Estudo de Êxodo 33:12 – Comentado e Explicado

Moisés disse ao Senhor: "Vós dizeis-me que faça subir o povo, mas não me fazeis saber quem haveis designado para acompanhar-me. E, entretanto, dissestes-me: Conheço-te pelo teu nome e: Tens todo o meu favor.
Êxodo 33:12

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 33:12 . E Moisés disse ao Senhor : Moisés tendo recebido, como podemos supor, provas suficientes da contrição do povo por sua abominável idolatria, agora retorna ao tabernáculo e renova sua intercessão por eles com o Senhor. Ele já havia prevalecido até agora, a ponto de ganhar a promessa de que o Senhor traria os israelitas para a terra de Canaã; mas a perda da Presença Divina era um mal grave demais para não atrair toda a atenção: e, portanto, como mediador entre o Senhor e o povo, ele agora passa a evitar essa dificuldade; recuperar totalmente, se possível, o favor divino e restabelecer os israelitas naqueles privilégios que sua desobediência tardia havia perdido. Nesta visão, eu concebo, a presente passagem muito obscura e difícil das Escrituras, deste versículo até o final do próximo capítulo, deve ser entendida. “Deve ser possuído”, dizem os autores da História Universal, “que o relato que Moisés nos dá sobre essa visão divina esteja coberto de obscuridade. Mas deve ser lembrado que Moisés falou a um povo grosseiro e carnal, em um linguagem longe de ser abundante, especialmente em palavras ou expressões adequadas à Deidade ou à dignidade da presente transação gloriosa; e, portanto, não é de admirar se ele empresta suas expressões de objetos e ações exteriores e sensíveis. , que aqueles escritores inspirados que escreveram em grego, que é muito mais rico que o hebraico, até os escritores sagrados do Novo Testamento e os pais primitivos, que estavam longe de ter idéias grosseiras da Divindade, foram forçados a fazer uso das mesmas expressões figurativas em muitos lugares de seus escritos, por falta de outras mais apropriadas e inteligíveis, que fossem igualmente carentes em ambas as línguas.Também não parece que os próprios judeus entenderam as palavras de Moisés em um sentido grosseiro; porque é claro que eles tinham uma noção de que o anjo ou a aparência divina que os guiava pelo deserto era o MESSIAS, que então assumiu uma aparência visível, que eles chamaram de Shechinah (de ???? shakan, para habitar) sob a qual ele entregou seus oráculos e mandamentos divinos a eles: que Shechiná, embora alguns o entendam de todas as aparências que Deus assumiu desde o princípio; e outros, da Shechiná de fogo e água, ou do pilar ardente e nublado; no entanto, todos concordam que foi o ????? Isa? kisae hakkabod, o trono da glória. No entanto, para exaltar imediatamente o legislador judeu de tal imputação, precisamos lembrar as gloriosas descrições que ele dá em quase todos os lugares, especialmente em Deuteronômio, da Divindade; e que esforço ele faz para impedir os hebreus de deturparem-no, sob qualquer forma, lembrando-os de que quando Deus estava satisfeito em exibir sua glória no monte Sinai ao cumprir os dez mandamentos, eles não viam forma ou semelhança , mas apenas ouviu sua voz terrível. Essas inculcações tão frequentes podem, portanto, ser consideradas razoavelmente como uma chave para entender todas as outras expressões que ele foi forçado a acomodar de acordo com a capacidade delas; isto é, não no sentido literal, mas no digno da Deidade e da dignidade do sujeito “.

Não me deixes saber a quem enviarás comigo A soma da intercessão de Moisés parece ser a seguinte: “condescendeste em me assegurar que trarei Israel à terra prometida; mas, retirando o teu próprio valor inestimável presença, tu não me avisaste, senão em termos gerais, a quem você enviará comigo nesta árdua tarefa: você mencionou apenas um anjo ; mas qual é a conduta de um anjo em comparação com a sua própria presença imediata ? No entanto, graciosamente condescendente, você prometeu mostrar-me marcas e testemunhos especiais de seu favor; assegurando-me que me conhece pelo nome (isto é, de uma maneira peculiar e distinta) e que encontrei graça aos seus olhos. portanto, ( Êxodo 33:13 .) se esse for realmente o caso, se você ainda for gracioso e favorável a mim, mostre-me o seu caminho; descubra-me o seu bom prazer ou o que você pretende fazer neste assunto; para que eu saiba, e esteja sensivelmente seguro, que encontro graça em a tua vista; e considera, ó Senhor, e concede isto melhor, porque esta nação é o teu povo. “

Comentário de Adam Clarke

Moisés disse ao Senhor: Podemos supor que depois que Moisés deixou o tabernáculo, ele foi ao acampamento e deu ao povo algumas informações gerais relativas à conversa que ele teve ultimamente com o Senhor; após o que ele voltou ao tabernáculo ou tenda, e começou a suplicar a Deus, como encontramos neste e nos seguintes versículos.

Tu não me avisaste, etc. – Como Deus havia dito que não iria subir com esse povo, Moisés desejava saber quem ele enviaria com ele, como ele havia dito apenas, em termos gerais, que ele enviaria um anjo .

Comentário de John Wesley

E Moisés disse ao SENHOR: Eis que me dizes: educa este povo; e não me deixes saber a quem queres enviar comigo. No entanto, disseste: Conheço-te pelo nome, e também achei graça aos meus olhos.

Moisés agora voltou à porta do tabernáculo, como um importante suplicante por dois favores, e prevalece para ambos: aqui ele era um tipo de Cristo, o grande intercessor, a quem o Pai sempre ouve. Ele é sincero com Deus pela concessão de sua presença com Israel no restante da marcha deles para Canaã.

Tu dizes, educa este povo – Senhor, és tu mesmo quem me emprega, e não me possuirás ? Estou no caminho do meu dever, e não terei minha presença comigo dessa maneira? No entanto, disseste: Conheço-te pelo nome, como amigo em particular, e também encontraste graça aos meus olhos, acima de qualquer outro.

Comentário de John Calvin

12. Veja, tu, me dizes: Cria esse povo Moisés ainda está diligentemente empenhado em tentar reconciliar o povo, pois a promessa mais completa foi inserida por antecipação. Desde a revolta, porém, Deus prometeu nada mais do que dar a terra ao povo; mas, embora desejasse apenas assegurar-lhes que deveriam possuir a terra, Ele havia acrescentado que Seu anjo deveria liderá-los, mas isso era apenas uma bênção temporária, e que ele costuma conferir de maneira promíscua a outras nações também. Assim, Moisés viu que ele e o povo eram privados de um privilégio especial de que desfrutavam anteriormente; pois o mesmo anjo que se apresentara diante deles era freqüentemente chamado de Deus dos Exércitos, para que pudessem perceber que Deus estava presente com eles de uma maneira peculiar. Por isso, Moisés reclama sem motivo que Deus não tinha significado a quem Ele enviaria, na medida em que, quando falava geralmente de um anjo comum, havia retirado aquele libertador especial, o guardião do povo e o perpétuo mantenedor de sua segurança. Ele não pede, portanto, que Aaron lhe seja restituído, ou que qualquer companheiro seja associado a ele em sua tarefa difícil e árdua; mas ele deseja ter certeza da continuidade do favor anterior de Deus. Como base de sua confiança em pedir, ele não aduz nada além das promessas de Deus. Ele repousa, portanto, em nenhuma dignidade própria, nem alega quaisquer deveres cumpridos, pelos quais ele mereceu tanto favor; mas se contenta com esta breve declaração, Senhor, faz com que o evento corresponda às Tuas palavras. Já mostramos (366) o que é “saber pelo nome”, ou seja, escolher entre outros, ou manter uma honra peculiar. Depois, porém, Moisés fez menção do que havia sido prometido por Deus, ele o implora por essa graça: “se (diz que eu encontrei graça aos seus olhos”), confirme ou ratifique por esta prova, ou seja, novamente assumindo o cuidado de nós; pois, pelo caminho de Deus, ele quer dizer a orientação na qual Ele havia declarado que iria adiante deles para lhes mostrar o caminho. Em uma palavra, ele pede que esse sinal de favor lhes seja dado, que Deus guie continuamente Seu povo. Portanto, Ele diz, assim te conhecerei, e parecerá que sou aceitável para ti. Finalmente, ele se refere à Aliança de Deus com todo o povo; tanto quanto dizer que, embora Deus não estivesse disposto a conceder isso a ele sozinho individualmente, ainda havia uma razão mais pesada, a saber, porque Deus havia adotado esse povo; e, conseqüentemente, era justo que ele a distinguisse de outras nações por marcas peculiares.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 33:12 . E Moisés disse ao Senhor: É provável que Moisés, estando satisfeito com a penitência do povo, tenha retornado ao tabernáculo, e houvesse essa comunicação com Deus, na qual ele é um suplicante importuno por dois favores e prevalece em ambos. . Nisto, ele era um tipo de Cristo, o grande intercessor, a quem o Pai sempre ouve. Ele é sincero com Deus pela concessão de sua presença com Israel no restante da marcha deles para Canaã. Tu dizes: Cria esse povo – Senhor, és tu mesmo quem me emprega, e não me possuirás? Estou no caminho do meu dever, e não terei minha presença comigo dessa maneira? Não me deixes saber a quem queres enviar comigo – Disseste apenas que enviarás um anjo diante de mim ( Êxodo 33: 2 ), mas me deixas em suspense se nos guiarás na coluna de nuvens como tu. até agora feito. Pois o Senhor o deixara na incerteza sobre o que ele faria se o povo se arrependesse, Êxodo 33: 5 . No entanto, tu disseste: Eu te conheço pelo nome – de uma maneira especial e particular. Você me concedeu marcas e testemunhos peculiares de seu amor e favor. A expressão é emprestada da maneira dos reis, que, dentre todos os seus súditos, conhecem poucos pelo nome, exceto seus favoritos, e aqueles que têm acesso a suas pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

quem Como prometido em Êxodo 32:34 .

pelo nome . Compare Isaías 43: 1 ; Isaías 49: 1 . Na presença de falha corporativa, tudo é individual, compare 2 Timóteo 2:19 . (No 1Tim, vemos a regra corporativa; no 2Tim, vemos a ruína corporativa. Portanto, o 2Tim é individual por toda parte).

graça encontrada : ou favor. Tudo é de graça. Compare Êxodo 34: 9 , etc. Noé ( Gênesis 6: 8 ); Abraão ( Gênesis 18: 3 ); Moisés ( Êxodo 34: 9 ), etc.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:19 – Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe havia prometido”.

Exodo 32:34 – Agora vá, guie o povo ao lugar de que lhe falei, e meu anjo irá à sua frente. Todavia, quando chegar a hora de puni-los, eu os punirei pelos pecados deles”.

Exodo 33:1 – Depois ordenou o Senhor a Moisés: “Saia deste lugar, com o povo que você tirou do Egito, e vá para a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: Eu a darei a seus descendentes.

Exodo 33:17 – O Senhor disse a Moisés: “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”.

Salmos 1:6 – Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

Isaías 43:1 – Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.

Jeremias 1:5 – “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

João 10:14 – “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;

2 Timóteo 2:19 – Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *