Estudo de Efésios 3:18 – Comentado e Explicado

a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,
Efésios 3:18

Comentário de Albert Barnes

Pode ser capaz de compreender com todos os santos – Para que todos os outros com você possam entender isso. Era seu desejo que outros, assim como eles, pudessem apreciar as maravilhas da redenção.

Qual é a largura e comprimento, … – Tem sido duvidado do que isso se refere. Locke diz que se refere ao mistério de chamar os gentios, bem como os judeus. Chandler supõe que haja uma alusão nisso tudo ao templo de Éfeso. Era uma das maravilhas do mundo – admiração emocionante por seu comprimento, altura e dimensões em todos os aspectos, bem como por suas extraordinárias riquezas e esplendor. Em alusão a isso, objeto de tanta admiração e orgulho pelos efésios, ele supõe que Paulo deseja que eles se familiarizem plenamente com a extensão e a beleza do templo espiritual. Mas não vejo evidências claras de que haja alusão aqui ao templo de Éfeso. Parece antes ser a linguagem de um coração cheio de assunto e impressionado com sua grandeza; e as palavras são empregadas para denotar as “dimensões” desse amor, e são semelhantes ao que significaria se ele dissesse: “que você saiba o quão” grande “ou quão” grande “é esse amor.” O apóstolo evidentemente pretendia expressar o mais forte senso da grandeza do amor do Redentor, e mostrar da maneira mais enfática quanto desejava que eles o entendessem completamente. Na frase “profundidade e altura”, compare as notas em Romanos 8:39 .

Comentário de E.W. Bullinger

capaz = totalmente capaz. Grego. exischuo. Só aqui. Compare o App-172.

santos = os santos. Ver Efésios 3: 8 .

o que . . . altura . Omitir “é” . Depois de “altura”, leia “amor” é “, ou seja, o amor de Deus em Cristo. Em largura, sem limites : em comprimento, sem fim : em profundidade, sem sondagem, sem exaustão: em altura, sem mensuração.

Comentário de John Calvin

18. Pode ser capaz de compreender. O segundo fruto é que os efésios devem perceber a grandeza do amor de Cristo pelos homens. Tal apreensão ou conhecimento brota da fé. Ao desejar que eles o compreendam com todos os santos, ele mostra que é a bênção mais excelente que eles podem obter na vida atual; que é a mais alta sabedoria, à qual todos os filhos de Deus aspiram. O que se segue é suficientemente claro por si só, mas até agora foi obscurecido por uma variedade de interpretações. Agostinho está bastante satisfeito com sua própria agudeza, que não lança luz sobre o assunto. Esforçando-se para descobrir algum tipo de misteriosa alusão à figura da cruz, ele faz da amplitude o amor, a altura, a esperança, o comprimento, a paciência e a profundidade, a humildade. Isso é muito engenhoso e divertido: mas o que isso tem a ver com o significado de Paulo? Certamente não mais do que a opinião de Ambrose, que a alusão é à figura de uma esfera. Deixando de lado as opiniões dos outros, declararei o que será universalmente reconhecido como o significado simples e verdadeiro.

Comentário de Adam Clarke

Pode ser capaz de compreender com todos os santos – ??a e??s??s?te ?ata?aßes?a? . Essas palavras são tão extremamente nervosas e cheias de significado que é quase impossível traduzi-las. A primeira palavra, e??s??s?te , de e? , intensivo e ?s??? , para ser forte, significa que eles podem ser completamente capazes, por terem sido fortalecidos com força, pelo poder de Deus. A segunda palavra ?ata?aßes?a? , de ?ata , intensivo e ?aµßa?? , para pegar, pegar ou aproveitar, pode ser traduzida, para que você possa captar, absorver e compreender completamente esse maravilhoso mistério de Deus. A mente deve se tornar apta e a alma revigorada para absorver e compreender esses mistérios.

Qual é a largura, comprimento, profundidade e altura – Aqui o apóstolo ainda mantém a metáfora, comparando a Igreja de Deus a um edifício; e como, para criar um edifício adequado, formado por princípios científicos, é necessário fazer previamente um plano e uma especificação, segundo os quais o edifício deve ser construído, o apóstolo se refere a isso; pois isso deve ser bem entendido, sem o qual o edifício não pode ser formado. Deveriam ser edificados uma casa celestial, uma habitação de Deus através do Espírito; e isso deve ter latitude ou largura, longitude ou comprimento, altitude ou altura e profundidade ou profundidade.

Alguns supõem que o apóstolo alude aqui ao famoso templo de Diana em Éfeso, que, como eu já tive ocasião de observar, era considerado uma das maravilhas do mundo, medindo 425 pés de largura e 220 cm de largura. ; foi apoiado por 127 pilares, cada um com 60 pés de altura; foi construído às custas de toda a Ásia; e tinha 220 anos de conclusão. Não posso, no entanto, permitir essa alusão enquanto o apóstolo tinha um modelo mais nobre e um bem mais digno de ser levado à comparação. O templo em Jerusalém era o único que ele tinha em vista; que por si só poderia ser adequadamente comparado aqui; pois isso foi construído para ser uma habitação de Deus; essa era sua casa e esse era o lugar de seu descanso; assim, o templo cristão e o coração crente devem ser a constante e eterna residência de Deus; e quão augusto deve ser esse edifício em que a eterna Trindade habita!

Mas o que o apóstolo pode dizer com largura, comprimento, profundidade e altura do amor de Deus? A imaginação dificilmente pode dar uma resposta satisfatória a essa pergunta. É preciso na eternidade de Deus. Deus é amor; e nisso está incluída uma infinidade de largura, comprimento, profundidade e altura; ou melhor, toda a largura, comprimento, profundidade e altura são perdidos nessa imensidão. Compreende tudo o que está acima, tudo o que está abaixo, tudo o que está passado e tudo o que está por vir. Em referência aos seres humanos, o amor de Deus, em sua largura, é um cinto que abrange o globo; seu comprimento vai do eterno propósito da missão de Cristo até a eternidade de bem-aventurança que deve ser gasta em suas inefáveis ??glórias; sua Profundidade alcança o mais baixo caído dos filhos de Adão, e a mais profunda depravação do coração humano; e sua altura às infinitas dignidades do trono de Cristo. Quem vencer, darei para sentar comigo no meu trono, como venci e me sentei com o Pai no seu trono. Assim, vemos que o Pai, o Filho, e todos os verdadeiros crentes nele, devem estar sentados no mesmo trono! Esta é a altura do amor de Deus, e a altura em que esse amor eleva as almas que crêem em Cristo Jesus!

Comentário de Thomas Coke

Efésios 3:18 . A largura, comprimento, profundidade e altura; Observou-se frequentemente que este texto é extremamente enfático. – Sabe-se que os corpos têm apenas três dimensões, comprimento , largura e espessura; mas o apóstolo divide esse último em sua profundidade para baixo e sua altura para cima, medindo do ponto do meio; e assim faz uso dela para expressar a profundidade da miséria, da qual o amor de Deus nos livra; assim como a altura da glória, à qual exalta os fiéis.

Comentário de John Wesley

Pode ser capaz de compreender com todos os santos o que é a largura, o comprimento, a profundidade e a altura;

Que está enraizado e fundamentado – Ou seja, profundamente fixo e firmemente estabelecido, no amor. Vocês podem compreender – Até onde a mente humana é capaz.

Qual é a amplitude do amor de Cristo – Abraçando toda a humanidade.

E comprimento – de eternidade a eternidade.

E profundidade – Não deve ser entendido por nenhuma criatura.

E altura – Não deve ser atingido por nenhum inimigo.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 33:2 – Ele disse: “O Senhor veio do Sinai e alvoreceu sobre eles desde o Seir, resplandeceu desde o monte Parã. Veio com miríades de santos desde o sul, desde as encostas de suas montanhas.

2 Crônicas 6:41 – “Agora, levanta-te, ó Senhor, ó Deus, e vem para o teu lugar de descanso, tu e a arca do teu poder. Estejam os teus sacerdotes vestidos de salvação, ó Senhor, ó Deus; que os teus santos se regozijem em tua bondade.

Jó 11:7 – “Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-poderoso?

Salmos 103:11 – Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem;

Salmos 103:17 – Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos,

Salmos 116:15 – O Senhor vê com pesar a morte de seus fiéis.

Salmos 132:9 – Vistam-se de retidão os teus sacerdotes; cantem de alegria os teus fiéis”.

Salmos 139:6 – Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir.

Salmos 145:10 – Rendam-te graças todas as tuas criaturas, Senhor; e os teus fiéis te bendigam.

Isaías 55:9 – “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.

Zacarias 14:5 – Vocês fugirão pelo meu vale entre os montes, pois ele se estenderá até Azel. Fugirão como fugiram do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então o Senhor, o meu Deus, virá com todos os seus santos.

João 15:13 – Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Romanos 10:11 – Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”.

2 Coríntios 13:13 – Todos os santos lhes enviam saudações.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Efésios 1:10 – isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Efésios 1:15 – Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos,

Efésios 1:18 – Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

Efésios 3:19 – e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

Filipenses 2:5 – Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,

Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

Colossenses 1:4 – pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos,

1 Timóteo 1:14 – contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *