Estudo de Romanos 8:29 – Comentado e Explicado

Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos.
Romanos 8:29

Comentário de Albert Barnes

Para quem ele conheceu – A palavra usada aqui p?????? proegno foi objeto de disputas quase intermináveis ??em relação ao seu significado neste lugar. O significado literal da palavra não pode ser uma questão de disputa. Denota corretamente “conhecer de antemão”; familiarizar-se com eventos futuros. Mas se significa aqui simplesmente saber que certas pessoas se tornariam cristãs; ordenar e constituí-los para serem cristãos e para serem salvos tem sido objeto de discussões quase intermináveis. Sem entrar em geral em uma investigação da palavra, talvez as seguintes observações possam lançar luz sobre ela.

(1) aqui não tem referência a toda a família humana; pois todos não são e nem foram conformados à imagem de seu Filho. Refere-se, portanto, apenas àqueles que se tornariam cristãos e seriam salvos.

(2) implica “certo conhecimento”. Certamente estava previsto, de alguma maneira, que eles cressem e fossem salvos. Portanto, não há nada em relação a eles que seja contingente ou sujeito a dúvida na Mente divina, uma vez que certamente era conhecido anteriormente.

(3) o evento que foi assim conhecido anteriormente deve ter sido, por alguma causa, certo e fixo; uma vez que um evento incerto não pode ser possivelmente conhecido. Falar de conhecer um evento contingente, isto é, de conhecer um evento como certo, que pode ou não existir, é um absurdo.

(4) de que maneira esse evento se tornou certo não é determinado pelo uso dessa palavra. Mas deve ter sido de alguma forma relacionado a uma nomeação ou arranjo divino, uma vez que de nenhuma outra maneira pode ser concebido como certo. Enquanto a palavra usada aqui, portanto, não significa necessariamente decretar, seu uso supõe que houve um propósito ou plano; e a frase é uma explicação do que o apóstolo havia acabado de dizer, que era “segundo o propósito de Deus” que eles eram chamados. Esta passagem não afirma por que, ou como, ou “com que fundamento” Deus sabia que parte da família humana seria salva. Simplesmente afirma o fato; e o modo em que aqueles que crerem foram designados, devem ser determinados por outras fontes. Esta passagem simplesmente ensina que ele os conhecia; que seus olhos estavam fixos neles; que ele os considerava conformes ao seu Filho; e que, conhecendo-os, ele os designou para a vida eterna. O siríaco faz isso de acordo com esta interpretação: “E desde o princípio ele os conheceu e os selou com a imagem de seu Filho” etc. etc. Como, porém, ninguém acreditaria senão pelas influências de seu Espírito, segue-se que eles não eram pré-conhecidos por causa de qualquer fé que eles mesmos exercessem, ou quaisquer boas obras que eles mesmos realizassem, mas de acordo com o propósito ou plano do próprio Deus.

Ele também predestinou – Veja o significado do original desta palavra explicado nas notas em Romanos 1: 4 ; veja também a nota de Atos 4:28 ; e 1 Coríntios 2: 7 nota. Nesses lugares, a palavra evidentemente significa determinar, propósito ou decreto de antemão; e deve ter esse significado aqui. Nenhuma outra idéia poderia ser consistente com o significado adequado da palavra ou ser inteligível. É claro também que não se refere a privilégios externos, mas a verdadeira conversão e piedade; já que aquilo a que eles eram predestinados não era o privilégio externo do evangelho, mas a conformidade com seu Filho e a salvação; veja Romanos 8:30 . Nenhuma passagem poderia ensinar em linguagem mais forte que era o propósito de Deus salvar aqueles que serão salvos. Efésios 1: 5 , “tendo nos predestinado para a adoção de filhos por Jesus Cristo para si mesmo”. Efésios 1:11 , sendo predestinado de acordo com o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho de sua própria vontade. ”

Estar em conformidade com a imagem de seu Filho – Assemelhar-se a seu Filho; ter a mesma forma com a imagem de seu Filho. Podemos aprender aqui,

(1) Que Deus não decide salvar as pessoas, qualquer que seja seu caráter. O decreto não é para salvá-los em seus pecados, ou se são pecaminosos ou santos. Mas tem um respeito primordial pelo seu caráter. É que eles “deveriam ser” santos; e, como conseqüência disso, que eles devem ser salvos.

(2) a única evidência que podemos ter de que somos sujeitos de seu gracioso propósito é que somos “de fato” conformes ao Senhor Jesus Cristo. Pois esse era o desenho do decreto. Esta é a única prova satisfatória de piedade; e somente com isso podemos determinar que estamos interessados ??em seu gracioso plano de salvar pessoas.

Para que ele pudesse ser o primogênito – O primogênito entre os hebreus tinha muitos privilégios especiais. A ideia aqui é,

(1) Que Cristo possa ser preeminente como modelo e exemplo; para que ele possa ser vestido com honras especiais e ser considerado em sua igreja; e ainda,

(2) para que ele ainda possa manter uma relação fraterna com eles; que ele possa ser um na mesma grande família de Deus onde todos são filhos; compare Hebreus 2: 12-14 .

Muitos irmãos – não alguns. O propósito de Deus é que muitos membros da família humana sejam salvos.

Comentário de E.W. Bullinger

fez foreknow = foreknew. Grego. proginosko . App-132.

também predestinou = predeterminado (grego. proorizo. Veja Atos 4:28 ) também.

conformado . Grego. summorphos. Somente aqui e Filipenses 1: 3 , Filipenses 1:21 . Compare Filipenses 1: 3 , Filipenses 1:10 .

imagem . Veja Romanos 1:23 .

que Ele possa ser . Literalmente até (App-104.) Seu ser.

o primogênito . Grego. prototokos. Aqui, Mateus 1:25 . Lucas 2: 7 . Colossenses 1:15 , Colossenses 1:18 . Hebreus 1: 6 ; Hebreus 11:28 ; Hebreus 12:23 . Apocalipse 1: 5 (primogênito dos mortos). Compare Atos 13:33 . Colossenses 1:18

entre . App-104.

irmãos Compare Hebreus 2:11 , Hebreus 2:12 .

Comentário de John Calvin

29. Para quem ele conheceu , etc. Ele mostra, pela própria ordem da eleição, que as aflições dos fiéis nada mais são do que a maneira pela qual elas são conformadas à imagem de Cristo; e que isso era necessário, ele já havia declarado. Portanto, não há razão para nos entristecermos, ou acharmos difícil e doloroso, o fato de sermos aflitos, a menos que desaprovemos a eleição do Senhor, pela qual fomos predestinados à vida, e a menos que não desejemos exibir a imagem. do Filho de Deus, pelo qual devemos estar preparados para a glória celestial.

Mas a presciência de Deus, que Paulo menciona, não é uma presciência nua, como algumas pessoas imprudentes imaginam absurdamente, mas a adoção pela qual ele sempre distinguiu seus filhos dos réprobos. (269) No mesmo sentido, Pedro diz que os fiéis foram eleitos para a santificação do Espírito segundo a presciência de Deus. Daí aqueles, a quem eu aludi, tolamente tiram essa inferência: – Que Deus não elegeu senão aqueles a quem ele previu que seriam dignos de sua graça. Pedro não lisonjeia os fiéis, como se todos tivessem sido eleitos por causa de seu mérito; mas lembrando-os do eterno conselho de Deus, ele os priva totalmente de toda dignidade. É o que Paulo faz nesta passagem, que repete por outra palavra o que ele havia dito antes do propósito de Deus. Daí resulta que esse conhecimento está conectado ao bom prazer de Deus; pois ele não conheceu nada de si mesmo ao adotar aqueles a quem teve prazer em adotar; mas apenas marcou aqueles a quem ele pretendera eleger.

O verbo p??????e?? , que alguns traduzem, para predestinar , deve ser entendido de acordo com o que esta passagem requer; pois Paulo apenas quis dizer que Deus havia determinado que todos os que ele adotasse tivessem a imagem de Cristo; nem ele simplesmente disse que eles deveriam ser conformes a Cristo, mas à imagem de Cristo , para que ele pudesse nos ensinar que existe em Cristo um exemplo vivo e conspícuo, que é exibido aos filhos de Deus para imitação. O significado então é que a adoção gratuita, na qual consiste a nossa salvação, é inseparável do outro decreto, que determina que devemos carregar a cruz; pois ninguém pode ser um herdeiro do céu sem se conformar à imagem do unigênito Filho de Deus.

Que ele possa ser, ou que possa ser, o primogênito , etc .; pois o infinitivo grego, e??a? , pode ser traduzido dessas duas maneiras; mas eu prefiro a primeira renderização. Mas, ao mencionar a primogenitura de Cristo, Paulo pretendia apenas expressar isso – que, como Cristo possui uma preeminência entre os filhos de Deus, ele nos é justamente dado como um padrão, de modo que não devemos recusar nada que ele tenha agradado. se submeter. Portanto, para que o Pai celestial possa, em todos os aspectos, prestar testemunho da autoridade e honra que ele conferiu ao seu próprio Filho, ele terá todos aqueles a quem adotar como herdeiros do seu reino, para serem conformes ao seu exemplo. Embora, de fato, a condição do devoto seja aparentemente diversa, como há uma diferença entre os membros do mesmo corpo, ainda há uma conexão entre cada um e sua própria cabeça. Assim como o primogênito sustenta o nome da família, Cristo é colocado em um estado de preeminência, não apenas para que ele possa se destacar em honra entre os fiéis, mas também para incluir todos os seus sob o nome comum. de irmandade.

O substantivo derivado é encontrado em dois lugares, Atos 2:23 e 1 Pedro 1: 2 . No primeiro, evidentemente significa decreto, pré-ordenação e, no segundo, o mesmo; onde se diz que os que foram dirigidos pelo apóstolo foram eleitos, “segundo a presciência de Deus , ?at? p?????s?? Te??, através da santificação do Espírito, para obediência;” eles não foram então eleitos, de acordo com a presciência ou pré-ordenação de Deus, por causa de sua obediência. Isso subverte completamente o brilho colocado no verbo nesta passagem.

O significado usual dado ao verbo aqui é pré-aprovado ou escolhido. [Grotius], [Turrettin] e outros consideram que ????s?? tem o mesmo significado com o verbo ??? , em hebraico, que às vezes é o de aprovar ou favorecer, ou com amor e aprovação. Portanto, o verbo composto pode ser traduzido aqui, “a quem ele aprovou previamente, ou conheceu”, como os objetos de sua escolha: e essa idéia é o que por si só comporta com o restante da passagem.

[Stuart] prefere outro significado, e o que parece ter em 1 Pedro 1:20 , “preordenado”. Ele diz que ????s?? significa algumas vezes querer, determinar, ordenar, decretar e traz exemplos de [Josefo], [Plutarco] e [Políbio]. Então o verbo composto estaria aqui, “a quem ele ordenou previamente”, ou predeterminou. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Para quem ele conheceu, etc. – “ Neste e no versículo seguinte, o apóstolo mostra como nosso chamado é um argumento de que todas as coisas trabalham juntas para promover nossa felicidade eterna, mostrando os vários passos que a sabedoria e a bondade de Deus estabeleceram A fim de completar nossa salvação, a fim de que ele primeiro nos dê, neste versículo, o fundamento e o acabamento, ou o começo e o fim, do esquema de nossa redenção: para quem Deus sabia antes, ele também predestinou a estar em conformidade com a imagem de seu Filho. Para saber, aqui significa projetar antes ou na primeira formação do esquema; conceder o favor e o privilégio de ser povo de Deus a qualquer grupo de homens, Romanos 11: 2 . o fundamento ou o primeiro passo de nossa salvação, ou seja, o propósito e a graça de Deus, que nos foram dados em Cristo Jesus, antes do mundo começar, 2 Timóteo 1: 9. Então ele nos conheceu ou nos favoreceu, pois nesse sentido o A palavra a saber é encontrada em uma grande variedade de lugares, tanto no Antigo quanto no Novo. Testamentos. E como ele conhecia os gentios, então, quando o esquema foi estabelecido, e antes que qualquer parte dele fosse executada, conseqüentemente, em referência à execução desse esquema, ele nos conheceu. Este é o primeiro passo de nossa salvação, e o fim ou o final dela é a nossa conformidade com o Filho de Deus na glória eterna, Romanos 8:17 , que inclui e supõe nossa conformidade moral com ele. Quando Deus nos conheceu, na formação do esquema do Evangelho; ou, quando ele pretendia nos conceder o privilégio de ser seu povo; ele então nos destinou ou nos projetou para sermos conformes à imagem de seu Filho; e, como ele nos destinou ou nos determinou então a essa altíssima honra e felicidade, ele se predestinou, ordenou previamente ou nos determinou a ele. Assim, devemos entender o fundamento e o acabamento do esquema de nossa salvação. O fundamento é o pré-conhecimento ou propósito gracioso de Deus; o acabamento é o fato de sermos herdeiros em conjunto com Cristo. Agora, nosso chamado ou convite (veja Romanos 8:28 ; (nota)) está relacionado a ambos.

  1. Está em conexão com a presciência de Deus; e, portanto, é um chamado verdadeiro e válido: pois somos chamados, convidados ou escolhidos de acordo com a presciência de Deus Pai, que pode conceder suas bênçãos a qualquer pessoa, como pode parecer bom aos seus olhos, 1 Pedro 1: 2 ; consequentemente, temos um bom título para as bênçãos do Evangelho às quais somos chamados ou convidados. E isso devia ser provado, para que o judeu, a quem o apóstolo escreveu particularmente, pudesse ver que os gentios que agora eram chamados à Igreja de Deus não eram algo acidental, mas uma questão que Deus havia determinado quando concebeu o esquema do Evangelho. . Assim, nosso chamado está relacionado à presciência de Deus.
  • Está também em conexão com o fato de sermos conformes à imagem de seu Filho; pois somos convidados pelo Evangelho a obter a glória de nosso Senhor Jesus Cristo, 2 Tessalonicenses 2:14 . E, portanto, supondo, o que o apóstolo supõe, que amamos a Deus, é certo, pelo fato de sermos chamados, que seremos glorificados com os filhos de Deus; e assim nosso chamado prova o ponto, que todas as coisas devem trabalhar juntas para o nosso bem em nosso estado atual, porque prova que somos destinados à glória eterna; como ele mostra no próximo verso. Pois devemos entender seu conhecimento prévio, predestinar, invocar e justificar em relação à sua glorificação; e que ninguém é finalmente glorificado, mas aqueles que, de acordo com seu propósito, são conformados à imagem de seu Filho. “Taylor.
  • O primogênito entre muitos irmãos – Para que ele seja o chefe ou chefe de todos os remidos; pois Sua natureza humana é o primeiro fruto da ressurreição dentre os mortos; e Ele é o primeiro ser humano que, depois de ter passado pela morte, foi elevado à glória eterna. Veja o Dr. Taylor.

    Comentário de Thomas Coke

    Romanos 8:29 . Para quem ele conheceu A partícula ?t? é conectivo; e, neste versículo, dando a razão ou confirmação do que foi falado no primeiro, parece necessário interpretá-lo da seguinte maneira: a quem ele antes sabia serem pessoas chamadas de acordo com seu propósito e, portanto, qualificado para essa adoção. Portanto, deve-se observar que as palavras conhecer e prever, na linguagem das Escrituras, importam um conhecimento afetuoso unido à aprovação e ao afeto. Então, Mateus 7:23 . João 10:14 . 1 Coríntios 8: 3 . Se alguém ama a Deus, o mesmo se sabe dele. Gálatas 4: 8 . Mas agora depois que você conhece a Deus, ou melhor, é conhecido por Deus. 2 Timóteo 2:19 . O Senhor conhece os que são dele.

    Ele também predestinou Ou, antes, Ele designou antes, para se conformar à imagem de seu Filho, para que, como eles tivessem nascido a imagem do Adão terrestre, também pudessem ter a imagem do celestial, 1 Coríntios 15: 49 tendo corpos gloriosos como o dele, diz Theodoret: e isso concorda bem com o escopo e o assunto deste capítulo, e com as seguintes palavras: para que ele possa ser o primogênito, ou chefe, entre muitos irmãos; pois, como aqui se diz que esses irmãos são co-herdeiros com ele, o irmão mais velho, Romanos 8:17 , em outros lugares ele é chamado de primogênito dentre os mortos, para que em todas as coisas ele possa ter a preeminência, ou que eles possam ser transformados em sua imagem pela participação do mesmo Espírito.

    Comentário de John Wesley

    Para quem ele conheceu, ele também predestinou para se conformar à imagem de seu Filho, para que ele pudesse ser o primogênito entre muitos irmãos.

    A quem ele conheceu, ele também predestinou conforme à imagem de seu Filho – Aqui o apóstolo declara quem são aqueles a quem ele conheceu e predestinou para a glória; ou seja, aqueles que são conformáveis ??à imagem de seu Filho. Esta é a marca daqueles que são previamente conhecidos e serão glorificados, 2 Timóteo 2:19 . Filipenses 3: 10,21 .

    Referências Cruzadas

    Exodo 33:12 – Disse Moisés ao Senhor: “Tu me ordenaste: ‘Conduza este povo’, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’.

    Exodo 33:17 – O Senhor disse a Moisés: “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”.

    Salmos 1:6 – Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

    Salmos 89:27 – Também o nomearei meu primogênito, o mais exaltado dos reis da terra.

    Jeremias 1:5 – “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

    Mateus 7:23 – Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ “

    Mateus 12:50 – Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

    Mateus 25:40 – “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

    João 17:16 – Eles não são do mundo, como eu também não sou.

    João 17:19 – Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

    João 17:22 – Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:

    João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

    João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

    Romanos 11:2 – Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura?

    Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

    1 Coríntios 15:49 – Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial.

    2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

    Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

    Efésios 1:5 – Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,

    Efésios 1:11 – Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,

    Efésios 4:24 – a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

    Filipenses 3:21 – Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.

    Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

    2 Timóteo 2:19 – Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

    Hebreus 1:5 – Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”?

    Hebreus 2:11 – Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

    1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

    1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

    1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

    Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

    Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *