Estudo de João 19:34 – Comentado e Explicado

mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.
João 19:34

Comentário de Albert Barnes

Um dos soldados – Um dos nomeados para vigiar os corpos até morrerem. Esse homem parece ter duvidado se ele estava morto e, para ver se ele ainda não era sensato, ele o perfurou com sua lança. Os judeus planejaram que suas pernas fossem quebradas, mas isso foi impedido pela providência de Deus; contudo, de outra maneira, obteve-se uma prova mais satisfatória de sua morte do que teria sido pelo rompimento de suas pernas. Isso foi tão ordenado, sem dúvida, que poderia haver a prova mais completa de que ele estava realmente morto; que não se podia fingir que ele havia desmaiado e revivido e, portanto, que não havia a menor dúvida de sua ressurreição para a vida.

Com uma lança – A lança comum usada pelos soldados na guerra. Não há dúvida de que tal golpe do braço forte de um soldado romano teria causado a morte, se ele já não estivesse morto; e foi, sem dúvida, fornecer essa prova conclusiva de que ele estava realmente morto e que uma expiação havia sido feita para a humanidade, que João menciona tão particularmente esse fato. Lembre-se das seguintes circunstâncias, mostrando que a morte deve ter resultado de tal ferida:

(1) O Salvador foi elevado, mas um pouco do chão, para ser facilmente alcançado pela lança de um soldado.

(2) a ferida deve ter sido transversalmente para cima, de modo a penetrar no corpo, pois ele não poderia estar diretamente embaixo dele.

(3) provavelmente foi feito com um braço forte e com violência.

(4) a lança do soldado romano era uma lança que afinava muito suavemente a um ponto, e penetrava facilmente.

(5) a ferida era comparativamente uma ferida grande. Era tão grande que admitia a mão João 20:27 ; mas, para que uma lança afunilasse de tal maneira que machucasse uma ferida a ponto de admitir a mão, ela devia ter pelo menos dez ou cinco centímetros de profundidade e devia ter garantido a morte. Se for lembrado que esse golpe provavelmente ocorreu no lado esquerdo, a conclusão é inevitável de que a morte teria sido a conseqüência desse golpe. Descobrir esse fato foi de especial importância, provavelmente, no tempo de João, pois a realidade da morte de Jesus foi negada pelos gnósticos, muitos dos quais sustentavam que ele morreu apenas na aparência.

Trespassou seu lado – Qual lado não é mencionado, nem pode ser certamente conhecido. A opinião comum é que era o lado esquerdo. Carro. Frid. Gruner (Comentário Antiquária Médica de Jesus Cristo Morte, 30-36) tentou mostrar que deve ter sido o lado esquerdo. Ver Palestras de Wiseman, pp. 161.162, e Kuinoel em João 19:34 , onde os argumentos de Gruner são totalmente declarados. É claro que a lança perfurou a região do coração.

E logo veio … – Esse era evidentemente um efeito natural de perfurar o lado. Tal fluxo de sangue e água torna provável que a lança chegue ao coração, e se Jesus não estivesse morto antes, isso teria fechado sua vida. O coração é cercado por uma membrana chamada pericárdio. Essa membrana contém uma matéria séria ou licor que se assemelha à água, o que impede que a superfície do coração seque por seu movimento contínuo (Webster). Foi isso que foi perfurado e de onde a água fluiu. A ponta da lança também alcançou um dos ventrículos do coração, e o sangue, ainda quente, avançou, misturado com ou seguido pela água do pericárdio, de modo a parecer que João era sangue e água fluindo juntos . Este foi um efeito natural e seguiria em qualquer outro caso. Os comentaristas supuseram quase uniformemente que isso era significativo; como, por exemplo, que o sangue era um emblema da eucaristia e da água do batismo, ou que o sangue denotava justificação e santificação da água; mas que esse era o design, não há a menor evidência.

Foi estritamente um resultado natural, aduzido por João para estabelecer um fato sobre o qual todo o cristianismo se volta e que ele estava realmente morto. Nisso depende a doutrina da expiação, de sua ressurreição e todas as doutrinas de destaque da religião. Esse fato era importante para provar, que não se pode fingir que ele apenas sofreu uma síncope ou desmaiou. Este João estabelece. Ele mostra que aqueles que foram enviados para acelerar sua morte acreditavam que ele havia expirado; que então um soldado infligiu uma ferida que teria terminado a vida se ele já não estivesse morto; e que a inflição dessa ferida foi seguida pela mais completa prova de que ele realmente expirara. Sobre esse fato, ele mora com o interesse que se tornou um assunto de tanta importância para o mundo e, assim, lançou as bases para uma certeza indubitável de que o Senhor Jesus morreu pelos pecados dos homens.

Comentário de E.W. Bullinger

perfurado . Grego. nusso . Ocorre apenas aqui.

lado . Grego. pleura, somente aqui; João 20:20 , João 20:25 , João 20:27 . Atos 12: 7 .

imediatamente = imediatamente. Euthus grego .

sangue e água. A questão da causa física da morte do Senhor tem sido muito discutida; mas não precisamos procurar uma explicação natural do que João registra como um sinal milagroso. O sangue e a água podem ter simbolizado a aspersão com sangue e a limpeza com ele. água da Antiga Aliança.Veja Hebreus 9: 12-14 , Hebreus 9: 19-22 . 1 João 5: 6 , 1 João 5: 8 .

Comentário de John Calvin

34. Mas um dos soldados perfurou seu lado com uma lança. Quando o soldado perfurou o lado de Cristo com sua lança, ele o fez com o objetivo de verificar se estava morto; mas Deus tinha um objetivo maior em vista, como veremos imediatamente. Foi um artifício infantil dos papistas, quando, fora da palavra grega ????e , que significa lança, (186) eles fabricaram o nome próprio de um homem, e chamaram esse soldado Longinus, e, para dar um ar de plausibilidade a a história deles, tolamente alegou que ele havia sido cego anteriormente e que, depois de ter recebido a visão, ele se converteu à fé. Assim o colocaram no catálogo dos santos. (187) Visto que suas orações, sempre que invocam a Deus, repousam em tais intercessores, o que, pergunto, eles poderão obter? Mas aqueles que desprezam a Cristo e buscam as intercessões dos mortos merecem que o diabo os leve a fantasmas e fantasmas.

E imediatamente saiu sangue e água. Alguns homens se enganaram ao imaginar que isso era um milagre; pois é natural que o sangue, quando congelado, perca sua cor vermelha e pareça com a água. É sabido também que a água está contida na membrana que une imediatamente os intestinos. O que os levou a se desviar é que o evangelista se esforça ao máximo para explicar que o sangue fluía junto com a água, como se ele estivesse relatando algo incomum e contrário à ordem da natureza. Mas ele tinha uma intenção bem diferente; ou seja, para acomodar sua narrativa às passagens das Escrituras às quais ele imediatamente se une, e mais especialmente para que os crentes deduzam dela o que ele afirma em outros lugares, que Cristo veio com água e sangue ( 1 João 5: 6 ). Com essas palavras, ele significa que Cristo trouxe a verdadeira expiação e a verdadeira lavagem; pois, por um lado, o perdão dos pecados e a justificação, e, por outro, a santificação da alma, eram prefigurados na Lei por esses dois símbolos, sacrifícios e lavagens. Nos sacrifícios, o sangue expiava pecados e era o resgate por apaziguar a ira de Deus. As lavagens eram um sinal da verdadeira santidade e os remédios para remover a impureza e remover as poluições da carne.

Que a fé não pode mais repousar sobre esses elementos, João declara que o cumprimento dessas duas graças está em Cristo; e aqui ele nos apresenta um sinal visível do mesmo fato. Os sacramentos que Cristo deixou para sua Igreja têm o mesmo desígnio; para a purificação e santificação da alma, que consiste em novidade de vida ( Romanos 6: 4 ), é apontada para nós no batismo, e a Ceia do Senhor é o penhor de uma expiação perfeita. Mas eles diferem amplamente das figuras antigas da lei; pois eles exibem Cristo como estando presente, enquanto as figuras da Lei indicavam que ele ainda estava à distância. Por essa razão, não me oponho ao que Agostinho diz: que nossos sacramentos fluíram do lado de Cristo; pois, quando o Batismo e a Ceia do Senhor nos levam ao lado de Cristo, para que pela fé possamos extrair dele, como de uma fonte, o que eles representam, então somos verdadeiramente lavados de nossas poluições e renovados para uma vida santa, e então Vivemos verdadeiramente diante de Deus, redimidos da morte e libertados da condenação.

Parece que o nome Longinus foi formado a partir do grego ????? , lança: Longinus é a forma latina de ?????µ??? ,lança-homem. Assim, St Longinus é considerado um santo semelhante ao Sancta Veronica, relatado por Brydone. “Os gregos”, continua Moreri, comemoram o martírio de Longinus, o centurião, em 16 de outubro, os latinos em 15 de março e os coptas em 1 de novembro. O martírio de Longino, o soldado, não é reconhecido pelos gregos; mas os latinos comemoram em dias diferentes; algumas no dia 15 de março, outras no dia 1º de setembro, outras no dia 22 de novembro; ou 11 de dezembro “. Vemos, portanto, quão pouco esse filho de credulidade e superstição merece a atenção dos leitores do Evangelho.Anotações de Granville Penn.

Comentário de Adam Clarke

Com uma lança perfurou o lado dele – O soldado que perfurou o lado de nosso Senhor foi chamado pelos escritores católicos romanos Longinus, que parece ser uma corrupção de ????? , lonche , lança ou dardo, a palavra no texto. Além disso, eles nos dizem que este homem foi convertido – que foi ele quem disse: Verdadeiramente este era o Filho de Deus – que ele viajou para a Capadócia, e ali pregou o Evangelho de Cristo e recebeu a coroa do martírio. Mas isso merece o mesmo crédito que as outras lendas da Igreja Popista.

Se foi o lado direito ou esquerdo de Cristo que foi trespassado tem sido uma questão de séria discussão entre teólogos e médicos; e sobre este assunto ainda não estão de acordo. Temos certeza de que não tem importância, porque o Espírito Santo não o revelou. Luke Cranache, um pintor famoso, cuja peça da crucificação está em Augsburg, não feriu os dois lados: quando lhe perguntaram o motivo disso – eu farei isso, disse ele, quando sou informado de que lado foi perfurado.

Sangue e água – Pode-se supor que a lança atravessou o pericárdio e perfurou o coração; que a água procedeu do primeiro e o sangue do segundo. Ambrósio, Agostinho e Crisóstomo fazem do sangue um emblema da eucaristia e a água um emblema do batismo. Outros os representam como emblemas dos antigos e dos novos convênios. Os protestantes pensaram neles os emblemas da justificação, que é através do sangue do Cordeiro, e santificação, que é através da lavagem da regeneração; e é em referência à primeira noção que eles misturam o vinho com a água no sacramento da ceia do Senhor. O piercing parece ter ocorrido porque suas pernas não estavam quebradas; e, como a lei nesse caso afirmava que os criminosos continuariam na cruz até morrerem, o lado de nosso Senhor foi perfurado para garantir o cumprimento da lei; e a emissão de sangue e água parece ser apenas um efeito natural da causa acima, e provavelmente nada de místico ou espiritual foi pretendido por ela. No entanto, oferece a prova mais completa de que Jesus morreu pelos nossos pecados. O Dr. Lightfoot pensa que há aqui uma referência à rocha no deserto que Moisés feriu duas vezes e que, segundo os judeus, Shemoth Rabba, fol. 122, “derramou sangue no primeiro golpe e água no segundo”. Agora São Paulo diz, 1 Coríntios 10: 4 , que a rocha era Cristo; e aqui o evangelista diz, o soldado perfurou o lado dele, e saiu sangue e água. São João, portanto, no que afirma nos versículos 35 e 36, deseja chamar a atenção dos judeus para este ponto, a fim de mostrar-lhes que este Jesus era o verdadeiro Messias, que foi tipificado pela rocha no deserto. . Ele sabe que diz a verdade, para que creiais.

Comentário de Thomas Coke

João 19: 34-37 . E imediatamente, etc. – se essa era, como o Dr. Drake e vários outros supõem, a pequena quantidade de água inserida no pericárdio, na qual o coração nada, ou se o cruzador estava quase coagulado e separado do soro; de qualquer maneira, era uma prova incontestável da morte de Cristo. Para a emissão de sangue e água, não apenas mostra que Jesus já estava morto há algum tempo; mas, se ele não estivesse morto, esse ferimento seria do tipo que não poderia ter sobrevivido. E, portanto, como era da maior importância para a humanidade, ser verificado da verdade da morte de Cristo, quando São João relata a circunstância que a demonstra, ele insiste particularmente nela; e menciona isso, não apenas como algo que ele próprio viu, mas como a conclusão de uma profecia notável. Veja em Zacarias 12:10 . As pernas de nosso Senhor também não foram quebradas, para que as escrituras fossem cumpridas, Êxodo 12:46, onde as palavras eram faladas principalmente sobre o cordeiro pascal, cujos ossos não deveriam ser quebrados, para que pudesse ser uma representação adequada do Messias, tipificado por esse sacrifício; e quem, embora sofresse uma morte violenta, não quebraria nenhum dos seus ossos. Portanto, como a escritura que fala desse tipo tem necessariamente uma referência ao antítipo, São João tinha boas razões para interpretar o que se diz do cordeiro pascal, como profético dessa circunstância da morte de nosso Senhor; e, ao fazê-lo, ele faz com que seus leitores sejam sensíveis, que não foi por acaso que os soldados trataram o corpo de Cristo de outra maneira que eles trataram os corpos daqueles que foram crucificados com ele: isso aconteceu pela direção de Deus, que sempre determinou que a missão divina de Cristo deveria ser plenamente demonstrada pela evidência de milagres e profecias unidas.

Comentário de John Wesley

Mas um dos soldados com uma lança perfurou seu lado, e imediatamente saiu sangue e água.

A partir daí saíram sangue e água – Era estranho, vendo que ele estava morto, que sangue saísse; mais estranho que a água também; e o mais estranho de tudo é que ambos deveriam sair imediatamente, ao mesmo tempo, e ainda assim distintamente. Era água pura e verdadeira, assim como sangue puro e verdadeiro. A afirmação de quem vê e testifica mostra a verdade e a grandeza do milagre e do mistério.

Referências Cruzadas

Salmos 51:7 – Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Zacarias 13:1 – “Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

Mateus 27:62 – No outro dia, que era o seguinte ao da Preparação, os chefes dos sacerdotes e os fariseus dirigiram-se a Pilatos

João 13:8 – Disse Pedro: “Não; nunca lavarás os meus pés”. Jesus respondeu: “Se eu não os lavar, você não terá parte comigo”.

Atos dos Apóstolos 22:16 – E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

Hebreus 9:22 – De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.

Hebreus 10:19 – Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

1 João 1:6 – Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

1 João 5:6 – Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

1 João 5:8 – o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *