Estudo de Filipenses 2:5 – Comentado e Explicado

Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus.
Filipenses 2:5

Comentário de Albert Barnes

Que esta mente esteja em você, que também estava em Cristo Jesus – O objetivo desta referência ao exemplo do Salvador é particularmente fazer cumprir o dever de humildade. Este foi o exemplo mais alto que poderia ser fornecido, e ilustraria e confirmaria tudo o que o apóstolo havia dito sobre essa virtude. O princípio no caso é que devemos fazer do Senhor Jesus nosso modelo e, em todos os aspectos, enquadrar nossas vidas, na medida do possível, de acordo com este grande exemplo. O ponto aqui é que ele deixou um estado de glória inexprimível e tomou sobre ele a forma mais humilde da humanidade, e realizou os mais humildes ofícios, para que ele pudesse nos beneficiar.

Comentário de E.W. Bullinger

Vamos , etc. Literalmente, pense, ou pense nisso. Grego. phroneo, como em Filipenses 2: 2 .

vocês = vocês mesmos, i, e, seus corações.

também, & c. = em Cristo Jesus também.

Cristo Jesus . App-98.

Comentário de John Calvin

5) Ele agora recomenda, a partir do exemplo de Cristo, o exercício da humildade, ao qual os exortara em palavras. Existem, no entanto, dois departamentos, no primeiro dos quais ele nos convida a imitar a Cristo, porque esta é a regra da vida: (102) no segundo , ele nos atrai a ela, porque é esse o caminho pelo qual alcançamos verdadeira glória. Por isso, ele exorta cada um a ter a mesma disposição que havia em Cristo. Depois, ele mostra que padrão de humildade nos foi apresentado em Cristo. Mantive a forma passiva do verbo, embora não desaprove a tradução dada por outras pessoas, porque não há diferença quanto ao significado. Eu apenas desejei que o leitor estivesse de posse da própria forma de expressão que Paulo empregou.

Comentário de Adam Clarke

Que esta mente esteja em você, que também estava em Cristo Jesus – Cristo trabalhou para promover nenhum interesse separado; como homem, ele estudou para promover a glória de Deus, o bem-estar e a salvação da raça humana. Veja então que você tem a mesma disposição que havia em Jesus: ele sempre foi humilde, amoroso, paciente e trabalhoso; sua comida e bebida era fazer a vontade de seu pai e terminar seu trabalho.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 2: 5 . Deixe esta mente estar em você, Pois o mesmo temperamento mental deveria estar em você que estava em Cristo Jesus. Heylin. Para apoiar sua doutrina e impor obediência a ela, o apóstolo coloca diante dos filipenses o exemplo de Cristo, e nas cores vivas representa sua grande humildade: mostra-lhes o quanto desceu abaixo de si por causa deles; quão infinitamente grande ele era, e quão verdadeiramente baixo ele se fez; natureza, quanto maior que o mais alto; por opção, quanto menor que o menor. Deve-se observar que, nos versículos seguintes, o Apóstolo aponta para nós três estados e condições diferentes de Cristo: o primeiro é o seu estado de infinita dignidade, do qual, em certo sentido, ele desceu, expresso nas palavras: Que estando na forma de Deus, Filipenses 2: 6 . A segunda é, o estado de humildade ao qual ele desceu, nessas palavras, ele não se tornou conhecido, Filipenses 2: 7 . A terceira é a glória e a exaltação de sua natureza humana, intimadas nessas palavras: Portanto Deus o exaltou altamente, Filipenses 2: 9 . Esses três estados e condições de Cristo são essenciais para o argumento do apóstolo; para tirar qualquer um deles, e o exemplo que o apóstolo proporia está perdido. Por exemplo, se você remover o primeiro estado, o de sua dignidade e excelência natural e infinita, o segundo estado não será mais um estado de humilhação; nem Cristo é mais um exemplo de humildade: pois, se ele não era melhor que um servo antes de ser um servo, ele era um servo era sua sorte e condição, não era sua escolha; teria sido devido à ordem da natureza e providência, e não à sua humildade; e ele não teria sido mais humilde ao nascer para ser um servo do que outros que nasceram no mesmo estado. Está implícito no argumento que ele possuía tudo o que pertencia ao seu estado de dignidade e excelência, antes de sofrer qualquer coisa que pertencia ao seu estado de humilhação. Pois sua descida voluntária, em certo sentido, de sua dignidade para uma condição mais baixa e mais cruel, é o próprio ato, o verdadeiro fundamento e fundamento de sua humildade. Da mesma forma, está necessariamente implícito no argumento que ele foi submetido a qualquer coisa que pertencia ao seu estado de humilhação, antes de desfrutar de qualquer coisa que pertencia ao estado de exaltação de sua humanidade glorificada; porque sua exaltação foi o efeito e a recompensa de sua humildade; e sendo comprado e obtido por sua humildade, não poderia ser antecedente a ele. Consequentemente, segue-se necessariamente que seu estado natural de dignidade infinita e seu estado adquirido de exaltação são dois estados perfeitamente diferentes; uma vez que um era evidentemente antecedente, e o outro como evidentemente conseqüente a sua humilhação: daí se segue que o fato de ele estar na forma de Deus, sendo a dignidade que ele possuía antes da humilhação, não lhe pertence em virtude de qualquer coisa que ele fez ou sofreu, nem é parte daquela glória para a qual foi exaltado, ou que recebeu depois, ou por causa de seus sofrimentos.

Referências Cruzadas

Mateus 11:29 – Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Mateus 20:26 – Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo,

Lucas 22:27 – Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve.

João 13:14 – Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Atos dos Apóstolos 20:35 – Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ “.

Romanos 14:15 – Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu.

Romanos 15:3 – Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim”.

Romanos 15:5 – O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus,

1 Coríntios 10:33 – Também eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.

1 Coríntios 11:1 – Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

1 Pedro 2:21 – Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

1 João 2:6 – aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *