Estudo de 1 João 3:6 – Comentado e Explicado

Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu.
1 João 3:6

Comentário de Albert Barnes

Todo aquele que nele permanece – Veja 1 João 2: 6 . A palavra aqui empregada ( µ???? menon) significa apropriadamente permanecer, continuar, permanecer. É usado para pessoas que permanecem ou moram em um lugar, no sentido de permanecer ali permanentemente ou alojar-se ali, e esse é o significado comum da palavra, Mateus 10:11 ; Mateus 26:38 ; Marcos 6:10 ; Lucas 1:56 , “et saepe”. Nos escritos de João, no entanto, é uma palavra bastante favorita para denotar a relação que um mantém com o outro, no sentido de estar unido a ele ou permanecer com ele em afeto e amor; estar com ele no coração, na mente e na vontade, como se habita em uma habitação. Parece que temos algum tipo de relação com ele semelhante ao que temos em nossa casa; isto é, algum apego fixo e permanente a ele. Nós vivemos nele; permanecemos firmes em nosso apego a ele, como fazemos em nosso próprio lar. Para o uso da palavra em João, em cujos escritos ocorre com tanta frequência, ver João 5:38 ; João 6:56 ; João 14:10 , João 14:17 ; João 15:27 ; 1 João 2: 6 , 1 João 2:10 , 1 João 2:14 , 1 João 2:17 , 1 João 2: 27-28 ; 1 João 3: 6 , 1 João 3:24 ; 1 João 4: 12-13 , 1 João 4: 15-16 . Na passagem diante de nós, como em seus escritos em geral, refere-se a alguém que vive a vida de um cristão, como se estivesse sempre com Cristo, e morando com ele. Refere-se ao cristão considerado como aderente ao Salvador, e não como segui-lo com sentimentos, emoções e arrebatamentos transitórios.

(Veja a nota complementar em Romanos 8:10 . Permanecemos em Cristo pela união com ele. A frase expressa a continuidade da união; da qual veja na nota acima. Scott explica: “quem permanece em Cristo como um com ele e como manter comunhão com ele.

Isso por si só não significa necessariamente que ele sempre fará isso; isto é, não prova a doutrina da perseverança dos santos, mas refere-se à adesão ao Salvador como um estado mental contínuo ou como tendo permanência; significando que há uma vida de fé contínua nele. É de uma pessoa assim apegada ao Salvador que o apóstolo faz a importante declaração na passagem diante de nós, que ele não peca. Este é o terceiro argumento para mostrar que o filho de Deus deve ser puro; e a substância do argumento é que “de fato” o filho de Deus não é pecador.

Sinneth not – Houve muita diferença de opinião em relação a essa expressão, e a declaração semelhante em 1 João 3: 9 . Poucos sustentaram que ela ensina a “doutrina da perfeição” ou que os cristãos podem viver inteiramente sem pecado; e alguns sustentaram que o apóstolo pretendia ensinar que essa é sempre a característica do verdadeiro cristão. Contra a interpretação, no entanto, que supõe que ensina que o cristão é absolutamente perfeito e vive totalmente sem pecado, há três objeções insuperáveis:

(1) Se ensina essa doutrina, ensina que todos os cristãos são perfeitos; “Todo aquele que nele permanece”, “todo aquele que é nascido de Deus”, “ele não pode pecar”, 1 João 3: 9 .

(2) isso não é verdade e não pode ser considerado verdadeiro por aqueles que têm opiniões justas sobre o que os filhos de Deus foram e são. Quem pode sustentar que Abraão, Isaque ou Jacó; que Moisés, Davi ou Jó; que Pedro, João ou Paulo eram absolutamente perfeitos e nunca foram, após sua regeneração, culpados de um ato de pecado? Certamente eles nunca afirmaram isso por si mesmos, nem o registro sagrado lhes atribui tal perfeição. E quem pode afirmar isso entre todos os que evidenciam a verdadeira piedade no mundo? Quem pode por si? Devemos chegar à dolorosa conclusão de que todos os que não são absolutamente perfeitos em pensamentos, palavras e ações são destituídos de qualquer religião e devem ser considerados hipócritas ou enganadores? E, no entanto, a menos que esta passagem prove que “todos” que nasceram de novo são absolutamente perfeitos, isso não provará nada de ninguém, pois a afirmação não é feita de uma parte, ou do que qualquer indivíduo favorecido pode ser, mas do que de fato, todo mundo é nascido de Deus.

(3) essa interpretação não é necessária para uma exposição justa da passagem. A linguagem usada é a que seria empregada por qualquer escritor se ele pretendesse dizer que não é caracteristicamente pecador; que ele é um bom homem; que ele não comete transgressão habitual e voluntária. Essa linguagem é comum em toda a Bíblia, quando se diz de um homem que ele é um santo, e de outro que ele é um pecador; de um que ele é justo, e de outro que ele é mau; de um que ele obedece à lei de Deus, e de outro que ele não. João expressa isso com veemência, mas na verdade não afirma mais do que se afirma em outro lugar. A passagem ensina, de fato, as verdades mais importantes em relação ao verdadeiro cristão; e o significado justo e adequado pode ser resumido nas seguintes informações:

(a) Quem nasceu de novo não peca habitualmente ou não é habitualmente um pecador. Se ele erra, é quando é dominado pela tentação, e o ato é contrário à inclinação e ao propósito habituais de sua alma. Se um homem peca habitualmente, isso prova que ele nunca foi renovado.

(b) Aquele que nasceu de novo não faz mal deliberadamente e por desígnio. Ele quer fazer o certo. Ele não é voluntário e deliberadamente um pecador. Se um homem, deliberada e intencionalmente, erra, ele mostra que não é atuado pelo espírito da religião. É verdade que quando alguém comete um erro ou comete um pecado, há um consentimento momentâneo da vontade; mas está sob a influência da paixão, ou excitação, ou tentação, ou provocação, e não como resultado de um plano ou propósito deliberado da alma. Um homem que deliberada e intencionalmente faz uma coisa errada mostra que ele não é um verdadeiro cristão; e se isso fosse tudo o que se entende por “perfeição”, haveria muitos que são perfeitos, pois há muitos, muitos cristãos, que não conseguem se lembrar de uma instância por muitos anos em que fizeram intencionalmente e deliberadamente algo errado . No entanto, esses mesmos cristãos veem muita corrupção em seus próprios corações sobre a qual lamentar e contra a qual eles sinceramente lutam; ao se comparar com a perfeita lei de Deus e com o exemplo perfeito do Salvador, eles vêem muitas coisas em que são insuficientes.

(c) Aquele que nasceu de novo não pecará finalmente ou não cairá. “Sua semente permanece nele”, 1 João 3: 9 . Veja as notas nesse versículo. Existe um princípio de graça pelo qual ele será finalmente contido e recuperado. Parece-me que isso está bastante implícito na linguagem usada por João; pois se uma pessoa pode ser cristã, e ainda assim cair completamente e perecer, como se poderia dizer com alguma verdade que esse homem “não peca”; como “ele não comete pecado”; como que “sua semente permanece nele, e ele não pode pecar?” Exatamente o contrário seria verdade se assim fosse.

Quem quer que peca – Ou seja, como explicado acima, habitualmente, deliberadamente, caracteristicamente e finalmente. – Doddridge. “Quem habitualmente e declaradamente peca.”

Ele não o viu, nem o conheceu – não teve apenas visões do Salvador ou da natureza da verdadeira religião. Em outras palavras, não pode ser um verdadeiro cristão.

Comentário de Joseph Benson

1 João 3: 6 . Todo aquele que permanece em união e comunhão com ele – por amar a fé; não peca – não comete pecado conhecido, enquanto ele permanece: quem pecar – transgride qualquer lei conhecida de Deus; não o viram, nem o conheceram – Seus pontos de vista e conhecimento sobre ele têm sido tão superficiais que merecem não ser mencionados, pois não conquistaram seu amor pelo pecado e sua prevalência, e o levaram a um temperamento santo. e vida. Ou ele não alcançou, ou não reteve, um conhecimento espiritual, experimental e comunhão com ele. Pois, certamente, quando uma pessoa peca ou transgride qualquer lei conhecida de Deus, o olho amoroso de sua alma não está fixo em Deus; nem ele então o conhece experimentalmente, o que quer que tenha feito no passado. Macknight acha provável que “alguns dos professores heréticos, condenados pelo apóstolo nesta epístola, fizessem seus discípulos acreditarem que suas opiniões eram derivadas de Cristo, ostentavam ter visto e conversado com ele durante seu ministério na terra, consequentemente que eles conhecia perfeitamente sua doutrina. Mas o apóstolo garantiu a seus filhos que, se esses mestres, que declaradamente continuavam pecando, já haviam visto ou conversado com Cristo, eles haviam confundido totalmente seu caráter e sua doutrina. ”

Comentário de E.W. Bullinger

permanece . Grego. eu não. Veja a pág. 1511

peca . App-128.

visto . App-133.

nem . Grego. oude .

Comentário de John Calvin

6 Todo aquele que pecar não o viu. De acordo com sua maneira usual, ele acrescentou a cláusula oposta, para que possamos saber que a fé em Cristo e o conhecimento dele são fingidos em vão, exceto que haja novidade de vida. Pois Cristo nunca está adormecido onde ele reina, mas o Espírito torna eficaz seu poder. E pode-se dizer, com razão, que ele põe em fuga o pecado, a não ser que o sol afaste as trevas por seu próprio brilho. Mas somos novamente ensinados neste lugar quão forte e eficaz é o conhecimento de Cristo; pois nos transforma em sua imagem. Então, vendo e sabendo , não devemos entender outra coisa senão fé.

Comentário de Adam Clarke

Todo aquele que nele permanece – Pela fé, amor e obediência.

Não peca – Porque seu coração é purificado pela fé, e ele é um colaborador de Deus, e consequentemente não recebe a graça de Deus em vão. Veja em 1 João 3: 3 ; (Nota).

Ele não o viu – não é algo incomum com este apóstolo, tanto em seu evangelho quanto em suas epístolas, colocar ocasionalmente o passado para o presente e o presente para o passado. É muito provável que aqui ele coloque, à maneira do hebraico, o pretérito do presente: quem peca contra Deus não o vê, nem o conhece – o olho de sua fé é obscurecido, para que ele não possa vê-lo como antes; e ele não tem mais o conhecimento experimental de Deus como seu Pai e parte.

Comentário de Thomas Coke

1 João 3: 6 . Todo aquele que permanece nele, “Daí resulta claramente que quem nele habita por união e comunhão vital e influente com ele, como um ramo da videira ( João 15: 5. ), Não comete pecado: quem pecar, tem nenhuma visão realizadora dele pela fé: seus pontos de vista e conhecimento dele têm sido tão superficiais, que merecem não ser mencionados, pois não conquistaram o amor e a prevalência do pecado e levaram o homem a um temperamento e vida santos . ”

Comentário de John Wesley

Quem permanece nele não peca; quem peca não o viu, nem o conhece.

Todo aquele que permanece em comunhão com ele, pela fé amorosa, não peca – enquanto ele permanece. Todo aquele que pecar certamente não o vê – O olho amoroso de sua alma não é então fixado em Deus; nem ele então o conhece experimentalmente – Tudo o que ele fez no passado.

Referências Cruzadas

João 15:4 – Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

1 João 2:4 – Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

1 João 2:28 – Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

1 João 3:9 – Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

1 João 4:8 – Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

1 João 5:18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.

3 João 1:11 – Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *