Estudo de Mateus 8:8 – Comentado e Explicado

Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.
Mateus 8:8

Comentário de Albert Barnes

Eu não sou digno … – Esta foi uma expressão de grande humildade. Refere-se, sem dúvida, à sua visão de sua indignidade “pessoal”, e não apenas ao fato de que ele era um “gentio”. Era a expressão de uma convicção da grande dignidade e poder do Salvador, e de um sentimento de que ele era tão diferente dele que não era adequado que o Filho de Deus entrasse em sua habitação. Assim, todo pecador verdadeiramente penitente sente – um sentimento que é apropriado quando ele vem a Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

digno = apto. Não é “digno” (moralmente), mas “se encaixa” socialmente.

come = enter.

Comentário de John Calvin

Mateus 8: 8 . Senhor, eu não mereço que você fique debaixo do meu teto A narrativa de Mateus é mais concisa e representa o homem dizendo isso; enquanto Lucas explica mais detalhadamente, que essa foi uma mensagem enviada por seus amigos: mas o significado de ambos é o mesmo. Existem dois pontos principais neste discurso. O centurião, poupando a Cristo como forma de honrá-lo, pede que Cristo não se incomode, porque se considera indigno de receber uma visita dele. O ponto seguinte é que ele atribui a Cristo poder para crer, que pela mera expressão de sua vontade e por uma palavra, seu servo pode se recuperar e viver. Havia uma humildade surpreendente em exaltar tão acima de si um homem que pertencia a uma nação conquistada e escravizada. Também é possível que ele tenha se acostumado às pretensões arrogantes dos judeus e, sendo um homem modesto, não tenha sofrido mal por ser considerado um pagão e, portanto, temia que desonrasse um Profeta de Deus, se ele o pressionou para entrar na casa de um gentio poluído. Seja como for, é certo que ele fala sinceramente e nutre tanta reverência por Cristo, que ele não se atreve a convidá-lo para sua casa, ou melhor, como é afirmado posteriormente por Lucas, ele se considerava indigno de conversar com ele. (502)

Mas pode-se perguntar: o que o levou a falar de Cristo em termos tão elevados? A dificuldade é ainda maior com o que se segue imediatamente, apenas diga a palavra, e meu servo será curado, ou, como Lucas diz, diga com uma palavra: pois se ele não reconheceu que Cristo era o Filho de Deus, transferir a glória de Deus para um homem teria sido superstição. É difícil acreditar, por outro lado, que ele foi devidamente informado sobre a divindade de Cristo, da qual quase todos na época eram ignorantes. No entanto, Cristo não encontra falha em suas palavras (503), mas declara que elas procederam da fé: e essa razão forçou muitos expositores a concluir que o centurião confere a Cristo o título do verdadeiro e único Deus. Prefiro pensar que o homem bom, tendo sido informado sobre as obras incomuns e verdadeiramente divinas de Cristo, simplesmente reconheceu nele o poder de Deus. Algo também, sem dúvida, ele ouvira falar do prometido Redentor. Embora ele não entenda claramente que Cristo é Deus manifestado na carne ( 1 Timóteo 3:16 ), ele está convencido de que o poder de Deus se manifesta nele e que recebeu uma comissão para mostrar a presença de Deus. por milagres. Ele não é, portanto, responsável pela superstição, como se tivesse atribuído a um homem qual é a prerrogativa de Deus; mas, olhando para a comissão que Deus havia dado a Cristo, ele acredita que apenas por uma palavra ele pode curar seu servo.

É contestado que nada pertence a Deus mais peculiarmente do que realizar por uma palavra o que ele quiser, e que essa autoridade suprema não pode sem sacrilégio ser entregue a um homem mortal? A resposta é novamente fácil. Embora o centurião não entrasse nessas agradáveis ??distinções, ele atribuiu esse poder à palavra, não de um homem mortal, mas de Deus, cujo ministro ele acreditava plenamente que Cristo era: nesse ponto ele não teve dúvidas. A graça de curar-se comprometida com Cristo, (504) , reconhece que este é um poder celestial, e não o considera inseparável da presença corporal, mas está satisfeito com a palavra, da qual acredita que esse poder é possível. Continuar.

Comentário de Adam Clarke

Mas fale apenas a palavra – ou, em vez de ler e?pe ???? , fale por palavra ou comando. Esta leitura é suportada pelas evidências mais extensas do MSS., Versões e pais. Veja aqui o padrão dessa fé viva e da humildade genuína que sempre deve acompanhar a oração de um pecador: Jesus pode afastar a paralisia e exprimir os tormentos mais graves. O primeiro grau de humildade é reconhecer a necessidade da misericórdia de Deus e nossa própria incapacidade de ajudar a nós mesmos: o segundo, confessar a liberdade de sua graça e nossa total indignidade. Ignorância, descrença e presunção sempre retardarão nossa cura espiritual.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 8: 8-9 . Senhor, eu não sou digno, etc. – O centurião com grande humildade responde a nosso Senhor, que ele quer dizer que não deve se dar ao trabalho de ir a sua casa, pois era um gentio; mas apenas que ele seria tão bom a ponto de ordenar a cura de seu servo, embora à distância; pois ele conhecia seu poder igual a esse efeito; doenças e até demônios de todos os tipos estão tão sujeitos aos mandamentos de Cristo quanto seus soldados a ele. Ele sabia que ele próprio era apenas um oficial inferior; pois os centuriões romanos estavam sujeitos ao comando de seus respectivos tribunos, assim como nossos capitães são os de seus coronéis. “Eu sou apenas um oficial inferior”, diz ele, “e, no entanto, o que eu ordeno é feito mesmo na minha ausência; quanto mais o que você ordena, que é o Senhor de todos!” Alguns dos pagãos formaram idéias grandiosas sobre o poder divino: assim diz Cícero, Nihil é um Deus quádruplo não é possível, e quidem sine labore ullo. Este é um hominomembrana nula contida na mente de um voluntário, número sic Deorum omnia regi, movi, mutarique possent. Veja Nat. Deor. lib. 3. “Não há nada que Deus não possa efetuar, e que sem qualquer trabalho; pois, como os membros dos homens são movidos sem nenhuma dificuldade pelo mero ato de sua vontade, a Deidade também pode dirigir e governar todas as coisas”. Mas a excelência e a peculiaridade da fé do centurião consistiam em ele aplicar essa sublime idéia a Jesus, que pela aparência externa era apenas um homem. Sua fé parece ter surgido, como foi sugerido acima, da cura milagrosa realizada algum tempo antes no filho de um nobre em Cafarnaum; pois enquanto o centurião habitava ali, ele poderia saber que, no momento da cura, Jesus não estava em Cafarnaum, mas em Caná, a uma distância de um dia de viagem dos enfermos, quando ele a executou; mas essa fé poderia ter sido apenas especulativa e ineficaz, se o centurião já não tivesse cedido e experimentado uma medida do poder da graça divina.

Comentário de John Wesley

O centurião respondeu e disse: Senhor, não sou digno de entrar debaixo do meu teto; mas fale apenas a palavra, e meu servo será curado.

O centurião respondeu – Por seus segundos mensageiros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *