Estudo de Hebreus 13:12 – Comentado e Explicado

Por esta razão, Jesus, querendo purificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora das portas.
Hebreus 13:12

Comentário de Albert Barnes

Portanto, Jesus também, para que ele possa santificar as pessoas com seu próprio sangue – para que haja uma conformidade entre sua morte pelo pecado e os sacrifícios que a tipificaram. Está implícito aqui que foi voluntário por parte de Jesus que ele sofreu fora da cidade; isto é, foi tão ordenado pela Providência que deveria ser assim. Isso foi garantido por sua morte como resultado de um julgamento judicial, e não por um tumulto popular; veja as notas em Isaías 53: 8 . Se ele tivesse sido morto em um tumulto, é possível que isso tenha sido feito em outros casos (compare o caso de Zacarias, filho de Baraquias, Mateus 23:35 ), mesmo no altar. Como ele foi submetido, no entanto, a um processo judicial, sua morte foi efetuada com mais deliberação e na forma usual. Por isso, ele foi conduzido para fora da cidade, porque nenhum criminoso foi executado dentro dos muros de Jerusalém.

Sem o portão – Sem o portão de Jerusalém; João 19: 17-18 . O local em que ele foi morto foi chamado Gólgota, o local de uma caveira e, portanto, a palavra latina que comumente usamos ao falar dela, Calvário, Lucas 23:33 ; compare notas sobre Mateus 27:33 . O Calvário, como agora é mostrado, está dentro dos muros de Jerusalém, mas não há razão para acreditar que este é o lugar onde o Senhor Jesus foi crucificado, pois estava fora dos muros da cidade. A direção precisa da cidade não é designada pelos escritores sagrados, nem existem registros históricos ou marcas tradicionais pelas quais agora se possa saber onde era o local exato. Tudo o que sabemos sobre o assunto no Novo Testamento é que o nome era Gólgota; que o local da crucificação e do sepulcro estavam próximos; que eles estavam sem o portão e próximos à cidade, e que eles estavam em um local frequentado; João 19:20 . “Isso favoreceria a conclusão de que o local provavelmente estava em uma grande estrada que leva de um dos portões: e esse local só seria encontrado nos lados oeste ou norte da cidade, nas estradas que levavam a Joppa ou Damasco”. Veja a pergunta sobre o local da crucificação examinada longamente na Bibli de Robinson. Research., Vol. ii. 69-80, e Bibliotheca Sacra, nº 1.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 13: 12-14 . Portanto, Jesus também – Quem foi tipificado por essas ofertas pelo pecado; para que ele possa santificar – Pode fazer expiação e consagrar a Deus; o povo – Sua igreja, o Israel espiritual de Deus; com seu próprio sangue – transportado para o santuário celestial e apresentado perante o trono de Deus como uma oferta pelo pecado; sofreu sem a porta – De Jerusalém, como os corpos das ofertas pelo pecado foram queimados sem o acampamento de Israel no deserto, significando por meio disso que aqueles judeus carnais, que ainda aderiam ao caminho mosaico de adoração, não tinham interesse nem comunhão com Cristo, nem participou dos benefícios de sua expiação. Os israelitas que tinham cidades para viver no tempo em que nosso Senhor sofreu, a expressão, sem a porta, era da mesma importância que sem o acampamento no deserto. Portanto, os criminosos, sendo considerados impuros, sempre eram mortos sem os portões de suas cidades. Vamos, etc. – Como se ele tivesse dito: E essa consideração, como mostra que é nosso dever deixar os sacrifícios judaicos, por isso, sem dúvida, deve nos envolver de bom grado a sofrer todas as extremidades em sua causa; Vamos, portanto, romper todos os apegos e prosseguir a ele sem o acampamento – A Jerusalém terrestre; a igreja judaica, com seus serviços cerimoniais; apeguemo-nos dele e de sua doutrina e professemos abertamente seus discípulos; suportando sua reprovação – Pacientemente suportando todo tipo de vergonha, oblíquo e desprezo, e qualquer outro sofrimento que possa nos esperar, por sua causa. E temos mais motivos para fazer isso; pois aqui não temos cidade contínua – nenhuma condição estabelecida, nenhum local de morada duradouro; todas as coisas aqui são apenas por um momento; e os interesses desta vida mortal, por serem muito incertos e de curta duração, por isso são muito triviais, quando comparados com os que se relacionam com a eternidade. Alguns pensam que nisto o apóstolo tinha em seus olhos a destruição de Jerusalém, o que aconteceu cerca de sete ou oito anos após a escrita desta epístola; mas buscamos alguém que venha – a cidade do Deus vivo; uma cidade preparada para nós, e prometida a nós, como o lugar de nossa morada eterna.

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus . App-98.

isso = para que isso. Grego. hina .

pessoas . Grego. Laos. Veja Atos 2:47 .

com = by, como Hebreus 13:11 .

Comentário de Adam Clarke

Para que ele santificasse o povo – Para que ele pudesse consagrá-lo a Deus e fazer expiação por seus pecados, ele sofreu sem a porta em Jerusalém, pois a oferta pelo pecado era consumida fora do arraial quando o tabernáculo morava no deserto. Talvez tudo isso fosse típico da abolição dos sacrifícios judaicos e do término de todo o sistema levítico de culto. Ele deixou a cidade, denunciou sua destruição final e a abandonou ao seu destino; e sofreu sem a porta para trazer os gentios a Deus.

Comentário de John Wesley

Portanto, Jesus também, para santificar o povo com seu próprio sangue, sofreu sem a porta.

Portanto, Jesus também – respondendo exatamente àquelas ofertas típicas do pecado.

Sofreu sem o portão – de Jerusalém, que atendeu ao antigo acampamento de Israel.

Para que ele possa santificar – Reconcilie e consagre a Deus.

As pessoas – que acreditam nele.

Por seu próprio sangue – não aqueles sacrifícios sombrios, que agora não têm mais utilidade.

Referências Cruzadas

Levítico 24:23 – Depois que Moisés falou aos israelitas, levaram o que blasfemou para fora do acampamento e o apedrejaram. Os israelitas fizeram conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Números 15:36 – Assim, toda a comunidade o levou para fora do acampamento e o apedrejou até à morte, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Josué 7:24 – Então Josué, junto com todo o Israel, levou Acã, bisneto de Zerá, e a prata, a capa, a barra de ouro, seus filhos e filhas, seus bois, seus jumentos, suas ovelhas, sua tenda e tudo o que lhe pertencia, ao vale de Acor.

Marcos 15:20 – Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto de púrpura e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para fora, a fim de crucificá-lo.

João 17:19 – Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

João 19:17 – Levando a sua própria cruz, ele saiu para o lugar chamado Caveira ( que em aramaico é chamado Gólgota ).

João 19:34 – Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água.

Atos dos Apóstolos 7:58 – arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Hebreus 2:11 – Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

Hebreus 9:18 – Por isso, nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue.

Hebreus 10:29 – Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?

1 João 5:6 – Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *