Estudo de Lucas 5:8 – Comentado e Explicado

Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.
Lucas 5:8

Comentário de Albert Barnes

Quando Simão Pedro viu – viu a grande quantidade de peixes; o notável sucesso de decepcionar a rede.

Ele caiu nos joelhos de Jesus – essa era uma postura comum de “súplica”. Ele não tinha dúvida agora do poder e conhecimento de Jesus. Com espanto, admiração e gratidão, e sem duvidar que estivesse na presença de algum ser divino, ele se prostrou na terra, tremendo e com medo. Assim, as pessoas pecaminosas “sempre” se jogam aos pés de Jesus às provas de seu poder; assim devem se humilhar diante dele nas manifestações de sua bondade.

Afaste-se de mim – Esta é uma expressão da humildade de Pedro e de sua consciência de sua indignidade. Não foi por falta de amor a Jesus; não mostrou que ele não ficaria satisfeito com seu favor e presença; mas foi o resultado de estar convencido de que Jesus era um mensageiro de Deus – um ser alto e santo; e ele sentiu que não era digno de estar em sua presença. Portanto, em sua profunda consciência do pecado, ele solicitou que Jesus se afastasse dele e de seu pequeno vaso. O sentimento de Pedro não era antinatural, embora não fosse apropriado pedir que Jesus o deixasse. Foi um pedido repentino e involuntário, e surgiu da ignorância do caráter de Jesus. Nós “não somos” dignos de estar com ele, ser contados entre seus amigos ou habitar no céu com ele; mas ele veio buscar os perdidos e salvar os impuros. Ele graciosamente condescende em morar com aqueles que são humildes e contritos, embora tenham consciência de que não são dignos de sua presença; e podemos, portanto, ousadamente procurá-lo e pedir-lhe que nos receba em seu lar – para uma habitação eterna com ele nos céus.

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus . App-98.

Eu sou um homem pecador . A verdadeira convicção diz respeito ao que se é, não ao que se fez. ), Isaiah ( Isaiah 6:5 ). Compare Manoá ( Juízes 13:22 ), Israel ( Êxodo 20:19 ), homens de Bete-Semes ( 1 Samuel 6:20 ), Davi ( 2 Samuel 12:13 ), Jó ( Jó 40: 4 ; Jó 42: 2 -6 ), Isaías ( Isaías 6: 5 ).

um homem pecador = um homem (App-123.) um pecador. Enfatizando o indivíduo.

Senhor . Não “Jesus” , como em Lucas 4:34 . Veja App-98.

Comentário de John Calvin

Lucas 5: 8 . Parta de mim, ó Senhor. Embora os homens sejam sinceros em buscar a presença de Deus, contudo, assim que Deus aparece, eles devem ser atingidos pelo terror e quase tornados inanimados pelo pavor e pelo alarme, até que ele administre o consolo. Eles têm a melhor razão para invocar fervorosamente a Deus, porque não podem evitar sentir que são miseráveis, enquanto ele está ausente deles; e, por outro lado, sua presença é assustadora, porque começam a sentir que não são nada, e que são dominados por uma imensa massa de males. Dessa maneira, Pedro vê Cristo com reverência no milagre, e ainda é tão dominado por sua majestade, que faz todo o possível para evitar sua presença. Tampouco foi esse o caso apenas de Pedro: pois aprendemos, a partir do contexto, que o espanto havia dominado todos os que estavam com ele. Por isso, vemos que é natural para todos os homens tremer diante da presença de Deus. E isso é vantajoso para nós, a fim de humilhar qualquer confiança ou orgulho tolo que possa estar em nós, desde que seja imediatamente seguido por um consolo calmante. E assim Cristo alivia a mente de Pedro com uma resposta amável e amigável, dizendo-lhe: Não temas. Assim, Cristo afunda o seu próprio povo na sepultura, para depois ressuscitá-lo à vida. (339)

Comentário de Adam Clarke

Parta de mim; pois eu sou um homem pecador – ??e??e apeµ?? , Sai de mim, ou seja, do meu barco. Pedro estava totalmente convencido de que esse peixe era milagroso; e que o próprio Deus havia interferido particularmente nesse assunto, cuja presença e poder ele reverenciava na pessoa de Jesus. Mas, ao se sentir um pecador, temia que a pureza divina de Cristo não pudesse suportá-lo; portanto, ele desejava se separar desse poder, que ele temia poder irromper e consumi-lo. Parece ter sido uma máxima recebida entre os judeus, que quem tivesse visto uma manifestação particular de Deus morresse rapidamente. Por isso, Jacó pareceu surpreso que sua vida deveria ter sido preservada, quando viu Deus frente a frente, Gênesis 32:30 . Os nobres de Israel viram Deus, e ainda comeram e beberam; pois neles ele não havia posto a mão, isto é, para destruí-los, embora pareça ter sido esperado por eles, em conseqüência dessa descoberta que ele próprio fez. Ver Êxodo 24:10 , Êxodo 24:11 ; (nota) e as notas lá. Essa suposição dos judeus parece ter sido fundada na autoridade do próprio Deus, Êxodo 33:20 ; : Ninguém verá meu rosto e viverá. Então Moisés, Deuteronômio 5:26 ; : Quem é de toda a carne que ouviu a voz do Deus vivo, falando do meio do fogo como nós, e vivemos? Assim, Gideão esperava ser morto imediatamente, porque tinha visto um anjo do Senhor e um milagre realizado por ele. Ver Juízes 6: 21-23 . Assim também Manoá e sua esposa, Juízes 13:22 ; : Certamente morreremos, pois temos visto Deus. Essas diferentes passagens mostram suficientemente em que sentido essas palavras de Pedro devem ser entendidas.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 5: 8 . Afaste-se de mim as palavras de Pedro nesta ocasião podem ser interpretadas de várias maneiras; pois podemos supor que, consciente de sua pecaminosidade, ele temia estar na companhia de Cristo, para que alguma enfermidade ou ofensa o tivesse exposto a castigos mais que comuns. Compare Juízes 6:22 ; Juízes 13:22 . Ou, sendo uma opinião dos judeus, que as visitas dos profetas foram acompanhadas de castigos do céu, 1 Reis 17:18 ele pode ser atingido por um pânico, ao observar esta prova do poder de Cristo: ou ele pode ter dito ao Mestre, parta, porque ele não foi capaz de lhe mostrar o respeito que merecia e não era digno de estar em sua companhia. Nesse último sentido, as palavras de São Pedro eram cheias de reverência e humildade, não muito diferentes do discurso do centurião, tão aplaudido pelo próprio Jesus: – Não sou digno de que você caia sob meu teto. É tão sabido que é escasso precisar observar, que os antigos pensavam que era impróprio e inseguro, onde poderia ser evitado, que homens bons estivessem no mesmo navio que pessoas de caráter infame; nem os pagãos às vezes permitiam que as próprias imagens de suas divindades fossem carregadas em um vaso com tais. Veja as Inferências e Reflexões.

Comentário de Scofield

pecaminoso

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Quando Simão Pedro o viu, caiu aos joelhos de Jesus, dizendo: Afasta-te de mim; porque eu sou um homem pecador, ó Senhor.

Afasta-te de mim, pois sou um homem pecador – e, portanto, não sou digno de estar em tua presença.

Referências Cruzadas

Exodo 20:19 – e disseram a Moisés: “Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos”.

Juízes 13:22 – “Sem dúvida vamos morrer! ” disse ele à mulher, “pois vimos a Deus! “

1 Samuel 6:20 – e os homens de Bete-Semes perguntaram: “Quem pode permanecer na presença do Senhor, esse Deus santo? Para quem enviamos a arca, para que se afaste de nós? “

2 Samuel 6:9 – Naquele dia, Davi teve medo do Senhor e se perguntou: “Como vou conseguir levar a arca do Senhor? “

1 Reis 17:18 – E a mulher reclamou a Elias: “Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho? “

Jó 40:4 – “Sou indigno; como posso responder-te? Ponho a mão sobre a minha boca.

Jó 42:5 – Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

Daniel 10:16 – Então um ser que parecia homem tocou nos meus lábios, e eu abri a minha boca e comecei a falar. Eu disse àquele que estava de pé diante de mim: Estou angustiado por causa da visão, meu senhor, e quase desfaleço.

Mateus 2:11 – Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.

Mateus 8:8 – Respondeu o centurião: “Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado.

Mateus 17:6 – Ouvindo isso, os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados.

João 11:32 – Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”.

Atos dos Apóstolos 10:25 – Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o.

1 Coríntios 13:12 – Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Apocalipse 22:8 – Eu, João, sou aquele que ouviu e viu estas coisas. Tendo-as ouvido e visto, caí aos pés do anjo que me mostrou tudo aquilo para mim, para adorá-lo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *