Estudo de Daniel 4:35 – Comentado e Explicado

Diante dele nenhum habitante da terra tem importância; age como quer tanto em se tratando do exército celestial quanto em relação aos habitantes terrenos. Ninguém pode bater-lhe na mão e perguntar-lhe: Que fazeis aí?
Daniel 4:35

Comentário de Albert Barnes

E todos os habitantes da terra são considerados nada – são considerados nada em comparação com ele. Compare Isaías 40:15 , nota 17, nota. Precisamente o mesmo sentimento ocorre em Isaías, que é expresso aqui: “Todas as nações diante dele são como nada; e são-lhe imputados menos do que nada e vaidade. ”

dunamei The Chaldee word means properly strength, might, valor; E ele faz de acordo com sua vontade no exército do céu – No exército do céu – ???? becheyol – grego, “no poder do céu”, ?? t?, d???µe? en te dunamei A palavra caldeu significa propriamente força, poder, valor; e é então aplicado a um exército como possuindo força, ou valor, ou força. É aqui aplicado aos habitantes do céu, provavelmente considerados como um exército ou host, dos quais Deus é a cabeça e que ele leva adiante ou comanda para executar suas puroses. Em Daniel 3:20 , a palavra é traduzida como “exército”. O sentimento aqui é que, em relação aos habitantes do céu, representados como organizados ou organizados, Deus faz o seu próprio prazer. Uma indicação de sua vontade é tudo o que é necessário para controlá-los. Esse sentimento está de acordo com todas as declarações das Escrituras e é um ponto da teologia que deve entrar em toda visão justa de Deus. Assim, na oração do Senhor está implícito: “Seja feita a tua vontade na terra como no céu”. Então Efésios 1:11 – “Quem faz todas as coisas segundo o conselho de sua própria vontade.” No céu, a vontade de Deus é realizada no sentido mais estrito e absoluto, pois sua vontade é a lei, e a única lei para todos os habitantes de lá. A obediência é tão completa como se a vontade de cada um dos habitantes houvesse apenas uma forma ou manifestação da vontade de Deus.

E entre os habitantes da terra – Isso não pode significar, mesmo como entendido por Nabucodonosor, que a vontade de Deus é realmente feita entre os habitantes da terra no mesmo sentido e na mesma extensão, como entre os que habitam no céu . Seu objetivo era, sem dúvida, afirmar a supremacia e o controle absoluto de Deus; um fato que foi tão surpreendentemente ilustrado em seu próprio caso. O sentimento expresso por Nabucodonosor é verdadeiro nos seguintes aspectos:

(1) Esse homem não tem poder para impedir o cumprimento dos propósitos divinos.

(2) Que Deus cumpra seu desígnio em todas as coisas, qualquer que seja a oposição que o homem possa fazer.

(3) Que ele tem controle absoluto sobre todo ser humano e sobre tudo o que pertence a qualquer um e a todos.

(4) Que ele anulará todas as coisas para torná-las subservientes aos seus próprios planos.

(5) Que ele fará uso dos homens para realizar seus próprios propósitos. Compare a nota em Isaías 10: 7 .

(6) Que existe um grande e glorioso esquema de administração que Deus está realizando pela instrumentalidade dos homens.

E ninguém pode ficar com a mão – literalmente, “ninguém pode ferir a mão” (Gesenius, “Lex”); isto é, ninguém pode restringir sua mão. A linguagem é adotada, diz Bertholdt, do costume de bater nas crianças quando está prestes a fazer algo errado, a fim de restringi-las. A frase é comum nos Targums para restringir, impedir. Os árabes têm uma expressão semelhante em uso comum. Veja inúmeros exemplos do uso da palavra “mech” no sentido de restringir ou proibir, em Buxtorf. – Lex. Chal. A verdade ensinada aqui é que ninguém tem poder para reter a mão de Deus quando é apresentada para cumprir os propósitos que ele pretende executar; isto é, ele certamente realizará seu próprio prazer.

Ou diga-lhe: O que fazes? Uma expressão semelhante ocorre em 2 Samuel 16:10 : “Portanto, amaldiçoe, porque o Senhor lhe disse: Amaldiçoe Davi. Quem então dirá: Por que você fez isso? ” Também em Jó 9:12 : “Eis que ele tira: Quem pode impedi-lo? Quem lhe dirá: O que fazes? ” Veja a nota nessa passagem. O significado aqui é claro. Deus é supremo e fará o seu prazer no céu e na terra. A segurança de que tudo será feito corretamente se baseia na perfeição de sua natureza; e isso é amplo. Por mais misteriosos que seus caminhos possam nos parecer, ainda assim, nessa perfeição de sua natureza, temos a garantia mais completa de que nenhum mal será feito a nenhuma de suas criaturas. Nosso dever, portanto, é a submissão calma à sua santa vontade, com a profunda convicção de que tudo o que Deus fizer ainda será considerado correto.

Comentário de E.W. Bullinger

tudo, etc. Compare Jó 34:14 , Jó 34:15 , Jó 34: 19-24 . Isaías 40: 15-17 , Isaías 40: 22-24 .

e Ele, etc. Compare 1 Samuel 3:18 . Jó 23:13 . Salmos 33: 9-11 ; Salmos 115: 3 ; Salmos 135: 6 . Isaías 14: 24-27 ; Isaías 46:10 , Isaías 46:11 .

os habitantes, etc. Salmos 33: 8 , Salmos 33:14 ; Salmos 49: 1 . Isaías 26: 9 .

nenhum, etc. Compare Jó 9: 4 , Jó 9:13 ; Jó 34:29 ; Jó 40: 9-12 ; Jó 42: 2 . Atos 5:39 ; Atos 9: 5 ; Atos 11:17 , etc.

O que, & c . Compare Jó 9:12 ; Jó 33:12 , Jó 33:13 ; Jó 40: 2 . Isaías 45: 9-11 .

Comentário de John Calvin

Agora, a cláusula oposta é adicionada para completar o contraste, porque, embora se siga que nada seja firme ou sólido na humanidade, esse princípio floresce, a saber: Deus é eterno; ainda assim poucas razões, porque em palavras todas permitem que Deus seja firme e eterno, ainda assim elas não descem para si mesmas e pesam seriamente sua própria fragilidade. Assim, sendo indiferentes à própria sorte, eles se enfurecem contra o próprio Deus. A explicação então que ocorre aqui é necessária; pois depois que Nabucodonosor louva a Deus, porque seu poder é eterno, ele acrescenta, por contraste, todos os habitantes da terra são considerados como nada. Alguns consideram ??? , keleh, como uma única palavra, significando “qualquer coisa completa, pois ??? , keleh, é “terminar” ou “concluir”; também significa “consumir” algumas vezes, de onde pensam que o substantivo seja derivado, porque os homens são limitados dentro de seu próprio padrão, mas Deus é imenso. Isso é duro; a opinião mais recebida é que ? , ele, é colocado para ? , a , aqui; e assim diz Nabucodonosor, os homens são estimados como sem valor diante de Deus. Já vemos então como essas duas cláusulas concordam adequadamente; pois Deus é um rei eterno, e os homens são como nada em comparação com ele. Pois se alguma coisa é atribuída aos homens como brotando de si mesma, isso até agora diminui o poder supremo e o império de Deus. Segue-se, então, que Deus não; recebe inteiramente seus direitos, até que todos os mortais sejam reduzidos a nada. Pois, embora os homens tenham uma importância muito grande, Nabucodonosor aqui se pronuncia pelo instinto do Espírito, sem valor diante de Deus; pois de outro modo eles não tentariam se erguer, a menos que estivessem totalmente cegos no meio de suas trevas. Mas quando são arrastados para a luz, sentem o próprio nada e a vaidade total. Para o que quer que sejamos, isso depende da graça de Deus, que nos sustenta a todo momento e nos fornece um novo vigor. Portanto, é nosso dever depender somente de Deus; porque assim que ele retira sua mão e a virtude de seu Espírito, desaparecemos. Em Deus somos tudo o que ele agrada, em nós mesmos não somos nada.

Segue-se agora: Deus age de acordo com seu prazer no exército dos céus e entre os habitantes da terra. Isso pode parecer absurdo, já que se diz que Deus age de acordo com sua vontade, como se ‘não houvesse moderação ou eqüidade, ou regra de justiça, com ele. Mas devemos ter em mente o que lemos em outros lugares a respeito de homens sendo governados por leis, uma vez que sua vontade é perversa, e eles são levados em qualquer direção por sua luxúria indisciplinada; mas Deus é uma lei para si mesmo, porque sua vontade é a justiça mais perfeita. Muitas vezes, então, quando as Escrituras colocam diante de nós o poder de Deus e nos ordenam que nos contentemos com ele, não atribui a Deus um império tirânico, de acordo com as calúnias dos ímpios. Mas porque não deixamos de nos opor a Deus e opomos nossa razão a seus conselhos secretos, e assim lutamos com ele, como se ele não agisse de maneira justa e justa quando faz algo que desaprovamos; portanto, Deus declara que todas as coisas devem ser feitas de acordo com sua própria vontade, para que o Espírito Santo possa restringir essa audácia. Devemos lembrar então, quando é feita menção a Deus, quão impossível é que algo perverso ou injusto pertença a ele; sua vontade não pode ser desviada por qualquer afeto, pois é a perfeição da justiça. Sendo assim, devemos lembrar como é extremamente desenfreada e perversa nossa ousadia, enquanto ousamos opor-nos a qualquer coisa que Deus faça; de onde se comprova a necessidade desse ensino que põe o freio da modéstia, uma vez que Deus faz todas as coisas de acordo com a sua vontade, como é dito nos Salmos 115: 3: Nosso Deus do céu faz o que deseja. A partir desta frase, concluímos que nada acontece por acaso, mas todo evento no mundo depende da providência secreta de Deus. Não devemos admitir nenhuma distinção entre a permissão de Deus e o seu desejo. Pois vemos o Espírito Santo – o melhor mestre da linguagem – aqui expressa claramente duas coisas; primeiro, o que Deus faz; e depois, o que ele faz por vontade própria. Mas a permissão, de acordo com aqueles vaidosos especuladores, difere da vontade; como se Deus tivesse concedido de má vontade o que ele não queria que acontecesse! Agora, não há nada mais ridículo do que atribuir essa fraqueza a Deus. Portanto, a eficácia da ação é adicionada; Deus faz o que deseja, diz Nabucodonosor. Ele não fala carnalmente, mas no sentido espiritual, ou instinto, como dissemos; já que o Profeta deve ser atendido como se tivesse sido enviado do céu. Agora, portanto, entendemos como este mundo é administrado pela providência secreta de Deus, e que nada acontece além do que ele ordenou e decretou; enquanto ele deve, com justiça, ser considerado o Autor de todas as coisas.

Alguns objetam aqui o aparente absurdo de dizer que Deus é o autor do pecado, se nada for feito sem a vontade dele; não, se ele mesmo trabalha! Essa calúnia é facilmente respondida, pois o método da ação de Deus difere materialmente do método dos homens. Pois quando qualquer homem peca, Deus trabalha à sua maneira, que é muito diferente da do homem, uma vez que exerce seu próprio julgamento e, portanto, diz-se que cega e endurece. Como Deus, portanto, ordena tanto os réprobos quanto os maus, ele permite que eles se entreguem a todos os tipos de licenciosidade e, ao fazê-lo, executa seus próprios julgamentos. Mas quem peca é merecidamente culpado e não pode implicar Deus como companheiro de sua iniquidade. E porque? Porque Deus não tem nada em comum com ele em referência à pecaminosidade. Portanto, vemos como essas coisas que podemos considerar contrárias umas às outras são mutuamente concordantes, já que Deus, por sua própria vontade, governa todos os eventos do mundo, e ainda não é o autor do pecado. E porque? Porque ele trata Satanás e todos os ímpios com a estrita justiça de um juiz. Nem sempre vemos o processo, mas devemos manter esse princípio com firmeza – o poder supremo está nas mãos de Deus; portanto, não devemos nos opor a seus julgamentos, por mais inexplicáveis ??que possam nos parecer. Portanto, esta frase segue: Não há ninguém que possa impedir sua mão, ou possa lhe dizer: Por que você age assim? Quando Nabucodonosor diz que a mão de Deus não pode ser impedida, ele usa esse método para ridicularizar a loucura humana, que não hesita em se rebelar contra Deus. Eles já levantam o dedo para impedir, se possível, o poder da mão dele; e mesmo quando condenados por fraqueza, eles procedem com sua própria fúria. Nabucodonosor, então, mostra merecidamente sua loucura ridícula ao se comportarem de maneira tão intemperativa no desejo de conter o Todo-Poderoso, confiná-lo dentro de seus limites e fabricar correntes com o objetivo de restringi-lo. Quando a humanidade explodiu em uma fúria sacrílega, eles merecem ser ridicularizados, e é aqui a força das palavras de Daniel.

Depois ele acrescenta: Ninguém pode dizer: Por que você age assim? Sabemos como eles deram lugar à linguagem da extrema petulância; visto que apenas um homem em uma centena se restringe com tal sobriedade, a ponto de atribuir a glória a Deus e confessar-se apenas em suas obras. Mas Nabucodonosor aqui não considera o que os homens estão acostumados a fazer, mas o que eles devem fazer. Ele diz, portanto, e com rigorosa justiça, Deus não pode ser corrigido; já que, no entanto, as tagarelas reprovadas, sua loucura é evidente, pois não tem razão nem pretensão de razão para apoiá-la.

Todo o sentido é: a vontade de Deus é a nossa lei, contra a qual lutamos em vão; e então, se ele nos permitir licença suficiente, e nossa enfermidade irromper contra ele, e contendermos com ele, todos os nossos esforços serão inúteis. O próprio Deus será justificado em seus julgamentos, e assim todo semblante humano deve se submeter a ele. ( Salmos 51: 6. ) Essa é a regra geral.

Agora devemos notar a adição: a vontade de Deus deve ser feita tanto no exército do céu quanto entre os habitantes da terra. Por “exército do céu” eu não entendo, como em outros lugares, o sol, a lua e as estrelas, mas anjos e até demônios, que podem ser chamados celestiais sem absurdo, se considerarmos sua origem e o fato de serem “ príncipes do ar”. Portanto, Daniel quer dizer que anjos, demônios e homens devem ser igualmente governados pela vontade de Deus; e, embora a corrida ímpia continue intemperativamente, eles são impedidos por um freio secreto e são impedidos de executar o que quer que suas concupiscências ditem. Diz-se, portanto, que Deus faz no exército dos céus e também entre os homens o que ele quiser; porque ele tem os anjos eleitos sempre obedientes a ele, e os demônios são obrigados a obedecer a seu comando, embora se esforcem na direção contrária. Sabemos com que força os demônios resistem a Deus, mas ainda assim eles são obrigados a obedecê-lo, não por vontade própria, mas por compulsão. Mas Deus age entre anjos e demônios, assim como entre os habitantes da terra. Ele governa os outros pelo seu Espírito, a saber, seus eleitos, que depois são regenerados por seu Espírito, e são tratados por ele de tal maneira que sua justiça pode realmente brilhar em todas as suas ações. Ele também age contra os réprobos, mas de outra maneira; pois ele os desenha de cabeça por meio do diabo; ele os impele com sua virtude secreta; ele os atinge com um espírito de tontura; ele os cega e lança sobre eles um espírito reprovador, e endurece seus corações à contumação. Veja como Deus faz todas as coisas de acordo com sua própria vontade entre homens e anjos! Há também outro modo de ação, no que diz respeito à nossa condição externa; pois Deus levanta um no alto e deprime outro. ( Salmos 113: 7. ) Assim, vemos os ricos ficarem pobres, e outros ressuscitarem do dunghill e serem colocados nos mais altos postos de honra. Os profanos chamam isso de esporte da fortuna! Mas a moderação da providência de Deus é muito justa, embora incompreensível. Assim, Deus age de acordo com sua vontade entre homens e anjos; mas essa ação interior deve ser colocada em primeiro lugar, como dissemos. Segue agora:

Comentário de John Wesley

E todos os habitantes da terra são reputados como nada; e ele faz conforme a sua vontade no exército do céu e entre os habitantes da terra; e ninguém pode ficar com a mão ou dizer-lhe: O que fazes?

Como nada – Uma devida consideração da infinita grandeza de Deus, faz a criatura parecer nada; criaturas não são nada para ajudar, nada para machucar, nada em duração, nada sólido e substancial, nada sem dependência, influência e apoio de Deus.

Sua vontade – Ser o Senhor dos exércitos e o único monarca absoluto e universal do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *