Estudo de Isaías 6:5 – Comentado e Explicado

Ai de mim, gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo {também} de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!
Isaías 6:5

Comentário de Albert Barnes

Quem sou eu! Ou seja, estou cheio de convicções avassaladoras de minha própria indignidade, com o alarme de ter visto o Senhor.

Pois estou desfeito – Margem, ‹Cortada. Chaldee, pequei. Septuaginta: Estou infeliz, estou atravessado. Siríaco, estou impressionado. A palavra hebraica pode às vezes ter esse significado, mas também significa “ser destruído, arruinado, perecer”; veja Oséias 10:15 ; Sofonias 1: 2 ; Oséias 4: 6 ; Isaías 15: 1 . Provavelmente é esse o significado aqui: ‘Serei arruinado ou destruído.’ A razão disso, ele afirma imediatamente.

Um homem de lábios impuros – Esta expressão evidentemente denota que ele era um “pecador”, e especialmente que ele não era digno de se unir ao louvor de um Deus tão santo, ou de transmitir uma mensagem em seu nome. A visão; a profunda adoração dos serafins; e a majestade e glória que o acompanhavam o impressionaram profundamente com um senso da santidade de Deus e de sua própria incapacidade de participar de um culto tão santo, ou de transmitir a mensagem de um Deus tão puro. Um efeito semelhante é registrado em referência a Abraão; Gênesis 18:27 ; ver também Êxodo 4:10 , Êxodo 4:12 ; Jeremias 1: 6 . Uma profunda consciência de culpa, em vista da santidade e majestade de Deus, também é descrita por Jó:

Eu ouvi falar de ti pela audição do ouvido

Mas agora meu olho te vê.

Por isso me abomino,

E se arrependa em pó e cinzas.

Jó 42: 5-6 .

Um efeito também notavelmente semelhante é descrito em referência ao apóstolo Pedro, Lucas 5: 8 : “Quando Simão Pedro viu (o milagre que Jesus havia realizado), ele caiu de joelhos em Jesus, dizendo: Eu sou um homem pecador, ó Senhor. ‹”

Um povo de lábios impuros – Um povo que não é digno de celebrar os louvores a um Deus tão puro e exaltado.

Meus olhos viram – Em Êxodo 33:20 , diz-se: ‹Não podes ver o meu rosto, porque ninguém me verá e viverá; compare João 1:18 ; 1 Timóteo 6:16 . Talvez tenha sido uma lembrança disso, que Isaías disse que estava desfeito. No entanto, não é para ser entendido que o profeta viu o próprio Yahweh, mas apenas o “símbolo” de Sua presença. Foi por essa expressão, de acordo com a tradição dos judeus, que Manassés aproveitou a ocasião para matar o profeta; veja a Introdução, Seção 2.

O Senhor dos exércitos – o Senhor dos exércitos. João aplica isso ao Senhor Jesus, e isso prova que ele é divino; ver João 12:41 .

Comentário de Thomas Coke

Isaías 6: 5-7 . Então eu disse, etc. – A segunda parte desta visão contém a santificação do profeta para a realização de um grande ofício profético e consiste em duas partes: a primeira descreve o estado de espírito do profeta à vista da visão ilustre anterior. : Sua consternação com o sentimento de sua grande indignidade. Ele expressa seu medo de perecer ( estou desfeito ) porque, sendo um homem de lábios impuros, e habitando entre um povo impuro, ele era, portanto, incapaz de participar da celebração da Divindade com os serafins. A impureza dos lábios significa, não apenas ofensa em palavras, mas a falta de qualificações devidas para o importante cargo em que ele deveria ser empregado. Temos, em segundo lugar, nos versículos 6 e 7, o benefício da santificação conferida ao profeta por um modo singular de ilustração. A idéia está aqui novamente do templo; e tem sido geralmente permitido, que o carvão vivo, ou fogo, é um símbolo da graça purificadora e santificadora do Espírito Santo. Veja Atos 2: 3 . Mateus 3:11 .; e esse carvão, retirado do altar, refere-se à participação do dom do Espírito, que procede do mérito do grande sacrifício pelos pecados do mundo. Veja Hebreus 9:14 . A designação de Isaías ao ofício profético é aqui particularmente ensinada, e mais remotamente a santificação dos homens para o ministério do evangelho; alguns dos quais, como São Paulo, sendo homens de lábios impuros e vidas profanas, são pela palavra da graça iluminada, santificada, tornada santa e seráfica, e brilhando com amor e zelo pela glória de Cristo. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 6: 5 . Então disse eu, & c. – A segunda parte desta visão começa aqui, contendo a santificação do profeta, a fim de empreender um grande ofício profético, e mostrando, primeiro, seu estado de espírito diante da visão ilustrativa anterior: sua consternação sob uma sensação de sua grande indignidade; e, 2d, descrevendo o modo singular de sua santificação – Wo sou eu, pois estou desfeito, etc. – Isto é, se Deus me trata em rigorosa justiça. Pois me tornei antipático ao seu descontentamento; porque sou um homem de lábios impuros – sou um grande pecador, tendo-o ofendido, como em muitos outros aspectos, particularmente pelos meus lábios. E eu habito no meio de um povo de lábios impuros – eu sou um ramo imundo de uma árvore imunda; além da minha própria impureza, eu, tanto pela falta de zelo quanto pela diligência, e pela fidelidade no cumprimento de meu dever, me envolvi na culpa de seus pecados e, portanto, posso, com razão, ter medo de participar com eles em suas pragas. Adicione a isso, sua consternação provavelmente também surgiu, em parte, de um sentimento de falta de qualificações devidas para o importante cargo em que ele deveria estar empregado e de sua indignidade de ser o mensageiro de Deus para o seu povo, ou mesmo de se juntar a ele. com os serafins em louvá-lo. Pois meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos – A visão desse Deus glorioso e santo me causa motivos para temer que ele venha a julgar comigo. Observem, leitor, enquanto os pecadores são presunçosos e seguros, mesmo nos atos de sua adoração, embora meramente formais e hipócritas, as pessoas santas sempre foram cheias de reverência e humilhação diante de Deus: e mais extraordinárias foram as manifestações da presença de Deus. quanto mais os reverenciaram e ficaram admirados com ele, e mais se odiaram. Assim Jó 42: 5-6: Agora os meus olhos te vêem, por isso me abomino e me arrependo em pó e cinza! E assim, não apenas todo pecador penitente, mas todo crente justificado, dirá:

Minha alma humilhada, quando você está perto, No pó e nas cinzas jaz; Como um verme pecador aparecerá, ou encontrará seus olhos mais puros!

Comentário de E.W. Bullinger

Ai. Figura do discurso Ecphonesis. App-6.

desfeito = burro ou perdido. A essência da verdadeira convicção é uma preocupação com o que sou, não com o que fiz ou não.

visto. Compare Jó 42: 5 .

Rei. Contraste “rei Uzias” , Isaías 6: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Quem sou eu! pois estou desfeito – ?????? nidmeythi , tornei-me burro. Há algo extremamente afetante nessa denúncia. Eu sou um homem de lábios impuros; Eu não posso dizer, Santo, Santo, Santo! que os serafins exclamam. Eles são santos; Eu não sou assim: eles vêem Deus e vivem; Eu o vi e devo morrer, porque sou profano. Somente os puros de coração verão a Deus; e eles só podem viver em sua presença para sempre, Leitor, coloque isso no coração; e em vez de se vangloriar de sua excelência e confiar em seu poder, ou consolar-se em sua inocência comparativa, você também ficará mudo diante dele, porque você tem sido um homem de lábios impuros, e porque ainda tem um coração impuro.

Estou desfeito “Estou impressionado” – ?????? nidmeythi , 28 MSS. (cinco antigos) e três edições. – Entendo como de ??? dum ou ??? damam , silere , “ficar em silêncio”; e assim é prestado pelos siríacos, vulgatas, símácus e por alguns dos intérpretes judeus, apud Sal. b. Melec. A tradução do siríaco é: ??? ???? tavir ani , stupens, attonitus sum , “Estou impressionado”. Ele imediatamente explica o motivo pelo qual ficou mudo: porque era um homem de lábios poluídos, e habitava entre um povo de lábios poluídos, e era indigno, seja para se juntar aos serafins cantando louvores a Deus ou para ser o mensageiro de Deus para o seu povo. Compare Êxodo 4:10 ; Êxodo 6:12 ; Jeremias 1: 6 .

Comentário de John Calvin

5. Ai de mim! pois estou desfeito. O Profeta agora relata quão poderosamente ele foi afetado por essa visão; a saber, que ele estava tão aterrorizado ao ver Deus; que ele esperava destruição imediata. Ele atribui a razão de acreditar que tudo acabou com ele; porque , diz ele, sou homem de lábios impuros

Eu me pergunto por que Jerome processa, porque eu fiquei em silêncio ; vendo que não há ambiguidade na expressão. ??? ( damah ) realmente significa estar em silêncio , mas aqui a marca indubitável de um verbo passivo é adicionada. Esta passagem também pode ser traduzida, ai de mim! pois fui reduzido ao silêncio . Nas Escrituras, o silêncio é freqüentemente levado para a morte e diz-se que os que foram enterrados foram reduzidos ao silêncio . Mas como o significado é o mesmo, não discutirei muito sobre a tradução.

O Profeta significa, portanto, que ele estava tão aterrorizado que parecia um homem morto. E certamente não precisamos nos perguntar sobre isso; pois todo o homem, no que se refere à carne, deve ser reduzido a nada, para que possa ser renovado segundo Deus. De onde resulta que os homens vivem, isto é, imaginam que vivem e são inchados com vã confiança em sua sabedoria ou força, mas porque não conhecem a Deus? Assim, até que Deus se revele para nós, não pensamos que somos homens, ou melhor, pensamos que somos deuses; mas quando vimos Deus, começamos a sentir e saber o que somos. Daí brota a verdadeira humildade, que consiste nisso, de que um homem não reivindica por si mesmo e depende totalmente de Deus; e, portanto, nesse ponto, as passagens atuais e similares devem ser cuidadosamente estudadas.

Era costume dos pais piedosos, sempre que viam Deus, irromper nas seguintes palavras:

Eu fui embora; Estou completamente desfeito. ( Judas 13:22 .)

Nossa vida, portanto, até que nossas mentes se aproximem seriamente de Deus, é uma ilusão vã; andamos nas trevas e podemos com dificuldade distinguir a verdade da falsidade; mas quando chegamos à luz, é fácil perceber a diferença. Assim, quando Deus se aproxima de nós, ele traz luz com ele, para que possamos perceber nossa inutilidade, que antes não podíamos ver, enquanto recebíamos uma opinião falsa de nós mesmos.

E, no entanto, meus olhos viram o rei Jeová dos exércitos. (93) Mas a visão de Deus traz morte aos homens? Pois parece estranho que a visão de Deus ou a aproximação a ele tire a vida, da qual ele é a fonte e doador. Eu respondo que este é um resultado acidental; pois ocorre por culpa nossa, e não por causa da natureza de Deus. A morte está dentro de nós; mas nós não o percebemos, a menos que seja comparado com a vida de Deus. Isto é inquestionavelmente o que o Profeta quer dizer; pois ele não apenas diz que está morto, mas atribui a razão, porque possui lábios impuros.

Mas por que ele limita a poluição aos lábios ? Ele era puro no entendimento ou nas outras partes do corpo? Eu respondo: o Profeta menciona aquilo que ele considerava mais valioso, sua língua, que foi consagrada a Deus; pois Deus o havia designado para ser um profeta. Embora ele fosse, em outros aspectos, um pecador, ainda que o ofício que ocupava fosse santo, essa parte de seu corpo era sagrada; e como não corresponde à santidade divina, ele confessa que, mesmo na parte que é mais santa, ele está poluído . Parece-me que esse é o significado verdadeiro e natural dessa passagem, na explicação de quais comentaristas até agora não tiveram êxito.

E eu habito no meio de um povo de lábios impuros. Isso é adicionado a título de explicação; pois ele se inclui como indivíduo no número de pessoas comuns, contaminado com a poluição que se estende a todo o corpo, e esquece a pureza que ele recebeu de Deus, porque não pode habitar em sua presença. Portanto, é evidente que eles estão enganados, imaginando que o Profeta falou sob visões errôneas; como as pessoas comuns costumam inventar uma variedade de noções falsas a respeito de Deus. Pois, como eu disse, a presença de Deus e a aproximação a ele é a destruição de nossa carne; porque mostra que não somos nada em nós mesmos. Quando aquele que está consciente de sua miséria vê Deus, o que ele pode esperar senão destruição? Pois Deus é nosso juiz, a quem, sabemos, nada é oculto ou desconhecido, a cuja vista nossa pureza é impura. E se isso aconteceu com o Profeta, o que devemos pensar de nós mesmos? Pois o que somos em comparação a ele? Mesmo que o Senhor tenha começado a nos purificar, devemos reconhecer nossa poluição, cujos restos permanecem sempre em nossa carne. Portanto, também devemos traçar uma doutrina universal, de que os lábios de todos os homens são impuros e poluídos , até que o Senhor os tenha purificado; daí resulta também que as doutrinas humanas têm uma impureza que as trai, e que não há nada puro senão o que veio de Deus.

Comentário de John Wesley

Então eu disse: Ai de mim! pois estou desfeito; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; porque os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos.

Eu sou – eu sou um grande pecador, como muitos outros caminhos, particularmente pelos meus lábios. Eu sou um ramo imundo de uma árvore imunda; além da minha própria impureza, envolvi-me, tanto pelas minhas omissões quanto pelas comissões, na culpa de seus pecados.

Já vi – A visão deste Deus glorioso e santo me causa motivos para temer que ele seja julgado contra mim.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *