Estudo de João 13:6 – Comentado e Explicado

Chegou a Simão Pedro. Mas Pedro lhe disse: Senhor, queres lavar-me os pés!…
João 13:6

Comentário de Albert Barnes

Tu lavas os meus pés? Cada palavra aqui é enfática. Você – o Filho de Deus, o Messias – desempenha o humilde ofício de um servo – para comigo, um pecador? Isso era uma expressão da humildade de Pedro, de sua reverência por Jesus e também uma recusa em permitir que ele fizesse isso. É possível, embora não seja certo no texto, que ele tenha procurado Simão Pedro primeiro.

Comentário de E.W. Bullinger

Então. = Portanto.

Simon Peter . App-141. Pedro. Nenhuma palavra para Peter. Alguns ekeinos substitutos (ele, enfático), mas LT Trm. Um WI R o rejeita.

Senhor. Grego. kurios. App-98.

vós . . . meu . Os pronomes são enfáticos.

Comentário de John Calvin

6. Senhor, lavas meus pés? Este discurso expressa forte aversão à ação como tola e inadequada; pois, perguntando o que Cristo está fazendo, ele estende a mão, por assim dizer, para empurrá-lo de volta. A modéstia seria digna de elogio, se a obediência tivesse maior valor aos olhos de Deus do que qualquer tipo de honra ou serviço, ou melhor, se essa não fosse a verdadeira e única regra de humildade, nos entregarmos à obediência a Deus, e ter todos os nossos sentidos regulados por seu bom prazer, para que tudo o que ele declara ser agradável a Ele também seja aprovado por nós, sem nenhum escrúpulo. Devemos, portanto, acima de tudo, observar essa regra de servir a Deus, de que estaremos sempre prontos para concordar, sem demora, assim que ele emitir qualquer ordem.

Comentário de Adam Clarke

Senhor, lavas os meus pés? Cada palavra aqui é extremamente enfática. Pedro sempre vira a grande humildade de seu Senhor, mas nunca viu sua condescendência tão marcada como neste caso.

Comentário de Thomas Coke

João 13: 6 . Então ele vem a Simão Pedro: A palavra traduzida então, não implica que Jesus veio primeiro a Pedro, ou que ele havia lavado qualquer outra pessoa diante dele; mas é usado no mesmo sentido que a partícula inglesa agora, sem qualquer respeito ao tempo ou à ordem, e apenas para sugerir que um detalhe minucioso se seguiria. Há uma grande ênfase na palavra Tu neste versículo. Senhor, lavas os meus pés? “Tu, que és o Filho de Deus, o Messias e, consequentemente, o Rei dos Judeus, lavarás os meus pés, que sou apenas um pobre pescador, que é teu discípulo e, o que é ainda mais degradante, um pecador indigno ? ”

Referências Cruzadas

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Lucas 5:8 – Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! “

João 1:27 – Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *