Estudo de João 13:8 – Comentado e Explicado

Disse-lhe Pedro: Jamais me lavarás os pés!… Respondeu-lhe Jesus: Se eu não tos lavar, não terás parte comigo.
João 13:8

Comentário de Albert Barnes

Você nunca lavará meus pés – Esta foi uma expressão decidida e firme de sua reverência por seu Mestre, e ainda assim era impróprio. Jesus havia acabado de declarar que isso tinha um significado e que ele deveria se submeter a ele. Devemos ceder a todos os requisitos claros e positivos de Deus, mesmo que agora não possamos ver como a obediência promoveria sua glória.

Se eu não te lavar – Isso tinha referência imediata ao ato de lavar os pés; e denota que, se Pedro não tivesse tanta confiança nele, a ponto de acreditar que um ato que ele executou era adequado, embora ele não pudesse ver sua propriedade – se ele não estava disposto a submeter sua vontade à de Cristo e obedecê-lo implicitamente , ele não tinha evidências de piedade. Como Cristo, no entanto, estava acostumado a passar de objetos temporais e sensíveis para aqueles que eram espirituais e a receber instruções de tudo o que estava diante dele, alguns supuseram que ele aqui teve a oportunidade de afirmar a Pedro que se sua alma não fosse purificada por ele, ele não poderia ser seu seguidor. A lavagem é frequentemente assim colocada como um emblema da purificação moral, 1 Coríntios 6:11 ; Tito 3: 5-6 . Este é também o significado do batismo. Se esse era o sentido em que Jesus usava essas palavras, significa que, a menos que Cristo purificasse Pedro, ele não poderia ter evidências de que era seu discípulo. “A menos que por minha doutrina e espírito eu o purifique e remova seu orgulho Mateus 26:33 , sua falta de vigilância constante Mateus 26:40 , sua raiva Mateus 26:51 , sua timidez e medo Mateus 26:70 , Mateus 26: 74 , você não pode participar de mim ”(Grotius).

Não tem parte comigo – nada em comum comigo. Nenhuma evidência de possuir meu espírito, de estar interessado em meu trabalho, e nenhuma participação em minha glória.

Comentário de E.W. Bullinger

nunca = de maneira alguma (grego. ou eu. App-105)

até a idade (grego. eis ton aiona. App-151).

E se. Grego. ean, com subj. App-118.

não Eu grego . App-105.

no = not (App-105.) any.

com . Grego. meta. App-104.

Comentário de John Calvin

8. Nunca lavarás meus pés. Até agora a modéstia de Pedro era desculpável, embora não estivesse livre de culpa; mas agora ele erra mais gravemente, quando foi corrigido, e ainda assim não cede. (42) E, de fato, é uma falha comum que a ignorância seja seguida de perto pela obstinação. É uma desculpa plausível, sem dúvida, que a recusa brota da reverência a Cristo; mas como ele não obedece absolutamente à injunção, o próprio desejo de mostrar seu respeito por Cristo perde toda a sua graça. A verdadeira sabedoria da fé, portanto, é aprovar e abraçar com reverência tudo o que procede de Deus, como feito com propriedade e em boa ordem; nem existe, de fato, outra maneira pela qual seu nome possa ser santificado por nós; pois se não acreditarmos que tudo o que ele faz é feito por uma razão muito boa: nossa carne, sendo naturalmente teimosa, murmurará continuamente e não prestará a Deus a honra que lhe é devida, a menos que seja por restrição. Em resumo, até que um homem renuncie à liberdade de julgar as obras de Deus, quaisquer que sejam os esforços que ele possa fazer para honrar a Deus, ainda assim o orgulho sempre estará escondido sob o traje da humildade.

Se eu não te lavar. Essa resposta de Cristo ainda não explica a razão pela qual ele resolveu lavar os pés de seus discípulos ; somente por uma comparação traçada da alma para o corpo, ele mostra que, ao lavar os pés de seus discípulos, ele não faz nada de incomum ou inconsistente com sua posição. Enquanto isso, a resposta aponta a loucura da sabedoria de Pedro. A mesma coisa sempre acontecerá conosco, sempre que o Senhor começar a lutar conosco. Enquanto ele permanecer calado, os homens imaginam que têm um bom direito de diferir dele: mas nada é mais fácil para ele do que refutar, por uma única palavra, todos os argumentos plausíveis que empregam. Como Cristo é Senhor e Mestre, Pedro acha inconsistente que Cristo lave seus pés. Mas o mal é que, ao recusar tal serviço, ele rejeita a parte principal de sua própria salvação. Há também uma doutrina geral contida nesta declaração, de que somos todos imundos e abomináveis ??aos olhos de Deus, até que Cristo lave nossas manchas. Agora, já que ele reivindica para si o direito exclusivo de lavar , que todo homem se apresente seja purificado de sua poluição, para que possa obter um lugar entre os filhos de Deus.

Mas antes de prosseguir, precisamos entender qual é o significado da palavra lavagem. Alguns se referem ao perdão gratuito dos pecados; outros, à novidade da vida; enquanto uma terceira classe a estende. ambos, e essa última visão, admito alegremente. Pois Cristo nos lava quando remove a culpa de nossos pecados pelo sacrifício expiatório, para que eles não entrem em julgamento diante de Deus; e, por outro lado, ele nos lava quando tira, pelo seu Espírito, os desejos perversos e pecaminosos da carne. Mas, como logo se tornará evidente a seguir, que ele fala da graça da regeneração, não mantenho absolutamente a opinião de que ele incluiu aqui a lavagem do perdão.

Comentário de Adam Clarke

Se eu não te lavar, você não terá parte comigo – Você não pode ser meu discípulo a menos que eu te lave. É certo que Cristo não pretendia excluí-lo do ofício apostólico, se ele persistisse, através da mais profunda reverência por seu Mestre, a recusar deixá-lo lavar os pés: esse ato dele era emblemático de algo espiritual; de algo que dizia respeito à salvação de Pedro; e sem a qual lavar ele não poderia ser apóstolo ou ser finalmente salvo; pelo que nosso Senhor disse: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Há uma lavagem mística pelo sangue de Cristo, 1 João 1: 7 ; e pelo seu Espírito, 1 Coríntios 6:11 ; Tito 3: 5 , Tito 3: 6 . Era costume comum de nosso Senhor passar das coisas sensíveis e temporais para as espirituais e eternas; e aproveitar todas as coisas que se apresentaram, instruir seus discípulos e elevar suas almas a Deus. Se o discurso era sobre pão, água, fermento, pai, mãe, riquezas, etc., ele imediatamente mudou o sentido literal e, sob a figura dessas coisas, falou de assuntos totalmente espirituais e divinos. Encontrei muitas pessoas boas que tentaram imitar nosso abençoado Senhor nisso, mas nunca soube que alguém seria bem-sucedido nisso. A razão é que isso requer não apenas uma piedade muito profunda, mas um bom senso, juntamente com um conhecimento preciso da natureza e das propriedades dos sujeitos que, dessa maneira, a pessoa deseja ilustrar; e muito poucos podem ser encontrados que tenham um conhecimento filosófico tão profundo quanto esses casos exijam. A grande folha que um homem bem-intencionado imprimiu nas metáforas é, infelizmente! uma prova permanente de quão pouca piedade pode fazer em assuntos desse tipo, onde as ciências e, especialmente, a filosofia prática, estão totalmente em falta. Jesus Cristo era um filósofo consumado: todo assunto parece grande e nobre em suas mãos. Veja uma ampla prova no capítulo anterior, João 12:24 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

João 13: 8 . Se eu não te lavar, você não terá parte comigo. “Se você não se submeter a todas as minhas ordens implicitamente, você não é meu discípulo;” ou, como também pode ser justamente explicado: “A menos que eu te purifique da poluição do pecado, representada emblemática por te lavar com água, você não é minha.”

Comentário de John Wesley

Pedro disse-lhe: Nunca lavarás meus pés. Jesus lhe respondeu: Se eu não te lavar, você não terá parte comigo.

Se eu não te lavar – Se você não se submeter à minha vontade, não terá parte comigo – Você não é meu discípulo. Em um sentido mais geral, pode significar: Se eu não te lavar no meu sangue e purificá-lo pelo meu Espírito, você não poderá ter comunhão comigo nem participação nas bênçãos do meu reino.

Referências Cruzadas

Gênesis 42:38 – Mas o pai respondeu: “Meu filho não descerá com vocês; seu irmão está morto, e ele é o único que resta. Se qualquer mal lhe acontecer na viagem que estão por fazer, vocês farão estes meus cabelos brancos descerem à sepultura com tristeza”.

Isaías 4:4 – Quando o Senhor tiver lavado a impureza das mulheres de Sião, e tiver limpado por meio de um espírito de julgamento e de um espírito de fogo o sangue derramado em Jerusalém,

Ezequiel 16:4 – Seu nascimento foi assim: no dia em que você nasceu, o seu cordão umbilical não foi cortado, você não foi lavada com água para que ficasse limpa, não foi esfregada com sal nem enrolada em panos.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Zacarias 13:1 – “Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

Mateus 16:22 – Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! “

Mateus 21:29 – “E este respondeu: ‘Não quero! ’ Mas depois mudou de idéia e foi.

Mateus 26:33 – Pedro respondeu: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei! “

Mateus 26:35 – Mas Pedro declarou: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros discípulos disseram o mesmo.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 13:6 – Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: “Senhor, vais lavar os meus pés? “

Atos dos Apóstolos 22:16 – E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Colossenses 2:18 – Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.

Colossenses 2:23 – Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Hebreus 9:22 – De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.

Hebreus 10:4 – pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.

Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *