Estudo de 1 João 2:6 – Comentado e Explicado

aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu.
1 João 2:6

Comentário de Albert Barnes

Aquele que diz, permanece nele – o grego “permanece” nele; isto é, permanece ou permanece na crença de suas doutrinas e no conforto e prática da religião. A expressão é uma das que se referem à união íntima entre Cristo e seu povo. Uma grande variedade de frases é empregada para denotar isso. Para o significado dessa palavra em João, veja as notas em 1 João 3: 6 .

Devia a si mesmo também andar, assim como andava – Devia viver e agir como fazia. Se ele é um com ele, ou professa estar unido a ele, deve imitá-lo em todas as coisas. Compare João 13:15 . Veja também as notas em 1 João 1: 6 .

Comentário de E.W. Bullinger

permanece. Veja a pág. 1511

mesmo como . Grego. kathos . A expressão “como Ele” , referindo-se ao Filho, ocorre seis vezes nesta epístola. Ver 1 João 3: 2 , 1 João 3: 3 , 1 João 3: 7 , 1 João 3:23 ; 1 João 4:17 e Compare 1 João 1: 7 .

Comentário de John Calvin

6 Aquele que diz que permanece nele Como ele antes colocou diante de nós Deus como luz por exemplo, agora ele também nos chama a Cristo, para que possamos imitá-lo. No entanto, ele simplesmente não nos exorta a imitar a Cristo; mas da união que temos com ele, ele prova que devemos ser como ele. Uma semelhança na vida e nos atos, diz ele, provará que permanecemos em Cristo. Mas a partir dessas palavras ele passa para a próxima cláusula, que ele imediatamente acrescenta respeito aos irmãos.

Comentário de Adam Clarke

Permanece nele – Aquele que não apenas professa ter conhecido a Cristo, mas também que tem comunhão com ele e permanece a seu favor, deve provar a verdade de sua profissão andando como Cristo andou; vivendo uma vida de devoção e obediência a Deus e de benevolência e beneficência ao próximo. Assim Cristo andou; e ele nos deixou um exemplo de que devemos seguir seus passos.

Estar em Cristo, 1 João 2: 5 , deve ser convertido à fé cristã e ter recebido a remissão de pecados. Permanecer em Cristo, 1 João 2: 6 , é continuar nesse estado de salvação, crescendo em graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Comentário de John Wesley

Aquele que diz que permanece nele, também deve andar como ele andou.

Aquele que diz que permanece nele – o que implica um estado durável; um conhecimento constante e duradouro e comunhão com ele.

Deveria a si mesmo – Caso contrário, são palavras vãs.

Então, para andar, assim como ele andou – No mundo. Como ele, são palavras que freqüentemente ocorrem nesta epístola. Os crentes que têm seus corações cheios dele, facilmente fornecem seu nome.

Referências Cruzadas

Salmos 85:13 – A justiça irá adiante dele e preparará o caminho para os seus passos.

Mateus 11:29 – Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

João 13:15 – Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.

João 15:4 – Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

1 Coríntios 11:1 – Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

1 Pedro 2:21 – Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

1 João 1:6 – Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 2:4 – Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

1 João 2:28 – Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

1 João 3:6 – Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *