Estudo de Isaías 4:4 – Comentado e Explicado

Quando o Senhor tiver lavado a imundície das filhas de Sião, e apagado de Jerusalém as manchas de sangue pelo sopro do direito e pelo vento devastador,
Isaías 4:4

Comentário de Albert Barnes

Quando o Senhor – isto é, “depois” de Deus ter feito isso, então tudo o que está escrito entre os vivos será chamado santo. O profeta neste versículo declara os benefícios da “aflição” na purificação do povo de Deus. Ele havia dito, no versículo anterior, que todos os que deveriam ser deixados em Sião deveriam ser chamados santos. Ele aqui afirma que “anterior” a isso, a contaminação do povo seria removida por julgamento.

Deve ter lavado – A expressão “lavar” é frequentemente usada para denotar “purificar” de qualquer maneira. Em alusão a esse fato está a bela promessa em Zacarias 13: 1 ; veja a nota em Isaías 1:16 .

A sujeira – Esta palavra aqui se refere à sua contaminação “moral” – seu orgulho, vaidade, arrogância; e talvez à idolatria e pecados gerais do povo. Como o profeta, no entanto, em Isaías 3: 16-23 , havia especificado particularmente os pecados da parte feminina do povo judeu, a expressão aqui provavelmente se refere especialmente a eles e aos julgamentos que viriam sobre eles; Isaías 3:24 . Não está se afastando do espírito desta passagem observar que a igreja é purificada e a verdadeira religião é freqüentemente promovida pela humilhação de Deus pelo orgulho e vaidade das mulheres. Um amor por ornamento excessivo; uma predileção por roupas e exibições; e uma exibição de grande alegria, muitas vezes fica gravemente no caminho da religião pura.

As filhas de Sião – ver Isaías 3:16 .

E deve ter purgado – isso é sinônimo da expressão “lavar”. Significa purificar, remover, como se remove sangue das mãos lavando.

Sangue de Jerusalém – Crime, culpa de sangue – particularmente o crime de “opressão, crueldade” e “assalto”, que o profeta Isaías 1:15 havia acusado.

Pelo espírito de julgamento – Refere-se, sem dúvida, às “calamidades” ou “punição” que viriam sobre a nação; principalmente ao cativeiro babilônico. Depois que Deus deveria ter humilhado e reformado a nação por uma série de julgamentos, então aqueles que foram purificados por eles deveriam ser chamados santos. A palavra “espírito” aqui não pode ser mostrada como sendo o Espírito Santo; e especialmente porque o Espírito Santo não é representado nas Escrituras como o agente na execução do julgamento. Talvez seja melhor denotado pela palavra “influência” ou “poder”. A palavra denota corretamente “vento, ar, movimento” Gênesis 8: 1 ; Jó 1:19 ; depois “respirar, expirar ou respirar” Jó 7: 7 ; Salmo 33: 6 ; portanto, significa “alma”; e significa também a “influência” de Deus, ou a manifestação de seu poder e energia vital na animação e manutenção do universo; e também, como aqui, ele exerce qualquer influência na realização de seus trabalhos e projetos.

E pelo espírito de queimar – “ Fogo” é frequentemente, nas Escrituras, o emblema da punição e também de purificação; compare a nota em Mateus 3: 11-12 ; ver Malaquias 3: 2-3 . O Chaldee traduz isso, ‹pela palavra de julgamento e pela palavra de consumir. ‘ A referência é aos “castigos” que seriam enviados para purificar o povo “antes” da vinda do Messias.

sa40

Comentário de Joseph Benson

Isaías 4: 4 . Quando o Senhor tiver lavado a sujeira, etc. – Isso será realizado quando Deus tiver purificado completamente a nação judaica de seus pecados; e terá purgado o sangue de Jerusalém – Os pecados de crueldade e opressão ( Isaías 5: 7 ) ou de derramamento de sangue e assassinato, particularmente em matar os profetas e perseguir os servos de Deus. Pelo espírito de julgamento e ardência – Pelos efeitos de sua justiça e ira em puni-los severamente; fazendo-os passar pela fornalha da aflição, como está expresso em Isaías 48:10 : ou as influências do Espírito Santo podem ser principalmente pretendidas, especialmente porque esse modo de purificação se opõe ao modo legal, que era a água. O Espírito Santo pode muito bem ser chamado de espírito de julgamento, porque ele executa o julgamento na igreja e na consciência dos homens, convencendo os pecadores do pecado, levando-os a julgar e condenar a si mesmos, e humilhando-os diante de Deus. E o mesmo Espírito pode ser chamado apropriadamente de espírito de queima, porque ele queima e consome a escória que está na igreja, e no coração dos pecadores, opera como o fogo dos refinadores, expurga os crentes como ouro e prata são expulsos ( Malaquias 3: 3 ) inflama suas almas com amor a Deus e zelo por sua glória, e as transforma em sua natureza e imagem sagradas. Isso foi efetivamente feito com relação aos judeus que abraçaram o evangelho nos primeiros dias do cristianismo.

Comentário de Adam Clarke

O espírito de queimar – Significa o fogo da ira de Deus, pela qual ele provará e purificará seu povo; reunindo-os em sua fornalha, a fim de separar a escória da prata, o ruim do bom. A severidade dos julgamentos de Deus, o ardente julgamento de seus servos, Ezequiel ( Ezequiel 22: 18-22 😉 expôs em geral, à sua maneira, com grande ousadia de imagens e força de expressão. Deus ameaça reuni-los no meio de Jerusalém, como na fornalha; soprar o fogo sobre eles e derretê-los. Malaquias, Malaquias 3: 2 , Malaquias 3: 3 , trata o mesmo assunto e representa o mesmo evento, sob as mesmas imagens: –

“Mas quem pode suportar o dia da sua vinda?

E quem permanecerá quando ele aparecer?

Pois ele é como o fogo do refinador,

E como o sabão dos cheios.

E ele se sentará refinando e purificando a prata;

E ele purificará os filhos de Levi;

E purifica-os como ouro e prata;

Para que sejam ministros de Jeová,

Apresentando a ele uma oferta em retidão. ”

Isso é uma alusão a um químico que purifica metais. Ele primeiro julga o estado do minério ou do metal adulterado. Em segundo lugar, ele acende o grau adequado de fogo e aplica o teste necessário; e assim separa o precioso do vil.

Comentário de John Calvin

4. Quando o Senhor tiver lavado a sujeira das filhas de Sião. Ele ainda segue a mesma afirmação; pois, em conseqüência de se acreditar que as calamidades pelas quais a Igreja é diminuída infligem sobre sua ferida grave, o Profeta inculca mais zelosamente a opinião oposta. E agora, com o objetivo de refutar esse erro, ele argumenta, pelo contrário, que por esse método Deus lava a sujeira e remove as corrupções de sua Igreja.

O sangue de Jerusalém. Pelo sangue , entendo não apenas assassinatos ou outros crimes atrozes, mas também contaminações e manchas de todas as descrições. Essa metáfora é uma reduplicação ( ??ad?p??s?? ), pela qual ele repete a mesma coisa duas vezes; pois, antes falando de poluição em geral, ele agora menciona particularmente o sangue como um tipo de impureza cerimonial. Em resumo, ele mostra os frutos que brotam dos castigos de Deus. Por eles, nossas manchas são lavadas. Quando a iniqüidade abundante não é punida, nós nos corrompemos junto com os outros; e, portanto, é necessário que Deus nos avise com sinceridade e, como um médico, aplique a física e a lanceta e, às vezes, continue queimando

Pelo espírito de julgamento e pelo espírito de queimar. Aqui o julgamento representa retidão de seus efeitos; isto é, quando aqueles que caíram profundamente são restaurados à sua condição anterior. Ele acrescenta, o espírito de queimar , pelo qual a sujeira deve ser queimada e consumida. Nesta expressão, há duas coisas a serem observadas; primeiro, que a purificação da Igreja é realizada pelo Espírito; e segundo, que pelos efeitos que ele produz o Espírito recebe o nome, ora de julgamento e ora de queima ; como se ele tivesse dito: O julgamento do Espírito , a queima do Espírito . Sempre que, portanto, expressões desse tipo ocorrem nas Escrituras: “O Senhor fará essas coisas pelo Espírito da verdade, do poder, da justiça”, podemos mudar a expressão assim: “pela verdade, pelo poder, pelo justiça do Espírito. ” Dessa maneira, o Espírito de Deus opera em nós, de quem é o começo e o fim de nossa salvação. Desses termos, portanto, devemos aprender quais são os principais efeitos que ele produz. Pelo seu Espírito, o Senhor purifica nossas afeições para que ele possa nos renovar e santificar. A palavra julgamento explica o que é de maior importância na restauração da Igreja; isto é, quando as coisas que estavam confusas ou deterioradas são restauradas em boa ordem. Burning indica o plano e o método pelo qual o Senhor restaura a Igreja à sua pureza.

Comentário de John Wesley

Quando o Senhor tiver lavado a sujeira das filhas de Sião, e purificado o sangue de Jerusalém do meio dela pelo espírito de julgamento e pelo espírito de queimar.

Quando – Isso será realizado quando Deus purificar completamente a nação judaica de seus pecados.

O sangue – A culpa do sangue, e especialmente o de matar o Senhor da vida.

Queima – Isso se opõe à antiga maneira legal de purificação, que era pela água. O Espírito Santo de antigamente acompanhou a pregação do evangelho, e fez esse trabalho em parte, e o fará plenamente. Esse espírito pode muito bem ser chamado de espírito de julgamento, porque executa o julgamento na igreja e na consciência dos homens, separando o precioso do vil, convencendo os homens do pecado, da justiça e do julgamento. E o mesmo espírito pode ser chamado apropriadamente de espírito de queimar, porque ele queima e consome a escória que está na igreja e no coração dos homens, e inflama as almas dos crentes com amor a Deus e zelo por ele. glória.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *