Estudo de 1 Coríntios 1:2 – Comentado e Explicado

à igreja de Deus que está em Corinto, aos fiéis santificados em Jesus Cristo, chamados à santidade, juntamente com todos os que, em qualquer lugar que estejam, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso;
1 Coríntios 1:2

Comentário de Albert Barnes

À igreja de Deus que está em Corinto – Para um relato do tempo e maneira em que a igreja foi estabelecida em Corinto, veja a introdução e as notas em Romanos 1: 7 .

Em Cristo Jesus – Ou seja, “por” a agência de Cristo. Foi por sua autoridade, seu poder e seu Espírito que eles foram separados da massa de pagãos ao seu redor e dedicados a Deus; compare João 17:19 .

Chamados de santos – A palavra “santos” não difere materialmente da palavra “santificado” na parte anterior do versículo. Significa aqueles que são separados do mundo e separados para Deus como santos. A idéia que Paulo introduz aqui é que eles se tornaram assim porque foram chamados a ser assim. A idéia na parte anterior do versículo é que isso foi feito “por Cristo Jesus”; aqui ele diz que foi porque eles foram chamados a esse privilégio. Ele sem dúvida quer dizer que não foi por nenhuma tendência nativa a santidade, mas porque Deus os havia chamado. E esse chamado não se refere apenas a um convite externo, mas foi o que se tornou eficaz no caso deles, ou aquele em que o fato de serem santos podia ser predicado; compare 1 Coríntios 1: 9 ; ver 2 Timóteo 1: 9 ; “Quem nos salvou e nos chamou com um chamado santo, não de acordo com nossas obras, mas de acordo com seu próprio propósito e graça”, etc .; 1 Pedro 1:15 ; os romanos 1: 6-7 ; Romanos 8:28 notas; Efésios 4: 1 nota; 1 Timóteo 6:12 nota; 1 Pedro 2: 9 nota.

With all… – Esta expressão mostra:

(1) Que Paulo tinha os mesmos sentimentos de apego a todos os cristãos em todos os lugares; e,

(2) Que ele esperava que esta epístola fosse lida, não apenas pela igreja de Corinto, mas também por outras igrejas. Que essa era a intenção uniforme do apóstolo em relação às suas epístolas, é aparente de outros lugares; compare 1 Tessalonicenses 5:27 ; “Eu te ordeno pelo Senhor que esta Epístola seja lida a todos os santos irmãos;” Colossenses 4:16 ; “E quando esta Epístola for lida entre vocês, faça com que seja lida também na igreja dos Laodiceianos.” É evidente que Paulo esperava que suas epístolas obtivessem circulação entre as igrejas; e era moralmente certo que logo seriam transcritos e lidos extensivamente – os sentimentos ardentes de Paulo abraçavam todos os cristãos em todas as nações. Ele não sabia nada sobre a estreiteza do apego exclusivo a uma seita. Seu coração estava cheio de amor e ele amava, como deveríamos, todos os que usavam o nome cristão e evidenciavam o espírito cristão.

Invocar o nome de Jesus Cristo – Invocar o nome de qualquer pessoa, na linguagem das Escrituras, é invocar a própria pessoa; compare João 3:18 ; a nota em Atos 4:12 . A expressão “invocar o nome” ?p??a???µ????? epikaloumenoisto invoca o nome, implica adoração e oração; e prova:

(1) Que o Senhor Jesus é um objeto de adoração; e,

(2) Essa característica dos primeiros cristãos, pela qual eles eram conhecidos e distinguidos, era o chamado ao nome do Senhor Jesus, ou a oferta de adoração a ele. Que isso implica adoração, veja a nota em Atos 7:59 ; e que os primeiros cristãos invocaram a Cristo pela oração e foram distinguidos por isso, veja a nota em Atos 7:59 e compare a nota em Atos 1:24 , também Atos 2:21 ; Atos 9:13 ; Atos 22:16 ; 2 Timóteo 2:22 .

Tanto o deles como o nosso – O Senhor de todos – judeus e gentios – de todos os que se professam cristãos, de qualquer país ou nome que possam ter sido originalmente. A diferença de nação ou nascimento não confere preeminência no reino de Cristo, mas todos estão no mesmo nível, tendo um Senhor e Salvador em comum; compare Efésios 4: 5 .

Comentário de E.W. Bullinger

Para = para.

igreja de deus . Essa expressão ocorre em 1 Coríntios 10:32 ; 1 Coríntios 11:22 ; 1 Coríntios 15: 9 . Atos 20:28 . 2 Coríntios 1: 1 . Gálatas 1: 1 , Gálatas 1:13 . 1 Timóteo 3: 5 , 1 Timóteo 3:15 ; e no plural em 1 Coríntios 11:16 . 1 Tessalonicenses 2:14 . 2 Tessalonicenses 1: 4 .

igreja App-186.

em = dentro. App-104.

aqueles que são santificados . Grego. hagiazo. Ver João 17:17 , João 17:19 .

dentro Grego. en ; como acima.

Cristo Jesus . App-98.

santos . Grego. hagios. Ver Atos 9:13 .

com . App-104.

invocar . Grego. epikaleo. Ver Atos 2:21 . O mesmo que “apelar para” ( Atos 25:11 , etc.).

o nome Veja Atos 2:38 e Compare 1 Coríntios 1:10 .

Senhor . App-98.

Comentário de John Calvin

2. À Igreja de Deus que está em Corinto. Talvez pareça estranho que ele deva dar o nome de uma Igreja de Deus a uma multidão de pessoas infestadas de tantas perturbações, que se pode dizer que Satanás reinou entre eles e não com Deus. Certamente, ele não pretendia lisonjear os coríntios, pois ele fala sob a direção do Espírito de Deus, que não está acostumado a lisonjear. Mas (40) entre tantas poluições, que aparência de Igreja é mais apresentada? Eu respondo, o Senhor lhe disse: “Não temas: tenho muita gente neste lugar” ( Atos 18: 9 😉 mantendo essa promessa em mente, ele conferiu a poucos deuses muita honra, a ponto de reconhecê-los como um Igreja em meio a uma vasta multidão de pessoas ímpias. Além disso, apesar de muitos vícios terem surgido e várias corrupções, tanto de doutrina quanto de maneiras, havia, no entanto, alguns sinais ainda remanescentes de uma Igreja verdadeira. Esta é uma passagem que deve ser cuidadosamente observada, para que não exijamos que a Igreja, enquanto neste mundo, esteja livre de todas as rugas e manchas, ou que declare imediatamente indigna de tal título todas as sociedades em que tudo não é tão bom. nós desejaríamos. Pois é uma tentação perigosa pensar que não existe uma Igreja em que a pureza perfeita não seja vista. Para o homem que é possuído por essa noção, deve necessariamente se retirar de todos os outros e se considerar o único santo do mundo, ou estabelecer uma seita peculiar em companhia de alguns hipócritas.

Que base, então, Paulo tinha para reconhecer uma Igreja em Corinto? Foi isto: que ele viu entre eles a doutrina do evangelho, o batismo, a Ceia do Senhor – símbolos pelos quais uma Igreja deveria ser julgada. Pois, embora alguns tenham começado a duvidar da ressurreição, o erro de não ter se espalhado por todo o corpo, o nome da Igreja e sua realidade não são afetados. Algumas falhas haviam surgido entre eles na administração da Ceia, a disciplina e a propriedade da conduta haviam declinado muito: menosprezando a simplicidade do evangelho, eles se entregaram para mostrar e pompar; e, em conseqüência da ambição de seus ministros, eles foram divididos em vários partidos. Não obstante, no entanto, na medida em que eles mantinham a doutrina fundamental: como o Deus único era adorado entre eles e era invocado em nome de Cristo; eles colocavam sua dependência da salvação em Cristo e tinham um ministério não completamente corrompido: nesses relatos, ainda havia uma Igreja entre eles. Assim, onde quer que a adoração a Deus seja preservada sem infração, e a doutrina fundamental da qual eu falei permaneça, devemos, sem hesitação, concluir que, nesse caso, existe uma Igreja.

Santificado em Cristo Jesus, chamado a ser santo Ele menciona as bênçãos com as quais Deus os havia adornado, como se fosse para repreendê-los, pelo menos no caso de eles não mostrarem gratidão em troca. Pois o que poderia ser mais básico do que rejeitar um apóstolo por cuja instrumentalidade eles haviam sido separados como parte peculiar de Deus. Enquanto isso, por esses dois epítetos, ele aponta que tipo de pessoas devem ser consideradas entre os verdadeiros membros da Igreja e quem são eles que pertencem ao direito de sua comunhão. Pois se você, por santidade da vida, não se mostra cristão, pode de fato estar na Igreja e passar despercebido (41), mas disso não pode ser. Portanto, todos devem ser santificados em Cristo, que seriam contados entre o povo de Deus. Agora, o termo santificação denota separação. Isso ocorre em nós quando somos regenerados pelo Espírito para novidade de vida, para que possamos servir a Deus e não ao mundo. Pois enquanto por natureza somos profanos, o Espírito nos consagra a Deus. Como, no entanto, isso é realizado quando somos enxertados no corpo de Cristo, além de quem não há nada além de poluição, e como também é por Cristo, e não de qualquer outra fonte que o Espírito seja conferido, é bom. razão pela qual ele diz que somos santificados em Cristo , na medida em que é por Ele que nos apegamos a Deus, e nele nos tornamos novas criaturas.

O que se segue imediatamente – chamado de santo – entendo o que quero dizer: como vós sois chamados à santidade. Pode, no entanto, ser tomada em dois sentidos. Ou podemos entender Paulo dizendo que o fundamento da santificação é o chamado de Deus, na medida em que Deus os escolheu; significando que isso depende de sua graça, não da excelência dos homens; ou podemos entender que ele quer dizer que, de acordo com nossa profissão, somos santos, sendo esse o objetivo da doutrina do evangelho. A interpretação anterior parece se adequar melhor ao contexto, mas não tem grandes consequências de como você a entende, pois existe um acordo completo entre as duas posições a seguir – que nossa santidade flui da fonte da eleição divina e que é o fim do nosso chamado.

Portanto, devemos manter cuidadosamente, que não é através de nossos próprios esforços que somos santos, mas pelo chamado de Deus, porque somente Ele santifica aqueles que por natureza são impuros. E certamente me parece provável que, quando Paulo apontou como se fosse com o dedo a fonte da santidade aberta, ele sobe um degrau mais alto, para o bom prazer de Deus, no qual também a missão de Cristo para nós originou. Como, no entanto, somos chamados pelo evangelho à inofensividade da vida ( Filipenses 2:15 ), é necessário que isso seja realizado em nós na realidade, para que nosso chamado seja eficaz. Porém, será contestado que não havia muitos entre os coríntios. Eu respondo que os fracos não são excluídos desse número; pois aqui Deus apenas começa sua obra em nós, e pouco a pouco a leva adiante gradualmente e por etapas sucessivas. Eu respondo ainda mais, que Paulo olha mais para a graça de Deus do que para seus próprios defeitos, para que possa envergonhá-los por sua negligência, se não agirem adequadamente.

Com toda essa ligação. Este também é um epíteto comum a todos os piedosos; pois como é um dos principais exercícios de fé invocar o nome de Deus, também é por esse dever principalmente que os crentes devem ser estimados. Observe também que ele diz que Cristo é chamado pelos crentes, e isso fornece uma prova de sua divindade – a invocação sendo uma das primeiras expressões da homenagem divina. Portanto, a invocação aqui por synecdoche (42) ( ?at? s??e?d???? ) denota toda a profissão de fé em Cristo, pois em muitas passagens das Escrituras é geralmente usada para todo o culto divino. Alguns explicam isso como denotando mera profissão, mas isso parece ser escasso e em desacordo com sua aceitação usual nas Escrituras. As pequenas palavras nostri ( nossa ) e sui ( deles ) que coloquei no genitivo, entendendo-as como se referindo a Cristo, enquanto outras, entendendo-as como se referindo a lugar, as tornam no ablativo. Ao fazer isso, segui Crisóstomo. Talvez isso pareça duro, pois a expressão em todos os lugares é introduzida no meio, mas no estilo grego de Paulo não há nada de severidade nessa construção. Minha razão para preferir essa tradução à da Vulgata é que, se você a entender como se referindo ao local, a cláusula adicional não será meramente supérflua, mas inadequada. Para que lugar Paulo chamaria de seu? Judéia, eles o entendem; mas em que terreno? E então, a que lugar ele poderia se referir como habitado por outros? “Todos os outros lugares do mundo” (dizem eles;) mas isso também não serve bem. Por outro lado, o significado que dei a ele se encaixa de maneira mais admirável; pois, depois de mencionar tudo o que em todo lugar invoca o nome de Cristo, nosso Senhor, ele acrescenta, tanto o deles como o nosso , manifestamente com o objetivo de mostrar que Cristo é o único Senhor comum, sem distinção, de todos os que invocam ele, sejam judeus ou gentios.

Em todos os lugares, este Paulo acrescentou, ao contrário de sua maneira usual; pois em suas outras epístolas ele faz menção na saudação daqueles somente para quem eles foram projetados. Ele parece, no entanto, ter tido em vista antecipar as calúnias dos homens maus, para que eles não o alegassem que, ao dirigir-se aos coríntios, ele assumiu um ar confiante e reivindicou para si uma autoridade que não aceitaria. arrisque afirmar por escrito a outras igrejas. Pois veremos aos poucos que ele também estava injustamente carregado com essa censura, como se estivesse preparando pequenos ninhos (43) para si mesmo, com o objetivo de desviar a luz, ou se retirando de uma maneira clandestina do resto dos apóstolos. Parece, então, que expressamente com o objetivo de refutar essa falsidade, ele se coloca em uma posição de comando, da qual pode ser ouvido de longe.

Comentário de Adam Clarke

A Igreja de Deus que está em Corinto – Esta igreja foi plantada pelo próprio apóstolo por volta de 52 dC, como aprendemos em Atos 18: 1 ; (nota) etc.

Santificado em Cristo Jesus – ???asµe???? , Separado das corrupções de seu lugar e idade.

Chamados a ser santos – ???t??? ?????? , santos constituídos ou convidados a se tornarem tais; esse foi o desígnio do evangelho, pois Jesus Cristo veio para salvar os homens de seus pecados.

Com tudo isso em todo lugar, etc. – Todos os que professam o cristianismo, tanto em Corinto, Éfeso, como em outras partes da Grécia ou da Ásia Menor; e por isso vemos que o apóstolo pretendia que essa epístola fosse uma propriedade geral da Igreja universal de Cristo; embora existam vários assuntos adequados apenas ao estado dos coríntios.

Tanto deles como dos nossos – Ou seja, Jesus Cristo é o Senhor e Salvador comum de todos. Ele não é propriedade exclusiva de nenhuma Igreja, nem povo, nem nação. Invocar ou invocar o nome do Senhor Jesus era a marca distintiva apropriada de um cristão. Naqueles tempos de luz e pureza apostólica, ninguém tentou invocar Deus, a não ser em nome de Jesus Cristo; é isso que os cristãos genuínos ainda querem dizer quando pedem alguma coisa a Deus por amor de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 1: 2 . Para aqueles que são santificados, etc. – Nada poderia melhor se adequar às visões francas e católicas que St. Paulo estava tão preocupado em promover nesta epístola, do que a declaração de seus bons desejos neste versículo para todo cristão verdadeiro na terra, seja judeu ou gentio, erudito ou desaprendido, grego ou bárbaro. O original, que apresentamos, chama o nome de Jesus Cristo , – t??? ep??a???µe???? t? ???µa, Locke processa, tudo o que é chamado pelo nome de Jesus Cristo – as palavras gregas são uma perífrase para os cristãos, como é evidente no design deste versículo e em uma variedade de provas dadas pelo Dr. Hammond no local. . Veja no cap. 1 Coríntios 8: 6 .

Comentário de Scofield

eles

1 Coríntios 1: 2-9 , em contraste com 1 Coríntios 10-13, ilustra uma distinção constantemente feita nas Epístolas entre a posição do crente em Cristo Jesus, na família de Deus, e sua caminhada ou estado real. A posição cristã na graça é o resultado da obra de Cristo, e entra completamente no momento em que Cristo é recebido pela fé; João 1:12 ; João 1:13 ; Romanos 8: 1 ; Romanos 8: 15-17 ; 1 Coríntios 1: 2 ; 1 Coríntios 1:30 ; 1 Coríntios 12:12 ; 1 Coríntios 12:13 ; Gálatas 3:26 ; Efésios 1: 3-14 ; Efésios 2: 4-9 ; 1 Pedro 2: 9 ; Apocalipse 1: 6 ; Apocalipse 5: 9 ; Apocalipse 5:10 . O crente mais fraco, ignorante e falível tem precisamente os mesmos relacionamentos em graça que o santo mais ilustre. Toda a obra posterior de Deus em seu favor, a aplicação da palavra para andar e consciência; João 17:17 ; Efésios 5:26 os castigos divinos; 1 Coríntios 11:32 ; Hebreus 12:10 , o ministério do Espírito Efésios 4:11 ; Efésios 4:12 as dificuldades e provações do caminho 1 Pedro 4:12 ; 1 Pedro 4:13 e a transformação final na aparição de Cristo 1 João 3: 2 tem por objetivo fazer com que o caráter do crente se conforme com sua posição exaltada em Cristo. Ele cresce em graça, não em graça.

Comentário de John Wesley

À igreja de Deus que está em Corinto, aos que são santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos, com tudo o que em todo lugar invoca o nome de Jesus Cristo, nosso Senhor, deles e nosso:

À igreja de Deus que está em Corinto – São Paulo, escrevendo de maneira familiar aos coríntios, assim como aos tessalonicenses e gálatas, usa essa denominação clara. Para as outras igrejas, ele usa um discurso mais solene.

Santificados por Jesus Cristo – E assim, sem dúvida, eles eram em geral, apesar de algumas exceções.

Chamado – de Jesus Cristo, Romanos 1: 6 e – Como o fruto desse chamado santificado.

Com tudo isso em todo lugar – nada poderia se adequar melhor àquele amor católico que São Paulo trabalha para promover nesta epístola, do que uma declaração de seus bons desejos para todo cristão verdadeiro na terra.

Invoque o nome de nosso Senhor Jesus Cristo – Isso implica claramente que todos os cristãos oram a Cristo, bem como ao Pai através dele.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:26 – Também a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos. Nessa época começou-se a invocar o nome do Senhor.

Gênesis 12:8 – Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao Senhor e invocou o nome do Senhor.

Gênesis 13:4 – e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do Senhor.

Gênesis 13:8 – Então Abrão disse a Ló: “Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos!

Salmos 45:11 – O rei foi cativado pela sua beleza; honre-o, pois ele é o seu senhor.

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Atos dos Apóstolos 7:59 – Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”.

Atos dos Apóstolos 9:14 – Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”.

Atos dos Apóstolos 9:21 – Todos os que o ouviam ficavam perplexos e perguntavam: “Não é ele o homem que procurava destruir em Jerusalém aqueles que invocam este nome? E não veio para cá justamente para levá-los presos aos chefes dos sacerdotes? “

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

Atos dos Apóstolos 15:9 – Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.

Atos dos Apóstolos 18:1 – Depois disso Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto.

Atos dos Apóstolos 18:8 – Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor, ele e toda a sua casa; e dos coríntios que o ouviam, muitos criam e eram batizados.

Atos dos Apóstolos 22:16 – E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Romanos 1:7 – A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

Romanos 14:8 – Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

1 Coríntios 8:6 – para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

2 Coríntios 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, juntamente com todos os santos de toda a Acaia:

2 Coríntios 4:5 – Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

Gálatas 1:2 – e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

1 Tessalonicenses 1:1 – Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: A vocês, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 4:7 – Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

2 Tessalonicenses 1:1 – Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo:

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

1 Timóteo 3:15 – mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

2 Timóteo 2:22 – Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

Hebreus 2:11 – Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

Hebreus 10:10 – Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

Hebreus 13:12 – Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue.

1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

Apocalipse 19:16 – Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *