Estudo de Salmos 51:7 – Comentado e Explicado

Aspergi-me com um ramo de hissope e ficarei puro. Lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve.
Salmos 51:7

Comentário de Albert Barnes

Purgue-me com o hissopo e ficarei limpo – Na palavra hissopo, veja as notas em João 19:29 ; notas em Hebreus 9:19 . A planta ou erva foi muito usada pelos hebreus em suas sagradas purificações e aspersões: Êxodo 12:22 ; Levítico 14: 4 , Levítico 14: 6 , Levítico 14:49 , Levítico 14:51 ; 1 Reis 4:33 . Sob esse nome, os hebreus parecem ter compreendido não apenas o “hissopo” comum das lojas, mas também outras plantas aromáticas, como hortelã, manjerona selvagem, etc. – Gesenius, “Lexicon”. A idéia do salmista aqui evidentemente não é que a simples aspersão com hissopo o deixaria limpo; mas ele ora por aquela limpeza da qual a aspersão com hissopo era um emblema, ou que foi projetada para ser representada por isso. Toda a estrutura do salmo implica que ele estava buscando uma mudança “interna” e que não dependia de nenhuma mera ordenança ou rito externo. A palavra traduzida como “purgar” é da palavra ch ? châ? ‘ – que significa “pecar”. Na forma de Piel, significa carregar a culpa (ou “perda”) por qualquer coisa; e então “expiar, fazer expiação, expiar”. Gênesis 31:39 ; Levítico 6:26 ; Números 19:19 . Aqui ele transmite a noção de purificação do pecado “por” um rito sagrado, ou pelo que foi significado por um rito sagrado. A idéia era que o pecado fosse removido ou retirado, para que ele pudesse se libertar dele, ou que “isso” fosse realizado, representado pela aspersão com hissopo, e que a alma fosse purificada. Lutero tornou isso com muita força – Entsundige mich mit Ysop – “Unsin me with hisssop”.

Lave-me – Ou seja, limpe-me. O pecado é representado como “profanação”, e a idéia de “lavá-lo” é frequentemente empregada nas Escrituras. Veja as notas em Isaías 1:16 .

E serei mais branco que a neve – Veja as notas em Isaías 1:18 . A oração é que ele possa ser “inteiramente” limpo; para que não exista poluição remanescente em sua alma.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 51: 7 . Purgue-me com o hissopo ?????? techatteeni: adequadamente expia meu pecado com o hissopo. O salmista faz alusão à purificação da lepra; Levítico 14:52 ou pelo toque de um corpo morto; Números 19:19, ambos os quais eram feitos por aspersão de água e outras coisas com hissopo. O salmista sabia muito bem que seus pecados eram grandes demais para serem expiados por quaisquer purificações legais e, portanto, ora para que Deus expie e o restaure através do grande sacrifício; isto é, libertá-lo das propensões criminais ao pecado e de todos os efeitos negativos de seus crimes agravados, como se ele tivesse sido purificado de uma lepra pela água da purificação, borrifado nele por um ramo do hissopo, e que ele pode ser, se possível, mais claro de toda a contaminação e culpa do pecado do que a nova neve caída , através do Sangue da grande Expiação. Penso que ambos os sentidos estão incluídos na expiação pela qual o salmista ora; como a pessoa cuja lepra foi expiada foi totalmente curada de sua doença e libertada de todas as incapacidades que a assistiam.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 51: 7 . Purgue-me com o hissopo – ou, como com o hissopo; a nota de similitude sendo frequentemente entendida. Como leprosos, e outras pessoas impuras, são por tua nomeação purificados pelo uso de hissopo e outras coisas, Levítico 14: 6 ; Números 19: 6 ; assim me purificas, uma criatura mais leprosa e poluída, por tua graça e pela virtude daquele sangue de Cristo, que é significado por esses usos cerimoniais. A palavra

??????? , techatteeni, aqui rendido purifica-me, significa propriamente, expiar meu pecado. “O salmista sabia muito bem que seus pecados eram grandes demais para serem expiados por qualquer purificação legal e, portanto, ora para que Deus os expie e o restaure; isto é, “não apenas remove sua culpa, mas” o liberta dessas propensões criminais ao pecado e de todos os efeitos negativos de seus crimes agravados, como se ele tivesse sido purificado de uma lepra pela água da purificação, aspergido sobre ele por um ramo de hissopo; e que ele possa ser, se possível, mais claro de toda a contaminação e culpa do pecado do que a nova neve caída. Penso que ambos os sentidos estão incluídos na expiação pela qual o salmista ora; como a pessoa cuja lepra foi expiada foi totalmente curada de sua doença e libertada de todas as incapacidades que a assistiam. ” – Dodd.

Comentário de Scofield

Hissopo

Hissopo era o pequeno arbusto 1 Reis 4:33 com o qual o sangue e a água da purificação eram aplicados. Levítico 14: 1-7 ; Números 19: 1-19 . A limpeza das Escrituras é dupla:

(1) De um pecador pela culpa do pecado; o aspecto do sangue (“hissopo”);

(2) de um santo pela contaminação do pecado – o aspecto da água (“lava-me”);

(3) Sob a graça, o pecador é purgado de sangue quando crê em Mateus 26:28 ; Hebreus 1: 3 ; Hebreus 9:12 ; Hebreus 10:14 . Ambos os aspectos da limpeza, pelo sangue e pela água, são destacados; João 13:10 ; Efésios 5:25 ; Efésios 5:26 .

“Quem é banhado não precisa guardar para lavar os pés”; “Cristo amou a igreja e se entregou por ela redenção por” sangue “, hissopo”, o “banho”] para que Ele pudesse santificar e purificá-la “com a lavagem da palavra”: respondendo à “lavagem de mim” dos Salmos 51 : 7

Comentário de E.W. Bullinger

Purgue-me = Tu me purificarás do pecado, ou me pecarás: ie expiar pelo sangue de uma oferta pelo pecado.

hissopo. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (da Causa), pelo sangue expiatório aspergido por ela. Compare Números 14:18 ; Números 19: 6 , 19:18 .

Comentário de Adam Clarke

Purifica-me com o hissopo – ?????? techatteeni : “farás uma oferta pelo pecado por mim;” provavelmente aludindo à limpeza do leproso: Levítico 14: 1 etc. O sacerdote levou dois pássaros limpos, madeira de cedro, escarlate e hissopo; um dos pássaros foi morto; e o pássaro vivo, com o escarlate, o cedro e o hissopo, mergulhou no sangue do pássaro que havia sido morto e depois aspergiu sobre a pessoa que havia sido infectada. Mas é digno de nota que esta cerimônia não foi realizada até que a praga da lepra tivesse sido curada no leproso; ( Levítico 14: 3 ;); e a cerimônia acima mencionada tinha o propósito de declarar ao povo que o homem havia sido curado, para que pudesse ser restaurado ao seu lugar na sociedade, tendo sido curado de uma doença que somente o dedo de Deus poderia remover. Este David parece ter plena vista; por isso, ele pede ao Senhor que faça a oferta pelo pecado e mostre ao povo que ele o havia aceito, e o limpou do pecado.

Comentário de John Calvin

7. Tu me purificarás com hissopo. Ele ainda segue a mesma linha de súplica; e a repetição de seus pedidos de perdão prova com que sinceridade ele o desejava. Ele fala do hissopo (266) , em alusão às cerimônias da lei; e embora estivesse longe de confiar no mero símbolo externo da purificação, ele sabia que, como qualquer outro rito jurídico, era instituído para um fim importante. Os sacrifícios eram selos da graça de Deus. Neles, portanto, ele estava ansioso para encontrar certeza de sua reconciliação; e é altamente apropriado que, quando nossa fé estiver disposta a qualquer momento para vacilar, a confirmemos melhorando esses meios de apoio divino. Tudo o que Davi ora aqui é que Deus efetivamente realizaria, em sua experiência, o que ele havia significado para sua Igreja e seu povo por esses ritos externos; e nisso ele nos deu um bom exemplo de nossa imitação. É sem dúvida apenas para o sangue de Cristo que devemos procurar a expiação de nossos pecados; mas somos criaturas dos sentidos, que precisam ver com os olhos e manejar com as mãos; e é somente melhorando os símbolos externos da propiciação que podemos chegar a uma persuasão plena e segura dela. O que dissemos sobre o hissopo se aplica também às lavagens (267) mencionadas neste versículo e que eram comumente praticadas sob a Lei. Eles representavam figurativamente nosso ser expurgado de toda iniqüidade, a fim de recebermos o favor divino. Não preciso dizer que é um trabalho peculiar do Espírito Santo polvilhar nossa consciência interiormente com o sangue de Cristo e, removendo o sentimento de culpa, garantir nosso acesso à presença de Deus.

Nos dois versículos seguintes, o salmista ora para que Deus seja pacificado em relação a ele. Aqueles colocaram um significado muito restrito nas palavras que sugeriram que, ao orar para ouvir a voz da alegria e da alegria, ele pede que algum profeta seja enviado, o que pode lhe garantir perdão. Ele ora, em geral, por testemunhos do favor divino. Quando ele fala de seus ossos como tendo sido quebrados, alude à extrema tristeza e à angústia avassaladora a que fora reduzido. A alegria do Senhor ressuscitaria sua alma; e essa alegria que ele descreve como obtida pela audição; pois é somente a palavra de Deus que pode primeiro e efetivamente alegrar o coração de qualquer pecador. Não há paz verdadeira ou sólida a ser desfrutada no mundo, exceto na maneira de cumprir as promessas de Deus. Aqueles que não recorrem a eles podem conseguir, durante algum tempo, silenciar ou fugir dos terrores da consciência, mas devem sempre ser estranhos ao verdadeiro conforto interior. E, concedendo que eles possam alcançar a paz da insensibilidade, este não é um estado que possa satisfazer qualquer homem que tenha sentido seriamente o temor do Senhor. A alegria que ele deseja é aquela que flui ao ouvir a palavra de Deus, na qual ele promete perdoar nossa culpa e nos readmitir a seu favor. É somente isso que apóia o crente em meio a todos os medos, perigos e angústias de sua peregrinação terrena; pois a alegria do Espírito é inseparável da fé. Quando se diz que Deus, no versículo 9, esconde seu rosto de nossos pecados, isso significa que ele os perdoou, como é explicado na cláusula imediatamente anexada – Apague todos os meus pecados. Isso representa nossa justificação como consistindo em um ato voluntário de Deus, pelo qual ele condescende em esquecer todas as nossas iniqüidades; e representa nossa limpeza consistir na recepção de um perdão gratuito. Repetimos a observação que já foi feita, de que Davi, ao reiterar seu único pedido de misericórdia de Deus, evidencia a profundidade dessa ansiedade que sentia por um favor que sua conduta dificultava a realização. O homem que ora por perdão de uma maneira meramente formal, provou ser um estranho no terrível deserto do pecado. “Feliz é o homem”, disse Salomão, “que sempre teme” ( Provérbios 28:14 .)

Mas aqui pode ser perguntado por que Davi precisava orar tão sinceramente pela alegria da remissão, quando ele já havia recebido garantias dos lábios de Natã de que seu pecado foi perdoado? ( 2 Samuel 12:13 .) Por que ele não abraçou essa absolvição? e ele não era culpado de desonrar a Deus por não acreditar na palavra de seu profeta? Não podemos esperar que Deus nos envie anjos para anunciar o perdão que exigimos. Não foi dito por Cristo que tudo o que seus discípulos remetiam na terra seria remetido no céu? ( João 20:23 .) E o apóstolo não declara que os ministros do evangelho são embaixadores para reconciliar os homens com Deus? ( 2 Coríntios 5:20 .) A partir disso, pode parecer ter argumentado incredulidade em Davi, que, apesar do anúncio de Natã, ele deveria demonstrar uma perplexidade ou incerteza remanescente em relação ao seu perdão. Há uma dupla explicação que pode ser dada sobre a dificuldade. Podemos sustentar que Nathan não o fez imediatamente perceber que Deus estava disposto a se reconciliar com ele. Nas Escrituras, é sabido, as coisas nem sempre são declaradas de acordo com a estrita ordem do tempo em que ocorreram. É perfeitamente concebível que, depois de jogá-lo nessa situação de angústia, Deus possa mantê-lo nela por um intervalo considerável, por sua profunda humilhação; e que Davi expressa nesses versículos a terrível angústia que ele sofreu ao ser desafiado por seu crime, e ainda não informado da divina determinação de perdoá-lo. Vamos tomar a outra suposição, no entanto, e de modo algum se segue que uma pessoa possa não ter certeza do favor de Deus e, no entanto, mostrar grande sinceridade e importância na oração por perdão. Davi pode ficar muito aliviado com o anúncio do profeta, e ainda ser visitado ocasionalmente com novas convicções, influenciando-o a recorrer ao trono da graça. Por mais ricas e liberais que sejam as ofertas de misericórdia que Deus se estende a nós, é altamente apropriado de nossa parte refletirmos sobre a grave desonra que fizemos em seu nome e ficarmos cheios da devida tristeza por causa disso. Então nossa fé é fraca e não podemos apreender ao mesmo tempo toda a extensão da misericórdia divina; para que não haja motivo para se surpreender que Davi tenha renovado uma e outra vez suas orações por perdão, mais para confirmar sua crença nela. A verdade é que não podemos orar adequadamente pelo perdão do pecado até que cheguemos à persuasão de que Deus será reconciliado conosco. Quem pode se aventurar a abrir a boca na presença de Deus, a menos que tenha certeza de seu favor paternal? E o perdão, sendo a primeira coisa pela qual devemos orar, é claro que não há inconsistência em persuadir a graça de Deus e, ainda assim, continuar suplicando seu perdão. Como prova disso, posso me referir à Oração do Senhor, na qual somos ensinados a começar por nos dirigir a Deus como nosso Pai, e depois orar pela remissão de nossos pecados. O perdão de Deus é pleno e completo; mas nossa fé não pode absorver sua bondade transbordante, e é necessário que ela nos destile, gota a gota. É devido a essa enfermidade de nossa fé que muitas vezes somos encontrados repetindo e repetindo novamente a mesma petição, não com a visão de suavizar gradualmente o coração de Deus à compaixão, mas porque avançamos em passos lentos e difíceis para o requisito plenitude de garantia. A menção aqui feita de purgar com hissopo e de lavar ou aspersão nos ensina, em todas as nossas orações pelo perdão do pecado, a ter nossos pensamentos direcionados para o grande sacrifício pelo qual Cristo nos reconciliou com Deus. “Sem derramamento de sangue”, diz Paulo, “não há remissões” ( Hebreus 9:22 😉 e isso, que foi intimado por Deus à Igreja antiga em números, foi totalmente tornado conhecido pela vinda de Cristo. O pecador, para encontrar misericórdia, deve olhar para o sacrifício de Cristo, que expiou os pecados do mundo, olhando, ao mesmo tempo, para a confirmação de sua fé, ao batismo e à ceia do Senhor; pois era inútil imaginar que Deus, o juiz do mundo, nos receberia novamente em seu favor de qualquer outra maneira que não fosse através de uma satisfação feita à sua justiça.

Comentário de John Wesley

Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me e ficarei mais branco que a neve.

Hissopo – Como leprosos, por sua nomeação, são purificados pelo uso de hissopo e outras coisas, assim você me purifica uma criatura leprosa e poluída, por sua graça e pelo sangue de Cristo, que é significado por esses usos cerimoniais.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *