência divina para correr em excessos adicionais, com a impressão de que escaparam de sua mão. A tentação é agravada pela estupidez e cegueira do coração que nos levam a imaginar que Deus não exerce nenhuma superintendência sobre o mundo e fica ocioso no céu. Sabe-se também quanto tempo estamos prontos para afundar nos problemas da carne. O salmista, portanto, intencionalmente seleciona isso como um caso em que ele pode mostrar o cuidado vigilante exercido por Deus sobre a família humana. Ele começa, usando a linguagem da exclamação, pois é essa terrível perturbação e desordem pela qual nossos entendimentos são confundidos, que não podemos compreender o método das obras de Deus, mesmo quando é mais aparente. Devemos notar que o penman inspirado não está falando aqui da obra de Deus na criação dos céus e da terra, nem de seu governo providencial do mundo em geral, mas apenas dos julgamentos que ele executa entre os homens. Ele chama as obras de Deus de grandes, e seus pensamentos profundos, porque ele governa o mundo de uma maneira bem diferente da que somos capazes de compreender. Se as coisas estivessem sob nossa própria administração, inverteríamos completamente a ordem que Deus observa; e, não sendo esse o caso, perversamente expomos a Deus por não nos apressarmos mais em ajudar os justos e em punir os iníquos. Parece-nos, no mais alto grau, inconsistente com as perfeições de Deus, que ele agüente os ímpios quando se enfurecem contra ele, quando se apressam sem restrição nos atos mais ousados ??de iniqüidade e quando perseguem à vontade os bons e os maus. o inocente; – parece, eu digo, aos nossos olhos ser intolerável, que Deus submeta seu próprio povo à injustiça e violência dos iníquos, enquanto ele não põe em cheque a abundância de falsidade, engano, rapina, derramamento de sangue e toda espécie de enormidade . Por que ele faz com que sua verdade seja obscurecida e seu santo nome seja pisoteado? Esta é a grandeza da operação divina, a profundidade do conselho divino, cuja admiração o salmista provoca. Sem dúvida, é verdade que existe uma profundidade incompreensível de poder e sabedoria que Deus demonstrou na estrutura do universo; mas o que o salmista tem especialmente em vista é administrar um cheque àquela disposição que nos leva a murmurar contra Deus, quando ele não segue nosso plano em suas providências providenciais. Quando algo nisto pode não concordar com as idéias gerais dos homens, devemos contemplá-lo com reverência e lembrar que Deus, para melhor prova de nossa obediência, levantou seus julgamentos profundos e misteriosos muito acima de nossas concepções.

Comentário de John Wesley

Ó SENHOR, quão grandes são as tuas obras! e teus pensamentos são muito profundos.

Pensamentos – Os teus conselhos no governo do mundo e da tua igreja.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *