Estudo de Salmos 40:5 – Comentado e Explicado

Senhor, meu Deus, são maravilhosas as vossas inumeráveis obras e ninguém vos assemelha nos desígnios para conosco. Eu quisera anunciá-los e divulgá-los, mas são mais do que se pode contar.
Salmos 40:5

Comentário de Albert Barnes

Muitos, ó meu Deus, são as tuas maravilhosas obras que fizeste – literalmente: “Muitas (coisas), ó meu Deus, você fez; tuas coisas maravilhosas e teus pensamentos para conosco, não é (possível) declarar a ti. ” A lembrança da bondade particular mostrada ao orador, conforme mencionado nos versículos anteriores, sugere a lembrança do grande número de maravilhas que Deus havia feito pelo seu povo – os atos de sua bondade que seria inútil tentar contar. antes dele. E quem “poderia” enumerar e registrar todos os atos da benevolência de Deus para com os homens nas obras de criação, providência e redenção; tudo o que ele fez na história da Igreja e para os membros individuais da Igreja nos tempos passados; tudo o que ele fez para salvar seu povo nos dias de perseguição; tudo o que foi realizado em nossas vidas individuais? Obviamente, essas coisas estão além de todo poder de enumeração do homem. Eles podem ser admirados agora apenas no bruto; só a eternidade será suficiente para nós olharmos para eles e os contarmos detalhadamente. A frase “obras maravilhosas” significa aqui intervenções notáveis; coisas ajustadas para excitar espanto; coisas que superam o que o homem poderia ter antecipado; coisas que só poderiam ter sido feitas por Deus.

E os teus pensamentos que são para nós – Para nós; ou que pertencem a nós. A palavra “pensamentos” aqui se refere aos planos, propósitos, arranjos de Deus criados para nosso bem-estar; as coisas que resultam do pensamento dele sobre os nossos desejos – do que precisamos – do que nos faria bem. Veja Salmo 40:17 .

Eles não podem ser contados em ordem para ti – Margem: “Ninguém pode ordená-los para ti”. Literalmente: “Não há como colocá-los em ordem diante de ti;” isto é, não existe um arranjo ou disposição deles em ordem, de modo que todos possam ser trazidos ao seu devido lugar, para serem percebidos ou numerados. A palavra hebraica – rak?? ?ârak – significa corretamente, colocar em fila; Para colocar em ordem; organizar; como colocar um exército em ordem de batalha ou prepará-lo para a batalha, Juízes 20:20 , Juízes 20:22 ; colocar as palavras em ordem para uma discussão, ou organizar pensamentos para apresentar uma discussão, Jó 32:14 ; pôr uma causa em ordem perante um juiz ou colocá-la diante dele, Jó 13:18 . A palavra também significa colocar junto com qualquer coisa, ou ao lado de qualquer coisa – isto é, fazer uma comparação. Gesenius (Lexicon) supõe que esta é a idéia aqui e que a interpretação correta é: “Nada pode ser comparado a ti”. Mas a outra interpretação parece melhor concordar com a conexão, como se referindo às maravilhosas obras de Deus e a seus pensamentos de misericórdia e bondade como estando além do poder da computação, ou como numerosos demais para serem ordenados e arranjados antes do mente.

Se eu declarasse e falasse deles – Se eu tentasse falar deles; ou recontá-los.

Eles são mais do que podem ser numerados – Mais do que o homem pode enumerar. Eles vão além do poder da linguagem para expressá-los. Isso é literalmente verdade. Nenhuma linguagem do homem pode descrever o que Deus fez e propôs ao montar este mundo como morada para as pessoas e em sua misericórdia para com elas.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 40: 5 . Muitas, etc. – Muitas coisas que tu fizeste, ó Senhor, meu Deus: tuas maravilhas e teus pensamentos para conosco, não sou capaz de pôr em ordem diante de ti.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 40: 5 . Muitas são tuas obras maravilhosas – pelas quais eu e o resto do teu povo, incluídos no pronome plural , temos motivos abundantes para louvar e confiar em ti, como foi dito Salmos 40: 3 . E pelo qual parecerá que aquele que confia em ti está em uma condição mais abençoada e segura, como expressam Salmos 40: 4 . E este versículo, em que ele passa do número singular para o plural, pode parecer interposto como um muro de partição entre o que Davi fala em sua própria pessoa e o que ele fala na pessoa do Messias. E teus pensamentos – teus conselhos ou artifícios graciosos; que são para nós – Para mim e para o resto do teu povo; a quem Davi freqüentemente se junta neste livro. Eles não podem ser considerados, etc. – Passa a nossa habilidade de ordenálos ou calculá-los a fim de ti, porque, de fato, são inumeráveis.

Comentário de E.W. Bullinger

fez = fez .

pensamentos. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Se eu quisesse = Fain, eu.

numerado: ou ensaiado.

Comentário de Adam Clarke

Muitas – são tuas obras maravilhosas – O salmista parece aqui surpreendido e confundido com os conselhos, bondade de amor e obras maravilhosas do Senhor, não na natureza, mas na graça; pois era a misericórdia de Deus para consigo mesmo que ele agora tinha particularmente em vista.

Comentário de John Calvin

5. Muitas são tuas maravilhas que fizeste, ó Jeová! Os intérpretes não estão totalmente de acordo quanto a essas palavras; mas é geralmente admitido que Davi aqui contempla com admiração a providência de Deus no governo da humanidade. E antes de tudo, ele exclama que as maravilhas das obras de Deus são grandes ou muitas; (85) o que significa que Deus, em sua inescrutável sabedoria, governa os assuntos humanos, que suas obras, que são pouco pensadas pelos homens, por sua constante familiaridade com elas, superam em muito a compreensão do entendimento humano. Assim, descobrimos que, de uma espécie em particular, ele ascende a toda a classe; como se ele dissesse, Deus provou não apenas por esse ato em particular o cuidado paterno que exerce em relação aos homens, mas que, em geral, sua maravilhosa providência brilha nas várias partes da criação. Então ele acrescenta que os conselhos de Deus a nosso respeito são tão altos e tão ocultos que é impossível calculá-los de maneira distinta e agradável à sua natureza. Alguns pensam que a palavra ????? , elenu, em relação a nós, é empregada a título de comparação, nesse sentido: Os conselhos de Deus estão muito além do alcance de nosso entendimento (mas Davi recomenda o cuidado que Deus concede para cuidar de nós. 😉 e como, dessa maneira, a conexão das palavras é interrompida, elas são constrangidas a renderizar a palavra och??? , aroch, que eu dediquei a contar em ordem, de maneira diferente, a saber: que ninguém é igual a Deus, ou pode ser comparado com ele. (86) Mas, para que eu não entre em uma refutação prolongada, o leitor inteligente concordará comigo ao considerar que o verdadeiro significado é este: que Deus, por sua incompreensível sabedoria, governa o mundo de tal maneira que não podemos contar. suas obras em sua devida ordem, vendo nossas mentes, através de sua própria tolice, nos desapontam antes que possamos alcançar uma altura tão grande. Segue-se a você, pois , embora devamos até agora refletir quão maravilhosamente o Senhor pode prover nossos desejos, essa consideração é limitada pela imperfeição de nosso entendimento: e, portanto, fica muito aquém da infinita glória de Deus. Aqueles que dão essa explicação, que os conselhos de Deus não são referidos a ele, porque a maior parte dos homens imagina que tudo está sujeito ao acaso e à fortuna, como se Davi quisesse, de passagem, censurar a ingratidão daqueles que defraudam Deus. seu elogio, sem dúvida estão enganados quanto ao significado. Ao afirmar, como Davi, imediatamente depois, que por mais que ele se dispusesse a ensaiar as obras de Deus, ele ainda falharia antes de declarar a metade delas; – ao afirmar isso, ele mostra com suficiente clareza que a meditação piedosa e devota, na qual os filhos de Deus costumam se envolver, lhes dá apenas, por assim dizer, um ligeiro gosto deles e nada mais. Chegamos agora ao significado do salmista. Tendo falado antes da libertação que Deus lhe havia concedido, ele aproveita a ocasião para estabelecer a providência geral de Deus em nutrir e sustentar homens. É também seu objetivo nisso exortar os fiéis a uma consideração da providência de Deus, para que não hesitem em lançar todos os seus cuidados sobre ela. Enquanto alguns estão em constante sofrimento por causa de sua própria ansiedade e descontentamento, ou tremem com a menor brisa que sopra, e outros trabalham arduamente para fortalecer e preservar sua vida por meio de sucessos terrestres – tudo isso procede da ignorância da doutrina, que Deus governa os assuntos deste mundo de acordo com seu próprio prazer. E como a grande maioria dos homens, medindo a providência de Deus por seu próprio entendimento, a obscurece ou degrada perversamente, Davi, colocando-a em seu devido lugar, remove sabiamente esse impedimento. O significado da sentença, portanto, equivale a isso, que nas obras de Deus os homens devem admirar reverentemente o que não podem compreender por sua razão; e sempre que a carne os leva à contradição ou murmuração, eles devem se elevar acima do mundo. Se Deus deixa de trabalhar, ele parece estar dormindo, porque, amarrando as mãos ao uso de meios externos, não consideramos que ele trabalhe por meios secretos. Podemos, portanto, aprender com este lugar, que, embora a razão de suas obras possa estar oculta ou desconhecida para nós, ele é, no entanto, maravilhoso em seus conselhos.

Este versículo está intimamente ligado ao anterior. Ninguém deposita, como deveria, toda a confiança em Deus, mas aquele que, fechando os olhos em circunstâncias externas, sofre para ser governado por ele de acordo com seu bom prazer. Além disso, tendo falado até agora na terceira pessoa, Davi agora repentinamente se dirige a seu discurso, não, porém, imprudentemente, a Deus, para que ele possa nos levar com mais eficácia a essa sobriedade e discrição. Quando, no entanto, ele afirma que as obras de Deus não podem ser conhecidas de maneira distinta por nós, não é com o objetivo de nos impedir de buscar o conhecimento delas ou de examiná-las, mas apenas para restringir nossa imprudência. , que de outra forma iriam além dos limites adequados a esse respeito. Para esse fim, são expressamente empregadas as palavras para ti, ou diante de ti, pelas quais somos advertidos de que, por mais diligente que um homem possa se dedicar a meditar sobre as obras de Deus, ele só pode alcançar as extremidades ou fronteiras delas. Embora uma altura tão grande esteja muito acima do nosso alcance, devemos, não obstante, nos esforçar, tanto quanto em nós, para abordá-la cada vez mais através de avanços contínuos; como vemos também a mão de Deus estendida para revelar-nos, na medida em que seja conveniente, essas maravilhas, que somos incapazes de descobrir. Não há nada tão absurdo que afete, por sua própria vontade, uma total ignorância da providência de Deus, porque ainda não podemos compreendê-lo perfeitamente, mas discerni-lo apenas em parte; até hoje, encontramos alguns que empregam todos os seus esforços para enterrá-lo no esquecimento, por nenhuma outra pretensão que exceda nosso entendimento, como se não fosse razoável permitir a Deus algo mais do que parece certo e adequado, de acordo com nossa razão carnal. Davi age de maneira muito diferente em relação a isso. Sentindo todos os seus sentidos absorvidos por uma majestade e brilho inconcebíveis, que ele não suportava olhar, (87) ele confessa francamente que essas são coisas maravilhosas das quais ele não pôde compreender a razão; mas, mesmo assim, ele não se abstém de mencioná-los, em todos os lugares, mas, de acordo com a medida de sua capacidade, se põe devotadamente a meditar sobre eles. Com isso, aprendemos o quão tolo e inútil é dizer, com cautela, que ninguém deve falar dos conselhos ou propósitos de Deus, porque eles são altos e incompreensíveis. Davi, pelo contrário, embora estivesse pronto para afundar sob o peso, deixou de não contemplá-los e se absteve de não falar deles, porque se sentia desigual à tarefa de ensaiá-los, mas estava contente depois de ter declarado sua fé. sobre esse assunto, para terminar seu discurso com admiração.

Comentário de John Wesley

Muitos, ó SENHOR, meu Deus, são as tuas maravilhosas obras que fizeste e os teus pensamentos que nos são importantes; não podem ser contadas em ordem para ti; se eu as declarar e falar delas, são mais do que podem ser numerado.

Muitos – Este versículo parece ser interposto como um muro de partição, entre o que Davi fala em sua própria pessoa e o que ele fala na pessoa do Messias, nos versículos seguintes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *