Estudo de 2 Timóteo 2:19 – Comentado e Explicado

Contudo, o sólido fundamento de Deus se mantém firme, porque vem selado com estas palavras: O Senhor conhece os que são seus {Nm 16,5}; e: Renuncie à iniqüidade todo aquele que pronuncia o nome do Senhor {Is 26,13}.
2 Timóteo 2:19

Comentário de Albert Barnes

No entanto, o fundamento de Deus é certo – margem, “firme”. O significado é que, embora alguns tivessem sido rejeitados pelas artes desses erroristas, ainda assim o fundamento da igreja que Deus havia estabelecido permaneceu firme; compare Efésios 2:20 : “E são edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo o próprio Jesus Cristo a principal pedra angular”. Enquanto esse fundamento permanecesse firme, não havia motivo para se preocupar com os poucos casos de apostasia que haviam ocorrido; compare o Salmo 11: 3 . Não é incomum comparar a igreja a um edifício construído sobre uma base sólida; Efésios 2: 20-21 ; 1 Coríntios 3: 9-10 ; Mateus 16:18 .

Tendo este selo – Ou melhor, um selo com esta inscrição. A palavra “selo” é usada algumas vezes para denotar o instrumento pelo qual uma impressão é feita, e algumas vezes a própria impressão ou inscrição. Um selo é usado para a segurança Mateus 27:66 , ou como uma marca de genuinidade; Apocalipse 9: 4 . O selo aqui é aquele que foi afixado à fundação e parece se referir a alguma inscrição na pedra fundamental que sempre permaneceu ali, e que denotava o caráter e o design do edifício. A alusão é ao costume, ao criar um edifício, de inscrever o nome do construtor e o design do edifício na pedra angular. Veja Rosenmuller, Alte undneue Morgenland , nº 405. Portanto, a igreja de Cristo é um edifício criado pelas mãos de Deus. Sua fundação foi firme e firmemente estabelecida, e sobre essa fundação há sempre uma inscrição que determina o caráter do edifício.

O Senhor conhece os que são dele – Esta é uma das inscrições na pedra fundamental da igreja, que parece marcar o caráter do edifício. Ele sempre fica lá, não importa quem apostate. É ao mesmo tempo uma inscrição assustadora – mostrando que ninguém pode enganar a Deus; que ele está intimamente familiarizado com todos os que entram naquele edifício; e que nas multidões que lá entram, os amigos e os inimigos de Deus são intimamente conhecidos. Ele pode separar seus próprios amigos de todos os outros, e seu cuidado constante será estendido a todos os que são verdadeiramente seus, para impedir que caiam. Parece que é uma citação, mas nenhuma passagem é encontrada no Antigo Testamento em tantas palavras. Em Naum 1: 7 , as seguintes palavras são encontradas: “E ele conhece os que confiam nele;” e é possível que Paulo tenha tido isso em seus olhos; mas não é necessário supor que ele o tenha projetado como uma citação. Uma frase um pouco semelhante a essa é encontrada em 1 Números 16: 5 , “o Senhor mostrará quem são seus”, traduzido na Septuaginta, “Deus sabe quem são seus;” e Whitby supõe que essa é a passagem mencionada. Mas, se Paulo tinha essas passagens em vista ou não, é claro que ele pretendia dizer que era uma das coisas fundamentais da religião, que Deus sabia quem era seu próprio povo e que ele os preservaria do perigo de fazer. naufrágio de sua fé.

E que todo aquele que nomeia o nome de Cristo se afaste da iniqüidade – este é o outro selo ou inscrição que é feito sobre o fundamento que Deus estabeleceu. A fundação tem duas inscrições – a primeira implicando que Deus conhece todos os que são seu próprio povo; o outro, para que todos os que são seus professos se afastem do mal. Isso não é encontrado em tantas palavras no Antigo Testamento e, como o primeiro, não deve ser considerado como uma citação. O significado é que é um princípio elementar na igreja verdadeira, que todos os que se tornam membros dela levem uma vida santa. Também era verdade que eles levariam vidas santas, e em meio a todas as deserções dos erroristas, e todas as suas tentativas de afastar os outros da verdadeira fé, esses poderiam ser conhecidos como o verdadeiro povo de Deus que evitou o mal.

Comentário de E.W. Bullinger

o fundamento , & c, = firme fundamento de Deus.

certo = firme. Grego. aparelhos de som .

Aqui; Hebreus 5:12 , Hebreus 5:14 ; 1 Pedro 5: 9 . Compare Atos 16: 5 . Colossenses 2: 5 ,

Senhor . App-98.

knoweth = sabia. App-132. Uma referência aqui aos números 16: 5 .

Cristo. Os textos leem “o Senhor” . como acima.

de . App-104.

iniqüidade . App-128. Pode aludir a Números 16:26 .

Comentário de John Calvin

19 Contudo, o fundamento de Deus permanece firme . Sabemos muito bem, por experiência, quanto escândalo é produzido pela apostasia daqueles que ao mesmo tempo professaram a mesma fé em nós mesmos. Esse é especialmente o caso daqueles que eram amplamente conhecidos e que tinham uma reputação mais brilhante do que outros; pois, se alguma das pessoas comuns apostatam, não somos tão profundamente afetados por ela. Mas aqueles que, na opinião comum dos homens, possuíam uma posição distinta, tendo sido anteriormente considerados pilares, não podem cair dessa maneira, sem envolver outros na mesma ruína consigo mesmos; pelo menos, se a fé deles não tiver outro apoio. Este é o assunto que Paulo tem agora em mãos; pois ele declara que não há razão para os crentes desanimarem, embora vejam essas pessoas caírem, a quem costumavam considerar os mais fortes.

Ele faz uso desse consolo, de que a leviandade ou traição dos homens não pode impedir Deus de preservar sua Igreja até o fim. E primeiro ele nos lembra a eleição de Deus, que metaforicamente chama de fundamento, expressando por essa palavra a firme e permanente constância dela. No entanto, tudo isso tende a provar a certeza de nossa salvação, se somos dos eleitos de Deus. Como se ele tivesse dito: “Os eleitos não dependem de eventos que mudam, mas repousam sobre uma base sólida e imóvel; porque a salvação deles está nas mãos de Deus. ” Para como

“Toda planta que o Pai celestial não plantou
deve estar enraizado ”( Mateus 15:13 ,)

portanto, uma raiz que foi fixada por sua mão não pode ser ferida por ventos ou tempestades.

Antes de tudo, portanto, vamos manter este princípio de que, em meio a tão grande fraqueza de nossa carne, os eleitos estão, no entanto, fora do alcance do perigo, porque eles não sustentam sua própria força, mas são fundados em Deus. E se os fundamentos lançados pelas mãos dos homens têm tanta firmeza, quão mais sólido será o que foi lançado pelo próprio Deus? Estou ciente de que alguns se referem a essa doutrina: “Ninguém julgue a verdade disso pela inconstância dos homens”; mas pode ser facilmente deduzido do contexto, que Paulo fala da Igreja de Deus, ou dos eleitos.

Tendo este selo A palavra signaculum (que indica “um selo” ou “a impressão de um selo”) levou a um erro de algumas pessoas que pensavam que se destinava a denotar uma marca ou impressionar, eu a traduzi sigilo (um selo), que é menos ambíguo. E, de fato, Paulo quer dizer que, sob a tutela secreta de Deus, como um sinete, está contida a salvação dos eleitos, conforme as Escrituras testificam que eles são

“Escrito no livro da vida.” ( Salmos 69:28 ; Filipenses 4: 3. )

O Senhor sabe quem são seus. Esta cláusula, juntamente com a palavra selo, nos lembra que não devemos julgar, por nossa própria opinião, se o número de eleitos é grande ou pequeno; pois o que Deus selou, ele deseja ser, de algum modo, calado de nós. Além disso, se é prerrogativa de Deus saber quem é dele , não precisamos nos perguntar se um grande número deles é desconhecido para nós, ou mesmo se cometemos erros ao fazer a seleção.

No entanto, devemos sempre observar por que e com que finalidade ele faz menção a um selo; isto é, quando vemos tais ocorrências, lembremos instantaneamente o que nos é ensinado pelo apóstolo João:

“Aqueles que saíram de nós não eram de nós.” ( 1 João 2:19 .)

Daí surge uma dupla vantagem. Primeiro, nossa fé não será abalada, como se dependesse dos homens; nem ficaremos consternados, como costuma acontecer, quando eventos inesperados acontecem. Em segundo lugar, estando convencidos de que a Igreja deve, no entanto, estar segura, toleraremos com mais paciência que os réprobos vão para o seu próprio destino, para o qual foram designados; porque permanecerá o número completo, com o qual Deus está satisfeito. Portanto, sempre que alguma mudança repentina acontece entre os homens, contrariamente à nossa opinião e expectativa, vamos lembrar imediatamente: “O Senhor sabe quem são seus”.

Todo aquele que invoca o nome de Cristo se afaste da iniqüidade. Como ele conheceu o escândalo, dizendo: “Não deixe que a revolta de qualquer homem produza alarme excessivo nos crentes;” agora, ao mostrar esse exemplo de hipócrita, ele mostra que não devemos nos divertir com Deus por uma profissão fingida do cristianismo. Como se ele tivesse dito: “Visto que Deus pune os hipócritas, expondo sua maldade, aprendamos a temê-lo com uma consciência sincera, para que nada desse tipo aconteça conosco. Quem, portanto, invoca Deus, ou seja, professa ser e deseja ser reconhecido como um dos povos de Deus, mantenha-se afastado de toda iniqüidade. ” (177) Pois “invocar o nome de Cristo” significa aqui se gloriar no título honorável de Cristo e se gabar de pertencer ao seu rebanho; da mesma maneira que ter

“O nome de um homem chamado mulher” ( Isaías 4: 1 )

a mulher é considerada sua esposa legal; e ter “o nome de Jacó chamado” toda a sua posteridade ( Gênesis 48:16 ) significa que o nome da família será mantido em sucessão ininterrupta, porque a raça é descendente de Jacó.

Comentário de Adam Clarke

O fundamento de Deus é certo – A palavra ?eµe???? significa literalmente um fundamento, e especialmente o fundamento de um edifício; e metaforicamente, o próprio edifício, e muitas vezes uma nobre mansão ou palácio. Nesse local, o apóstolo compara a religião de Cristo a uma grande ou nobre mansão. Ver 2 Timóteo 2:20 . E, como essa religião se baseia na autoridade e no poder do Todo-Poderoso, ela deve necessariamente ter certeza e ser permanente. Esta casa tem uma inscrição, pois assim, sf?a??? , selo, é freqüentemente entendido; e isso é evidentemente uma alusão aos templos antigos. Acima da porta do templo de Delfos havia a palavra grega e? tu arte, na qual Plutarco escreveu um tratado expresso. Em muitas das mesquitas maometanas, as paredes são cobertas com inscrições, que geralmente são sentenças tiradas do Corão, relativas à majestade de Deus ou à natureza de sua adoração. E sabemos que havia uma inscrição na mitra do sumo sacerdote entre os judeus, a saber: ????? ??? kodesh laihová , “Santidade ao Senhor”; Êxodo 28:36 ; Êxodo 39:30 . Veja também Zacarias 14:20 . E esta inscrição pode aqui ser representada como sendo feita com o selo de Deus, pois ele imprime isso em todas as coisas que pertencem a ele e sua adoração.

Mas alguns supõem que ?eµe???? aqui significa um contrato ou convênio pelo qual duas partes são obrigadas a cumprir certas condições e deveres, cuja obrigação cada um assume sobre ele selando o instrumento com seu selo. Entre os asiáticos, esses selos quase nunca têm imagem ou figura, mas sempre algumas inscrições muito expressivas. Eu já vi muitos deles, e vários deles estão agora diante de mim. A inscrição dupla, isto é, uma no selo de cada parte, pode ser aqui mencionada; que no selo de Deus é: Lord??? ?????? t??? ??ta? a?t?? · O Senhor aprova aqueles que são dele. Que está no selo de seus seguidores, ?p?st?t? ap? ad???a? pa? ? ???µa??? t? ???µa ?????? . Todo aquele que nomeia o nome do Senhor (todo cristão) se afaste da iniqüidade. Assim, cada um tem sua inscrição peculiar.

, ????? , Senhor, em vez de ???st?? , Cristo, é a leitura de quase todos os MSS. de importância e as principais versões.

O Senhor conhece – ou seja, aprova, zela e provê aqueles que são seus verdadeiros seguidores. Para isso, seus seguidores se inscrevem com mais alegria e dizem: Que todo aquele que nomeia este Senhor evite toda aparência de mal.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 2:19 . Não obstante, o fundamento, etc. – A palavra iker??? , oiker, que originalmente significa fundamento, às vezes foi aplicada pelos hebreus a um artigo de fé; às vezes a uma aliança, contrato, vínculo ou obrigação. São Paulo mais de uma vez usou palavras gregas na mesma latitude com o hebraico, como ele parece ter feito aqui. De fato, Grotius, que adotou a palavra ?eµe???? como “a fundação de um edifício”, a interpreta, “o selo de toda inscrição sobre a pedra fundamental” e se refere a Zacarias 3: 9 ; Zacarias 4:10 . Sobre o qual o arcebispo Tillotson observou com muita justiça que, nas palavras deste texto, o apóstolo nos declara os termos da aliança entre Deus e o homem; para a palavra ?eµe????, que aqui é traduzido fundamento, de acordo com a significação usual, é igualmente (como os homens instruídos observaram) às vezes usado para um instrumento de contrato, pelo qual duas partes se obrigavam mutuamente: e essa noção da palavra concorda muito bem com o que segue, a respeito do selo afixado a ele, que é muito adequado a um pacto, mas não a um fundamento. É verdade que, como observou Grotius, antigamente havia inscrições em pedras fundamentais; e a palavra sf?a???, que nós damos um selo – também pode significar uma inscrição; – e então o sentido será muito atual, assim: O fundamento de Deus é certo, tendo esta inscrição. Mas deve ser considerado que, embora a palavra sf?a??? pode significar uma inscrição, mas é apenas uma inscrição em um selo; que não tem relação com um fundamento, mas é muito apropriado a um pacto ou obrigação mútua; e, portanto, o selo afixado a este instrumento ou convênio entre Deus e o homem é, em alusão ao costume desses países, ter uma inscrição de ambos os lados; da parte de DEUS existe esta impressão ou inscrição: O Senhor conhece os que são dele; isto é, “Deus possuirá e recompensará os que são fiéis a ele:” e da nossa parte: – Todo aquele que nomeia o nome de Cristo se afaste da iniqüidade. Veja 1 Timóteo 6:19 . Números 16: 5 .

Comentário de Scofield

senhor

Jeová. Números 16: 5 .

Comentário de John Wesley

Contudo, o fundamento de Deus é firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são dele. E que todo aquele que nomeia o nome de Cristo se afaste da iniqüidade.

Mas o fundamento de Deus – Sua verdade e fidelidade.

Permanece rápido – nunca pode ser derrubado; sendo como se fosse selado com um selo, que tem uma inscrição de cada lado: por um lado, o Senhor conhece os que são dele; por outro, todo aquele que nomeia o nome do Senhor, como seu Senhor, se afaste da iniqüidade. De fato, somente eles são os que se afastam da iniqüidade. Para todos os outros, ele dirá: “Eu não o conheço”. Mateus 7: 22,23

Referências Cruzadas

Números 6:27 – “Assim eles invocarão o meu nome sobre os israelitas, e eu os abençoarei”.

Números 16:5 – Depois disse a Corá e a todos os seus seguidores: “Pela manhã o Senhor mostrará quem lhe pertence e fará aproximar-se dele aquele que é santo, o homem a quem ele escolher.

Jó 28:28 – Disse então ao homem: ‘No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento’ “.

Salmos 1:6 – Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

Salmos 34:14 – Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.

Salmos 37:18 – O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre.

Salmos 37:27 – Desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar.

Salmos 37:28 – Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada;

Salmos 97:10 – Odeiem o mal, vocês que amam o Senhor, pois ele protege a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios.

Salmos 112:6 – O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele.

Salmos 125:1 – Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.

Provérbios 3:7 – Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.

Provérbios 10:25 – Passada a tempestade, o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre.

Isaías 14:32 – Que resposta se dará aos emissários daquela nação? Esta: “O Senhor estabeleceu Sião, e nela encontrarão refúgio os aflitos do seu povo”.

Isaías 28:16 – Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.

Isaías 63:19 – Somos teus desde a antigüidade, mas aqueles tu não governaste; eles não foram chamados pelo teu nome.

Isaías 65:15 – Vocês deixarão seu nome como uma maldição para os meus escolhidos; o Soberano Senhor dará cabo de vocês, mas aos seus servos dará outro nome.

Naum 1:7 – O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam,

Ageu 2:23 – “Naquele dia”, declara o Senhor dos Exércitos, “eu o tomarei, meu servo Zorobabel, filho de Sealtiel”, declara o Senhor, “e farei de você um anel de selar, porque o tenho escolhido”, declara o Senhor dos Exércitos.

Zacarias 3:9 – Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos, e eu gravarei nela uma inscrição’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘e removerei o pecado desta terra num único dia.

Zacarias 4:7 – “Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície. Ele colocará a pedra principal aos gritos de ‘Deus abençoe! Deus abençoe! ’ “

Mateus 7:23 – Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ “

Mateus 7:25 – Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 13:22 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos.

Lucas 6:48 – É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.

Lucas 13:27 – “Mas ele responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal! ’

João 10:14 – “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

João 13:18 – “Não estou me referindo a todos vocês; conheço os que escolhi. Mas isto acontece para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que patilhava do meu pão voltou-se contra mim’.

Atos dos Apóstolos 9:14 – Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”.

Atos dos Apóstolos 11:26 – e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.

Atos dos Apóstolos 15:17 – para que o restante dos homens busque o Senhor, e todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas’

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

Romanos 11:2 – Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura?

Romanos 12:9 – O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.

Romanos 15:9 – a fim de que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu te louvarei entre os gentios; Cantarei louvores ao teu nome”.

Romanos 15:20 – Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro.

1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

1 Coríntios 3:10 – Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.

1 Coríntios 8:3 – Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Gálatas 4:9 – Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

Efésios 3:15 – do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Efésios 5:1 – Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,

Colossenses 3:5 – Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

1 Timóteo 6:19 – Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Hebreus 11:10 – Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.

1 Pedro 1:13 – Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.

2 Pedro 1:4 – Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

2 Pedro 3:14 – Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

1 João 3:7 – Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.

Apocalipse 2:13 – Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.

Apocalipse 3:8 – Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.

Apocalipse 17:8 – A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá.

Apocalipse 21:14 – A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Apocalipse 22:4 – Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *