Estudo de Hebreus 10:22 – Comentado e Explicado

acheguemo-nos a ele com coração sincero, com plena firmeza da fé, o mais íntimo da alma isento de toda mácula de pecado e o corpo lavado com a água purificadora {do batismo}.
Hebreus 10:22

Comentário de Albert Barnes


Vamos nos aproximar com um coração verdadeiro – Em oração e louvor; em todo ato de confiança e adoração. Um coração sincero foi requerido sob a antiga dispensação; sempre é exigido das pessoas quando elas se aproximam de Deus para adorá-lo; ver João 4: 23-24 . Toda forma de religião que Deus revelou exige que os adoradores venham com corações puros e santos.

Em plena garantia de fé – veja a palavra usada aqui, explicada nas notas em Hebreus 6:11 . A “plena garantia de fé” significa confiança inabalável; uma plenitude de fé em Deus que não deixa margem para dúvidas. É permitido aos cristãos virem assim, porque Deus se revelou através do Redentor, como em todos os sentidos, merecendo sua total confiança. Ninguém se aproxima de Deus de uma maneira aceitável, que não vem a ele dessa maneira. Que pai sentiria que um filho tivesse algum sentimento certo para pedir um favor a ele que não tinha “a confiança máxima nele?”

(“Esta p????f???a plerophoriaou garantia total da fé, não é, como muitos imaginam, certeza absoluta da salvação particular de um homem, pois é denominada“ garantia total da esperança ”, Hebreus 6:11 , e surge da fé e de seus frutos. (…) Mas a plena certeza da fé é a certeza dessa verdade, que é testificada e proposta no evangelho, a todos os ouvintes em comum, a serem cridos por eles, para sua salvação, e também é denominada a plena garantia de que Colossenses 2: 2. Embora tudo o que o evangelho revele exija a plena garantia da fé, ainda aqui parece mais particularmente respeitar a eficácia e toda a suficiência da oferta de Cristo para obter perdão e aceitação. ”- McLean.

Tendo nossos corações espargidos de uma má consciência – Pelo sangue de Jesus. Isso foi preparado para tornar a consciência pura. A limpeza ou aspersão judaica com sangue estava relacionada apenas ao que era externo e não podia tornar a consciência perfeita Hebreus 9: 9 , mas o sacrifício oferecido pelo Salvador foi planejado para dar paz à mente perturbada e torná-la pura e santa . Uma “consciência má” é uma consciência do mal, ou uma consciência oprimida pelo pecado; isto é, uma consciência que acusa de culpa. Somos libertados dessa consciência por meio da expiação de Jesus, não porque nos convencemos de que não cometemos pecados, nem porque somos levados a supor que nossos pecados são menores do que esperávamos – para o inverso de ambos. isso é verdade – mas porque nossos pecados são perdoados e, como são perdoados livremente, não produzem mais remorso e medo da ira futura. Uma criança que foi perdoada pode sentir que fez muito errado, mas ainda assim não será dominada pela angústia em vista de sua culpa ou pela apreensão de punição.

E nossos corpos foram lavados com água pura – era comum os judeus se lavarem ou realizarem várias abluções em seus serviços; veja Êxodo 39: 4 ; Êxodo 30: 19-21 ; Êxodo 40:12 ; Levítico 6:27 ; Levítico 13:54 , Levítico 13:58 ; Levítico 14: 8-9 ; Levítico 15:16 ; Levítico 16: 4 , Levítico 16:24 ; Levítico 22: 6 ; compare as notas em Marcos 7: 3 . O mesmo aconteceu também entre os pagãos. Havia geralmente, na entrada de seus templos, um vaso colocado com água consagrada, no qual, como diz Plínio (Hist. Nat. Lib. 15: c. 30), havia um ramo de louro com o qual os sacerdotes aspergiam. todos que se aproximaram para adoração. Era necessário que essa água fosse pura e que fosse retirada de poços ou fontes para esse fim. A água das piscinas e lagoas era considerada inadequada, como também era a água mais pura da fonte, se tivesse permanecido por muito tempo. AEneas borrifou-se dessa maneira, quando estava prestes a entrar no mundo invisível ( Aeneid vi. 635), com água fresca.

Porfírio diz que os essênios estavam acostumados a se purificar com a água mais pura. Assim, Ezequiel também diz: “Então eu borrifarei água limpa sobre você, e você estará limpo.” A água do mar era geralmente considerada a melhor adaptada a esse objetivo, pois o sal deveria ter uma propriedade de limpeza. Os judeus que moravam perto do mar estavam acostumados, como diz Aristides, a lavar as mãos todas as manhãs por causa disso na água do mar. Archae grego do oleiro . Eu. 222. Rosenmuller, Alte und Neue Morgenland , in loc. Era do costume pagão de colocar um vaso com água consagrada na entrada de seus templos, que o costume católico romano é derivado em suas igrejas de colocar “água benta” perto da porta, para que aqueles que ali adoram “se cruzem. “ De acordo com o costume judaico, o apóstolo diz que era apropriado que, sob a dispensação cristã, nos aproximassemos de Deus, tendo realizado um ato emblemático da pureza pela aplicação de água no corpo.

Que existe uma alusão ao batismo é claro. O apóstolo está comparando as duas dispensações, e seu objetivo é mostrar que na dispensação cristã havia tudo o que era considerado valioso e importante na antiguidade. Então, ele demonstrou que havia sido em relação ao fato de haver um legislador; que havia um grande sumo sacerdote; e que havia sacrifícios e ordenanças de religião na dispensação cristã, bem como nos judeus. Em relação a cada um deles, ele havia mostrado que eles existiam na religião cristã em um sentido muito mais valioso e importante do que na antiga dispensação. Da mesma maneira, era verdade que, como eles eram obrigados a vir ao serviço de Deus, tendo realizado várias abluções para manter o corpo puro, o mesmo ocorreu com os cristãos. A água foi aplicada aos judeus como emblemática da pureza, e os cristãos vieram, tendo-os aplicado também no batismo, como símbolo da santidade.

Não é necessário, para ver a força disso, supor que a água tenha sido aplicada a todo o corpo ou que tenham sido completamente imersas, pois toda a força do raciocínio é retida pela suposição de que ela era um mero símbolo ou emblema de purificação. Toda a ênfase do argumento aqui se volta, não no fato de o corpo ter sido lavado por toda parte, mas de que o adorador havia sido qualificado para o serviço espiritual do Altíssimo em conexão com uma cerimônia emblemática apropriada. A quantidade de água usada para isso não é um ponto material, assim como a quantidade de óleo estava na cerimônia de inauguração de reis e sacerdotes. Isso não foi feito na dispensação cristã lavando o corpo com freqüência, como no sistema antigo, nem mesmo necessariamente lavando o corpo todo – o que não contribuiria mais para a pureza do coração do que pela aplicação de água em qualquer parte do corpo. corpo, mas pelo fato de a água ter sido usada como símbolo da purificação da alma. A passagem diante de nós prova, sem dúvida:

(1) que a água deve ser aplicada sob a nova dispensação como uma ordenança da religião; e,

(2) que a água pura deve ser usada – pois isso é apenas um emblema adequado da pureza do coração.

Comentário de E.W. Bullinger

com . Grego. meta. App-104.

verdade . Grego. aletinos. App-175.

garantia total . Veja Hebreus 6:11 .

. Grego. pistis. App-150.

tendo, etc. = aspergido ( Hebreus 9:13 ) quanto aos corações.

de . Grego. apo. App-104.

mal . Grego. poneros. App-128.

nossos corpos, etc. = banhado (grego. louo. App-136.) quanto ao corpo.

Comentário de John Calvin

22. Vamos nos aproximar com um coração verdadeiro, etc. Como ele mostra que em Cristo e em seu sacrifício não há nada além de espiritual ou celestial, para que ele tenha o que trazemos de nossa parte para corresponder. Os judeus anteriormente se purificaram com várias lavagens para se prepararem para o serviço de Deus. Não é de admirar que os ritos de limpeza fossem carnais, já que a adoração a Deus, envolvida nas sombras, ainda participava de uma maneira carnal. Para o sacerdote, sendo mortal, foi escolhido dentre os pecadores para realizar por um tempo coisas sagradas; ele era, de fato, adornado com vestimentas preciosas, mas ainda assim eram aquelas deste mundo, para que ele pudesse estar na presença de Deus; ele apenas chegou perto da obra da aliança; e para santificar sua entrada, ele emprestou para sacrifício um animal bruto, tanto do rebanho quanto do rebanho. Mas em Cristo todas essas coisas são muito superiores; Ele próprio não é apenas puro e inocente, mas também é a fonte de toda santidade e justiça, e foi constituído sacerdote por um oráculo celestial, não pelo curto período de uma vida mortal, mas perpetuamente. Para sancionar sua nomeação, um juramento foi interposto. Ele saiu adornado com todos os dons do Espírito Santo na mais alta perfeição; ele propiciou Deus por seu próprio sangue, e reconciliou-o com os homens; ele subiu acima de todos os céus para aparecer diante de Deus como nosso Mediador.

Agora, da nossa parte, nada deve ser trazido, a não ser o que corresponde a tudo isso, pois deve haver um acordo ou concordância mútua entre o padre e o povo. Afaste-se então com todas as lavagens externas da carne, e deixe todo o aparato de cerimônias; pois o apóstolo estabelece um coração verdadeiro, a certeza da fé e a purificação de todos os vícios, em oposição a esses ritos externos. E, portanto, aprendemos qual deve ser o estado de nossa mente para que possamos usufruir dos benefícios conferidos por Cristo; pois não há como chegar sem um coração reto ou verdadeiro, e uma fé segura e uma consciência pura.

Agora, um coração verdadeiro ou sincero se opõe a um coração hipócrita e enganoso. (173) Pelo termo garantia total, o Apóstolo indica a natureza da fé e, ao mesmo tempo, nos lembra que a graça de Cristo não pode ser recebida, exceto por aqueles que possuem uma convicção fixa e sem hesitação. A aspersão do coração de uma má consciência ocorre, quando somos, obtendo perdão, considerados puros diante de Deus, ou quando o coração, limpo de todas as afeições corruptas, não é estimulado pelos aguilhões da carne. Estou disposto a incluir essas duas coisas. (174) O que se segue, nosso corpo lavado com água pura, é geralmente entendido como batismo; mas parece-me mais provável que o apóstolo faça alusão às antigas cerimônias da lei; e assim, pela água, ele designa o Espírito de Deus, de acordo com o que é dito por Ezequiel: “Aspergirei água limpa sobre você”. ( Ezequiel 36:25 .) O significado é que somos feitos participantes de Cristo, se o procuramos, santificados em corpo e alma; e ainda que essa santificação não é o que consiste em um desfile visível de cerimônias, mas que é da fé, pura consciência e daquela pureza de alma e corpo que flui do Espírito de Deus e é afetada por ele. Assim, Paulo exorta os fiéis a purificarem-se de toda a imundície de carne e espírito, uma vez que foram adotados por Deus como seus filhos. (175) ( 2 Coríntios 7: 1. )

Temos aqui duas coisas: um coração sincero e garantia de fé: a última é então apresentada por aspersão, uma palavra emprestada para os ritos levíticos; e o primeiro pela lavagem do corpo, conforme a lei. – Ed .

Comentário de Adam Clarke

Vamos nos aproximar – Vamos com o sangue do nosso sacrifício ao trono de Deus: a expressão é sacrificial.

Com um coração verdadeiro – Profundamente convencido da nossa necessidade de ajuda e sinceramente empenhado em obtê-la.

Em plena garantia de fé – Estar totalmente convencido de que Deus nos aceitará por causa de seu Filho, e que a morte sacrificial de Cristo nos dá plena autoridade para esperar todas as bênçãos que precisamos.

Tendo nossos corações aspergidos – Não nossos corpos, como foi o caso entre os hebreus, quando eles haviam contraído qualquer poluição, pois deveriam ser aspergidos com a água da separação, ver Números 19: 2-10 ; mas nossos corações, polvilhados pela eficácia purificadora do sangue de Cristo, sem os quais não podemos nos aproximar de Deus.

De uma má consciência – Tendo aquele profundo sentimento de culpa que nossa consciência sentiu ter sido tirada, e a paz e o amor de Deus derramados no exterior prejudicam nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Nossos corpos foram lavados com água pura – O sumo sacerdote, antes de entrar no tabernáculo interno, ou vestir suas vestes sagradas, deveria lavar sua carne em água, Levítico 16: 4 , e os levitas deveriam ser limpos da mesma maneira, Números 8: 7 . O apóstolo provavelmente alude a isso no que diz aqui, embora pareça que ele se refira principalmente a batismos, cuja lavagem era um emblema da purificação da alma pela graça e Espírito de Cristo; mas é mais provável que seja ao batismo judaico, e não ao cristão, que o apóstolo alude.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 10:22 . Vamos nos aproximar, etc. – Nomeadamente, àquele lugar ao qual podemos ter livre acesso e ao qual somos tão graciosamente convidados: Com um coração verdadeiro, – de maneira honesta, sincera, sem qualquer dissimulação ou piedade fingida: com toda a certeza De fé; com plena convicção de que Jesus é o Cristo e nosso Senhor e nosso Deus, e das consequências dessa grande e importante verdade que foi tão completamente explicada. Sendo essa epístola escrita para os hebreus, eles entenderam facilmente o que foi mencionado nas duas próximas cláusulas. Quando o pacto foi feito em Horebe, Moisés pegou o sangue e cuspiu no sangue, etc. Ver Êxodo 24: 8 . Por essa cerimônia, o povo foi obrigado a prestar obediência a essa lei. No caso do leproso e da casa leprosa, ele e ela deveriam ser aspergidos sete vezes, a fim de serem limpos: Levítico 7:38 . Aqui, portanto, o apóstolo, ao esparramar nossos corações de uma consciência má, significa “tê-los limpos de toda a consciência do mal” e ter plena consciência de nossa obrigação de nos tornarmos obedientes à vontade de Cristo. A lavagem com água pura não se refere aqui ao batismo cristão, mas aos batismos judaicos para serem purificados. Quando Arão foi para o santo dos santos, ele foi o primeiro a lavar sua carne com água, Levítico 4:24. assim como o leproso se lavou na água – para que ele estivesse limpo. Levítico 14: 8 . E assim foi em casos de outras impurezas: as pessoas foram obrigadas a se banhar na água; Levítico 6:27 em água corrente, Hebreus 10:13 . É uma alusão a esses costumes que o apóstolo fez uso das palavras água pura ou clara; significando que devemos nos manter livres e limpos do pecado.

Comentário de John Wesley

Vamos nos aproximar com um coração verdadeiro em plena segurança da fé, tendo nosso coração espargido de uma má consciência e nossos corpos lavados com água pura.

Vamos nos aproximar – de Deus.

Com um coração verdadeiro – Com sinceridade piedosa.

Tendo nosso coração esparramado de uma consciência má – Para não nos condenar mais E nossos corpos lavados com água pura – Toda a nossa conversa é imaculada e santa, o que é muito mais aceitável a Deus do que todas as aspersões e lavagens legais.

Referências Cruzadas

Exodo 29:4 – Depois traga Arão e seus filhos à entrada da Tenda do Encontro e mande-os se lavar.

Levítico 8:6 – e levou Arão e seus filhos à frente e mandou-os banhar-se com água;

Levítico 14:7 – Sete vezes ele aspergirá aquele que está sendo purificado da lepra e o declarará puro. Depois soltará a ave viva em campo aberto.

Números 8:7 – A purificação deles será assim: você aspergirá a água da purificação sobre eles; fará com que rapem o corpo todo e lavem as roupas, para que se purifiquem.

Números 19:18 – Então um homem cerimonialmente puro pegará hissopo, molhará na água e a aspergirá sobre a tenda, sobre todos os utensílios e sobre todas as pessoas que estavam ali. Também a aspergirá sobre todo aquele que tiver tocado num osso humano, ou num túmulo, ou em alguém que tenha sido morto ou que tenha sofrido morte natural.

1 Reis 15:3 – Ele cometeu todos os pecados que o seu pai tinha cometido; seu coração não era inteiramente consagrado ao Senhor, ao seu Deus, quanto fora o coração de Davi, seu antepassado.

1 Crônicas 12:33 – Da tribo de Zebulom, 50. 000 soldados experientes, preparados para guerrear com qualquer tipo de arma, totalmente decididos a ajudar Davi;

1 Crônicas 28:9 – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.

1 Crônicas 29:17 – Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído.

Salmos 9:1 – Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas.

Salmos 32:11 – Alegrem-se no Senhor e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração!

Salmos 51:10 – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

Salmos 73:28 – Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos.

Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

Salmos 94:15 – Voltará a haver justiça nos julgamentos, e todos os retos de coração a seguirão.

Salmos 111:1 – Aleluia! Darei graças ao Senhor de todo o coração na reunião da congregação dos justos.

Salmos 119:2 – Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!

Salmos 119:7 – Eu te louvarei de coração sincero quando aprender as tuas justas ordenanças.

Salmos 119:10 – Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos.

Salmos 119:34 – Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração.

Salmos 119:58 – De todo o coração suplico a tua graça; tem misericórdia de mim, conforme a tua promessa.

Salmos 119:69 – Os arrogantes mancharam o meu nome com mentiras, mas eu obedeço aos teus preceitos de todo o coração.

Salmos 119:80 – Seja o meu coração íntegro para com os teus decretos, para que eu não seja humilhado.

Salmos 119:145 – Eu clamo de todo o coração; responde-me, Senhor, e obedecerei aos teus testemunhos!

Provérbios 23:26 – Meu filho, dê-me o seu coração; mantenha os seus olhos em meus caminhos,

Isaías 29:13 – O Senhor diz:  “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.

Isaías 52:15 – de igual modo ele aspergirá muitas nações, e reis calarão a boca por causa dele. Pois aquilo que não lhes foi dito verão, e o que não ouviram compreenderão.

Jeremias 3:10 – Apesar de tudo isso, sua irmã Judá, a traidora, não voltou para mim todo o coração, mas sim com fingimento”, declara o Senhor.

Jeremias 24:7 – Eu lhes darei coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.

Jeremias 30:21 – Seu líder será um dentre eles; seu governante virá do meio deles. Eu o trarei para perto e ele se aproximará de mim; pois quem se arriscaria a aproximar-se de mim? ’, pergunta o Senhor.

Ezequiel 16:9 – ” ‘Eu lhe dei banho com água e, ao lavá-la, limpei o seu sangue e a perfumei.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Zacarias 13:1 – “Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Mateus 21:21 – Jesus respondeu: “Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito.

Marcos 11:23 – Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 8:9 – Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele.

João 13:8 – Disse Pedro: “Não; nunca lavarás os meus pés”. Jesus respondeu: “Se eu não os lavar, você não terá parte comigo”.

Atos dos Apóstolos 8:21 – Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Efésios 3:12 – por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Efésios 6:5 – Escravos, obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo.

1 Timóteo 4:2 – Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Hebreus 4:16 – Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Hebreus 7:19 – ( pois a lei não havia aperfeiçoado coisa alguma ), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual nos aproximamos de Deus.

Hebreus 9:10 – Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem.

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

Hebreus 9:19 – Quando Moisés terminou de proclamar todos os mandamentos da Lei a todo o povo, levou sangue de novilhos e de bodes, juntamente com água, lã vermelha e ramos de hissopo, e aspergiu o próprio livro e todo o povo, dizendo:

Hebreus 10:19 – Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,

Hebreus 11:28 – Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos fihos mais velhos dos israelitas.

Hebreus 12:24 – a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.

Tiago 1:6 – Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

1 João 3:19 – Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele

1 João 3:20 – quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.

1 João 3:21 – Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *