Estudo de 1 João 3:2 – Comentado e Explicado

Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é.
1 João 3:2

Comentário de Albert Barnes

Amados, agora somos filhos de Deus – De fato, sustentamos essa posição e dignidade, e nisso podemos refletir com prazer e gratidão. É em si mesma uma honra exaltada e pode ser contemplada como tal, o que quer que seja verdadeiro em relação ao que está por vir. Na dignidade e nos privilégios de que gozamos agora, podemos encontrar um sujeito agradecido de reflexão e uma causa de gratidão, mesmo se não procurarmos nada além, ou quando contemplarmos o fato por si só.

E ainda não parece o que seremos – não está totalmente revelado o que seremos a seguir; qual será o resultado completo de ser considerado como filho de Deus. Há, de fato, certas coisas que podem ser inferidas a seguir. Há o suficiente para nos animar com esperança e nos sustentar nas provações da vida. Há uma coisa que é clara: seremos como o Filho de Deus; mas o que está totalmente envolvido nisso não é divulgado. Possivelmente,

(1) não poderia ser tão revelado que pudéssemos entendê-lo, pois esse estado pode ser tão diferente do presente que nenhuma palavra transmitiria totalmente a concepção a nossas mentes. Possivelmente,

(2) pode ser necessário para nossa condição aqui, como em liberdade condicional, que não seja fornecida mais luz em relação ao futuro do que nos estimular a fazer esforços para alcançar um mundo onde tudo é luz. Para uma ilustração do sentimento expresso aqui pelo apóstolo, compare as notas em 2 Pedro 1: 4 .

Mas sabemos que, quando ele aparecer, seremos como ele – nos é revelado que seremos feitos como Cristo; isto é, nos corpos com os quais seremos elevados, em caráter, em felicidade, em glória. Compare a nota de Philemon 3:21 ; 2 Coríntios 3:18 . Isso é suficiente para satisfazer o cristão em suas perspectivas para o mundo futuro. Ser como Cristo é o objetivo de seu objetivo supremo. Por isso ele vive, e todas as suas aspirações em relação ao mundo vindouro podem ser resumidas nisto – que ele deseja ser como o Filho de Deus glorificado, e compartilhar suas honras e alegrias. Veja as notas em Philemon 3:10 .

Pois o veremos como ele é – Está claramente implícito aqui que haverá uma influência em contemplar o Salvador como ele é, o que tenderá a nos fazer gostar dele, ou a nos transformar à sua semelhança. Veja a natureza dessa influência explicada nas notas em 2 Coríntios 3:18 .

Comentário de Joseph Benson

1 João 3: 2 . Amados – É uma verdade mais certa e alegre, que agora somos nós que cremos no Filho de Deus com o nosso coração para a justiça; os filhos de Deus – e, perseverando nessa fé, seremos reconhecidos como tais perante homens e anjos no dia das contas finais; uma verdade que atrai uma longa série de consequências gloriosas. Pois a condição feliz que estaremos a seguir excede tudo o que podemos conceber agora; e ainda não aparece – Mesmo para nós mesmos, embora sobrenaturalmente iluminado pelo Espírito de sabedoria e revelação; o que seremos – Quão puros e santos, inteligentes e sábios em nossas almas, quão espirituais e gloriosos em nossos corpos, quão exaltados em dignidade, quão grandes em poder, quão ricos em herança, quão felizes em prazeres! Mas nós sabemos – Em geral, no testemunho de quem não pode mentir; que quando ele – O Filho de Deus; deve aparecer, seremos como ele – Em todos esses aspectos; nossas almas se conformavam perfeitamente à sua alma sábia e santa, nossos corpos ao seu corpo imortal e glorioso, e que compartilharíamos com ele em sua felicidade, honra e riqueza, mundo sem fim. Pois o veremos como ele é – o que seria impossível fazermos se não fôssemos como ele. Ou melhor, como talvez o apóstolo queira dizer principalmente, o grande privilégio que nos é concedido, ao vê-lo como ele é, a visão dele nos transformará à sua semelhança. “A visão de Deus”, [em Cristo], como o arcebispo Tillotson prova em geral (ver suas obras, vol. 3. p. 194)) “é colocada para expressar o conhecimento e o gozo dele, por causa de sua excelência e dignidade, sua grandeza e compreensão, sua espiritualidade e rapidez, sua evidência e certeza. ” O apóstolo faz alusão às palavras de Cristo, que ele registrou em seu evangelho ( João 17:24 ): Pai, desejo que aqueles que você me deu estejam comigo onde estou, para que possam contemplar a minha glória que você deu. eu: e, portanto, está falando, não de uma visão transitória, mas permanente de Cristo, como é claro, porque apenas essa visão dele poderia ser uma razão para sermos como ele. E como devemos viver com ele para sempre, nossos corpos devem ser moldados como o seu corpo, corpos corruptíveis que não são capazes, na natureza das coisas, de herdar o reino de Deus. E com respeito a nossas mentes, a visão de Cristo como ele é não pode ser supostamente eficaz para nos fazer gostar dele, a menos que seja uma visão permanente; que, ao excitar em nós a admiração de suas glórias, a estima por suas excelências, a gratidão por sua bondade, o amor à pessoa, o deleite em sua vontade, com todas as afeições sábias, santas e felizes, certamente produzirão esse efeito feliz. No dia do julgamento, é provável que os iníquos tenham uma visão transitória de Cristo como ele é, mas assim não serão feitos como ele, no corpo ou na mente.

Comentário de E.W. Bullinger

Amado . App-135.

o . Omitir.

ainda não . Grego. oupo .

mas Os textos omitem.

saber . App-132.

veja . App-133.

as = mesmo como. Compare 1 João 2: 6 .

Comentário de John Calvin

2 Agora somos filhos de Deus; agora ele vem ao que todos sabem e sentem a si mesmos; pois, embora os ímpios não nos levem a desistir de nossa esperança, nossa condição atual está muito aquém do brilho dos filhos de Deus; pois, quanto ao nosso corpo, somos pó e sombra, e a morte está sempre diante de nossos olhos; também estamos sujeitos a milhares de misérias, e a alma é exposta a inúmeros males; para que sempre encontremos um inferno dentro de nós. Quanto mais necessário é que todos os nossos pensamentos sejam retirados da visão atual das coisas, para que as misérias pelas quais estamos de todos os lados cercados e quase sobrecarregados, abalem nossa fé naquela felicidade que ainda está oculta. Pois o significado do apóstolo é este: que agimos com muita tolice quando estimamos o que Deus nos concedeu de acordo com o estado atual das coisas, mas que com fé indubitável devemos nos apegar àquilo que ainda não aparece.

Mas sabemos que quando ele aparecer A partícula condicional deve ser traduzida como advérbio de tempo, quando Mas o verbo aparecer não significa a mesma coisa que quando ele a usava antes. O apóstolo acabou de dizer: ainda não parece o que seremos , porque o fruto de nossa adoção ainda está escondido, pois no céu está a nossa felicidade, e agora estamos viajando pela terra; pois essa vida desvanecida, constantemente exposta a cem mortes, é muito diferente daquela vida eterna que pertence aos filhos de Deus; por estarmos presos como escravos na prisão de nossa carne, estamos muito distantes da plena soberania do céu e da terra. Mas o verbo agora se refere a Cristo, quando ele aparecerá ; pois ele ensina a mesma coisa com Paulo, em Colossenses, onde ele diz:

“Sua vida está escondida com Cristo em Deus: quando Cristo, que é a sua vida, aparecer, então também aparecerá com ele em glória.”
( Colossenses 3: 3 )

Pois nossa fé não pode resistir a não ser olhando para a vinda de Cristo. A razão pela qual Deus adia a manifestação de nossa glória é esta, porque Cristo não se manifesta no poder de seu reino. Essa é, portanto, a única maneira de sustentar nossa fé, para que possamos esperar pacientemente pela vida que nos foi prometida. Assim que alguém se afasta menos de Cristo, ele deve necessariamente falhar. (76)

A palavra a saber mostra a certeza da fé, a fim de distingui-la da opinião. Aqui nem o conhecimento simples nem o universal é pretendido, mas o que todo mundo deveria ter para si mesmo, para que ele se sinta seguro de que será algum dia semelhante a Cristo. Embora, então, a manifestação de nossa glória esteja relacionada à vinda de Cristo, nosso conhecimento disso é bem fundamentado.

Seremos como ele. Ele não entende que seremos iguais a ele; pois deve haver alguma diferença entre a cabeça e os membros; mas seremos como ele, porque ele tornará nosso corpo vil conforme o seu corpo glorioso , como Paulo também nos ensina em Filipenses 3:21 . Pois o apóstolo pretendeu mostrar em breve que o fim final de nossa adoção é que o que precedeu em Cristo em breve deve ser completado em nós.

O motivo adicionado pode, no entanto, parecer inadequado. Pois se ver Cristo nos faz como ele, teremos isso em comum com os iníquos, pois eles também verão sua glória. A isto eu respondo, que isso é vê-lo como um amigo, o que não será o caso dos ímpios, pois eles temerão sua presença; não, eles evitarão a presença de Deus e serão cheios de terror; seu brilho ofuscará tanto os olhos deles, que eles serão estupefatos e confundidos. Pois vemos que Adão, consciente de ter feito algo errado, temia a presença de Deus. E Deus declarou isso por Moisés, como uma verdade geral quanto aos homens,

“Ninguém me verá e viverá.” ( Êxodo 33:20 .)

Pois como pode ser de outro modo, que a majestade de Deus, como um fogo consumidor, nos consuma como se fôssemos restolho, tão grande é a fraqueza de nossa carne. Mas, na medida em que a imagem de Deus é renovada em nós, temos olhos preparados para ver Deus. E agora, de fato, Deus começa a renovar em nós sua própria imagem, mas em pequena medida! Exceto se formos despojados de toda a corrupção da carne, não seremos capazes de contemplar Deus face a face.

E isso também é expresso aqui, como ele é. Ele não diz, de fato, que não há Deus vendo agora; mas como Paulo diz,

“Agora vemos através de um copo, sombriamente.”
( 1 Coríntios 13:12 .)

Mas ele em outro lugar faz a diferença entre esse modo de vida e a visão dos olhos. Em suma, Deus agora se apresenta para ser visto por nós, não como ele é, mas como podemos compreender. Assim se cumpre o que é dito por Moisés, que vemos apenas como se fosse suas costas ( Êxodo 33:23 😉 pois há muito brilho em seu rosto.

Devemos observar ainda que a maneira que o apóstolo menciona é tirada do efeito, não da causa; pois ele não nos ensina que seremos como ele, porque o veremos; mas ele prova que seremos participantes da glória divina, pois, exceto que nossa natureza fosse espiritual e dotada de uma imortalidade celestial e abençoada, nunca poderia chegar tão perto de Deus, mas a perfeição da glória não será tão grande em nós. , que nossa visão nos permitirá compreender tudo o que Deus é; pois a distância entre nós e ele será ainda muito grande.

Mas quando o apóstolo diz que o veremos como ele é , ele sugere uma maneira nova e inefável de vê-lo, da qual não desfrutamos agora; enquanto andamos pela fé, como Paulo nos ensina, estamos ausentes dele. E quando ele apareceu aos pais, não estava em sua própria essência, mas jamais foi visto sob símbolos. Portanto, a majestade de Deus, agora escondida, só será vista em si mesma, quando o véu dessa natureza mortal e corruptível for removido.

Perguntas refinadas eu passo: pois vemos como Agostinho se atormentou com elas, e nunca conseguiu, tanto em suas epístolas a Paulus e Fortunatus, como na cidade de Deus (2: 2) e em outros lugares. O que ele diz, no entanto, é digno de ser observado, de que a maneira pela qual vivemos aproveita mais essa investigação do que a maneira como falamos, e que devemos ter cuidado, para não discutir sobre a maneira pela qual Deus pode ser. visto, perdemos a paz e a santidade sem as quais ninguém o verá.

Comentário de Adam Clarke

Agora somos filhos de Deus – Ele fala daqueles que são gerados por Deus e que praticam a justiça. Veja o capítulo anterior.

E ainda não parece o que seremos – ??p? efa?e???? · Ainda não está manifesto; embora saibamos que somos filhos de Deus, não conhecemos aquele estado de excelência gloriosa a que, como tal, seremos criados.

Quando ele deve aparecer – ?a? fa?e???? · Quando ele deve se manifestar; isto é, quando ele vier pela segunda vez e se manifestar em sua natureza humana glorificada para julgar o mundo.

Seremos como ele – Pois nossos corpos vis serão feitos como o seu corpo glorioso; nós o veremos como ele é, em toda a glória e majestade, tanto da natureza divina quanto humana. Ver Filipenses 3:21 ; e João 17:24 ; Pai, desejo que também aqueles que me deste, estejam comigo onde estou, para que possam contemplar a minha glória. João vira sua glória no monte quando foi transfigurado; e isso que achamos era inefavelmente grandioso; mas mesmo isso deve ter sido parcialmente obscurecido, a fim de permitir que os discípulos suportassem a visão, pois eles não eram como ele. Mas quando eles serão como ele, eles o verão como ele é – em todo o esplendor de sua infinita majestade.

Comentário de Thomas Coke

1 João 3: 2 . Agora somos filhos de Deus, etc. – Em 1 João 3: 1 , diz o apóstolo, o mundo não os conhecia. Aqui ele sugere que eles próprios não compreendiam completamente que glória e felicidade estavam implícitas em serem filhos de Deus e herdeiros de sua herança eterna. É observável que estas são as palavras de João; daquele que não apenas havia conversado tão familiarmente com Cristo sobre esse assunto sublime e agradável, mas havia visto sua transfiguração quando Moisés e Elias apareceram em uma glória tão transfulgente. Em nosso estado atual, não somos capazes de formar uma idéia adequada de nosso futuro, ou das cenas gloriosas que se apresentarão à visão dos fiéis no futuro; mas quando nosso Salvador for revelado do céu, organizado em todas as suas glórias, temos a certeza de que nossos corpos frágeis serão transformados à semelhança de seu corpo glorioso. Sêneca tem algumas passagens sublimes em sua 102ª Epístola, relacionadas à Luz divina que os homens bons contemplarão em um estado futuro: “O próprio pensamento sobre o qual (ele diz) proibirá qualquer coisa sórdida, básica ou maléfica de se estabelecer na mente de que diverte “.

Comentário de John Wesley

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não parece o que seremos; mas sabemos que, quando ele aparecer, seremos como ele; pois o veremos como ele é.

Ainda não aparece – Mesmo para nós mesmos.

O que seremos – É algo inefável, que criará os filhos de Deus para serem, de certa maneira, como o próprio Deus. Mas sabemos, em geral, que quando ele, o Filho de Deus, aparecer, seremos como ele – A glória de Deus penetrando em nossa substância mais íntima.

Pois o veremos como ele é – manifestamente, sem véu. E essa visão nos transformará na mesma semelhança.

Referências Cruzadas

Jó 19:26 – E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus.

Salmos 16:11 – Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.

Salmos 17:15 – Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.

Salmos 31:19 – Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti!

Isaías 56:5 – a eles darei, dentro de meu templo e dos seus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado.

Malaquias 3:2 – Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro.

Mateus 5:8 – Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Romanos 8:14 – porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Romanos 8:18 – Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

1 Coríntios 2:9 – Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

1 Coríntios 13:12 – Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

1 Coríntios 15:49 – Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

2 Coríntios 5:6 – Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor.

Gálatas 3:26 – Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

Filipenses 3:21 – Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.

Colossenses 3:4 – Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.

Hebreus 9:28 – assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

2 Pedro 1:4 – Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *